Mars Curiosity Rover encontra evidências de um antigo oásis em Marte

19 Comentários

Conforme a própria NASA por várias vezes referiu, onde há água há vida e o encontrar de água em Marte é uma prioridade. Nesse sentido, numa última caminhada pela Cratera Gale em Marte, o Curiosity Rover descobriu evidências que estão a levar os cientistas a acreditar que havia um oásis na base dessa cratera de 150 quilómetros de largura.

Os vestígios encontrados vão desde marcas no solo a sais minerais entalhados nas rochas marcianas.

Imagem da cratera onde está a explorar o Rover da NASA Curiosity que encontrou evidências de um antigo oásis


Rover Curiosity da NASA descobre o que poderia ter sido um oásis

Investigadores que analisam dados do Rover equacionam que os dados retirados revelam a presença de rochas enriquecidas por sais minerais. Desta forma, estas pistas podem evidenciar que já existiram lagos salgados que passaram por períodos de seca e de inundações. Assim, estes depósitos servem como uma marca d’água feita pelas flutuações climáticas. Isto porque o clima de Marte mudou de um húmido para o atual deserto de gelo gelado que é hoje.

Segundo declaração do JPL da NASA, o próximo passo na investigação levará os cientistas a perceberem quanto tempo levou a transição e quando esta aconteceu.

 

Cratera Gale é a prova de uma alteração drástica em Marte

A Cratera Gale é a formação geológica remanescente de um impacto que mudou a superfície de Marte. Eventualmente a água e o vento encheram a cratera e o sedimento endurecedor, esculpido pelo vento, criou a formação geológica, o conhecido Mount Sharp. É aqui que o Curiosity Rover está a trabalhar na recolha de mais informação.

Segundo a NASA, o Rover está a recolher amostras de cada camada à medida que sobe. Posteriormente, estes dados são enviados à Terra para revelar novas informações sobre o ambiente em Marte ao longo do tempo.

Fomos a Gale Crater porque preserva este registo único de um planeta Marte em mudança. Compreender quando e como o clima do planeta começou a evoluir é uma peça de outro puzzle: quando e quanto tempo Marte foi capaz de suportar a vida microbiana à superfície?

Disse o autor principal William Rapin, da Caltech, numa declaração.

 

Há indícios de lagos, rios e piscinas de água no solo

Rapin e os seus coautores encontraram sais numa secção de 152 metros de altura de rochas sedimentares que o Curiosity visitou pela primeira vez em 2017. Os sais da “Ilha Sutton” sugerem que a água se acumulou em piscinas ao longo da formação, além dos períodos intermitentes muito secos que os cientistas já tinham descoberto.

Assim, os cientistas especulam que as formações geológicas podem ter-se assemelhado aos lagos salgados do Altiplano da América do Sul. Os riachos e rios que fluem das cadeias de montanhas levam a bacias semelhantes às do terreno marciano. E esses lagos são igualmente influenciados por mudanças climáticas.

Encontrar camadas inclinadas representa uma grande mudança, onde a paisagem não está mais completamente submersa. Talvez tenhamos deixado para trás a era dos lagos profundos.

Referiu o membro da equipa Chris Fedo, especializado no estudo de camadas sedimentares na Universidade do Tennessee.

Desta forma, veremos missões futuras do Curiosity a caminhar em direção a camadas mais inclinadas para investigar estruturas rochosas. Se elas se formarem em condições mais secas, isso pode significar uma nova fase de desenvolvimento para a cratera. Assim, estes indícios irão revelar mais segredos sobre a vida em Marte de há milhões de anos.

Cientistas do Curiosity descreveram o cenário encontrado num artigo em “Nature Geoscience” publicado no início desta semana.

 

Cientista da NASA diz: “estamos perto de anunciar vida extraterrestre em Marte…”

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Otto Alexander Jessen
    Otto Alexander Jessen

    Não entendp como as pessoas acreditam, balela de cientista para arrumar investidores, resolvam os pro;lemas da terra primeiro, para depois brincarem de nave espacial.
    Alguem consegue viver em marte em condições normais, o que irão fazer criar atmosfera etc etc…

    1. Avatar de Louro
      Louro

      A resposta para alguns dos problemas que temos/causamos aqui na terra, poderao estar em outro(s) planeta(s)

    2. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Não é assim que funciona a ciência. As pesquisas sobre a existência de vida fora da Terra não tem aplicação prática imediata mas, se você está usando um computador conectado em uma rede de comunicações é porque em algum momento no passado foram feitas pesquisas teóricas e experimentais de física quântica, sem nenhuma aplicabilidade prática naquele momento.

