Moderna quer desenvolver vacina específica para variante Ómicron

82 Comentários

À medida que as horas passam, vai-se ficando a saber em que países já existe a nova variante Ómicron. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou a nova variante B.1.1.529, identificada pela primeira vez na província de Gauteng, na África do Sul, como variante “de preocupação”.

A farmacêutica Moderna quer desenvolver vacina específica para esta nova variante Ómicron.

Moderna quer desenvolver vacina específica para variante Omicron

As mutações da Ómicron são preocupantes e está a movimentar-se há vários dias

A Moderna anunciou na passada sexta-feira a sua intenção em desenvolver uma dose de reforço de uma vacina específica para a nova variante Ómicron da COVID-19, detetada na África do Sul e considerada “preocupante” pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com informações recentes, já foram detetados casos na Bélgica, Reino Unido e Alemanha.

A Moderna reconheceu que “as mutações da Ómicron são preocupantes” e está a movimentar-se “há vários dias o mais rápido possível para executar” a “estratégia de combate a esta variante”.

Moderna quer desenvolver vacina específica para variante Omicron

A Pfizer e a BioNTech também divulgaram um comunicado, no qual explicam que os seus laboratórios já estão a analisar a variante para determinar se a sua vacina (uma das mais utilizadas nos Estados e na Europa) precisará de algum tipo de “ajuste”.

Johnson & Johnson, que comercializa a sua vacina na Europa sob o nome de Janssen, disse que já está a testar a eficácia do seu produto “contra a nova variante de rápida disseminação que foi identificada na África do Sul“.

A norte-americana Novavax e a britânica AstraZeneca disseram estar a analisar o efeito das suas vacinas contra a nova variante.

Leia também…

Ómicron: É esta a nova variante do SARS-CoV-2! O que se sabe?

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Cabra
    Zé Cabra

    Ontem falou-se um bocado das vacinas e das variantes ( que são muitas …) hoje aqui está uma noticia de deixar estupefacto o cidadão comum… depois não querem que se diga que existe “marosca” com as vacinas…

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Eu já desisti de advertir as pessoas para o que se está a passar. Tentamos advertir e somos insultados em retorno.
      Talvez seja melhor assim, seleção natural.

    2. Avatar de Nuno Filipe
      Nuno Filipe

      Eu sou vacinado mas isto chega a ser ridículo. Agora o CDC ja fala até numa quarta dose. Nunca tive que andar a tomar uma vacina de 6 em 6 meses na vida. Engraçado. Enfim…

      1. Avatar de KodiakShadows
        KodiakShadows

        Eu já vou na 3ª e a mim pouco me incomoda, e já espero que não fique por aqui, porque até os “cientistas”já se sentem incapazes tal a velocidade de mutações, e tirem isso da cabeça não tem nada a ver com “marosca” ou “Chakra” como já alguém me disse. A ignorância é tão grande que já me disseram que é para as pessoas deixarem de comer carne, devido às alterações climáticas. ehehehe

        1. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          http s://youtu.be/gJ8t0qQ5R4I
          Lê e ouve bem, pode ser que penses se queres realmente continuar com as injeções

        2. Avatar de rui
          rui

          +1
          Por mim podem ir até as que quiserem.
          Prefiro isso a arriscar o vírus…. mas isso sou eu.
          Não tenho medo de agulhas….

          1. Avatar de Tonheco
            Tonheco

            Vou vacinado pfizer e tive covid duas vezes. Zero sintomas a covid e vacina.
            Para mim chega, não tenho qualquer motivo ou benefício em levar mais vacinas.

        3. Avatar de Guilherme Lino
          Guilherme Lino

          Eu já vou na 0° e pouco me incomoda também

  2. Avatar de Jumento
    Jumento

    O ideal era a Moderna ficar com a esta variante . Assim a proxima fica para a Johnsson e a Pfizer a seguir . Um cartel com as empresas a rodar e’ a forma mais racional de lidar com o mercado

  3. Avatar de Memória
    Memória

    Alfabet grego:

    Alfa
    Beta
    Gama
    Delta
    Épsilon
    Zeta
    Eta
    Teta
    Iota
    Capa
    Lambda
    Mi
    Ni
    Csi
    Ómicron
    Pi

    Sigma
    Tau
    Úpsilon
    Fi
    Qui
    Psi
    Ômega

    1. Avatar de Memória
      Memória

      Como é evidente o alfabeto grego não vai ser suficiente (como é que se passou de Delta par Omicron? Alguém sabe?).

