INSA: Vacinas da Pfizer e Moderna são menos eficazes contra variante Delta

37 Comentários

De acordo com informações muito recentes, a variante Delta é responsável por 100% das infeções em todas as regiões em Portugal. Estar vacinado contra a COVID-19 não significa que se esteja totalmente protegido. Como sabemos, as vacinas protegem a forma grave da doença COVID-19 e só por isso é uma enorme vantagem.

Um estudo recente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) revela que as vacinas de tecnologia mRNA (Pfizer e Moderna) são menos eficazes a prevenir a infeção pela variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2.

INSA: Vacinas da Pfizer e Moderna são as menos eficazes contra variante Delta


Eficácia das vacinas mRNA é inferior face à variante Delta

Segundo o relatório do INSA, a variante Delta (B.1.617.2) apresenta uma frequência relativa de 100% na semana de 09 a 15 de agosto em todas as regiões, de acordo com os dados apurados até à data.

Relativamente à vacinação, na investigação, que está em pré-publicação e ainda não foi sujeita a revisão por pares científicos, conclui-se que há “probabilidade significativamente superior de infeção pela variante Delta em pessoas vacinadas”, sensivelmente “o dobro do risco de infeção pela variante Alpha“.

Esta tendência na eficácia das vacinas mRNA face à variante predominante em Portugal é igual em pessoas com uma dose ou com as duas doses do esquema completo. Para o estudo, foram analisados cerca de 2.000 casos positivos de infeção.

INSA: Vacinas da Pfizer e Moderna são as menos eficazes contra variante Delta

De acordo com os resultados obtidos, observou-se que os infetados com a variante Delta apresentaram, em média, valores de carga viral mais elevados, o que poderá significar uma maior transmissibilidade”, revela o INSA.

Estima-se que a eficácia do esquema vacinal completo, que era de 70% a 90% para a variante Alpha, desça para 41% a 80% face à Delta. Na situação de uma toma, a eficácia de 55% a 70% face à Alpha passará para entre 24% a 49%, sugerem os resultados do estudo do INSA.

Outro dos resultados principais do estudo indica que as pessoas com duas tomas de vacina têm “menor carga viral e potencialmente menor transmissibilidade do que os indivíduos não vacinados” em relação a ambas as variantes do SARS-CoV-2.

No caso específico da Delta, a transmissibilidade é equivalente quer se tenha apenas uma toma ou ambas.

O estudo foi realizado entre maio e julho deste ano, quando a variante Delta se tornou predominante em Portugal.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Confusão
    Confusão

    Ninguém entre em pânico: dentro de 1 semana ou isso, aparece outro estudo a dizer o contrário. É este um dos problemas: informações contraditórias, opiniões divergentes, comunicação deficiente, e alterações semana-a-a-semana. Quem tem razão? Qual a linha a seguir?

    1. Avatar de LG
      LG

      Não é de admirar. Estudos em temos e demografias diferentes resultam em conclusões opostas como se tem verificado… Mas vá… pelo menos “mais um estudo”….

      A Vox fez um bom resumo do porquê é complicado comparar vacinas. Achei interessante: https://www.youtube.com/watch?v=K3odScka55A&t=64s

      1. Avatar de LG
        LG

        *em tempos e demografias

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Uns dizem que o problema é a ciência querer afirmar-se como verdade absoluta e não admitir o contraditório nem sequer questões, outros dizem que o problema é a ciência admitir erros e contradições e ir mudando à medida que factos são descobertos…

    3. Avatar de enese
      enese

      Retira a parte da opinião, a ciência não quer saber da opinião de ninguém. Depois, desde o início que se sabia que as vacinas seriam menos eficazes ara a variante delta, pois quando elas foram criadas essa variante não existia, e por fim o grande problema da ciência é mesmo a comunicação. Primeiro porque quem escreve noticia não entende nada de ciência, e depois porque quem escreve noticia quer que essa notícia seja lida por isso pegará no assunto e sencionaliozar-lho, fazendo-o parecer algo mais importante do que aquilo que realmente é. Por fim, não é problemático sermos infetados com o vírus, mas sim ter complicações devido ao vírus, é para isso que a vacina foi feita.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    E com 3ª dose?

    1. Avatar de PORTUGAL
      PORTUGAL

      Não se sabe, com a 5° dose talvez. E se nao levares pelo menos 4 doses não vais poder sair a rua para comprar papel higiênico.

    2. Avatar de Indignado
      Indignado

      Ganhas antenas, ficas verde e és alvo de todas as agências governamentais !!!

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Talvez com a sexta dose lol

    4. Avatar de fsrgio
      fsrgio

      Se não estou enganado a 3ª dose esta apenas aprovada para algumas faixas etárias.