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        A tua explicação é excelente e eu estive quase a escrever o mesmo…mas depois a meio cansei-me e apaguei tudo porque acho que a mensagem nunca é bem recebida por este tipo de pessoas.

    3. Avatar de Luguen Charles
      Luguen Charles

      Poxa amigo eu concordo com vc plenamente deveria cuida da terra..
      Porem a nasa é um programa do governo americano tipo uma criação dos EUA os EUA gasta com sigo mesmo ou em domina outras partes que ainda outros países não dominaran… A ONU sim deveria se envolver mais sobre os assuntos climáticos

    4. Avatar de Maria Herminia Melo Min
      Maria Herminia Melo Min

      Sabem o que vocês andam fazer destruir aquilo que Deus fez para o mundo viver melhor querendo saber mais do que o todo Poderoso até destruir vidas por causa dessas descobertas e será que Cristo Rei de todo mundo está satisfeito com essa gente. Esperem pela justiça Divina nas vossas vidas por tanto destruir e matar vidas por ganância e descobrimentos vocês e que estão destruir o planeta e fazer Deus se irar pelas tamanhas maldades so pensar em si e não pensar no próximo.

  2. Avatar de Samuel
    Samuel

    Eu acho que Marte teve vida mas por alguma razão ligada à rotação do núcleo o campo magnético alterou-se matando toda a vida lá.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Quando o Ferro arrefece, morre tudo.

  3. Avatar de Marco
    Marco

    Antes de irmos a correr para lá, devíamos procurar uma forma de fazer o núcleo rodar.
    Sem um campo magnético nada sobreviverá.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Vamos enviar uma nave perfuratriz…chegar até o núcleo, e bombardear com ogivas nucleares…..

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Isso não. Teriam de ser precisos até ao centímetro. E depois se por algum motivo se descobrisse que a força da explosão não era suficiente e tivessem que ser os tempos das bombas todos reinicializados? Já viste o perigo que seria?

        1. Avatar de BC
          BC

          Portanto, andámos todos a ver o “Detonação”, é isso?

    2. Avatar de Luz
      Luz

      É mais fácil colonizar a alta atmosfera venusiana que Marte. Marte é um planeta morto, com solo venenoso e radioativo, sem proteção alguma… Vale mais irmos para luas dos planetas gasosos, essas sim são lugares muito interessantes pra procurar vida e estabelecer colônia.

  4. Avatar de Robson
    Robson

    Eu acho que ja tever vida lar, e acho que os seres vivos de lar destruíram o planeta deles, nunca ser saber oque tem nesse universo sem fim, so sei uma coisa a nasa saber de coisas que eles não revela pra humanidade, aqui na terra

  5. Avatar de RODRIGO NOGUEIRA DE BARROS
    RODRIGO NOGUEIRA DE BARROS

    Eu acredito que eles acharam alguma coisa em Marte. E por isso tá rolando tantas pesquisas e o interesse loco de ir pra lá.
    Quem chegar primeiro lá vai ser dono da porra toda…kkk

  6. Avatar de Luis
    Luis

    A melhor maneira de levar vida a Marte era exportar barata, daqui a uns anitos já tínhamos massa orgânica por lá. De caminho mandavam os um foguetão broca e um robot operador para abrir túneis e selar entradas para futuras habitações,

    1. Avatar de BC
      BC

      E o que fazias à epidemia das baratas que passava a existir?

  7. Avatar de To roque
    To roque

    O ideal era despachar o Bolsonaro e essa coisa do trampas USA a servir de bala para abrir canal de esgoto, vai ser necessario para a merda que estao a parir.

    1. Avatar de Maria Herminia Melo Min
      Maria Herminia Melo Min

      Façam tudo para tirar o bolsonaro e todos os irresponsáveis dessas brincadeiras de apostasia contra o próximo e contra o planeta ou será que meia dúzia de bolsonaro tem mais poder do que o mundo? Façam pelo que for melhor para vocês sabe o que tenho visto gente que vêndeu a alma ao diabo para ficar rico e pisar no desgraçado mas isto é que o povo vai decidir depois Deus vai mostrar que com ele não se zomba nem com sua Autoridade Divina e sua noiva Herminia