      Qual vai ser o próximo?

  4. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    Sempre foi reconhecido o risco de surgir uma variante que torne inúteis ou de baixa eficácias as vacinas existentes.
    Será a Omicron? Convém não entrar em alarmismos, a variante causa preocupação, está a ser estudada – é tudo o que se sabe.

    No meio disto, o que diz a Moderna? Diz que se for preciso – repito, se for preciso – aperfeiçoa a sua vacina no prazo de 60 dias a 90 dias. O tempo necessário que tem sido referido é de 100 dias, por isso a Moderna quer dar um sinal aos investidores de que está na linha da frente.

    Na verdade não passa disso, o título do post está exagerado, dá a entender que o tiro de partida para o desenvolvimento das vacinas específicas de resposta à Omicron já foi dado, o que (ainda) não aconteceu.

    Quanto à importância da vacinação, até por impedir que surjam variantes mais perigosas, convém ler a notícia d’ “O Público”! de hoje, 27/11: “Médicos preocupados com número de não-vacinados internados. Em alguns, as pessoas nesta situação são mesmo a grande parte do total de hospitalizados. Médicos dizem que a diferença entre vacinados e não-vacinados é enorme, mesmo que sejam pessoas com a mesma idade e o mesmo tipo de comorbilidades.”
    De modos que agradeço que os anti-vacinas se vacinem, não vá eu ou um familiar precisar de ser internado por causa de uma doença qualquer, e estar tudo ocupado por eles.

    1. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Os meios de comunicação subsidiados pela verdade única são os vírus nesta experiência de engenharia social.

    2. Avatar de Fernando Jorge
      Fernando Jorge

      Peço desculpa…. mas desde que vi a estatística de que 94% dos mortos serem de pessoas não vacinadas, fiquei logo de pé atrás com a honestidade ou com a competência dos jornalistas que a difundiram. Se quiseres saber o problema por trás dessa estatística procura nalguns artigos atrás.

      A dita estatística não foi referida só uma vez, foi repetida com alguns dias de intervalo, o que continua a não abonar nada aos ditos jornalistas.

      Por isso, é melhor tomar com cuidado as estatísticas veiculadas pelos jornalistas.

      1. Avatar de Eu sei lá
        Eu sei lá

        O que é que uma notícia do Mato Grosso de agosto – “Cerca de 94% das mortes por covid-19 no Mato Grosso ocorreram em pessoas não imunizadas, segundo dados do Ministério da Saúde de janeiro a julho de 2021” – tem que ver com uma notícia de ontem d’ “O Público” sobre os internados com COVID dos internados nos hospitais de Portugal ?!

        Os anti-vacinas ou querem que se desconfie dos médicos ou dos jornalistas – todos pagos pelos laboratórios de vacinas. Vão-se catar.

        1. Avatar de rui
          rui

          +1
          Tudo serve para mostrar o antivacinas que são….

        2. Avatar de Memória
          Memória

          Não te deves preocupar com precisar de ser internado por causa de uma doença grave.

          Vai ser “devagar no início, depois de repente” como dizia Ernest Hemingway’s na novela “The Sun Also Rises”

        3. Avatar de Fernando Jorge
          Fernando Jorge

          Tu Sabes Lá….

          Eu peço desculpa… se calhar induzi em erro com os 94%, mas dada a vontade de me chamar anti-vacinas, fico algo transtornado. Eu não sou ANTI-vacinas! Só sou contra estas em específico. Tenho todas em dia, muito obrigado. (menos estas)

          Ora então, lá tive de ir procurar a dita notícia, afinal eram 99,4% e não 94%:
          https ://www.rtp.pt/noticias/pais/covid-19-994-das-mortes-registadas-em-portugal-foram-de-doentes-sem-vacinacao-completa_v1339882
          https ://www.publico.pt/2021/08/02/sociedade/noticia/99-mortes-covid19-janeiro-julho-pessoas-vacinacao-completa-1972761

          Tente perceber o que está mal na estatística indicada na notícia.
          Já agora… dei uma olhada na notícia do Mato Grosso… e o mesmo erro de estatística está lá.

