É hoje! Saiba tudo acerca do lançamento do Falcon Heavy

47 Comentários

Elon Musk criou a SpaceX em 2002 com o objetivo de revolucionar a tecnologia Espacial e, principalmente, permitir que o ser humano se torne numa espécie multiplanetária. Apesar de no início ter existido uma série de contratempos no que diz respeito aos lançamentos, a empresa de Musk é agora uma das maiores do ramo Espacial a nível mundial e espera-se que este ano seja responsável por cerca de 50% das missões realizadas.

Hoje é o dia pelo qual temos esperado ansiosamente: A SpaceX irá efetuar o primeiro lançamento de sempre do Falcon Heavy e nós estaremos a acompanhar tudo!

falcon


Um dia histórico para a SpaceX

Durante quase 16 anos a tentar mover os limites da raça humana para a frente, nem sempre as coisas correram como planeado. Foram muitas adversidades que tiveram que ser ultrapassadas pela equipa da SpaceX.

Com 3 aterragens do Falcon 9 falhadas e depois de garantir que ao fim de 3 falhanços acabava com a empresa, Elon Musk foi capaz de juntar dinheiro para um quarto lançamento que correu bem e que garantiu à SpaceX um contrato multimilionário com a NASA.

Aproximadamente 7 anos depois de Elon Musk ter anunciado que a empresa estava a desenvolver um foguetão chamado Falcon Heavy, este veículo Espacial está finalmente pronto e será lançado hoje às 18h30 (horário de Portugal continental) a partir da plataforma de lançamento 39A do Kennedy Space Center, localizado em Cape Canaveral, na Florida.

Esta é uma plataforma de lançamento histórica, tendo sido utilizada para o lançamento da missão Apollo 11 para a Lua.


Falcon Heavy: O foguetão mais poderoso do Mundo

O Falcon Heavy (heavy = pesado) é o mais avançado e poderoso foguetão operacional construído pelo Homem. Tem cerca de 70 metros de altura e pesa quase 1.5 milhões de quilos sem carga.

Este veículo Espacial consiste em três boosters de Falcon 9 juntos, o que lhe atribui imensa força de lançamento. Além disso, dado que cada booster Falcon 9 possuí 9 motores Merlin principais, no total existem 27 motores que, com toda a sua força, irão mandar o Falcon Heavy até ao espaço.

falcon

Com tudo isto, o Falcon Heavy é capaz de transportar cerca de 63 mil quilogramas de carga até à orbita da Terra.

Depois da separação dos boosters, os dois boosters laterais deverão aterrar nas zonas de aterragem 1 e 2 da SpaceX em Cape Canaveral. O booster central do Falcon Heavy deverá aterrar na plataforma de aterragem chamada “Of course I still love you” que se encontra no Oceano Atlântico.

falcon


Muita coisa pode correr mal…

Em várias ocasiões, Elon Musk avisou que existe muita coisa que pode correr mal no lançamento do Falcon Heavy. A primeira vez que isso aconteceu foi numa conferência em Washington D.C.

Existe muita coisa que pode correr mal. De qualquer das formas será bastante excitante de certeza.

Uma enorme adrenalina deste lançamento está certamente assegurada. Das duas uma: ou o lançamento corre na perfeição e assistimos a um magnífico momento na história da humanidade ou assistimos a uma “magnífica” explosão.

De acordo com Elon Musk, o Falcon Heavy tornou-se num projeto muito mais difícil de concretizar do que aquilo que inicialmente era esperado. Apesar de consistir em três boosters de Falcon 9, com o Falcon Heavy tudo muda. A pressão exercida no veículo muda drasticamente, levantando problemas relacionados com a vibração. Além disso, toda a aerodinâmica do foguetão muda.

Uma das maiores preocupações do CEO da SpaceX é a forma como os boosters se irão comportar estando lado a lado.


Tesla Roadster vai para o Espaço

Acima de tudo, esta é uma missão de demonstração que tem como objetivo verificar se o Falcon Heavy consegue enviar carga para órbita. Qualquer tipo de carga.

Desta vez, Elon Musk conseguiu surpreender, e de que maneira. O CEO da SpaceX vai enviar um Tesla Roadster para o Espaço com um boneco sentado no lugar do condutor e vestido com um fato Espacial da SpaceX.

