Marte em simulação numa cratera israelita

14 Comentários

Como parte do seu trabalho, os cientistas estudam, desde sempre, os vários planetas que nos rodeiam e fazem companhia no Sistema Solar. Contudo, recentemente, muitos têm sido os esforços reunidos para que humanos sejam realmente enviados para Marte.

Agora, uma equipa de cientistas está a simular a vida no Planeta Vermelho, numa cratera israelita.

Simulação de Marte numa cratera, em Israel

É na cratera Ramon, no deserto do sul de Israel, que uma equipa de seis cientistas – cinco homens e uma mulher – está a simular como será viver durante um mês em Marte. A sua casa dos próximos tempos denomina-se AMADEE-20.

Conforme avançou a Reuters, no interior, os cientistas dormem, comem e realizam experiências, ao mesmo tempo que monitorizam os seus sinais vitais e registam tudo aquilo que possa ser relevante para compreender a postura humana num ambiente semelhante ao de Marte. Uma vez no exterior, usam fatos espaciais simulados, equipados com câmaras, microfones e sistemas de respiração autónomos. Também no exterior estão engenheiros e especialistas, munidos de um drone e um rover, para melhorar a cartografia e a navegação autónoma.

Somos seis pessoas a trabalhar num espaço apertado sob muita pressão para fazer muitos testes. Há certamente desafios […] Mas confio na minha tripulação, somos capazes de superar esses desafios.

Disse Alon Tenzer, um dos membros da equipa.

O projeto está a ser levado a cabo pelo Austrian Space Forum e pela Israel Space Agency.

Temos o lema de falhar rápido, falhar barato, e temos uma curva de aprendizagem íngreme. Porque por cada erro que cometemos aqui na Terra, esperamos não o repetir em Marte.

Disse Gernot Gromer, diretor do Austrian Space Forum.

Simulação de Marte numa cratera, em Israel

Simulações de Marte aperfeiçoam a futura viagem real

Embora o projeto chegue atrasado, devido à COVID-19, a equipa – a habitar numa estrutura de 120 metros quadrados, com a forma de uma tenda – espera que ele permita reunir novos conhecimentos e ajude a preparar a verdadeira missão até Marte, quando ela chegar.

O habitat, neste momento, é a mais complexa, a mais moderna estação de pesquisa analógica deste planeta.

Disse Gromer.

Simulação de Marte numa cratera, em Israel

Apesar de, até ao momento, terem sido enviadas várias sondas para Marte e a vontade seja crescente, a tão desejada missão tripulada poderá estar a muitos anos de distância. Então, os cientistas terão de aproveitar esse caminho para melhorar as suas capacidades e o seu conhecimento.

 

Plutão está a perder a atmosfera. Que se passa com este astro mal amado?

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Coiso
    Coiso

    Muito mau… Ninguem da equipa da pplware teve a curiosidade de ver as fotos da reuters.

    Um dos cientistas é PORTUGUES!!!!! SETIMA FOTO DO LINK… ULTIMO NOME LOUSADA

    https://s4.reutersmedia.net/resources/r/?m=02&d=20211012&t=2&i=1577621026&w=780&fh=&fw=&ll=&pl=&sq=&r=2021-10-12T182212Z_42095_MRPRC237Q90Y4N1_RTRMADP_0_SPACE-ISRAEL-MARS

    1. Avatar de Petrus
      Petrus

      “Sétima foto”! 😀

  2. Avatar de kadopa
    kadopa

    Daqui a uns 20 anos mostram-nos as filmagens das experiências feitas nesta simulação.

  3. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Nunca fomos nem iremos ao espaço. Isto é apenas mais uma maneira da nova mundial nos controlar ajudada pela Nasa.

    1. Avatar de Tanso Mor
      Tanso Mor

      esqueceste-te da “ordem”. já agora, também te esqueceste do colete de forças nas costas da cadeira daquela convenção chalupa em que participaste

  4. Avatar de Memória
    Memória

    Foi aqui que se realizou na verdade a viagem à lua. Tudo cinema.

    1. Avatar de Memória
      Memória

      Este comentário não é do autêntico “Memória”, é FAKE, falso, originário de Trolls.
      Alguém que noutra discussão levou uma tal carga de porrada (figurativo) que agora está reduzido a isto.

      1. Avatar de Maria Inês Coelho

        Como se costuma dizer “há muitas Marias na terra”… 🙂

      2. Avatar de eu2
        eu2

        Por experiência própria, sugiro colocar números à frente. E quanto mais melhor.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu todos os dias simulo marte no meio quarto, parece aquele anuncio da nos em que aparece um miudo dentolas que quer ser astronauta!! Marte e Lua sao tao possiveis como encontrar jesus cristo, n existe nada la fora apenas ilusao. Vivemos num Truman Show!

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      True man show. Depois do original Malcolm Show, existiram mais cerca de 15 títulos em cima da mesa até que decidiram por Truman, não foi por acaso. E +/- citando uma das melhores deixas em Truman Show: “As pessoas acreditam na realidade que lhes é apresentada”. Décadas antes já Manuel Freire cantava que o sonho comanda a vida, nesse excelente poema de A. Gedeão “Pedra Filosofal”. Sonho de outros.

  6. Avatar de Bidente
    Bidente

    Os chalupas são sempre os primeiros a chegar…

  7. Avatar de Ban
    Ban

    Mas vocês em que século estão, (nunca fomos ao espaço, tudo cinema, apenas ilusão ), Deus me livre, à cá cada um.

    1. Avatar de Ricardo Carvalho
      Ricardo Carvalho

      O engraçado é que estes “teóricos” da conspiração usam diariamente tecnologia desenvolvida para o espaço, como o microndas em casa para aquecer comida, comunicações, internet, medicina, etc., etc., etc., mas para eles é tudo mentira… facepalm