      1. Avatar de Memória
        Memória

        Pi

        Sigma
        Tau
        Úpsilon
        Fi
        Qui
        Psi
        Ômega

  5. Avatar de Filipe
    Filipe

    Omicron Partition

  6. Avatar de Memória
    Memória

    O que eu já suspeitava

    Pretória refuta que nova variante na UE tenha origem na África do Sul

    https: //www.dn.pt/sociedade/pretoria-refuta-que-nova-variante-na-ue-tenha-origem-na-africa-do-sul-14359703.html

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, de facto Pretória tem base científica para afirmar isso. Mas foram eles quem a encontrou e na sua população https://www.timesofisrael.com/s-african-expert-downplays-threat-from-omicron-we-wont-have-a-severe-epidemic é são os primeiros a dizer que não é grave e que a vacina protege de quadros mais graves da doença mesmo com esta variante. É importante estar vacinado.

      Agora, Pretória não é exemplo, isto porque tem feito pouco trabalho para conter o vírus: https://www.worldometers.info/coronavirus/country/south-africa/

      Atualmente o país tem cerca de 24% de vacinados com duas doses e é nos não vacinados que está o problema.

      Portanto, mais uma vez, o problema está nos não vacinados. São estes que têm agravado a pandemia, mesmo em Portugal.

      Não vacinados estão a impulsionar pandemia e a aumentar “hesitação vacinal”, diz comissária europeia
      Comissária Stella Kyriakides disse que “toda a União Europeia” é confrontada com “um número preocupantemente crescente de casos” e sublinhou que “gostaria de começar por enviar uma mensagem muito clara sobre o papel das vacinas, porque as provas são claras”.

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Sim até porque quem está vacinado não contrai a doença nem a pode contagiar, certo?

        Ironias á parte, aguardem pelo próximo confinamento a partir de fevereiro ou março.

        1. Avatar de Vítor M.

          Gostam de misturar as coisas para confundir. Mas vamos desmascarar então esse argumento que usam que não faz sentido.

          Pois bem, quem está vacinado de facto contrai a doença, contudo, não contrai a doença no seu estado mais grave. Como tal, também não tem a mesma força de propagar a doença como um doente não vacinado, dado que a vacina trava a propagação do vírus no corpo. A pessoa pode ser infetada, não desenvolve a doença num quadro grave e tem menos capacidade de propagar o vírus. https://bit.ly/311RYzT

          A recent study has found that vaccinated people infected with delta variant are 63% less likely to infect people who are unvaccinated.

          The benefit of vaccines is even higher than 63%, because most vaccinated people don’t become infected in the first place

          https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.10.14.21264959v1

          Como tal, é importante as pessoas serem vacinadas, para estarem mais protegidas e, mesmo que sejam contagiadas, não propagarem o vírus com a força que os não vacinados o propagam.

          1. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Independentemente da severidade ou não, as mutações ocorrem. Aliás, são mais suscetíveis de ocorrer quanto maior for a diferença genética e também nos vacinados porque o vírus vai mutar-se para combater as vacinas.
            Tal como ocorre com os antibióticos e antivírais.

          2. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Diversidade genética*

          3. Avatar de rui
            rui

            Ja disse isso varias vezes.
            Mas como se diz:
            O pior cego é aquele que não quer ver.

          4. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Resumindo, o vírus tenta combater a vacina e adapta-se.
            É o que está a acontecer.
            Por isso há quem defenda a imunidade de grupo, se bem que poderia haver uma grande percentagem de mortalidade, contudo, chegaria a um ponto em que o vírus seria inócuo para nós.
            As vacinas irão perpetuar o vírus. É o jogo do gato e do rato.

          5. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Resumindo, o vírus tenta combater a vacina e adapta-se.
            É o que está a acontecer.
            Por isso há quem defenda a imunidade de grupo, se bem que poderia haver uma grande percentagem de mortalidade, contudo, chegaria a um ponto em que o vírus seria inócuo para nós.
            As vacinas irão perpetuar a pandemia. É o jogo do gato e do rato.

          6. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Quanto á (força) da propagação, ou melhor, a diferença da força de propagação entre vacinados ou não vacinados, isso na minha opinião não faz o menor sentido.
            Uma pessoa infectada que esteja vacinada, e outra infectada que não esteja vacinada, o vírus se for da mesma estirpe é exactamente igual nas duas pessoas. O que poderá variar entre elas é a reação ao vírus.

          7. Avatar de Vítor M.

            Faz todo o sentido. Como está na informação que deixei, a vacina não deixa chegar a uma cenário de gravidade, logo a propagação no corpo humano é travada e isso faz com que essa pessoa tenha menos capacidade de contágio. Faz todo o sentido.

