Infante: Satélite português de 10 milhões de euros em órbita em 2021

17 Comentários

O primeiro satélite 100% português estará em órbita em 2021. O Consórcio é constituído por nove empresas e o investimento rondou os 10 milhões de euros para três anos.

O satélite foi batizado de “Infante” e será lançado pela China.

Infante: Satélite português de 10 milhões de euros estará em órbita em 2021


Satélite português “Infante”

Será a China a fazer o lançamento do satélite português “Infante”. Tal vai acontecer no âmbito de uma parceria luso-chinesa, que envolve o laboratório tecnológico STARlab. O satélite português teve um custo a rondar os 10 milhões de euros.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da empresa aeroespacial portuguesa Tekever, Ricardo Mendes, adiantou que o envolvimento da China no satélite “Infante” passa pelo seu lançamento e pelo desenvolvimento de alguns sensores.

A Tekever é um dos parceiros e lidera o consórcio de empresas e universidades responsável pelo desenvolvimento do satélite “Infante”, que irá recolher dados marítimos e da superfície terrestre.

Em outubro, o Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), que faz parte do consórcio de construção do satélite, anunciou que o “Infante” será o precursor de outros satélites a lançar até 2025 para observação da Terra e comunicações, com foco em aplicações marítimas.

Infante: Satélite português de 10 milhões de euros estará em órbita em 2021

Para breve, disse o presidente da Tekever, sem precisar prazos, está a criação de um polo de investigação em Matosinhos, no CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, outro dos parceiros portugueses e que tem projetos na área da vigilância marítima e exploração do mar profundo.

O anunciado polo de Peniche do laboratório transitou para as Caldas da Rainha, onde a Tekever tem instalações, adiantou Ricardo Mendes, acrescentando que o STARlab será constituído como uma associação sem fins lucrativos, entre os parceiros públicos chineses e os privados portugueses.

O STARlab vai candidatar-se a fontes de financiamento nacional, comunitário e chinês, estimando investir, em cinco anos, 50 milhões de euros, montante repartido em partes iguais entre Portugal e China, país que tem crescido no setor da construção e do lançamento de microssatélites. O laboratório luso-chinês está também envolvido em projetos de robótica subaquática (veículos e sensores) e na produção e no lançamento de uma constelação de pequenos satélites para validar “tecnologias de posicionamento” de satélites no espaço.

Infante: Satélite português de 10 milhões de euros estará em órbita em 2021

O STARlab resulta da colaboração entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Tekever, o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, do lado português, e a Academia de Ciências Chinesa, através dos institutos de microssatélites e de oceanografia.

Satélite Infante

Leia também…

Angosat – Primeiro satélite angolano foi lançado em órbita

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Se acontecer o mesmo que aconteceu com os 50 milhões que até hoje as autarquias ainda nem viram para limpeza das matas bem podem esperar sentados!!!

    1. Avatar de Josué
      Josué

      Já faltava o comentário de hater. Por mais coisas boas que se façam, pessoas de mente pequena como você só sabem criticar.

      1. Avatar de paulo
        paulo

        2022. qual foi o resultado dos 10 milhoes gastom neste projecto?

    2. Avatar de Yur-pt
      Yur-pt

      Comentário ridículo.

      1. Avatar de paulo
        paulo

        2022 onde esta o satelite e quem teve o comentario mais ridiculo?

  2. Avatar de Gajo Intrigado
    Gajo Intrigado

    Uma dúvida… se este é o primeiro satélite 100% o que é o “PoSAT-1”?

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      Presumo que PoSAT-1 tenha contribuições de Portugal…

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Esqueceram-se , e mais o PoSat-1 custou 5 milhões de euros 🙂

    3. Avatar de Miguel Henriques
      Miguel Henriques

      O PoSAT-1 foi construido numa universidade Inglesa enquanto este foi ou vai ser construido em Portugal

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Todo este projecto foi desenvolvido por um consórcio de universidades e empresas de Portugal e foi construído na Universidade de Surrey

        ou seja apenas foi construído lá , todo o desenvolvimento foi efetuado cá.

        Abc

    4. Avatar de José
      José

      o PoSat-1 era um satélite em “kit”, como tal foi apenas montar e programar.

    5. Avatar de Portugal e muito pobre
      Portugal e muito pobre

      100% portugues? nao! tera sensores chineses…escalhar 90%, ainda conta com transporte ate a china, seguro de transporte, seguro de lançamento e o lançamento

  3. Avatar de caetano armando
    caetano armando

    POSAT não foi POLIXO

  4. Avatar de José
    José

    O que é que os chineses levaram em troca? Essa gente nunca faz nada sem algo em troca, e não é dinheiro o que querem!

    1. Avatar de BGG
      BGG

      Os chineses levam o mesmo que os outros com a diferença que estes vão lançá-lo, senão nem daqui a 100 anos…eles não precisam de nós para nada, rigorosamente nada…excepto que nós tenhamos poder de compra para podermos comprar tudo o que vem de lá, por isso não sei donde vem tanta desconfiança…não sei porque é que a cooperação tem sempre de ser vista pelo lado negativo…que eu saiba os chineses não mandam exércitos a invadir o território dos outros…

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        “que eu saiba os chineses não mandam exércitos a invadir o território dos outros…”
        Excepto que invadiram o: Tibete. Ainda lá estão.
        Próximo.

  5. Avatar de BGG
    BGG

    Os chineses levam o mesmo que os outros com a diferença que estes vão lançá-lo, senão nem daqui a 100 anos…eles não precisam de nós para nada, rigorosamente nada…excepto que nós tenhamos poder de compra para podermos comprar tudo o que vem de lá, por isso não sei donde vem tanta desconfiança…não sei porque é que a cooperação tem sempre de ser vista pelo lado negativo…que eu saiba os chineses não mandam exércitos a invadir o território dos outros…