Misteriosa anomalia que enfraquece o campo magnético da Terra parece estar a dividir-se

28 Comentários

O campo magnético da Terra é essencial para a vida. Sem este escudo protetor, o planeta poderá tornar-se num deserto desolador e sem vida. Assim, as agências espaciais têm olhado com muita atenção para o campo magnético. Os novos dados de satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) revelam que a misteriosa anomalia que enfraquece o campo magnético da Terra continua a evoluir.

Segundo as observações mais recentes, poderemos em breve ter de lidar com um novo fenómeno estranho, dado que a anomalia está a dividir-se.

Imagem da misteriosa anomalia que enfraquece o campo magnético da Terra


Campo magnético da Terra está mais fraco

A Anomalia Magnética do Atlântico Sul, AMAS ou SAA (do inglês, South Atlantic Anomaly) é uma região onde a parte mais interna da cintura de Van Allen tem a máxima aproximação com a superfície da Terra.

Assim, esta anomalia corresponde a uma vasta extensão de intensidade magnética reduzida no campo magnético da Terra, que se estende da América do Sul ao sudoeste da África.

Como o campo magnético do nosso planeta age como uma espécie de escudo – que protege a Terra dos ventos solares e da radiação cósmica, além de determinar a localização dos polos magnéticos – qualquer redução na sua força é um evento importante que as entidades responsáveis têm de vigiar. Isto, porque qualquer alteração no campo magnético pode ter implicações significativas para o nosso planeta.

Imagem da misteriosa anomalia que enfraquece o campo magnético da Terra

 

A anomalia poderá representar algum problema grave?

Atualmente não há nada que seja alarmante ou problemático. Contudo, a ESA observa que os efeitos mais significativos no momento estão em grande parte limitados a falhas técnicas nos satélites e naves espaciais. Estes dispositivos podem ser expostos a uma quantidade maior de partículas carregadas na órbita baixa da Terra, à medida que passam pela anomalia do Atlântico Sul, nos céus acima da América do Sul e Oceano Atlântico Sul.

Os cientistas referem que a magnitude da anomalia não deverá diminuir. Segundo a ESA, nos últimos dois séculos, o campo magnético da Terra perdeu cerca de 9% da sua força, em média, auxiliado por uma queda na força mínima de campo na Anomalia do Atlântico Sul, de aproximadamente 24.000 nanoteslas, para 22.000 nanoteslas nos últimos 50 anos.

Ora, o mistério é não se saber a razão para tal perda de força. O campo magnético da Terra é gerado por correntes elétricas produzidas por uma massa em turbilhão de ferro líquido dentro do núcleo externo do nosso planeta, mas, embora esse fenómeno pareça estável a qualquer momento, em vastas escalas de tempo, nunca é realmente imóvel.

 

Polos magnéticos da Terra mostram uma fase inquieta do campo magnético

Conforme já temos dado a saber, as investigações têm mostrado que o campo magnético da Terra está constantemente num estado de fluxo e, a cada poucas centenas de milhares de anos (mais ou menos), o campo magnético da Terra muda, com os polos magnéticos norte e sul a trocar de lugar.

Na verdade, este processo pode ocorrer com mais frequência do que as pessoas pensam. Os cientistas continuam a investigar quando iremos testemunhar um novo evento, apesar de tudo ser ainda um mistério, mesmo os movimentos regulares e errantes dos polos magnéticos da Terra.

Imagem da misteriosa anomalia que enfraquece o campo magnético da Terra

O que é certo, contudo, é que a Anomalia do Atlântico Sul não está parada. Desde 1970, a anomalia cresce em tamanho, além de se mover para oeste, a um ritmo de aproximadamente 20 quilómetros por ano. Além disso, as novas leituras fornecidas pelos satélites Swarm da ESA mostram que, nos últimos cinco anos, um segundo centro de intensidade mínima começou a se abrir dentro da anomalia.

Tais indícios sugerem que poderá estar a dar-se o processo de divisão em duas células separadas. Assim, a original mantém-se centralizada acima do meio da América do Sul e uma nova célula emergente aparecerá no leste. Irá pairar na costa do sudoeste da África.

Portanto, não se sabe exatamente como a anomalia se desenvolverá daqui em diante. Contudo, as investigações anteriores sugeriram que ruturas no campo magnético, como esta, podem ser eventos recorrentes que ocorrem a cada poucas centenas de anos.

 

Leia também:

Qual a razão para o polo norte magnético da Terra estar a flutuar tão rapidamente?