            Pensa. Estás constipado, muito constipado vais ter reações mais violentas, vais estar mais vezes a espirrar, a tossir e a expelir partículas com viroses. Se estiveres apenas com ligeiros sintomas de resfriado, não tens a mesma capacidade de contágio. Isto num exemplo muito prático. Faz todo o sentido.

          8. Avatar de Memória
            Memória

            A Suécia parece estar prestes a atingir a famosa “imunidade de grupo” com números muito melhores que Portugal

          9. Avatar de Vítor M.

            Já no início tinham essa certeza, depois afinal não conseguiram nada disso, e vimos que atravessaram um deserto de grandes problemas. Atualmente a Suécia tem já cerca de 71% da população vacinada. Portanto, a vacinação está a funcionar.

      2. Avatar de Memória
        Memória

        Vítor M.:
        . . . e é nos não vacinados que está o problema.
        Portanto, mais uma vez, o problema está nos não vacinados . . .

        Se tivermos o azar de a variante Omicron se tornar um grande problema estas afirmações serão sujeitas a um fact-checking rigoroso

        1. Avatar de Vítor M.

          Exatamente, são os não vacinados os principais atingidos e foi nos não vacinados que foi detetada esta variante. E vai ser difícil combater esta pandemia porque muitos países ou, porque não têm recursos, ou, porque não estão a fazer tudo o que podem (uns por subestimarem a doença, outros porque têm uma grande percentagem de negacionistas) são incubadoras de novas estirpes.

          É importante haver vacinas e as pessoas devem ter acesso a ela.

          1. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Nunca os laboratórios e farmacêuticas diriam o contrário.

          2. Avatar de Vítor M.

            Mas o bruxo de Fafe diz.

          3. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Vocês conhecem a história do jovem médico que curou na primeira consulta o paciente de longa data do seu pai também ele médico?

          4. Avatar de Vítor M.

            O do feijão no ouvido? Não estamos em fase de contar histórias. A realidade precisa de certezas, e é isso que se espera e foi assim que teve sucesso a campanha de vacinação em Portugal. E que nos ajudou e está a ajudar. Basta olhar para a Alemanha, com muitos negacionistas, não vacinados e são um enorme problema no país e na Europa.

          5. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Não sou bruxo como o de Fafe, mas não acredito nem no pai Natal, almoços grátis, e muito menos em empresas comerciais ou grupos comerciais altruístas.

          6. Avatar de Vítor M.

            Certo, mas de facto mais do que a crença, há factos. Por isso a vacinação, as medidas preventivas e os normais cuidados coletivos serão a forma de resolvermos a pandemia. Ninguém está a salvo, mas quem está vacinado está mais protegido, como temos visto.

          7. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Vítor, a história do médico, é uma analogia.
            Em relação aos dados, há dados para todos os gostos.
            Daí a importância de ter mais do que só uma fonte, mesmo que oficial.

          8. Avatar de Vítor M.

            Exato. Mas atenção às fontes. Usem dados concretos, reais e de entidades idóneas, não conspiradoras e ou de pessoas que se divertem em enganar os incautos e a levar alguns outros a tomar decisões erradas e que lhes custaram a vida.

          9. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Enquanto não existir delito de opinião, e enquanto não queiram obrigar as pessoas a serem vacinadas, por mim está óptimo.
            Cada um que acredite no que bem entender.

          10. Avatar de Vítor M.

            Bom, uns dizem que se deve obrigar para haver uma proteção mais alargada, deixando de fora só mesmo os que não podem tomar, que é um número residual, outros dizem que não se deve obrigar, mas deve-se limitar a movimentação dessas pessoas. Por isso se forem atletas deixam de competir, de forem viajar, não podem usar os meios de transporte e nalguns locais não podem entrar.

            Uns submetem-se a ajudar a ultrapassar esta pandemia tomando a vacina para se proteger a si a terceiros, outros não querem fazer nada por isso. Seguramente que haverá consequências para quem não quer ser parte da resolução e que podem apenas fazer parte do problema.

            Pessoalmente tenho a minha opinião sobre este assunto, acho que as pessoas devem ser vacinadas, mas obrigar não é o caminho, contudo, terá de haver algum meio termos. Não sei qual, mas terá de haver.

          11. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Vítor, aprove o comentário da minha autoria que aguarda aprovação se faz favor. Agradeço desde já.

          12. Avatar de Vítor M.

            Quê? Que comentário?

          13. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            De fontes oficiais exactamente. Esse é um dos busílis.

