Histórica nave lunar da Índia poderá já ter morrido para sempre

9 Comentários

A Índia fez história no mês passado como o primeiro país a aterrar perto do polo sul da Lua. Contudo, algo poderá ter corrido mal, já que alguns dias depois de ter adormecido, a sonda deveria receber de novo a luz do Sol e ativar os sistemas. O módulo lunar Chandrayaan-3 e o seu companheiro rover lunar continuam a dormir profundamente.

Ilustração do módulo lunar da Índia


Sonda e rover da Índia podem ter “morrido” para sempre

As esperanças de que a sonda lunar indiana volte a despertar estão a esmorecer, depois de os cientistas indianos não terem conseguido comunicar com a nave espacial, que entrou em modo de paragem para sobreviver às condições geladas da noite lunar.

A missão indiana Chandrayaan-3 fez uma aterragem histórica no polo sul da Lua em agosto, após uma viagem de 40 dias, e o rover passou mais de uma semana a recolher dados da superfície lunar.

Em 2 de setembro, o módulo de aterragem Vikram e o rover Pragyan foram colocados em “modo de suspensão” para hibernar e proteger os componentes elétricos durante as condições brutais de uma noite lunar, que dura duas semanas e em que as temperaturas na Lua descem até aos -250 graus Celsius.

Imagem do polo sul da Lua

Os cientistas da Organização de Investigação Espacial Indiana (ISRO) afirmaram estar confiantes de que a nave espacial conseguiria sobreviver às condições extremas e que voltaria a acordar por volta de 22 de setembro, altura em que seria novamente banhada pela luz solar e os painéis solares poderiam recarregar as baterias.

No entanto, os cientistas da ISRO não conseguiram estabelecer contacto com os robôs, desde então, e afirmaram que “as esperanças estão a diminuir” quanto ao seu reaparecimento. De acordo com os cientistas, há cerca de 50% de hipóteses de os aparelhos resistirem às temperaturas negativas.

Os esforços para estabelecer comunicação com o módulo de aterragem Vikram e o rover Pragyaan vão continuar.

Afirmou a ISRO no Twitter/X, na sexta-feira, não fazendo qualquer anúncio oficial desde então.

A ISRO disse que continuaria a tentar estabelecer contacto com a nave espacial até 30 de setembro, data prevista para o próximo pôr do sol lunar.

Antes de colocar o módulo de aterragem e o rover em modo de espera, os cientistas da ISRO fizeram questão de sublinhar que a missão Chandrayaan-3 já tinha sido um grande sucesso e atingido os seus principais objetivos.

Se Vikram e Pragyaan não acordarem, ficarão na Lua como embaixadores lunares da Índia.

Afirmaram.

A missão Chandrayaan-3 fez da Índia o primeiro país a alcançar a região polar sul lunar e apenas o quarto país a aterrar na Lua, afirmando a sua posição como líder mundial na exploração espacial. A aterragem foi assistida por milhões de pessoas e a missão foi uma enorme fonte de orgulho nacional, com o primeiro-ministro Modi a saudá-la como “um grito de vitória de uma nova Índia”.

Durante a sua semana de exploração da superfície lunar, o rover Pragyaan foi incumbido do que a ISRO descreveu como “a procura dos segredos lunares”. Percorreu uma distância de 100 m, transmitindo imagens e dados para a Terra, e confirmou a presença de enxofre, ferro, oxigénio e outros elementos na Lua.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dani
    Dani

    Acham que isso é verdade ?!

    Os gajos entraram num mundo perigoso…
    Alguém deve tê-los feito “calar” e inventaram que perdeu energia.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Devem ter descoberto ETs e agora têm que abafar isso.

    1. Avatar de Tó

      lolololol!!! mais tabaco, amigo, mais tabaco

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Aquele “polo sul” da Lua tem algo que se lhe diga. Não sei, não…

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Tem mortos-vivos

    2. Avatar de Ever
      Ever

      Está lá uma base secreta do tempo da fria ..

    3. Avatar de mike
      mike

      Se fosse o “Pólo Norte” deve ter lá o miguel gameiro! xD

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tem aparições diabolicas cuidadínho