Levou a vacina da Moderna? Provavelmente vai ter de tomar a 3.ª dose

111 Comentários

Foi-lhe administrada a vacina da Moderna? A vacinação é a atual arma contra a pandemia por COVID-19. Nos últimos tempos muitos se tem falado numa dose de reforço para as várias vacinas.

Hoje, a Moderna, admitiu que será necessária uma terceira dose da vacina ainda este ano.

Levou a vacina da Moderna? Provavelmente vai ter de tomar a 3ªdose


Terceira dose da Moderna potenciou os níveis de anticorpos neutralizadores do SARS-CoV-2

A empresa biotecnológica norte-americana Moderna admitiu esta quinta-feira que será necessária uma terceira dose da sua vacina contra a COVID-19 antes do fim do ano. Tal posição acontece devido ao esperado aumento de contágios causado pela variante Delta do novo coronavírus.

De acordo com a farmacêutica…

Cremos que um reforço será provavelmente necessário este outono, particularmente devido à Delta.

De referir que na passada quarta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um pedido no sentido de adiarem terceiras doses, pelo menos até ao fim de setembro. Tal pedido foi feito com o objetivo de os países mais pobres poderem ter vacinas para imunizar a sua população.

A vacina da Moderna contra a COVID-19 é administrada em duas doses intervaladas. Atualmente,  a farmacêutica tem em estudo uma terceira dose de reforço, que foi dada, na quantidade de 50 microgramas, a um grupo de pessoas seis meses depois de terem recebido a segunda dose.

Levou a vacina da Moderna? Provavelmente vai ter de tomar a 3ªdose

De acordo com os dados revelados, a terceira dose potenciou os níveis de anticorpos neutralizadores do SARS-CoV-2, que “tinham diminuído de forma significativa” passados seis meses, antes do reforço. Além disso, superou a eficácia obtida no ensaio clínico original da vacina, em diferentes faixas etárias, especialmente em maiores de 65 anos. Estão agora a ser aguardados resultados para uma dosagem de 100 microgramas.

De relembrar que as vacinas previnem a doença grave e a morte, mas não evitam a infeção nem a transmissão do vírus. Nesse sentido, os especialistas alertam que as pessoas devem continuar a usar máscara, manter o distanciamento mínimo e lavar com frequência as mãos.

 

Comentários

111

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Imf
    Imf

    Ja tinham dito isto da pfizer, e ate agora……

    1. Avatar de SP
      SP

      Moderna diz que uma terceira injeção de reforço “provavelmente será necessária”, de acordo com o New York Times.

    2. Avatar de Honorato
      Honorato

      Isto vai ser como a da gripe vamos tomar todos os anos mais uma dose

      1. Avatar de cross
        cross

        tirando de que a da gripe não é necessária para vivermos o nosso dia-a-dia e ususfruir de espaços e eventos.
        Portanto, nada a haver.

      2. Avatar de Pe@ce
        1. Avatar de sergio
          sergio

          Depois qualquer dia inventam uma quarta dose!!!

  2. Avatar de A.F.
    A.F.

    Pedro Pinto, não desfazendo da tua pessoa nem do teu profissionalismo que nada tenho contra, mas onde está “A vacinação é a atual arma contra a pandemia por COVID-19.” , para mim e isto é uma opinião, faria mais sentido da seguinte forma no meu entender, “A vacinação é de momento a actual arma com a probabilidade de ajudar a erradicar a pandemia por COVID-19.”
    Vamos transmitir a mensagem que a vacinação ajuda mas pode não ser 100% eficaz.
    Com isto não criamos falsas esperanças e estamos precavidos para continuar com o uso dos outros meios de contenção.

    1. Avatar de Vítor M.

      Certo, mas não deixa de ser a atual arma contra a pandemia. Ele não diz que é 100% eficaz, mas os laboratórios dizem que a vacina, nas duas tomas, têm uma eficácias acima dos 90% (algumas 95%). Mas não é 100%, isso é certo. Mas pior é não tomar. Aliás, só depois de se começar a vacinar é que os casos começaram a diminuir, assim como as mortes. Não há outros meios eficazes, a vacinação é a única forma de combater esta doença, pelo menos para já. Acredita-se que em breve poderão aparecer outro tipo de fármacos, mas para já, apenas existem as vacinas.

      1. Avatar de lk
        lk

        há médicos especialistas na área de virologia que não vêem com bons olhos a vacinação em massa durante uma pandemia. Ou seja, vacinar sim, massivamente não!

    2. Avatar de Pedro Pinto

      A.F. Penso que nem ha nenhuma vacina 100% eficaz (que e corrijam se estiver errado). A vacina previne da doença grave.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Previne mas não se sabe até que ponto. Os números de Junho e Julho 2021 são identicoas aos de 2020 e isto com muita da população vacinada.