 

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    O nosso planeta está cada vez mais perigoso. Já começo a concordar com aquele cientista que morreu mas quando estava vivo dizia que devíamos abandonar este planeta.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Se calhar sempre foi assim e tu é que estás com cada vez mais medo.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Eu só tenho medo de aranhas nada mais me mete medo 😛

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    Estou só à espera de alguém que venha dizer que isto deve-se ao 5G

    1. Avatar de Felipe Cardoso
      Felipe Cardoso

      É pelo 5G, está corretíssimo!

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Parece que vives obcecado com essas teorias.

    3. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      O perigo anexo ao 5G é nenhum. Essa teoria do 5G ter causado a pandemia e de ser perigoso foi criado por pessoas com distúrbios mentais que deviam consultar um psiquiatra/psicólogo.

      1. Avatar de José
        José

        > Essa teoria do 5G ter causado a pandemia e de ser perigoso foi criado por pessoas com distúrbios mentais que deviam consultar um psiquiatra/psicólogo.

        > Eu só tenho medo de aranhas nada mais me mete medo

        🙂

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Muito provavelmente estaremos a assistir a uma inversão dos polos magnéticos da Terra.Dizem que acontece em média de 250.000 anos a 250.000 anos e que o processo já devia ter ocorrido.Talvez estejamos a passar por esse fenómeno agora. 😐

  4. Avatar de Godlike
    Godlike

    O planeta vai ficar bem, já a população.. vamos a ver no que dá.

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Por acaso tentei pediu um Uber para outro planeta mas ainda não veio , o problema não é ir , é ele não ter vindo

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      LOL se calhar ainda não sabe onde é a Terra

  6. Avatar de TrincaEspinhas
    TrincaEspinhas

    Andamos a extrair demasiados elementos do interior da terra, petróleo, metais, movemos terras, aprisionamos águas… O planeta ressente-se. É lamentável o coronavírus não ter a capacidade de eliminar 2/3 da população mundial. Que bom que seria para o planeta e outras espécies.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Se isso não é discurso de ódio e misantropia extrema não sei o que é.

      Tu estás a sugerir homícídio em massa porque as coisas não estão ao teu gosto? Começa por ti, ou por te mudares ou por te eliminares.

    2. Avatar de José
      José

      Acho que quem tem estas ideias deve começar por dar o exemplo e subtrair a sua pegada ecológica. Mostrar a força nas convicções.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Concordo em absoluto. A Terra regressaria aos níveis anteriores aos do século XIX em 100 anos se a população diminuísse para perto de mil milhões. As respostas ao seu comentário ( onde até de ódio (???) Se fala, não sei como) revelam bem a cegueira de quem nunca pensou no assunto e, provavelmente , nada fez em função disso.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Eles não pensaram no assunto nem querem saber. Desde que eles vivam bem, os filhos e os netos que se ****…

    4. Avatar de António
      António

      Se te calhar a sorte de fazeres parte dos 2/3 que se vão continuas a dizer essas bacuradas

      1. Avatar de Eduardo Pereira
        Eduardo Pereira

        Bacuradas? Já há algum tempo que se percebeu que excedemos o limite máximo de população. Somos quase 8 mil milhões e espera-se que sejamos 12 mil milhões até ao final deste século…
        Acha que a vida na Terra vai aguentar tanta população humana?

        Pode não tentar sequer tentar entender o que falamos… Não sei a sua idade mas se ainda estiver por cá em 2050, voltamos a falar aqui e pode ser que o senhor até lá entenda…

