Iceberg com um tamanho de 15x de Lisboa “soltou-se” da Antártida

22 Comentários

Notícias sobre icebergues que se têm soltado de plataformas de gelo têm sido comuns nos últimos tempos. Em 2021 informamos aqui que o maior iceberg do mundo se tinha soltado da plataforma de gelo Roone, no noroeste da Antártida.

Noticias recentes revelam que um Icebergue com uma área superior a 15 vezes à de Lisboa “soltou-se” da Antártida.

Iceberg com um tamanho de 15x de Lisboa "soltou-se" da Antártida


Iceberg segue rumo ao oceano Atlântico…

Um enorme bloco de gelo (iceberg), maior que as ilhas da Madeira e de São Miguel nos Açores juntas, desprendeu-se da Antártida no domingo e deverá agora começar a avançar pelo mar de Wedell rumo ao oceano Atlântico, segundo revela a EuroNews.

O icebergue tem cerca de 1.550 quilómetros quadrados. Do que se sabe, o novo icebergue ainda se mantém junto à plataforma de gelo Brunt, no Polo Sul. S

egundo as previsões, estima-se que este bloco de gelo gigante comece, entretanto a ser movido pelas correntes através do mar de Wedell, numa rota similar à do icebergue A74, que era um pouco mais pequeno (1.200 quilómetros quadrados) quando se separou da Antártida em 2021 e que em junho do ano passado se terá partido em dois.

A rota deste novo bloco de gelo será acompanhada ao longo das próximas semanas para antecipar eventuais ameaças, como aconteceu em dezembro de 2020 com o icebergue A68a.

A denominação destes blocos de gelo faz-se a partir do quadrante antártico em que são vistos originalmente, seguindo-se uma letra sequencial. Se posteriormente a massa de gelo se partir, como por vezes acontece, cada pedaço acrescenta ao nome uma letra sequencial.

Para já este bloco ainda não tem qualquer tipo de denominação, sendo essa uma responsabilidade do US National Ice Center (Centro de Gelo dos Estados Unidos).

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Elektro
    Elektro

    Nada que um imposto não resolva, oh António Costa!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      nas maldivas está a “resolver”.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Nas maldivas está é a “dissolver”. E Lisboa não está muito longe.

  2. Avatar de João Duarte
    João Duarte

    A grande maioria não quer saber. Daqui a uns 20 anos falamos.

  3. Avatar de lol
    lol

    Continuem comendo carne…

      1. Avatar de oiiiii
        oiiiii

        agáró!!!!!

    1. Avatar de oiiiii
      oiiiii

      yup, tudo a haver com a carne

    2. Avatar de Zequinha
      Zequinha

      Continuem importando amendoins

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        De preferência transportados de avião.

    3. Avatar de secalharya
      secalharya

      Vais ser comido quando fores desta para melhor e não vai fazer mal ao bichos.

      Há outros fatores que contribuem para o aumento da temperatura.

  4. Avatar de Pilates
    Pilates

    Tendo em conta que Lisboa tem uma area pequena acaba por ser um iceberg insignificante. Ate e normal isso acontecer, assim arrefece o oceano o que faz a temperatura do planeta baichar e assim aquecer volta a congelar.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Ainda bem que estás aqui para nos explicar o que se irá passar e aí ficamos mais calmos
      #SQN

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Afinal não é razão para alarme.

        https://www.bas.ac.uk/media-post/brunt-ice-shelf-in-antarctica-calves-giant-iceberg/

        “This calving event has been expected and is part of the natural behaviour of the Brunt Ice Shelf. It is not linked to climate change. Our science and operational teams continue to monitor the ice shelf in real-time to ensure it is safe, and to maintain the delivery of the science we undertake at Halley”.

  5. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Será que o filme “O dia depois do amanhã” virou realidade !? Espero bem que não é que só tenho 1 tonelada de lenha para me aquecer….

    1. Avatar de Dredd
      Dredd

      Quando acabar a lenha passas para a biblioteca da cidade, tal como no filme começas a queimar papel pela secção de contabilidade e finanças…

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Como é que julgas que o icebergs aparecem?
      Ou já descemos tanto no conhecimento histórico que agora se pretende que os icebergs são coisas extraordinárias que só aparecem como figurantes no filme do Titanic…?

  6. Avatar de André R.
    André R.

    Preciso de saber por onde vai passar! Não quero aquilo a prender-se na minha linha quando estiver a pescar…

  7. Avatar de AlexS
    AlexS

    Como é que um iceberg se solta se só depois de se soltar é que passa a ser iceberg?

    1. Avatar de secalharya
      secalharya

      O título está certo.

  8. Avatar de JR5
    JR5

    O Saara está à nossa espera…livre de iceberg’s e de frio 🙂

  9. Avatar de Luis
    Luis

    porque a comparação com lisboa, por acaso as pessoas sabem o tamanho de lisboa, lisboa é uma referencia métrica
    se o iceberg tem 1500 km2, logo 15x lisboa então lisboa 100 km2, hoje já aprendi uma coisa