E esta é, sem dúvida, uma das partes mais excitantes deste lançamento.

https://www.instagram.com/p/BezcvpzAgYI/?hl=pt&taken-by=elonmusk

Elon Musk espera que o seu carro circule numa órbita elíptica à volta do Sol e entre a Terra e Marte, também chamada de órbita de transferência de Hohmann. Assim, esta é uma órbita de baixa energia, ou seja, requer pouca energia para colocar algo em órbita a partir da Terra. E esta decisão faz todo o sentido, dado que é o primeiro lançamento. Isto singnifca que o Tesla Roadster andará a “passear” entre a Terra e Marte, dando voltas ao Sol, durante milhões e milhões de anos.

Enquanto tudo isto acontece, o Roadster deverá tocar a música “Space Oddity” de David Bowie. No porta luvas do carro estará uma cópia do livro “À boleia pela Galáxia” (um dos livros favoritos de Elon Musk), uma toalha e uma placa a dizer “Don’t panic”.

Serão ainda colocadas no carro 3 câmaras que deverão capturar algumas imagens épicas.


Porque é que tudo isto é importante?

É muito provável que a Humanidade não sobreviva mais um século no planeta Terra sem algumas alterações serem efetuadas. Cada vez mais a população do Planeta aumenta, estamos a fazer muito pouco para travar o aquecimento global e o risco de uma catástrofe natural é cada vez maior. O planeta está a mudar e a culpa é nossa.

A única solução passa por espalhar a raça humana pelo Espaço, de modo a que se torne numa espécie multiplanetária. Para isso, precisamos de veículos capazes e de começar a preparar a nossa eventual partida. É óbvio que o futuro do Ser Humano é entre as estrelas.

E é aqui que entra Elon Musk e a SpaceX. Utilizando um foguetão poderoso como o Falcon Heavy, garantimos que somos capazes de transportar grandes quantidades de carga para o Espaço. Além disso, precisamos de ser capazes de reutilizar o hardware (cada foguetão custa milhões de dólares) e de desenvolver ótimas técnicas de aterragem.

falcon

O Falcon Heavy pode ser usado para missões lunares como, por exemplo, envio de carga e habitats. Pode ser utilizado para missões tripuladas para a Lua e para Marte utilizando reabastecimento em órbita. Mas, como diz Elon Musk, o melhor é deixar isso para o programa BFR.

E se o lançamento falhar?

Bem… Caso isso aconteça, Elon Musk e a sua equipa tentarão perceber o que correu mal e tentar novamente. Musk não se deixa vencer facilmente e o falhanço nunca o intimidou. Se este é um objetivo a cumprir, então a SpaceX irá conseguir.

falcon

De qualquer modo, irá certamente manchar a reputação da SpaceX que já é uma referência no que toca a missões Espaciais.

Além do Tesla Roadster que se vai perder…


Onde pode ver o lançamento?

Certamente não vai querer perder o lançamento do Falcon Heavy. Poderá assistir em direto através do vídeo que se encontra abaixo.

Estamos a torcer pelo sucesso da missão!

Boldly go, Falcon Heavy!


Em atualização

Elon Musk acabou agora de confirmar através do seu Twitter (16h de Portugal continental) que não existe nenhum imprevisto e que está tudo apostos para o lançamento do Falcon Heavy.

Novamente através do Twitter (16h e 40min de Portugal continental), Elon Musk partilhou com os seguidores o perfil de voo do Falcon Heavy.

Devido a ventos fortes detetados na parte superior da atmosfera o lançamento do Falcon Heavy foi adiado para as 19h e 20 min (Portugal continental).

Devido à continuação da presença de ventos fortes o lançamento foi adiado para as 20h 45mins (horário de Portugal continental)

A SpaceX utilizou agora o seu Twitter (19h 46mins) para confirmar que o lançamento do Falcon Heavy vai mesmo acontecer daqui a uma hora. O direto do lançamento deverá começar dentro de 40 minutos.

Começou agora mesmo (20h 23mins) o direto do lançamento.


Leia também:

Lançamento do Falcon Heavy da SpaceX foi bem sucedido!

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruh
    Bruh

    Obrigado por lembrare que é hoje. 😀

  2. Avatar de Gabriel Rodrigues
    Gabriel Rodrigues

    “uma tonelada e meia”?

    1. Avatar de Tomás Santiago

      Corrigido! Muito obrigado pelo alerta!

  3. Avatar de LG
    LG

    Obg pplware por relembrar!

    Dúvida: “O Falcon Heavy (heavy = pesado) é o mais avançado e poderoso foguetão alguma vez construído pelo Homem.”

    Saturn V não foi bastante mais poderoso?

    1. Avatar de Tomás Santiago

      Não o Falcon Heavy é ainda mais poderoso.

      Abraço

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Consultando o wikipedia, com todos os erros que ele tem, o payload do Saturn V é maior (140000Kg contra 63 800 do Falcon).

