Homem paralisado conta que o chip cerebral da Neuralink já melhorou a sua vida

22 Comentários

Chama-se Noland Arbaugh e, em janeiro de 2024, tornou-se a primeira pessoa a receber um chip cerebral da Neuralink, uma empresa focada na neurotecnologia. Entretanto, numa entrevista, o homem de 30 anos falou sobre a sua experiência.

Noland Arbaugh, primeiro paciente com um chip cerebral da Neuralink

Depois de ter ficado paralisado num acidente de natação aos 22 anos, em junho de 2016, Noland Arbaugh passou a depender de outras pessoas para as tarefas diárias e a ter dificuldades em aceder a computadores. Para este fim, precisou de recorrer a dispositivos controlados pela boca, conseguindo uma funcionalidade limitada.

Conforme já vimos, a Neuralink ambiciona, desde a sua fundação, restaurar a independência de pessoas que, como Arbaugh, se veem impedidas de realizar tarefas simples, nomeadamente operar dispositivos.

Assim sendo, o chip da Neuralink procura permitir que o utilizador paralisado controle um computador com a sua mente.

Por via de uma interface cérebro-computador, o hardware deteta os impulsos elétricos dos pensamentos sobre o movimento e converte-os em comandos digitais, como mover um cursor.

 

Primeiro paciente da Neuralink já joga xadrez e videojogos

Durante uma entrevista à BBC, Noland Arbaugh, que foi a primeira pessoa a receber um chip da Neuralink, falou sobre a sua experiência, que descreveu como “ficção científica”.

Noland Arbaugh com a mãe (esquerda), pai e uma prima, no hospital, a pós a cirurgia.
Noland Arbaugh com a mãe (esquerda), pai e uma prima, no hospital, após a cirurgia. Crédito: BBC

Conforme recordou, após acordar da cirurgia para instalar o chip no seu cérebro, foi capaz de controlar um cursor de computador pensando em mover os dedos.

Com o tempo, a sua capacidade com o chip terá melhorado, permitindo-lhe jogar xadrez e videojogos, chegando mesmo a vencer os seus amigos – algo de que tinha desistido após ter ficado paralisado. Para o futuro, Arbaugh espera que as possibilidades de controlo com a mente sejam imensas.

Na entrevista, Noland Arbaugh partilhou que estava consciente dos riscos associados ao chip da Neuralink. Contudo, submeteu-se ao implante sob a crença de que a sua participação contribuiria para o progresso científico, ajudando a empresa a aprender e a melhorar.

Se tudo corresse bem, eu poderia ajudar sendo um participante da Neuralink. Se algo terrível acontecesse, eu sabia que eles iriam aprender com isso.

Apesar de a associação da Neuralink com Elon Musk, o fundador da empresa, ter atraído muita atenção, Noland Arbaugh disse que o foco deverá estar na ciência.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Condutor do Meio
    Condutor do Meio

    Isto vai ser só rosas nos primeiros tempos…. Conhecendo a peça, quando isto começar a ser standard ele activa o controlo remoto e vamos andar todos na linha.

    Das vacinas não tinha medo…. Disto sim, muito

    1. Avatar de JPP
      JPP

      Deves conhecer muito bem… Tanto quanto outro gajo qualquer lá na tasca

    2. Avatar de jorge
      jorge

      Severance anyone?

  2. Avatar de Rui
    Rui

    O OCZ Neural Impulse Actuator, já fazia o mesmo há 15 anos a trás.

  3. Avatar de TheD
    TheD

    Notícia atrasada 1 ano.

    1. Avatar de Vítor M.

      Há um ano ainda não estava assim.

      1. Avatar de Andre
        Andre

        Então mas o video é de Março de 2024.

    2. Avatar de Ana Sofia Neto

      A entrevista foi dada há dois dias.

    3. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Então noticias uma vez e depois não podes dar a atualização é?

      1. Avatar de Vítor M.
  4. Avatar de PJA
    PJA

    A isto é que o Sr. Musk se deve dedicar. Deixe a política para os políticos, coisa que ele não o é, nem tem talento.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Por anos e anos vimos pessoas influentes como bill gates a financiar a esquerda global, mas aí não há problema nenhum, como o musk é de direita… hipocrisia.

  5. Avatar de 36.71Hz
    36.71Hz

    Nunca vi um post relacionado com o Musk, tão limpo. Também quem fosse criticar este assunto era só autista.

    1. Avatar de Vítor M.

      Só na cabeça de quem não vive neste mundo é que pode pensar que o homem,, como empresário, é doido. Sim, como pessoas, Musk está a paredes meias com a insanidade, dado o tamanho narcisismo de ser superior. Mas como empresário é uma mente brilhante.

      1. Avatar de Manuelhorta
        Manuelhorta

        Vitor conhece as posicoes politicas de todos os CEOs da empresas ?

        1. Avatar de Vítor M.

          Como assim? Eu conheço as regras básicas de todos os bons CEOs das empresas: uma empresa tem de dar lucro, tem de pagar aos seus funcionários, pagar os impostos e ter responsabilidade social. Depois, se são de esquerda, direita, centro ou apartidários, isso é outro assunto.

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Precisamente. Nem tivemos no ppl um post sobre a chegada dos astronautas á terra .
      Aposto se a SpaceX não fosse do Musk teríamos direito a um. Ou mesmo mais que um se fosse da cor politica certa.

      1. Avatar de Vítor M.

        Lá está, não sabes o que dizes e a cegueira em torno do deus narcisista leva alguns a dizer apenas disparates. Fizemos o artigo, sim senhor: https://bit.ly/4iMe908 no Pplware tens tudo com rigor e explicado como não vemos em muitos outros meios de comunicação.

        Mais do que falar no serviço prestado pela SpaceX, que foi pago e bem pago, falamos em algumas curiosidades. Não queremos puxar o lustro a quem prestou o serviço, isso foi já referido que Musk não faz nada “de borla”, paga-se bem. E é sabido que, noutros tempos, se não fosse a NASA lá, ia a Roscosmos, portanto, o facto de Musk estar a fazer isto, é também para tapar o anterior meio de transporte, a Soyuz: https://bit.ly/41Z0Emx não é para ajudar aos desgraçados dos astronautas 😉

        Portanto, não batam tanto no peito, ainda se magoam.

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          O link é anterior à chegada.
          No link em nenhuma parte do texto fala em SpaceX ou Musk.

          1. Avatar de Vítor M.

            Estás errado. Diz lá quem os vai trazer, tens é de ler. Depois, não importa se o texto é antes ou depois, interessa que está escrito quem os vai trazer. Não inventem coisas 😉

            Lembra-te de uma coisa, Musk ganhou com isto muitos milhões, e fechou a porta não só aos russos, como, sobretudo, à concorrência. A Boeing está cada vez mais longe do sonho “alunar” com dinheiros estatais. Musk vendeu bem esta missão 😉

            Não se pode criticar o empresário, ele é que a sabe levar.

  6. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
    sirHamiltonCampeão2025

    Quando o Musk ligar o chip a sério para controlar esse sujeito é que vai ser um inferno.

    1. Avatar de Condutor do Meio
      Condutor do Meio

      Não vale a pena amigo. A cegueira é demais. Dizem que os outros são carneiros porque as vacinas tinham tudo e um par de botas (até chips 5G falavam) mas quando literalmente metem chips não faz mal porque é do Mestre Musk. Esses nem de chips precisam. Já estão domesticados naturalmente