        1. Avatar de Vítor M.

          Em casos graves, internamentos e mortes? Não, verdade?

        2. Avatar de Iven Ribeiro
          Iven Ribeiro

          Isso é uma falácia. Compara os números do atual surto aos números dos surtos anteriores a este. Muito menos internamentos e mortes.
          O ano passado nesta altura estavamos a beneficiar das medidas altamente restritivas de março, abril e maio de 2020, que nunca mais se repetiram.

        3. Avatar de Bruno Mota
          Bruno Mota

          É sabido desde ontem que, e segundo as farmacêuticas, que as vacinas têm uma taxa de proteção anti contágio de 34% contrariamente aos 95% inicialmente anúnciados.
          Isto foi comunicado ontem pela OMS, farmacêuticas e pelos EUA.

          1. Avatar de Daniel Sousa
            Daniel Sousa

            A questão não está no contágio, está no desenvolvimento ou não de doença grave. Há uma grande probabilidade de todos acabarmos por levar com o vírus. A questão é ter controlo nos sintomas.

      2. Avatar de A.F.
        A.F.

        Certo o que afirmam, mas infelizmente temos pessoas que acham que a toma de 2 doses ficam automaticamente imunizadas contra o vírus, levando-as a deixar de cumprir com as restantes regras e barreiras iniciais, e criam a hipótese de espalhar o veneno (COVID-19). Nesse sentido disse o que disse acima.
        Contudo obrigado por expressarem a vossa opinião.

        1. Avatar de Daniel Sousa
          Daniel Sousa

          Há uma falsa sensação de segurança. Contudo, vacinadas estão realmente mais seguras. Há estudos que sugerem que uma dose da Pfizer, confere uma probabilidade boa no que concerne ao evitamento de doença grave.
          A informação não tem chegado com tanta eficácia às pessoas. Os nossos governantes e as próprias pessoas estão muito cansadas de dizer e ouvir a mesma coisa.

  3. Avatar de Shout
    Shout

    Qual é o problema?….há mais de 15 anos que levo a vacina da gripe todos os anos…e não me tem feito mal nenhum. Eu que tenho um trabalho que me obriga a andar ao frio e à chuva, desde que passei a levar a vacina da gripe todos os anos, de ano para ano noto que os efeitos da gripe são ligeiros, nada do que acontecia antes, era cama durante uns dois ou três dias.
    Com o Covid vai ser igual….vacina todos os anos, não percebo é qual é o problema disso.
    Quem quiser levar leva…quem não quiser não leva, eu por mim se tomo a vacina faço-o por consideração a quem não a quer levar…. tenho uma grande probabilidade de evitar ocupar uma cama das UCI para que ela possa estar liberta para aqueles que não se quiserem vacinar 😉

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Nunca levei, nunca tive gripe. A vacina da gripe é para quem necessita, mas parece que muita gente passou a levar só porque sim.

      Para o covid deveria ser igual, a esmagadora maioria da população não necessita de ser vacinada para covid-19.

      1. Avatar de Vítor M.

        Não é verdade. Não se sabe os danos a curto e médio prazo, e os dados que existem dizem que os casos com gravidade, 3 meses depois voltam a ter problemas. Sem a vacina as pessoas que não ficam doentes são super transmissoras e infetam as outras que precisam. Todas as pessoas precisam da vacina. Inclusive as que já tiveram a doença.

          1. Avatar de Iven Ribeiro
            Iven Ribeiro

            Só está a dizer que se tem de melhorar os desenhos de estudo para COVID-19 grave, não está a dizer que não é eficaz. Aliás, basta trabalhar no meio para perceber que é MUITO eficaz em prevenir doença grave.
            Além disso, não ligues muito a editoriais e comentários. Mesmo numa Lancet, não passam de opiniões. Podem ser de especialistas claro (e melhores que a nossa por esse argumento), mas não deixam de ser opiniões.

        1. Avatar de Bruno Mota
          Bruno Mota

          Vitór, assista a este vídeo na sua totalidade e tire as suas próprias conclusões.

          https://www.bitchute.com/video/GXBueJC89jdZ/

        2. Avatar de meister
          meister

          @ Vitor M.
          ” Sem a vacina as pessoas que não ficam doentes são super transmissoras e infetam as outras que precisam.”

          Não podes afirmar isto… ou melhor podes afirmar, embora não me pareça correto.

          Pelo que tenho lido nem a comunidade cientifica sabe ao certo.
          https://theblindspot.pt/2021/03/06/qual-e-afinal-o-papel-dos-assintomaticos-historia-e-evidencias/

          No entanto ao que sabemos a data de hoje e que todos podemos ser transmissoras, vacinados e não vacinados.