        Alem da wikipedia (que como disse, vale o que vale) pode-se consultar esta referencia:
        https://newatlas.com/falcon-heavy-saturn-v/53090/

        O interessante no falcon heavy relativamente ao Saturn V são os custos operacionais: um lançamento do Saturn V custa cerca de US$1.16 billion, já o falcon US$90 million… ou seja, consegue-se lançar 12 vezes o falcon heavy e fica mais barato que um lançamento do Saturn V.

        Tendo em conta que o Saturn V leva o dobro, ainda assim, o falcon heavy pode levar 6x a carga do Saturn V por menos preço que um na sua capacidade máxima.

        1. Avatar de João
          João

          Aaaahhhhh bem que me parecia que o Saturn V era mais potente.

          Pelo que tinha lido à uns tempos o Falcon Heavy não era o mais potente nem o maior, mas sim o Saturn V.

          O maior “em teoria” irá ser o BFR (Big F*cking Rocket)!

          Julgo ainda que a BlueOrigin tenha planos já para um também maior do que o Falcon Heavy

          Fica a Imagem (já desactualizada, pelos vistos): https://imgur.com/dBmXjke

      2. Avatar de Gabriel Rodrigues
        Gabriel Rodrigues

        O Falcon Heavy é capaz de ser melhor (eficácia/custo) mas não é mais poderoso que o Saturn V.

      3. Avatar de Correia
        Correia

        isso não é verdade. é o mais poderoso da actualidade.

      4. Avatar de Jorge
        Jorge

        É o mais poderoso atuamente em uso mas não é o mais poderoso de sempre. o saturn V tinha o dobro da potencia deste.

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Existe uma grande probabilidade do lançamento ser adiado, mas a ver vamos, se descolar, vamos a assistir a algo diferente, nem que seja uma explosão

  5. Avatar de mrjavali
    mrjavali

    Já temos algum link?

    1. Avatar de Tomás Santiago

      Está o vídeo do direto no artigo. 😀

      1. Avatar de mrjavali
        mrjavali

        Não tinha percebido …Obrigado!!! 😉
        Vamos cruzar os dedos!!! 😀

        1. Avatar de António Fagundes
          António Fagundes

          Infelizmente vai explodir, pouco depois de levantar voo, vamos ter de esperar um pouco mais :\

          1. Avatar de Tomás Santiago

            Pode ser que não! Vamos estar a torcer para que tudo corra bem! 😀

          2. Avatar de TugAzeiteiro
            TugAzeiteiro

            Qual é a chave vencedora do Euromilhoes esta 3f? Rápido para ainda ter tempo de o ir meter… (LOL)

          3. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            I guess you’re wrong

          4. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            Sorry bit you’re wrong!
            Successfull Launch/Test with Tesla, the new uniform for astronauts and the music “Space Oddity” by David Bowie playing in loot at orbit!

  6. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Este maluco tem qualquer coisa de genial mesmo… o carro em órbita é mesmo coisa de miúdos… fantástico!

  7. Avatar de P. Henriques
    P. Henriques

    Segundo o site abaixo o Saturn V é o mais potente de sempre !!
    Atualmente , O Falcon Heavy é o mais potente .
    Podem ver que para o Saturn V a potencia é : 34,020 kN e para o Falcon Heavy é 22,918 kN :
    https://www.universetoday.com/129989/saturn-v-vs-falcon-heavy/

    1. Avatar de David Guerrreiro
      David Guerrreiro

      Errado. Atualmente é o Delta IV Heavy… O Falcon Heavy ainda não descolou. O veículo mais potente em operação é o Delta IV Heavy da ULA

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Pode-se dizer agora que o Falcon Heavy é o mais potente!
        Já descolou 😀

  8. Avatar de mrjavali
    mrjavali

    É a loucura!!! Um já cá canta!

  9. Avatar de PocketMix
    PocketMix

    Que fantochada mais descabida! um Carro na frente do Foguetão? bem que se desintegrava todo! Enfim!

    1. Avatar de GM
      GM

      E não achas que o Elon Musk e respectiva equipa não têm isso pensado? De qualquer modo, no espaço não há atrito, ou pelo menos a existir é mínimo. E até chegar ao espaço após a estratoesfera, o Roadster está protegido pela cápsula, não vai “ao léu”. Já na sua viagem até à orbita de Marte, não digo que não saia deteriorado com os micro-meteoritos. Nessa altura já não tem cápsula, pelo que se vê no video.

