Há uma SuperTerra a orbitar a Estrela de Barnard

30 Comentários

A estrela individual mais próxima do Sol alberga um exoplaneta com pelo menos 3,2 massas terrestres — um exoplaneta do tipo superTerra.

Esta descoberta foi revelada naquela que foi uma das maiores campanhas de observação e que usou dados de uma grande quantidade de telescópios e instrumentos, incluindo o instrumento caçador de planetas HARPS do ESO.

Ilustração de uma SuperTerra


Uma SuperTerra “aqui perto” de nós

Foi detetado um planeta em órbita da Estrela de Barnard, a uns meros 6 anos-luz de distância da Terra. Esta descoberta — anunciada num artigo publicado nesta semana que passou na revista Nature — é o resultado das campanhas Pontos Vermelhos e CARMENES, cuja busca de planetas rochosos próximos revelou já um novo mundo em órbita da nossa vizinha mais próxima, Proxima Centauri.

O planeta, designado Estrela de Barnard b, ocupa o lugar de segundo exoplaneta conhecido mais próximo da Terra. Os dados recolhidos indicam que o planeta pode ser uma SuperTerra, com uma massa de, pelo menos, 3,2 vezes a massa da Terra, e que orbita a sua estrela hospedeira com um período de cerca de 233 dias.

A Estrela de Barnard é uma anã vermelha, ou seja, uma estrela fria de pequena massa que ilumina pouco o mundo agora descoberto. A luz da estrela dá ao seu planeta apenas 2% da energia que a Terra recebe do Sol.

Apesar de se encontrar relativamente perto da sua estrela progenitora — a uma distância de apenas 0,4 vezes a distância entre a Terra e o Sol — o exoplaneta situa-se próximo da linha de neve, a região onde compostos voláteis, tais como a água, podem condensar-se em gelo sólido.

Este mundo gelado e sombrio pode ter uma temperatura de -170 °C, o que o tornaria hostil para a vida tal como a conhecemos.

Retirando o seu nome do astrónomo E. E. Barnard, a Estrela de Barnard é a estrela individual situada mais próximo do Sol. Apesar da estrela propriamente dita ser antiga — terá provavelmente o dobro da idade do Sol — e relativamente inativa, é na realidade a estrela com o movimento aparente mais rápido de todo o céu noturno.

As superterras são o tipo mais comum de planeta que se forma em torno de estrelas de pequena massa como a Estrela de Barnard, o que dá credibilidade ao recentemente descoberto candidato a planeta. Adicionalmente, as atuais teorias de formação planetária preveem que a linha de neve é o local ideal para a formação de tais planetas.

Pesquisas anteriores de um planeta em torno da Estrela de Barnard tiveram resultados dececionantes — esta descoberta foi agora possível apenas porque se combinaram medições de diversos instrumentos de alta precisão montados em telescópios de todo o mundo.

Após uma análise cuidada, estamos 99% confiantes de que o planeta é real. No entanto, continuaremos a observar esta estrela rápida para excluir possíveis, mas improváveis, variações naturais do brilho estelar que poderiam ser confundidas com um planeta.

Afirma o cientista líder da equipa, Ignasi Ribas (Instituto de Estudos Espaciais da Catalunha e Instituto de Ciências Espaciais, CSIC, Espanha).

Entre os instrumentos usados estão os famosos caçadores de planetas do ESO, os espectrógrafos HARPS e UVES.

O HARPS desempenhou um papel vital neste projeto. Combinámos dados de arquivo de outras equipas com medições novas da Estrela de Barnard obtidas por diferentes infraestruturas. A combinação dos instrumentos foi crucial para verificarmos o nosso resultado.

Comentou Guillem Anglada-Escudé (Queen Mary University of London), cientista que co-liderou a equipa.

Os astrónomos usaram o efeito Doppler para encontrar o candidato a exoplaneta. À medida que o planeta orbita a estrela, a sua atração gravitacional faz com que a estrela oscile ligeiramente. Quando a estrela se afasta da Terra, o seu espectro desvia-se para o vermelho, ou seja, desloca-se para os maiores comprimentos de onda. Do mesmo modo, quando a estrela se aproxima da Terra, a sua luz é desviada para os comprimentos de onda menores, mais azuis.