          Cumprimntos.

      2. Avatar de Daniel Sousa
        Daniel Sousa

        Como não precisa ser vacinada? As UCI passaram por momentos de terror em todo o mundo, antes da vacinação se iniciar. Nós, neste mundo, não nos podemos dar ao luxo de entupir as UCI só com uma doença. Ainda para mais com uma doença, em que as pessoas fazendo uma vacina, reduzem em grande escala a sua probabilidade de la cair.

      3. Avatar de alex
        alex

        a covid não é a gripe. Em termos comparativos, é como ter uma pneumonia e tuberculose ao mesmo tempo, com os sintomas agudos da pneumonia e as lesões graves permanentes da tuberculose.
        a esmagadora maioria da população DEVE ser vacinada contra a covid, tal como é para um rol de doenças graves como sarampo, varíola, varicela, tétano, ….. que a malta agora não tem porque é vacinada.
        Foi a vacinação, associada a melhor higiene, a principal responsável pelo aumento de esperança média de vida e quebra brutal de mortalidade infantil.

    2. Avatar de Sapp
      Sapp

      Começou bem e desandou. oO vírus não está na chuva nem no frio

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Para muitos a sua gripe nao passa de constipação.

  4. Avatar de SP
    SP

    E em Israel:

    “95% dos pacientes gravemente enfermos são vacinados”.
    “85-90% das hospitalizações são em pessoas totalmente vacinadas.”
    “Estamos abrindo cada vez mais quartos COVID.”
    “A eficácia da vacina está diminuindo, praticamente desaparecendo”.

    https://dai.ly/x836v91

    1. Avatar de Manuel Cruz
      Manuel Cruz

      Convém ter em conta a percentagem de população vacinada, no caso de Israel já era de 80% no final de Abril. Portanto, se existem infectados, é normal que a maioria sejam pessoas vacinadas.

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Tens saber tudo o que se passa em Israel e não só o que te interessa. Eu sei que é mais dificil, mas devias fazer um esforço nesse sentido.

  5. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    Já que não percebo nada de medicina, acho que vou abrir uma fábrica de seringas… sempre dá para todas as variantes/versões

    1. Avatar de A.F.
      A.F.

      Se precisares de um sócio conta comigo, PAULO SILVA.
      Já diz o velho ditado , se não podes com eles junta-te a eles, mas a lucrar.

  6. Avatar de TiGaSPT
    TiGaSPT

    quero ver é quando a J&J vai dizer que é preciso levar uma 2ª dose de reforço ou entao de outra marca

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não tenhas a menor dúvida de que a Janssen e a Astrazeneca vão precisar de dose extra

  7. Avatar de Sapp
    Sapp

    100uG não100g. 100 gramas são perto de 100ml de vacina

    1. Avatar de Pedro Pinto
  8. Avatar de outra vez !!
    outra vez !!

    Nunca levei qualquer vacina da gripe e nunca me gripei, nem sei o que é uma constipação.
    Vou frequentemente ao mar esteja muito ou pouco frio…
    Já sabemos que a vacinação contra o covid só previne doença grave…
    É no momento o que nos resta, amanhã , logo veremos.
    Não devemos esquecer tudo o que aprendemos até hoje e em especial que as máscaras são uma mais valia no combate a propagação da doença, estejam ou não vacinados, mas mais vale estar.

    1. Avatar de Sapp
      Sapp

      Te garanto que você gripou. Você não desenvolveu sintomas o que é diferente

  9. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    https://www.publico.pt/2021/08/05/sociedade/noticia/covid19-surto-127-infectados-morto-misericordia-proencaanova-1973163

    Covid-19: surto com 127 infectados e um morto na Misericórdia de Proença-a-Nova
    Todos os utentes e funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova têm a vacinação contra a covid-19 completa.

    1. Avatar de Daniel Sousa
      Daniel Sousa

      Que cansaço. Tem que esperar pela notícia de quantos vão parar às UCI, ou quantos vão morrer. De seguida vai analisar quantos morreram sem estar vacinados. Pode controlar as comorbilidades, o sexo e a idade. Depois vai perceber que a vacina atenuou tudo.

    2. Avatar de Manuel Cruz
      Manuel Cruz

      Sim, e então? Alguém disse que a vacina evitava ser infectado? Agora é vêr quantos foram hospitalizados.

    3. Avatar de alex
      alex

      127 infetados, a maioria idosos, 1 morto.
      Se não estivessem vacinados, estaríamos perante 50-60 mortos, como acontecia no início da pandemia.

