Hendra: A nova ameaça ao ser humano depois do SARS-COV-2?

46 Comentários

O mundo está estranho, pois todas as desgraças parecem acontecer! Foi o SARS-COV-2, o vírus da COVID-19, é a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o MonkeyPox, os incêndios, etc.

Depois de 2 anos de COVID-19 e ainda em estado de pandemia, há agora uma nova ameaça, o vírus Hendra.


O vírus, para o qual atualmente não há vacinas ou tratamentos, foi detetado por meio de amostras recolhidas da garganta de doentes que tiveram contacto recente com animais, e está associado a sintomas como febre, cansaço, tosse, perda de apetite, dores de cabeça e musculares, e náuseas, segundo o jornal oficial Global Times, que cita um artigo publicado por cientistas da China e Singapura no New England Journal of Medicine, uma das mais prestigiadas revistas médicas do mundo.

Questionada pela agência Lusa sobre se Portugal já está a tomar algumas medidas de prevenção, a Direção-Geral da Saúde (DGS) afirmou que já recebeu a informação do alerta pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

O Global Times refere que investigações posteriores revelaram que 26 dos 35 doentes desenvolveram sintomas clínicos, aos quais se somam irritabilidade e vómitos. Segundo o portal de notícias estatal The Paper, o henipavírus é uma das principais causas emergentes do salto de doenças de animais para seres – humanos – um processo designado zoonose – na região da Ásia – Pacífico.

Segundo a OMS, o vírus Hendra causa infeções em pessoas, que variam entre assintomáticas e infeções respiratórias agudas e encefalites graves, com uma taxa de letalidade estimada entre 40 e 75%, que “pode variar, dependendo das capacidades locais de pesquisa epidemiológica e gestão clínica”.

O Global Times lembrou que não está provado que haja casos de transmissão de pessoa para pessoa, embora estudos anteriores indiquem que este tipo de contágio não está descartado.

“O coronavírus não será a última doença contagiosa a causar uma pandemia, pois novas doenças terão um impacto crescente na vida quotidiana dos seres humanos”, disse o vice-diretor do Departamento de Patologias Infecciosas do Hospital Huashan, afiliado à Universidade de Fudan, em Xangai, citado pelo jornal.

Partilhar:
Tags:

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LA
    LA

    A China no centro da desgraça da humanidade.

    1. Avatar de Koala
      Koala

      Espero sinceramente que depois desta mensagem te vejas livre de tudo made in China que tenhas em casa e depois é esperar que sejas preso por atentado ao pudor já que ninguém te quer ver nu.

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        Calma não é só a China…é toda a Ásia..

  2. Avatar de Péter
    Péter

    Langya virus. Hendra foi um surto na Austrália uns anos atrás. Não copiem o DN, está uma mistura de histórias.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      DGS fala em Hendra. Surto é uma coisa, vírus é outra. No passado sim, vários surtos de doenças na Austrália entre cavalos foram causados ​​pelo vírus Hendra

      1. Avatar de Castro
        Castro

        Não! A DGS não falou em Hendra porque este virus não é o Hendra! Langya e Hendra são dois virus distintos da mesma família taxonómica!

  3. Avatar de Tiriri
    Tiriri

    Apocalipse, és tu??

  4. Avatar de Micas
    Micas

    Agora cada vez que aparece um vírus o pessoal fica todo com a paranóia do covid…
    Estamos a viver uma sociedade traumatizada que precisa de se deitar na poltrona para umas consultas de psiquiatria.

    1. Avatar de Koala
      Koala

      24.707 mortos por Covid em Portugal a 09/08/2022 – Eu diria que um pouco de paranóia até é justificável, não vale apena apelos à psiquiatria…já ao respeito sim.

      1. Avatar de RicM
        RicM

        Questiono apenas a diferença que existe entre “mortos por covid” e “mortos com covid”, não da necessidade da sociedade se preparar e reagir convenientemente para as pandemias

      2. Avatar de ElectrorelvaS
        ElectrorelvaS

        Outro que acredita no Pai Natal. Ganha juizo…

      3. Avatar de Joana Cardoso
        Joana Cardoso

        O que fizeram quando moreram mais de 8500 pessoas na época (-+4 meses) de gripe em 2014/2015 só em Portugal? Houve paranoia “justificável”? Lockdowns? Vacinação em massa? …

        O medo não pode baixar, porque sem medo não se controla ninguém. Por isso vai sempre haver mais e mais virus, bactérias, fungos, aquecimento global, …

        Quem se prender ao medo, já morreu!

        1. Avatar de ElectrorelvaS
          ElectrorelvaS

          Acho que é melhor investir em máscaras “Darth Vader”… 😀

    2. Avatar de Maria
      Maria

      A sociedade já devia fazer isso de andar tão agarrada ao telemóvel e às redes sociais.