  10. Avatar de Nuno
    Nuno

    Podem assistir o lançamento aqui
    http://www.spacex.com/

  11. Avatar de Costa
    Costa

    Boas, no artigo diz que o Live é as 18:30, horas portuguesas, mas no live, diz que (as 18:30) ainda falta 100 minutos

    1. Avatar de Tomás Santiago

      Olá, por acaso na live até diz 20h10mins – 90 mins.

      Estamos a guiar-nos pela informação que vem do twitter e para ja não surgiu mais nada.

  12. Avatar de Costa
    Costa

    Ok… Foi adiado para as 20:10 (horas portuguesas) devido a ventos fortes

  13. Avatar de João da Lua
    João da Lua

    A pessoa constrói o maior foguete de sempre, gasta milhões de dólares, só para mandar um carro para o espaço a vagar solitário ao infinito e alem?
    Não há nenhum propósito neste lançamento?
    É isso mesmo?
    um grande facepalm a todos os envolvidos!

    1. Avatar de Tomás Santiago

      Olá! Este é um lançamento de demonstração. Não pode ser utilizado sem ser experimentado primeiro. E este é o seu primeiro lançamento.

    2. Avatar de João da Lua
      João da Lua

      poderia pelo menos mandar o carro em direção à estrela mais proxima, talvez em alguns mil milhoes de anos, alienigenas iriam encontrar “uma espaçonave com um tripulante fantasma” e buscariam por nós.

    3. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Segundo percebi o objetivo deste lançamento é obter dados para futuros lançamentos. E eu acho que o Elon Musk queria saber o que acontecia a um tesla no espaço. Afinal de contas, se (ou quando) colonizarmos outros planetas, ele vai querer ter lá carros para as pessoas 😀

    4. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Se visses a transmissão eles explicaram, este lançamento é de teste, eles não iam pôr nada valioso porque podia dar para o torto, assim normalmente nos primeiros testes costumam colocar uma carga com peso semelhante ao que pretendem lançar futuramente para ver como é que o foguetão se comporta e se há ajustes a serem feitos.
      O pessoal na SpaceX quis-se divertir e por isso resolveu lançar o carro, não era valioso para eles e dar-lhes a informação que necessitam para futuros lançamentos.

    5. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      O objectivo é o propósito do mesmo. Um Teste!

      E pode-se dizer com segurança que foi/é um teste com sucesso!
      Mais umas correcções (que terão ou não que ser feitas) e está apto para ser comercializado! 😀

      O objectivo principal já foi feito:
      Primeiro testar sem carga
      Segundo, devolver e aterrar os rockets com sucesso.
      Terceiro – Testar com carga e nada melhor que com um Tesla! 😀

      O Objectivo foi cumprido e não tarda estará apto para comercialização!

  14. Avatar de jimmy
    jimmy

    Parece que foi um sucesso!

    1. Avatar de LG
      LG

      E o booster central? O live feed falhou logo durante a aterragem… Há confirmação?

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Deve ter caído no mar.

  15. Avatar de mrjavali
    mrjavali

    Este Lançamento é um dos mais importante para a SpaceX.
    Para perceber este lançamento, ninguém precisa de perceber de foguetões nem nada parecido.
    Temos que perceber de marketing. Lembram-se qual foi o último foguetão que mandaram lá para cima? Qual foi a carga? Não me lembro…

    Agora este, quem manda um filho da pu*a de um carro para o espaço, consegue mandar cargas bem mais valiosas e importantes e sobretudo vai ser recordado para sempre…

    Go spaceX!!

  16. Avatar de Marco
    Marco

    A aterragem na plataforma “Of course we still love you” correu bem? Como sempre perdeu-se o feed na hora H e não sei onde vai aparecer primeiro a notícia (se é que já não apareceu)

    1. Avatar de Tomás Santiago

      Olá Marco! Infelizmente ainda não há informação nenhuma acerca disso. Também estamos ansiosos para saber o que aconteceu. Abraço

      1. Avatar de Marco
        Marco

        https://www.theverge.com/2018/2/6/16971200/spacex-falcon-heavy-launch-success-roadster-orbit-elon-musk

        “Update February 6th, 5:10 PM ET: This post has been updated to reflect that the center core did not land on the autonomous ship as intended.”

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Na mesma, foi um sucesso 🙂 Abraço

  17. Avatar de Joao
    Joao

    Quando é que posso marcar viagem para marte? O google não me dá grande info.

  18. Avatar de André R.
    André R.

    Já repararam no site da Spacex, no LiveStream do fulano a conduzir, a quantidade de satélites que passam por ele? vamos a ver como funciona agora o auto-pilot lá em cima 🙂