  10. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    1. Se fica doente depois da primeira é porque lhe faltava a segunda.
    2. Se fica doente depois da segunda é porque não tinham passado 21 dias.
    3. Se fica doente depois de 21 dias é porque “a injeção é para que não seja grave”
    4. Se for grave é porque ” a injeção é para que não morra”.
    5. Se morrer ” nenhuma injeção é 100% segura. .. é culpa dos assintomáticos que não se querem injetar. “

    1. Avatar de SP
      SP

      @Joaquim Sobreiro

      São essas ideias e tantas outras, e outras que se vão inventar. Dê por onde der a culpa é dos não vacinados. Há muito tempo que se percebeu o que está a acontecer, só não vê quem não quer. Com a taxa de sobrevivência que o vírus apresenta anda tudo armado em maricas, mascarados e enclausurados. Pode se morrer de tudo em Portugal, menos de covid, é proibido. D. Afonso Henriques dá voltas no túmulo com tanta mariquice. Andou ele a guerrear para isto.

    2. Avatar de Antonio
      Antonio

      Exato.
      A comunicação social alinha por esses pontos. São essas desculpas todos os dias.

    3. Avatar de Antonio
      Antonio

      Há um ano atrás, um passaporte Covid era teoria da conspiração, agora realidade. Hoje há teorias, amanhã serão novamente realidade.
      Para mim, resume-se tudo a duas coisas: controle dos cidadãos e dinheiro. O resto é tudo uma cortina de fumo.

    4. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Você resumiu muito correctamente toda esta situação ridícula. Concordo plenamente consigo.

  11. Avatar de Sapp
    Sapp

    OK pessoal, tenho uma dúvida legítima é se tiverem resposta eu agradeço.
    facto conhecido:
    1 uma pessoa não vacinada que seja contaminada e logo se recupera adquire imunidade por algum tempo.
    2 uma pessoa vacinada pode ser contaminada mesmo sem desenvolver sintomas e transmitir o vírus.
    3 a vacina perde eficácia ao longo de um período de tempo ainda não conhecido de todo.

    Pergunta: uma pessoa vacinada que seja infectada pelo vírus tem a imunidade reforçada ou reposta aos valores pós vacinação ou até superior já que a vacina não é 100% eficaz?

    1. Avatar de Sapp
      Sapp

      No 2 não ficou claro. Eu quiz dizer que mesmo sem sintomas a pessoa pode transmitir o vírus

  12. Avatar de Sapp
    Sapp

    Eu fiz esta pergunta hoje por email ao ministério da saúde. Ainda aguardo resposta

    1. Avatar de Infinity
      Infinity

      Podes esperar sentado

    2. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Sapp, vá esperando sentado. Toda esta situação é ridícula e falsa. As versões mudam a cada momento para a mesma situação só no sentido de justificarem a tomada das vacinas e as medidas sanitárias.

  13. Avatar de DataSmurf
    DataSmurf

    Ah e tal os vacinados podem ser infectados mas é muito raro
    COVID-19: PORTUGAL TEM 53 SURTOS ATIVOS EM LARES DE IDOSOS

    Parece um déja vu.
    O Outono e Inverno vão ser animados.

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Em Israel a percentagem de infectados hospitalizados e considerados casos graves que tinham sido vacinados é de 95%

      1. Avatar de Daniel Sousa
        Daniel Sousa

        O que está a dizer é que em a Israel, 95% dos casos graves de covid são pessoas totalmente vacinadas?

        1. Avatar de Bruno Mota
          Bruno Mota

          Sim Daniel.

          1. Avatar de Daniel Sousa
            Daniel Sousa

            Gostaria que me desse um link que comprovasse o que refere porque é altamente improvável. No fundo o que está a dizer é que a vacina faz mal. É pior fazer a vacina que não fazer.
            As notícias sobre Israel são estás:
            Pfizer and BioNTech’s Covid-19 vaccine is just 39% effective in Israel where the delta variant is the dominant strain, according to a new report from the country’s Health Ministry.
            The two-dose vaccine still works very well in preventing people from getting seriously sick, demonstrating 88% effectiveness against hospitalization and 91% effectiveness against severe illness, according to the Israeli data

          2. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Daniel, vá a Worldometer e filtre por país. Os gráficos e os dados estão lá.

          3. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            @Daniel Sousa o @Bruno Mota diz para se consultar os gráficos e os dados (e bem) mas, pelos vistos, o próprio não foi ver ou não sabe interpretar

      2. Avatar de Pedro Pinheiro
        Pedro Pinheiro

        https: //visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2021-07-20-covid-19-de-onde-vem-a-obsessao-dos-negacionistas-por-israel/

  14. Avatar de SP
    SP

    @Daniel Sousa

    Vídeo https://dai.ly/x836v91

    “95% dos pacientes gravemente enfermos são vacinados”.
    “85-90% das hospitalizações são em pessoas totalmente vacinadas.”
    “Estamos abrindo cada vez mais quartos COVID.”
    “A eficácia da vacina está diminuindo, praticamente desaparecendo”.