  5. Avatar de Vegeta
    Vegeta

    Ja avisei na empresa que e para continuar o teletrabalho com este virus a solta. Deixar o pc ligado e ir pa praia, devia ser sempre assim, foi tao bom nos ultimos 2 anos ehieh

    1. Avatar de Songoku
      Songoku

      É ir fazer teletrabalho em Namek.

      1. Avatar de Krillin
        Krillin

        Olha que dois!

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Se há pessoas que podem baldar-se ao trabalho que ninguém dá por falta delas, sinceramente não percebo porque continuam a trabalhar.
      btw, praia é coisa de pobre.

      1. Avatar de Vegeta
        Vegeta

        Praia de pobre? Deves ir para carcavelos, Maldivas, caraibas, seicheles sao mais as minhas praias.

      2. Avatar de Zé Victor
        Zé Victor

        coisa de pobre é por a mão ao bolso e tirar 5 dedos.

        1. Avatar de RUI
          RUI

          O rico mete a mão ao bolso e tira a mão sem dedos? Prefiro continuar pobre.

  6. Avatar de Ziggy
    Ziggy

    Os negacionistas já estão a preparar os cartazes 😀

    1. Avatar de ElectrorelvaS
      ElectrorelvaS

      E os tapadinhos também…

    2. Avatar de RUI
      RUI

      Chamas-te? Aí tens o relvas….

      1. Avatar de ElectrorelvaS
        ElectrorelvaS

        Nada de me tirar o protagonismo ok? 😀

  7. Avatar de El Hendra
    El Hendra

    Porque que o nome do vírus é familiar

    https://www.imdb.com/title/tt2196262/

  8. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Tal como as outras pestes que dizimaram a humanidade, vem da China…

  9. Avatar de ElectrorelvaS
    ElectrorelvaS

    Plenamente de acordo…

  10. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Eu a pensar que o próximo vírus ia tornar 95% da população em mortos-vivos mas só apareceu um vírus que causa vómitos e irritabilidade 🙁

    1. Avatar de ElectrorelvaS
      ElectrorelvaS

      E estupidez também… 😉

  11. Avatar de António
    António

    O mundo está estranho porque o ser humano é o pior vírus do planeta. Dá cabo de qualquer espécie!

  12. Avatar de JoedoBidé
    JoedoBidé

    A China tem as costas largas, mais uma fabricada pelo joe bidé e seu compinchas.

    1. Avatar de AP
      AP

      Outro que se recusa a acreditar na causa/efeito….

    2. Avatar de AP
      AP

      Somos muitos, apanhamos doenças. Queriam milagres? Também acontece aos outros animais. Também somos animais, sabiam?

  13. Avatar de ElChapo
    ElChapo

    “Foi o SARS-COV-2” ?? já passou ?

    1. Avatar de ElectrorelvaS
      ElectrorelvaS

      Isso parece o nome duma banda Heavy Metal. Deixa ver se existe…

  14. Avatar de AP
    AP

    Somos muitos, somos animais (uma surpresa para alguns) apanhamos doenças e morremos. Quanto maior for a população e a concentração de uma determinada espécie maior é a probabilidade de uma nova doença (que surgem todos os dias, o que também é novidade para alguns) se espalhar rapidamente.
    É a causa efeito a funcionar. São as leis do Universo. Não há como fugir. Toda a acção tem uma reação.

  15. Avatar de secalharya
    secalharya

    Claro, agora a cada 2 anos vem um vírus novo.
    Dá muitos €€€ aos que mandam no mundo!

  16. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    A Graça já se pronunciou? Vai chegar cá ou não?

    1. Avatar de ElectrorelvaS
      ElectrorelvaS

      O que é que achas? Já recebeste a notificação para mais uma picadinha? Terás nesse dia a resposta à tua questão…

  17. Avatar de deeppurple
    deeppurple

    Todos os que questionam são rotulados de negacionistas mas deixem o tempo passar e verão como num instante, mudançazinha após mudançazinha, tudo vai ser argumento para retirar liberdade e aumentar o controlo de tudo o que as populações fazem até acharem normal ficarem super dependentes do estado.

    1. Avatar de ElectrorelvaS
      ElectrorelvaS

      Entretanto os não-negacionistas vão todos a correr todos contentes levar mais umas picas…

  18. Avatar de HB76
    HB76

    Depois de uma das maiores farsas da humanidade a que chamaram Covid-19 já estão a preparar a próxima?
    A indústria farmacêutica quer mais…

    1. Avatar de rui
      rui

      Pois. Isso sem falarem dos suicidos que houve e que atribuíram a culpa ao Covid (em Portugal foram milhares) .
      Os governos juntaram se e combinaram entre eles….

      Enfim!

      1. Avatar de rui
        rui

        …suicídios….