        1. Avatar de Ana
          Ana

          Está descansado que pode ser que te calhe a ti. Acorda pq o cv19 já foi preparado em laboratório para isso mesmo só que é um vírus com muito baixo índice de mortalidade para os mais jovens mas brevemente lá para Setembro os números do cv19 vão ser inflacionados e lá para Outubro /Novembro vamos para confinamento obrigatório outra vez que pode ir até 6 meses e as medidas vão ser muito mais duras com racionamento de comida e autorizações para adquirir produtos ou serviços. Depois vão ser todos vacinados e receber o chip ID 2020 que vai ler os dados biométricos e actividade corporal e ver se estão a cumprir as medidas de segurança e que vai ter a vossa informação médica e vão ter modelo de criptomoeda WO02020060606 (vejam site patentscope em inglês) e vamos no ocidente adoptar o modelo de regime tecnocrática chinês com sistema de créditos (informem-se como funciona na China ou Japão) A vacina vai ter um risco de cerca de 700000 mundialmente de pessoas com danos irreversíveis ou morte(dito pelo próprio Bill Gates). Os fabricantes não se responsabilizam por danos alguns. Portugueses informem – se porque isto tudo é controle dos números de população e mudança de regime. Os nossos políticos não dizem nada e fazem o padam com o poder dos rockefeller, gates etc. Que mandam no mundo. No entanto existe um vírus de alta mortalidade que irá ser lançado caso as pessoas não se queiram vacinar na totalidade. As preces de pessoas como vocês que odeiam a vossa própria espécie vão ser atendidas pois o que vocês anseiam é o que pensam aqueles que governam o mundo. Entretanto aqueles que enriqueceram à custa do aumento da população e da poluição para ter mão de obra barata e explorar recursos em grande escala ninguém lhes aponta o dedo e não vão matar-se de certeza. Quem souber inglês veja as entrevistas da Dra judy Mikovits, Robert kennedy jr., Dr. Rashid buttar, Dr Andrew Kaufman, Frontline doctors nos EUA ,filme plandemic 1 e2 no site londonrealarmy TV (registem-se), Highwire site de Del big tree.Ouçam as últimas entrevistas de David Icke. Pesquisem para o vosso próprio bem porque isto não tem a ver com o vírus mais sim com o reset da economia. Desejar o fim dos outros é um desejo em que quando bater à vossa porta o vosso pensamento será outro. Cuidado com o que pedem ou desejam e que Deus vos perdoe tais pensamentos. Quem deseje o nosso fim já temos nós muitos como os falsos ambientalistas e moralistas que são pagos pelos poderosos para nos influenciar. Isto não vai voltar a ser o que era nem com a vacina. O mundo vai ser só para uns quantos vejam o monumento monolito “Geórgia Guide Stones”.ingelizmente têm de fazer busca em inglês para muitas destas coisas e usem o Google tradutor quando possível ou se tiver legendas. Vejam também o prognóstico dos números de população para os vários países para 2025 no site deagel.com – population forecast for 2025. Eles chamam teorias da conspiração mas o site deagel.com é um site sério. Acordem!

  7. Avatar de David
    David

    O cern com testes ….faz acontecer todas estas anomalias o tempo quente as chuvas não é por acaso que a Suíça…teve os dias com mais sol ultimamente……

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Que tal….

  8. Avatar de Angelo Mendes
    Angelo Mendes

    Isto deve se a exploração excessiva de minerais para criar pilhas baterias carregadores de alto desempenho e depois existe um dano colateral a atmosfera e o planeta. Deve existir um controlo mas a senhora mãe corrupção manda mais que a ética da vida. Querem desenvolver auto suficiência e ao mesmo tempo auto destruição devido ao consumismo

  9. Avatar de Mario
    Mario

    AAAAHHHHhhhhhh… Por isso é que os fenómenos ufulógicos tem sido às centenas na América do Sul nos últimos tempos. Ou pediram ajuda aos ETs, ou eles estão a ajudar por iniciativa própria, ou são eles os causadores.

  10. Avatar de recondicionado
    recondicionado

    os fenomenos ufalogicos sao mesmo lixados e aranhas, mas parece cu covid nao tem cerebro, iuaterrusanitarioindustriallidesobradovalongovaidevento empoupapatricaospreçosmaiscompetitivosdaeuropana toneladaimportadadelixotoxicoindustrialeuropeu. já apropósito do campo eletromagético é gerado pelo ferro fundido no núcleo da Terra, agitado
    por correntes de convecção, rotação do planeta e precessão. Ufa.
    E ás vezes o Norte passa pró Sul. Mas antes vai a zero.

  11. Avatar de AlexX
    AlexX

    Está a acontecer muito rápido. Tem ligação com o percurso que o pólo norte magnético está fazendo em direcção à Sibéria, trincheira da Mariana no Pacífico…. Neste caso, o que vai suceder em breve é muito provavelmente a recalibração entre os fusos horários no sul de África e sul da América. Eventualmente o próprio dia passará a ser mais curto, significativamente menos que 24h.
    É de certo modo um privilégio assistir a estas mudanças, chegará um ponto em que tudo vai acontecer muito rápido (inversão e posterior retorno ao Canadá do pólo norte), e o único a evitar deve ser carregar os traumas que isso pode acarretar. Estas mudanças no campo magnético da terra implicam também mudanças no comportamento das espécies, mas quem segue com alguma atenção já se deve ter apercebido disso..

  12. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Quando os pólos trocarem quem estiver no lado do sol está totalmente tramado pois tudo vai derreter, arder e até os automóveis vão explodir.

  13. Avatar de Norberto Rodrigues
    Norberto Rodrigues

    Tiraram essa teoria do Filme “viagem ao centro da terra” só pode!!! Este Mundo é Mundo até o seu criador, decidir em faze-lo morrer!!!