    1. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Outra vez esse video? Isso dá alguma credibilidade? Acham-se tão espertos e baseiam-se em videos que nem se sabe quem é que está a ser entrevistado e com legendas que nem sabemos de facto se são verdadeiros pois não percebemos o que estão a dizer?

      Que tal irem verificar dados oficiais como, por exemplo, estas das hospitalizações e verificar Israel:
      https://ourworldindata.org/covid-hospitalizations

      Isso a ser verdade espera-se que as hospitalizações subam em flecha já que quase todos os vacinados estão gravemente doentes. Spoiler alert: NÃO, as hospitalizações estão abaixo das 500 há meses

      Santa paciência!

      1. Avatar de SP
        SP

        @nuno teixeira

        Se duvidas procura outra fonte em que diz exatamente o mesmo. Quanto ao resto, é a tua narrativa. Acredita no que quiseres.

        1. Avatar de Nuno Teixeira
          Nuno Teixeira

          Não preciso de procurar outra fonte. Se os dados oficiais desmentem essa ‘notícia’, logo isso é MENTIRA

          1. Avatar de SP
            SP

            Tudo bem , és livre de seguir a tua lógica e a tua realidade… Essa dos dados oficiais tem muito que se lhe diga…
            A verdade vem sempre ao de cima.

          2. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            Sim, eu para saber a verdade, vou passar a ouvir os teus conselhos

        2. Avatar de Nuno Teixeira
          Nuno Teixeira

          E outra coisa básica. Em Israel, os adultos estão praticamente todos vacinados, por isso, é normal que apareçam infectados que já estão vacinados. O que é possível porque, como já se sabe, as vacinas não são 100% eficazes.

          Vai dizer que quando todos estiverem vacinados a culpa é da vacina por haver hospitalizações?

          Deixa de ser tão tapado e pensa só um pouco e não precisas de ir a outro país. Aqui, em Janeiro, no pico da vaga chegou a haver 300 mortes por dia. E agora 7 meses depois achas que está igual? E porque será? Por ser Agosto?

          1. Avatar de SP
            SP

            Bom, não consegues dialogar sem ser rude ou irónico. Segue a narrativa. Boa sorte.

          2. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            Vens com argumentos da treta e o irónico sou eu?

            Desmente lá os argumentos…

          3. Avatar de Rui
            Rui

            Nuno
            Eles não conseguem desmentir por isso começa por dizer que os outros são rude e de seguida vai começar com as tentativas de ofensas.
            Para eles todos os dados de entidades oficiais são falsos. Apenas eles sabem onde estão os dados “reais”.

      2. Avatar de Daniel Sousa
        Daniel Sousa

        Caro Nuno, acho que já desisti de explicar. As pessoas simplesmente gostam de falar do que não sabem, ou gostam de ter um mundo de liberdade incondicional em que as regras a cumprir são as suas próprias regras. Já sugeri partilharem as suas profissões e know how Tecnico, assim como o estilo de vida anti-capitalista, mas ninguém me dá esses dados. Sabe porquê? Porque é só uma cambada de treteiros.

    2. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      https: //visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2021-07-20-covid-19-de-onde-vem-a-obsessao-dos-negacionistas-por-israel/

      1. Avatar de SP
        SP

        Mais do mesmo dos media. Rótulos de obsessão, negacionista…. Etc… Etc…. Se não é Israel é a Suécia, ou a Bielorrússia, ou Taiwan…. Enfim, nada de novo, media covideira a empurrar a narrativa oficial mundial.

        1. Avatar de Nuno Teixeira
          Nuno Teixeira

          Opá deixa de ser chato! Já que não és tão valente e não tens medo do Covid vai para esses países que mencionas e vai lamber corrimões.

          1. Avatar de SP
            SP

            Já percebi que este espaço é só teu, só a tua opinião é válida.. assim vão os novos tempos. E sim, é possível debater pontos de vista com educação. Experimenta.

          2. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            Eu aceito opinião dos outros mas tem de ter algum nexo. Até agora não vi nada, só vi um video que não me dá credibilidade nenhuma.
            Se puderes dar mais detalhes…

  15. Avatar de A.F.
    A.F.

    De lembrar que as vacinas Covid-19 só têm Autorização Condicional (Artigo 4).
    https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=CELEX%3A32006R0507

    Mais respostas a perguntas pode ver aqui: – Vacinas contra a covid-19: esclareça dúvidas
    https://www.deco.proteste.pt/saude/doencas/noticias/vacinas-contra-covid-19-esclareca-duvidas

    Não pretendo influenciar ninguém se deve ou não tomar a vacina, pretendo que pensem pela vossa cabeça sem serem influenciados por terceiros.