    5. Avatar de HOS
      HOS

      Estou á espera das recomendaçoes dos peritos….. ou dos especialistas, sei lá como chamam agora. kakakaka

  3. Avatar de p_t
    p_t

    O título da notícia está incorrecto.
    “INSA: Vacinas da Pfizer e Moderna são as menos eficazes contra variante Delta” .

    Não é “as menos”. O estudo compara a eficácia entre variantes não compara eficácia entre vacinas. Tenham cuidado com o português.!!

    1. Avatar de observador
      observador

      Exacto. Ia agora fazer um comentário para dizer isso mesmo…
      Aparentemente, a INSA não fez qualquer estudo sobre as vacinas não mRNA!

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Já tinha lido esta notícia noutro sítio e fiquei surpreendido com este título. Que se dediquem à tecnologia e deixem estes assuntos de saúde para quem sabe passar a mensagem.

      1. Avatar de CRP
        CRP

        Acabei de ver este video que parece gozo, as informações tem que ser passadas da maneira correta.
        http://www.youtube.com/watch?v=r1wc9AHqaKw

        1. Avatar de A.F.
          A.F.

          Que caladinhos que eles estão!!!
          E a terra é plana?

    3. Avatar de lk
      lk

      nada disso!!
      sobre covid, finanças, licenças digitais ilegais e o CRL eu só leio no melhor blog: o Pipaware

  4. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Quando se trata de ciência e SARS/CoV2, basta ler os comentários aqui para perceber o quão desinformados muitos estão, ou outros que nada percebem e atiram para o ar “coisas” que viram no YouTube ou em páginas do Facebook.
    As vacinas continuam a ser eficazes, mesmo com a variante Delta. Apenas é muito mais perigosa para pessoas com uma idade mais avançada ou que sofram de algum tipo de doença respiratória.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      vejo tanto ignorante de um lado como do outro.. com tanta informação existente acho que somos todos ignorantes

      e então aqueles que dizem que já não precisam de máscara por causa de já terem vacina…

  5. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    covid = virus chines, facismo e controle da pop pela esquerda sociopata ,etc….

    1. Avatar de lapizazul
      lapizazul

      Boa… E a Terra é plana e o 5G é mau.

    2. Avatar de FAR
      FAR

      E em que é que, em concreto, mandar essas opiniões para aqui ou para qualquer lado, ajuda?

      Eu juro que às vezes parece que as pessoas são pagas para andarem por aí a dizer estas coisas.
      A parte triste é que nem isso 🙁

      1. Avatar de shhhhh ... é segredo.
        shhhhh … é segredo.

        E mais outra “teoria” … ( verdade ou não ler sobre as coisas nos sítios certos ajuda )
        Achas mesmo que muitos deste trolls que por aí andam na net não são pagos para lançar estas tretas todas só para causar o caos e a desarmonia no mudo para que certos grupos possam avançar com os seus propósitos ? hey tovarishch…

  6. Avatar de Marco Duarte
    Marco Duarte

    Eu bem andava a reparar que o meu 5g andava com falhas, se três nao chegarem aumentem para o triplo as doses e estamos juntos no caminho da imortalidade LOL

    1. Avatar de HOS
      HOS

      hahahahaha boa

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    100% das infeções com a variante Delta? Era preciso que sequenciassem todas as amostras…

    1. Avatar de João
      João

      Já ouviu falar em “amostragem”?

  8. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    Fuck it, o importante é estarmos vacinados!

    1. Avatar de shhhhh ... é segredo.
      shhhhh … é segredo.

      Olha que conheço algumas pessoas que não veem problema nenhum nisso …

  9. Avatar de Duarte Gouveia
    Duarte Gouveia

    Convenhamos que esta frase é uma mera opinião!
    «Como sabemos, as vacinas protegem a forma grave da doença COVID-19 e só por isso é uma enorme vantagem.»
    O mesmo estudo refere que a variante indiana gera cargas virais maiores do que a britânica, quando infeta pessoas vacinadas! Fica o caminho aberto para um novo estudo de comparação com o grupo de controlo não vacinado!

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Não é uma mera opinião, é um facto, comprovado.

      1. Avatar de shhhhh ... é segredo.
        shhhhh … é segredo.

        As estatísticas assim o provam!

  10. Avatar de Aj
    Aj

    ja anda por cá a variante indiana costa à anos a mais.

    1. Avatar de shhhhh ... é segredo.
      shhhhh … é segredo.

      E tu tens absoluta certeza de que não tens algum DNA “tresmalhado” lá pelo meio ??
      Eu não tenho …

  11. Avatar de Carolina Costa
    Carolina Costa

    parei de ler aqui “ainda não foi sujeita a revisão por pares científicos”

  12. Avatar de Louro
    Louro

    Entao mas afinal nao era a da Az que nao prestava?

  13. Avatar de Joao Silva
    Joao Silva

    A vacina serve para quê, mesmo? Ah, okay, enriquecer a indústria farmacêutica. A fatura dos países endividados vai ser cobrada em breve.