            Um dos meus comentários continua a aguardar moderação (aprovação).

          14. Avatar de Vítor M.

            Não há nenhum comentário na moderação.

            Sobre as fontes, há as oficiais, as cientificas… depois há aquelas que alguns querem usar, mesmo sabendo que não prestam.

          15. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            O comentário onde falo do delito de opinião etc, mas já está visível, obrigado.

          16. Avatar de Vítor M.

            Por vezes é a cache, pode demorar 3 minutos a ficar visível.

          17. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Bom, foi um prazer debater este assunto com alguém que não utiliza insultos. Uma boa noite.

          18. Avatar de Vítor M.

            É uma forma de debater, a minha opinião é isso mesmo, a minha, mas há outras.

          19. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Tomei nota, 3 minutos. Obrigado

          20. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Exacto, e o debate saudável é bom para todos.
            O pensamento único é que é perigoso.

          21. Avatar de Joaquim Sobreiro
            Joaquim Sobreiro

            O número de afetados pelos efeitos indesejáveis das vacinas estão registados e contabilizados matematicamente (na totalidade ou só uma parte). As probabilidades dos benefícios na gravidade do desenvolvimento dos sintomas será sempre um valor teórico, arbitrário sem qualquer valor matematico, pois é baseado em suposições. Forçar números sobre o custo/benefício passa a ser uma forma arbitrária de retirar o direito individual de decisão.

          22. Avatar de Vítor M.

            Porque na verdade devem ser bem mais. A informação em países “menos desenvolvidos”, como alguns países africanos, alguns da américa do sul e alguns da ásia, é muito escassa, e os números serão sempre muito aquém, esse é um problema gravíssimo.

        2. Avatar de Fernando Jorge
          Fernando Jorge

          Não sei se ainda alguém vai ler isto… mas envio na mesma.
          O Vítor acima indicou que a África do Sul tem cerca de 24% de vacinados. Ora se compararmos os mortos registados por covid com um país que tenha, por exemplo, 85% devemos ter uma diferença grande, não?

          Bem, mas pelo que vejo no OurWorldInData a percentagem de mortos registados por Covid é, neste momento, inferior à de Portugal. Olhando também para o acumulativo…. também sucede o mesmo.

          https://ourworldindata.org/explorers/coronavirus-data-explorer?zoomToSelection=true&time=2020-11-21..latest&facet=none&pickerSort=asc&pickerMetric=location&Metric=Confirmed+deaths&Interval=7-day+rolling+average&Relative+to+Population=true&Align+outbreaks=false&country=PRT~ZAF

          1. Avatar de Memória
            Memória

            Basta incluir África (geral), South Africa, Sweden, Germany, para ver o estado (relativamente) desastroso em que Portugal se encontra.

            Mas o (muito) pior ainda está para vir.

            Quase todos já compreedemos isto, mas não esperes que os apoiantes das vacinas leiam estes dados e aceitem que as suas opiniões sejam influenciadas pela realidade.

      3. Avatar de eu2
        eu2

        Como pôs essa quote?

        E quem disse que em Portugal os não vacinados estão a impulsionar a pandemia?

  7. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    E porquê Ómicron?Depois da Delta já houve diversas variantes de pouca importância a que foram atribuídas as letras seguintes do alfabeto grego. Mas saltaram-se duas, para a Omicron. E porquê, diz o “Expresso:
    “Se a letra nu (ν, o ‘n’ grego) foi evitada porque poderia ser confundida com a palavra ‘new’ (novo em inglês), a candidata seguinte, seguindo a lógica aplicada até agora, seria xi (ξ). Ora Xi é também o apelido do Presidente da China, Xi Jinping (em chinês o apelido vem antes do nome próprio)”. Então saltou-se a letra xi “para não ofender o Presidente da China” !!

    1. Avatar de Memória
      Memória

      ???

      Delta
      Épsilon
      Zeta
      Eta
      Teta
      Iota
      Capa
      Lambda
      Mi
      Ni
      Csi
      Ómicron

    2. Avatar de Memória
      Memória

      . . . Existe o que sabemos que não sabemos, e o que não sabemos que não sabemos …

      A primeira coisa que não vou fazer se alguma vez for hospitalizado é dizer se fui ou não vacinado.