    Não sou contra nem a favor da vacinação, mas sou a favor da liberdade de escolha.

    1. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Outra vez arroz?
      Mais uma vez as vacinas não são obrigatórias e é recomendada no caso Covid por ser altamente transmissível.
      Alguém te obriga a tomar a do HIV ou a da gripe ou da hepatite?

      Deixem-se de tretas e deixem de ter medo de agulhas!

      1. Avatar de A.F.
        A.F.

        Ó “Nuno Teixeira” parece-me que estas com ADN cerebral alterado com essa tua falta de educação.
        Faz comentários construtivos e informativos em vez de estares a mandar postas de pescada que em nada contribuem para esclarecer os Portugueses.

        Escusas de responder porque não te vou dar mais trela. Desejo-te o resto de um Bom Dia.

        1. Avatar de Nuno Teixeira
          Nuno Teixeira

          Onde é que fui mal educado?

          Eu só não percebo porque só se focam no risco da vacinação e parece que ignoram os riscos do Sars-Cov2

          É absurdo discutir segurança das vacinas no século XX! onde há uma rede de entidades, em diferentes países, que verificam a segurança das vacinas que foram testadas em milhares voluntários como nunca tinha sido antes.

          Por isso, deixem-se de tretas e vacinem-se! Isto claro de estiverem num grupo que pode ter reacções graves, como por exemplo: imunodeficiência ou doenças de coagulação.

      2. Avatar de Luís
        Luís

        Não são obrigatórias? Mas tu vives em que mundo??? Se não tomas a vacina começam te a bloquear tudo e mais alguma coisa, perdes direitos e liberdades que só assim por acaso está na constituição que isso tem de prevalecer! Já apareceu algum doença antes (até mais graves) em que se não tomasses a vacina te barravam em todo o lado??

        1. Avatar de A.F.
          A.F.

          Entre granadas e morteiros, que faz o Soldado Milhões? Arrasta as suas botas rotas, encolhe os ombros, aceita ordens, faz profissão de fé e não questiona. Rebelar-se não é coisa que lhe esteja no sangue. É disso que o poder – político, económico ou científico – gosta.

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Eu acho que devem ser todos vacinados, pois assim ficamos todos com o chip instalado para controlo remoto da nossa mente pelos governos manipuladores…enfim…haja paciência.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        E passamos todos a ter 5G
        🙂

  16. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    É permitido a uma empresa privada exigir dados de saúde de seus clientes, cuja privacidade esteja protegida por inúmeras disposições legais?
    É permitido discriminar os seus clientes com base nessas informações privadas e exigir que tenham sido submetidos a um procedimento médico não previsto por nenhuma lei?
    Mas, acima de tudo, é admissível que o Estado pressione as empresas a aplicarem esse tipo de discriminação que viola a privacidade e a legalidade?
    Alguém acredita que é legítimo discriminar as pessoas por não se submeterem a um procedimento médico não aprovado, cuja composição, resultados e efeitos de longo prazo são desconhecidos, tratamento que não previne o contágio, que já foi registado no mundo por efeitos adversos, tratamento pelo qual o laboratório fabricante não assume a responsabilidade e o Estado não só não concede garantias como também as reduz, exigindo a renúncia de exigi-lo internacionalmente antes de receber a vacina.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      É admissível estrangular a economia até onde ? É admissível um numero de insolvências, numero de desempregados, numero de pobres, número do déficit, numero da divida publica até quanto ???? És capaz de responder ? O que é que é legitimo ? O bem comum ou o egoísmo ?

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        Mas por dinheiros publicos na TAP e Novo Banco já não há problemas para dar cabo da economia pois não?

    2. Avatar de SP
      SP

      Criou se o código de Nuremberg para impedir terapias experimentais em humanos, incrivelmente é o que está a ser feito com a agravante de ser a nível mundial. E a grande maioria dos vários intervenientes que detêm o poder, afirmam veemente que as injeções são seguras. Aqui á gato, é seguir o rasto do dinheiro.

      1. Avatar de Nuno Teixeira
        Nuno Teixeira

        E lá continuas tu com essas narrativas toscas de Nuremberga e domínio do Mundo pelos Iluminati. Isto aqui não cola, meu amigo, não estás no WhatsApp.
        Ainda estou à espera que desmintas os meus argumentos com dados numas threads mais acima.

        1. Avatar de SP
          SP

          Já te respondi, não vou perder mais tempo contigo. Boa sorte.

