Lixo espacial causa dano no braço da Estação Espacial Internacional

16 Comentários

A Estação Espacial Internacional (EEI) tem tido vários problemas devido ao lixo que gravita em torno do nosso planeta. O laboratório espacial, que se encontra a cerca de 340,5 km de altitude, foi novamente vítima de detritos que causaram um buraco no seu braço robótico Canadarm2.

Segundo a Agência Espacial do Canadá (CSA) foi um pequeno pedaço de lixo espacial que perfurou o equipamento. Contudo, a CSA disse que foi um “golpe de sorte”, já que o braço robótico continua a funcionar apesar do furo.


Detrito atinge braço robótico Canadarm2

Há mais de meio milhão de fragmentos de detritos não muito maiores que um berlinde a “poluir” a órbita da Terra e mais de 20 mil destes fragmentos são do tamanho ou maiores que uma bola de ténis. Para termos uma ideia, estes minúsculos fragmentos superam em muito o impacto de uma bala em movimento, com velocidades máximas que se aproximam de 48 mil km/h.

Portanto, pelo tamanho do buraco que está bem visível no braço robótico da EEI, se atingisse mais do que a manga protetora, seguramente o risco de uma avaria catastrófica seria real.

 

Cada vez a ameaça é maior e as preocupações aumentam na EEI

O facto de a Estação Internacional ter sido atingida por algum tipo de objeto misterioso não deveria ser uma grande surpresa. A órbita terrestre baixa é uma verdadeira sucata, cheio de milhões de fragmentos gerados por humanos. São satélites extintos, partes de foguetes e até pedaços de naves espaciais, assim como material que se desintegra com o passar dos anos dos satélites.

Atualmente, é possível vigiar 34 mil objetos maiores que 10 centímetros a flutuar na órbita, mas qualquer coisa menor é basicamente invisível para os equipamentos que “olham” o Espaço em volta do planeta.

Estamos a lidar com detritos espaciais que medem alguns milímetros de diâmetro. Contudo, por menores que sejam, podem acarretar danos devido às intensas velocidades envolvidas — que chegam a 10 km por segundo.

Imagem do buraco causado por detritos no braço da Estação Espacial Internacional

O buraco no Canadarm2 foi detetado durante as inspeções de rotina do dispositivo realizadas no dia 12 de maio. Especialistas da CSA e da NASA analisaram imagens detalhadas para determinar a extensão dos danos. Segundo eles, o buraco, com um diâmetro estimado de um 6 mm, está localizado num dos segmentos da lança do braço.

Apesar do impacto, os resultados da análise indicam que o desempenho do braço permanece inalterado. O dano é limitado a uma pequena seção da lança do braço e manta térmica.

Afirmou a CSA.

Assim, os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional continuarão a usar o Canadarm2.

 

Leia também:

Estação Espacial Internacional ativa manobra de emergência para escapar à colisão com detritos

 

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LA
    LA

    E cada vez vai ser pior. Qualquer dia nem conseguimos ir ao espaço com tanto lixo espacial que órbita, a terra.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      O síndrome Kessler é um cenário cada vez mais próximo de acontecer, infelizmente.

  2. Avatar de Filipe
    Filipe

    “se atingisse mais do que a MANGA protetora” 🙂

    Abc

  3. Avatar de scp
    scp

    É possível limpar o espaço de detritos?

    Se calhar era mais fácil instalar uma base lunar e uma marciana e deixar de ter uma estação em órbita.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Existem diversos conceitos de satélites que apanham os detritos com redes, usam ímanes ou lasers para vaporizar o lixo, mas acho que ainda nenhum foi lançado.

      1. Avatar de Blox
        Blox

        Com laser? Só pode ser conceito mesmo. Penso que a melhor forma é utilizar o mesmo método que usaram para captar a poeira do cometa Wild 2, ou seja, com aerogel.

  4. Avatar de Blox
    Blox

    E com o lixo que o Elon continua a enviar vai ser ainda pior. Qualquer dia vai ser impossível enviar o quer que seja para a órbita ou para exploração do Universo.
    É urgente os Países que enviam foguetes e satélites se juntarem e tentarem encontrar uma solução para resolver esta gravíssima questão.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Treta. Todos os satélites Starlink possuem capacidade de sair de órbita, tal como os satélites modernos. O grande problema são os satélites governamentais de diversos países, que estão-se nas tintas ou nem querem que os satélites entrem na atmosfera com receio de que algum pedaço fique intacto e algum inimigo consiga recuperar.

      1. Avatar de Blox
        Blox

        Alguém anda a ver muitos filmes e teorias de conspiração no YT…

  5. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    parece maior que 6mm

    1. Avatar de Pedro Torres
      Pedro Torres

      Eu ia dizer o mesmo….os 6mm devem ser na realidade 6cm, pois a imagem não parece estar extraordinariamente ampliada.

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Quer-me parecer que a foto é do orifício de saída do objecto, pelo que é normal ter dimensões superiores.

  6. Avatar de António Martins
    António Martins

    “Assim, os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional continuarão a usar o Canadarm2.” reparações para que?

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Uma saída espacial acarreta sempre riscos. Se se puder evitar, para quê sair?

  7. Avatar de jaquim
    jaquim

    Imaginem se atingia uma janela da estação espacial, não estão isentos disso…