  8. Avatar de Memória
    Memória

    Não encontrei isto nas notícias que recebo/leio na Net de Portugal
    ———

    Apanhados a fugir em Schiphol (Amsterdam)

    Um casal português/espanhol chegado a Amsterdam vindo da África do Sul foi alojado em regime
    de quarentena num hotel de luxo, para ser investigada a infeção por Corona/Sars-2, e eventualmente
    pela nova variante Omicron.
    Depois de terem sido dados como desaparecidos do hotel, a polícia holandesa consegiu finalmente
    encontrá-los e prendê-los já a bordo dum avião que se preparava para descolar em direção a Espanha.

    Álem de serem severamente multados podem ainda receber um castigo de vários anos na prisão

  9. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Número total de mortos comparando Portugal e África do sul

    Portugal

    Mortos: 18,417
    População: 10.154 853
    Percentagem de vacinados: 85%

    África do sul

    Mortos: 89,797
    População: 60.360 124
    Percentagem de vacinados: 24%

    Afinal, as vacinas servem para quê?

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Usando como exemplo os números em Portugal, e partindo do pressuposto que as vacinas realmente funcionam como muitos dizem, então África do sul deveria ter neste momento cerca de 60 000 (sessenta mil) mortos por cada 10 000 000 (dez milhões) o que tendo em conta a população da África do sul seriam 360 000 (trezentos e sessenta mil) mortos, e como se vê há menos mortos proporcionalmente na África do sul do que em Portugal.

      PS: cálculos efectuados com dados oficiais estatais.

    2. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      Estão a esquecer-se que a África do Sul ainda no Verão estava com graves tumultos. Eu não acredito que este país assim como tantos outros deficitários a nível de infraestrutura e acesso a cuidados de saúde esteja a realizar uma contagem fidedigna das mortes por Covid 19.

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Escolhe um país com baixa percentagem de vacinação para fazermos a comparação.
        Vamos comparar entre países com alta percentagem de vacinação?

  10. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Independentemente da opinião que se tenha sobre as vacinas em geral e se as que agora se estão a criar para “combater” o novo vírus. Estas virão terminar a fase de teste com resultados desastrosos quanto a efeitos indesejáveis. Já causaram mais efeitos indesejáveis até agora que todas as outras em 50 anos de utilização.

  11. Avatar de Memória
    Memória

    Um exemplo a seguir:

    O ministro da saúde holandês já vai em 6 doses, ou talvez mais:
    https://freewestmedia.com/2021/11/23/dutch-health-minister-has-had-six-covid-jabs-already/

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Infelizmente a maioria das pessoas não quer entender o que se está a passar, são vítimas de lavagem cerebral ou acreditam no pai Natal.
      É por demais óbvia a total manipulação das massas em prol de um projecto delineado com rigor militar.

    2. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Isso é tão fácil de detectar que são dados manipulados e tirados do contexto.

      Porque será que nalgumas fotos ele está sem máscara?

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Mas no mínimo 3 já tem

        1. Avatar de Nuno Teixeira
          Nuno Teixeira

          Sim, e? Há muitos portugueses que também começam a ter.

          1. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Ele estava a ser irónico.

      2. Avatar de Memória
        Memória

        Não me convides a relatar as incompetências e o ridículo (e mais) do governo holandês, (que aliás já “não existe” há mais de 1 ano) senão nunca mais paro . . . .

  12. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Um dos princípios da prática da medicina é : Não causar dano.
    Injetar a um indivíduo são um produto que tem possibilidades de causar efeitos indesejáveis, sem o informar devidamente, ou sob qualquer forma de pressão social é um atentado que vai contra os princípios da deontologia médica. Algo que a classe médica conhece.

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      O pior é que pelos dados disponibilizados pelos governos, há mais gente a morrer nos países onde o número de vacinados é superior.
      Mas na TV com tantos ditos especialistas não há nem sequer um só que questione isto? Nem nenhum jornalista?
      E ninguém fica com a pulga atrás da orelha?
      Acham normal isto não ser discutido? Será normal que ninguém informe a população?
      A meu ver não é normal.

  13. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    E não será com estas inoculacoes que se voltará à “anterior normalidade”.
    As reações indesejáveis a largo prazo não serão tomadas em consideração, nomeadamente nas doenças cardíacas, causa de maior número de mortos atualmente. Provar daqui, por ex. 5 anos que um enfarto do miocárdio ou um AVC pode estar ligado com uma inoculação será difícil de comprovar. Nunca foi aceite qualquer estudo de acompanhamento a longo prazo de anteriores campanhas de vacinação. Os coadjuvantes incluídos nas vacinas nunca foram reconhecidos como causadores de qualquer doença.