          1. Avatar de Nuno Teixeira
            Nuno Teixeira

            É simples. não perdes mais tempo porque não tens argumentos. Preferes gastar o tempo em espalhar essas teorias da conspiração absurdas. Passa bem, então…

  17. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    @SP, respeito a sua opinião embora não concorde com ela.
    Gostaria só que me explica-se o porquê das suas fontes são 100% verídicas, e todas as outras são ” Rótulos de obsessão, negacionista”.
    Qual é o critério que aplica para distinguir o que é verdade e mentira?
    Obrigado e bom fim de semana

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Melhor esperar sentado!
      🙂

    2. Avatar de SP
      SP

      @B@rão Vermelho

      Em tempos de guerra de desinformação, Fake News, cada indivíduo deve desligar a televisão e fazer a sua própria investigação. Se se limitam a seguir o que ouvem ficam condicionados na percepção da realidade. Se só investigam em canais de mainstream ou as ditas “fontes oficiais”, sigam o rasto do dinheiro. Tudo é movido por dinheiro. Ninguém está interessado em salvar a humanidade, pensar assim é no mínimo inocente. Se a grande maioria da população não se questiona porque se injecta massivamente à escala mundial por causa de uma doença com taxa de sobrevivência altíssima, já existe grande condicionalismo mental da maioria das massas. Outros estão fora deste controle, pensam diferente, e por isso são rotulados. A história deve ser lembrada para que não se repita, mas basta mudar uns aspectos da narrativa para encapuzar o rebanho.
      “A tolerância chegará a tal ponto que as pessoas inteligentes serão impedidas de fazer qualquer reflexão para não ofender os imbecis”
      Fiquem bem.
      Bom fim de semana.

      1. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Boa resposta SP, e pena que muitos nao consigam pensar fora da box. Eu tambem sou da mesma opiniao, eles acham que e so na televisao que andam a mentir e a manipular as massas, pensaram em tudo ao pormenor, nos sites de noticias e a mesma coisa, mesma informacao, mesmas conclusoes, mesmos estudos, e claro que isso condiciona o pensamento das pessoas de quem le essas informacoes. A prova disso e o que se ve por aqui muitos caramelos a repetir como papagaios essa informacao.. Experimentem escrever no google “covid farsa” e vejam se aparece por defeito essa frase. Nao. Mas se escreverem outra coisa sobre covid aparecem outras opcoes. Andam a dar os sites certos para as pessoas os lerem e assim ficarem com a mesma ideia sobre o assunto.

        1. Avatar de Nuno Teixeira
          Nuno Teixeira

          «Um dos maiores problemas do mundo hoje é que temos grandes grupos de pessoas que aceitam tudo o que ouvem, apenas porque isso é adequado à sua visão de mundo – não porque seja realmente verdade ou porque elas têm evidências para se apoiar.
          O mais impressionante é que não seria preciso muito esforço para estabelecer validade na maioria desses casos … Mas as pessoas preferem não pesquisar. »

          Neil deGrasse Tyson

  18. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    espero que o Nobel da medicina esteja errado senão a vacinação em massa só vai acelerar mutações

    1. Avatar de A.F.
      A.F.

      Eça de Queirós
      “Não tenho medo de pensar diferente dos outros, tenho medo de pensar igual e descobrir que todos estão errados.”

      Este é o meu maior dilema.

      1. Avatar de Daniel Sousa
        Daniel Sousa

        Com uma pequena alteração. Os outros já são 70% em Portugal. Isso significa que os outros são a normalidade e os não outros são os que não representam a normalidade, são a chamada anomalia.
        Que sorte que têm em serem uns iluminados, umas pessoas mais iluminadas, enquanto os outros são burros, os outros 7 milhões.
        Também gostava de ser um iluminado. Mas como não sou, e portanto sou um dos burros da Normalidade, confio na ciência e fiz a minha vacina. Agora estou perdido, já não vou para o céu. Estou lixado. Quem me dera ter nascido iluminado.

