Marte: Imagem incrível mostra o polo norte marciano cheio de neve

38 Comentários

Uma imagem captada no mês de junho aos polos de Marte mostra o polo do hemisfério norte cheio de gelo. Estas fotografias, nunca antes conseguidas, foram captadas pela câmara de alta resolução da sonda Mars Express. Segundo a ESA, esta é uma imagem impressionante que mostra o planeta vermelho com uma resolução raramente vista.

São muito raras as imagens do inverno marciano. No entanto, durante este inverno, “chove” bastante sobre o Polo Norte…


Marte de polo a polo com impressionante resolução

O topo desta impressionante vista global de Marte mostra o hemisfério norte com o Polo Norte ainda estendido no inverno. Na imagem de alta resolução é possível ver um véu fino e nublado que se estende sobre os vales baixos adjacentes, parcialmente cobertos de areia escura.

Com um olhar atento ao centro da imagem, verificamos que há uma fronteira terrestre. Segundo os especialistas, esta marca a fronteira entre as terras baixas do norte e as terras altas do sul de Marte. As areias escuras também cobrem áreas das terras altas cobertas de crateras.

Por outro lado, no extremo sul da imagem, podemos ver parte das nuvens brancas que pairam sobre esse polo. A vista do planeta é ligeiramente “inclinada” para o sul, de modo que uma vista do Polo Norte é possível, mas não do Polo Sul. De polo a polo, Marte tem um diâmetro de 6.752 quilómetros e a imagem mostrada cobre cerca de 5.000 quilómetros.

 

O inverno marciano

Durante o inverno no hemisfério norte, o frio intenso causa a precipitação de quantidades significativas de dióxido de carbono para fora da atmosfera sobre o Polo Norte. Isto forma uma película fina no topo da camada polar permanente, que de outra forma consiste predominantemente em gelo de água.

Como resultado, esta camada de gelo estende-se até cerca de 50 graus norte. O conteúdo de vapor de água na atmosfera marciana, que poderia congelar para formar gelo de água e cair à superfície como neve ou gelo, é extremamente baixo.

Estes dados da imagem foram obtidos no início da primavera, no norte. Nesse sentido, a noite polar no Polo Norte acabou e a camada polar, que tinha crescido durante o inverno, começou a recuar gradualmente.

Este crescimento e contração podem também ter sido observados na camada polar sul. A fina faixa branca de nuvens (provavelmente composta de cristais de gelo de água) é uma das muitas que aparecem no hemisfério norte nesta época do ano.

 

Planícies enormes

As planícies avermelhadas da Arábia Terra e Terra Sabaea, no centro da imagem, são notáveis pela presença de muitas crateras de grande impacto. Estas indicam que estão entre as regiões mais antigas de Marte.

Dessa forma, vemos ao longo da fronteira norte há uma escarpa surpreendente, com uma diferença de vários quilómetros de altura. Isto separa as planícies, com as crateras das terras baixas do norte das terras altas do sul. Estas últimas têm muitas mais crateras.

Assim, esta mudança notável no terreno, conhecida como a dicotomia marciana, marca uma divisão topográfica e regional fundamental em Marte.

Isto reflete-se nas diferentes espessuras da crosta, mas estende-se também às propriedades magnéticas da crosta e ao seu campo gravitacional. Há ainda um debate científico sobre como surgiu essa dicotomia da crosta. Terão sido forças “endógenas” no interior de Marte ou serão “forças externas”, asteroides, as responsáveis pelo estado do solo marciano?

 

 

Um planeta congelado no tempo

Os processos geológicos (vulcanismo, tectónica, água e gelo) pararam em Marte. No entanto, atualmente, as mudanças que podem ser observadas na superfície são causadas principalmente pelo deslocamento induzido pelo vento das areias escuras.

Assim, enquanto estas areias, que são de origem vulcânica, formam vastos campos de dunas em depressões como crateras de impacto, elas também são frequentemente depositadas noutras grandes áreas, fazendo com que partes da superfície planetária pareçam escuras.

 

Lago Gelado em Marte!!

 

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alpha
    Alpha

    Climate change, is real!

    😀

  2. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Eis o Planeta B!

    1. Avatar de Koso
      Koso

      Planeta Bai Lá Bai!

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Quanto mais olho para esta imagem, mais acho que aquele planeta ja foi fustigado por guerra nuclear ….!

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Tbm tenho essa ideia, creio que a terra foi um refúgio.

    2. Avatar de Bruh
      Bruh

      Alguém se esqueceu de tomar os comprimidos.

    3. Avatar de Eduardo Augusto
      Eduardo Augusto

      Vc assistir o caso do menino russo boriska, que disse ter vivido em marte em outra vida, ele disse que lá era habitado como a terra e uma guerra buclear acabou com o planeta, mas que existem marcianos vivendo no subsolo até hj, e o mais impressionante, são as informações sobre a nossa galáxia, coisas que o menino não teria como saber, se não fosse um físico ou um astrólogo…

      1. Avatar de Guilherme
        Guilherme

        astrônomo*

      2. Avatar de Guilherme
        Guilherme

        astrônomo*

        1. Avatar de Eduardo Augusto
          Eduardo Augusto

          Sim, o teclado escreve por mim as vezes e nem vejo kkkk

      3. Avatar de Marco Danninsk
        Marco Danninsk

        Ou adestrado para tal.