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Mas o Nobel da medicina é um iluminado ou foi com base na ciência que falou

  19. Avatar de LG
    LG

    Por acaso recebi a Moderna. Se tiver que levar 3, 4 ou 5 por ano estou me nas tintas. Quero voltar à vida normal

  20. Avatar de Shout
    Shout

    É uma pandemia?…certo, julgo que não há dúvidas disso.
    Numa pandemia ou estás doente agora, ou mais tarde vais estar.
    Estando doente, não havendo medicamento para a cura, importa a “lotaria genética”…ou desenvolves doença grave ou não desenvolves, se desenvolveres doença grave e considerando ainda essa “lotaria genética” ou é fatal ou não é.
    Como todas as vacinas, (vejam por exemplo a vacina da varicela que continua a ser uma doença ocorrente mas com pouca gravidade) esta também só pretende pender a lotaria genética para o teu lado e evitar que apanhes doença grave que pode ser potencialmente fatal.
    Se esta tem uma dose de eficiência grande? tem a que é possível no conhecimento atual.
    Se alguem pensou que seria uma vacina de dose única? dificilmente seria, com as variantes que já se detetou.
    Deves tomar?….não sendo obrigatória isso só depende de ti, mas tenho a certeza que quem tomou a decisão de não tomar também é pessoa para assumir frontalmente essa decisão e enfrentar as possíveis consequências.
    Para já as consequências públicas são aquelas que já são referenciadas nas normas da DGS; a nível particular, se quem decidiu não tomar a vacina fez-lo de livre vontade e consciente, qualquer outra pessoa é também livre de decidir se deve ou não promover ou aceitar a convivência com aquelas pessoas que sabem que decidiram não ser vacinadas.
    Somos todos adultos, e todos sabem de certeza assumir as consequências dos seus atos em função das regras em vigor….podem ser contra as regras, mas ser contra as consequências que essas regras implicam nas suas decisões, isso já será mais dificil.

  21. Avatar de sergio
    sergio

    Isso de : “Provavelmente vai levar a terceira dose”, dizem o mesmo da Pfizer. Isso são as indústrias farmacêuticas a tentar lucrar mais uns milhões. Possivelmente nem será realizado em Portugal. Vários especialistas (incluindo o Infarmed) dizem que não há evidências científicas que uma 3ª dose seja necessária.

  22. Avatar de sergio
    sergio

    Há gente idiota a comparar com a vacina da gripe!? Nem tem comparação!
    A vacina da gripe existe há anos e foi bem estudada (efeitos secundários quase nulos), as da COVID não é bem assim.
    Além disso a da gripe tomas 1 dose por ano, e estas da COVID querem enfiar-nos nas veias 3 doses por ano.

  23. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Não me ofendo quando constantemente sou assediado para a toma da vacina. Desde que me permitam e não me descriminem ter opinião diferente.
    A ideia que é necessário que eu tome a vacina para que eles não se infetem não será uma aberração?
    Será apenas porque se preocupem que eu seja ingressado com sintomas graves e morra? Sei que não, porque já aqui foi expresso que esse seria o seu desejo.

    1. Avatar de Sardinha Enlatada
      Sardinha Enlatada

      Eu li isso tudo ate ao fim e gostaria de saber educadamente a esse pessoal que apoia as vacinas, se acham que quem escreveu esse artigo e se deu ao trabalho de informar as pessoas, se tambem e invencao ? E se for com que objectivo se dariam a esse trabalho de informar as pessoas e passar mentiras ? Deviam comecar a ponderar sobre as vacinas, nao admira que queiram impingir novas doses, para fortalecer ainda mais essa proteina spike no organismo. Este tipo de discussoes sobre as vacinas nunca aparecem na comunicacao social. Porque sera.

  24. Avatar de Daniel Sousa
    Daniel Sousa

    Não posso falar pelos outros, mas não o discriminaria se o seu motivo for medo de colocar dentro de si um produto do qual não se sente seguro. Contudo recomendaria consultar ajuda para controlar esse medo.
    Se for por questões políticas e ou filosóficas, ideologias, para mim já é mais difícil aceitar. Por um motivo simples. Há uma necessidade muito grande de não entupir os hospitais com doentes covid. Isso rouba a vida a muita gente. Escolher não fazer a vacina só por uma questão ideológica é não proteger os outros. Primeiro porque alguém vai ter que levar a vacina, só porque o primeiro não quer. Segundo porque por azar também pode ir para o hospital quem tiver optado não fazer a vacina, dado que é um dado adquirido que a vacina diminui o número de internamentos. Recursos estes que são precisos para os avcs, os enfartes, os acidentados e mais uma lista sem fim. Portanto se o seu problema for também ele uma incapacidade emocional, como o medo, da minha parte é para ser respeitado. Se o motivo forem ideologias filosóficas, nesse caso já tenho mais dificuldades em aceitar, dado que penso logo que quem não quer ser vacinado só está a ser individualista, nada mais, e esse individualismo paga-se caro. A não ser que vivamos numa sociedade de pessoas altruístas, como Portugal. Já temos 70% assegurados, isso já da margem aos anti-vacina ideológicos para que todos possamos viver melhor. Contudo, se todos fôssemos anti-vacina, individualistas ideológicos apenas, isto continuaria um caos. Como é óbvio eu também preferia não ter que fazer nenhuma vacina, mas fiz, porque é preciso.