      4. Avatar de Emilson
        Emilson

        Alguém tem que tomar seus remedinho s, viu?

    4. Avatar de Wellyngton
      Wellyngton

      E pena q estas imagens são tudo CGI ,ñ existi planeta Marte coisa nenhuma e outros q conhecemos ,isso tudo é uma farsa .guerra nuclear kkkkk acorda pra realidade gente.

      1. Avatar de Marco Danninsk
        Marco Danninsk

        Em que roça você vive em que jamais teve acesso a uma boa luneta ou telescópio doméstico?

  4. Avatar de taciturnsays
    taciturnsays

    Se tem gelo tem água, afinal todos estes anos, sondas foram enviadas para procurar água e só tinham de esperar pelo inverno para ser observado por um telescópio?? Algo aquí não bate certo

    1. Avatar de Anselmo
      Anselmo

      Isso, não bate, Marte não tem gelo superficial, muito menos chove, pq não tem atmosfera suficiente pra isso, ou seja, não tem umidade. A radiação lá é tão forte q um ser humano morreria em menos de 1 minuto. Tenho certeza, a ESA não falou essa bobagem, leram algum é interpretaram errado.

    2. Avatar de Anselmo
      Anselmo

      Isso, não bate, Marte não tem gelo superficial, muito menos chove, pq não tem atmosfera suficiente pra isso, ou seja, não tem umidade. A radiação lá é tão forte q um ser humano morreria em menos de 1 minuto. Tenho certeza, a ESA não falou essa bobagem, leram algum é interpretaram errado.

    3. Avatar de Deco
      Deco

      Concordo plenamente

  5. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Estudem o assunto e deixem de inventar (nos comentários) 😛

  6. Avatar de Cândido Requião
    Cândido Requião

    Acho que escondem informações. Há décadas que se tiram foto de Marte e nunca admitiram a presença de gelo em Marte como nessa foto. Alguém está nos enganando há décadas…

    1. Avatar de Anselmo
      Anselmo

      Isso, não bate, Marte não tem gelo superficial, muito menos chove, pq não tem atmosfera suficiente pra isso, ou seja, não tem umidade. A radiação lá é tão forte q um ser humano morreria em menos de 1 minuto. Tenho certeza, a ESA não falou essa bobagem, leram algum é interpretaram errado.

    2. Avatar de Ralsonato
      Ralsonato

      Sempre tive esse mesmo pensamento em relação a outros planetas, existe muita coisa que não estão querendo publicar para população mundial.

    3. Avatar de JMN
      JMN

      Alguém como você está enganado à decadas!.
      O seu comentário demonstra o vazio de conhecimento cientifico tecnológico customeiro.

  7. Avatar de Verdade
    Verdade

    Imagem bonita, pena não ser uma “foto” real. Mas até aí tudo bem, nada muda. Estranho mesmo foi colocarem gelo nela.. pq só agora?!

    1. Avatar de Josiel
      Josiel

      Vdd chamam a gente de trouxa o tempo todo e pior tem gente q acredita…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Acho muito curioso que a grande maioria dos defensores destas teorias sejam BR’s.

  8. Avatar de Bruno
    Bruno

    Marte tem polo norte, e um tempo atrás se discutia se tinha água em Marte?

    1. Avatar de Vítor M.

      Vejam bem a definição de água, deste tipo de gelo porque está descrito no texto. Cump.

  9. Avatar de Moizés Moreno
    Moizés Moreno

    Acredito que há no universo, várias composições que podem sim gerar vida. A nossa, é composta pelos componentes aqui existentes. Em outros planetas, pode haver vida com diferentes composições e portanto com diferentes formas físicas, químicas, de inteligência, longevidade, socialidade etc.

  10. Avatar de Márcio
    Márcio

    Parem com isso… Nada disso existe… So eles vem o que querem mostrar… O homem foi a lua dentro da area 51.. As coisas não sao o que parecem. Continuem a gostar de futebol.. Pelo menos vem tudo em tempo real.. Acordem

    1. Avatar de Luis
      Luis

      já sabemos, já sabemos, e a terra não é redonda e o aquecimento global é treta…

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Sim, se há coisa em que se deve acreditar é no futebol.

  11. Avatar de saulo pereira
    saulo pereira

    o universo e infinito,assim como infinito,ilimitavel e imensuravel e o poder de Deus.

  12. Avatar de Josiel
    Josiel

    Que matéria forçada, daqui a pouco vamos ver os ETS, homem na Lua, gelo em Marte kkk piadas mal contadas…

  13. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Foto shop entre muitas!

  14. Avatar de Jaison
    Jaison

    Não dizem que onde tem água pode haver vida?

  15. Avatar de Rudolfo
    Rudolfo

    É O QUE EU FALADO… NÃO TEM JEITO DE CONSEGUIREM UMA FOTO DE JEITO.
    ALGUÉM SE LEMBRA DAQUELE VEÍCULO QUE DIZEM QUEM ENVIARAM PRA MARTE, ERA UM ROVER, NÃO ERA?
    POIS, ENTÃO?! ELE NÃO FUNCIONA NO INVERNO? FICOU COM A LENTE CONGELADA? TERÁ O GELO OU A AREIA COBERTO A LENTE?
    POXA, NUNCA CONSEGUIMOS VER NADA DE JEITO.

  16. Avatar de Fernanda
    Fernanda

    A Nasa é muito mentirosa esconde muita coisa.