Os astrónomos usam assim este efeito para medir, com uma precisão extraordinária, as variações na velocidade da estrela devido à existência de um planeta na sua órbita.

O HARPS consegue detetar variações na velocidade de uma estrela tão pequenas quanto 3,5 km/hora — o que equivale à velocidade de passo de uma pessoa. Este método de procura de exoplanetas é conhecido por método das velocidades radiais e, até agora, nunca tinha sido usado para detetar um exoplaneta do tipo SuperTerra numa órbita tão extensa em torno da sua estrela.

Via

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel
    Manuel

    Palha para incautos, é tudo fotoshop e CGI imagens geradas por computador, mas alguém no seu perfeito juízo acredita nessas fantochadas, o espaço não existe a terra bola molhada é uma vigarice, O PLANETA TERRA É PLANO AO NÍVEL DA ÁGUA DO MAR E COM UMA BORDA DE GELO 360º EXISTE UM DOMO A 120KMS DE ALTURA ONDE NADA ENTRA E NADA SAI A TERRA É PLANA E IMÓVEL.

    1. Avatar de Nelson Nunes
      Nelson Nunes

      Ai homem… Vai-te tratar… És mais cego do que eu que sou efectivamente cego dos olhos… Emfin… Haja paciência.

        1. Avatar de Nelson Nunes
          Nelson Nunes

          Ah, claro… Os famosos vídeos do youtube… Emfin homem… compra um telescópio de jeito e começa a observar o espaço. Sério… Como uma pessoa nos dias de hoje, com o conhecimento científico que existe, acreditas nestas trampas… Baseadas, na bíblia ainda por cima. Sério, entristece-me tanta cegueira, científica e espiritual.

          1. Avatar de Manuel
            Manuel

            Deves ser um cientista de meia tijela, para a creditares que vives numa bola perdida no espaço. É SÓ FOTOSHOP E CGI

          2. Avatar de Manuel
            Manuel

            Com tanta tecnologia e telescópios de alta potência, e ainda não conseguiram um foto real do planeta bola em movimento, com 20mil satélites em órbita e as comunicações entre países são feitos por milhões de kms submarinos, e as comunicações moveis e GPS em terra são feitas por triangulação de antenas. SÓ INCAUTOS E MUITO BURROS ACREDITAM NESSAS FANTOCHADAS

          3. Avatar de thylux
            thylux

            Uma foto em movimento vais ter de pedir ao Harry Potter.
            Gostava de saber como será a órbita de satélites em torno de um disco.
            Mas saber que afinal estamos a sul do muro do Game of Thrones é reconfortante.

          4. Avatar de Sierra
            Sierra

            Coitado do Fernão Magalhães que fez a viagem de uma vida há pra aí 500 anos provou que a Terra era redonda e ainda por cima há pessoas que ainda acreditam que a Terra é plana

        2. Avatar de Nelson Nunes
          Nelson Nunes

          Enfim, tanta babuseira. O gps é feito por triangulação de antenas? Sim, claro. Não são satélites nem nada…
          Se fosses um bocadinho inteligente, sabias que a comunicação é mais rápida por cabo do que por satélite. Se calhar é por isso que se continuam a usar cabos submarinos.

          Explica lá então, como raios no teu domo ridículo, se consguem ver outras galáxias? Já sei, é tudo CGI.
          Sério, deixa de ser idiota e egoísta e abre os olhos.
          O Universo é demasiado grande para a terra e tu seres o centro dele.

          Explica lá então no teu modelo de terra plana, sem vídeos do youtube, se faz favor!
          Explica-me as estações do ano?
          Explica-me a variação da sombra ao longo do dia.
          Explica-me como há estrelas que só são visíveis no hemisfério norte e outras no hemisfério sul? No teu modelo de terra plana devíamos conseguir ver todas.
          Explica-me como ao nos deslocarmos, vamos vendo as coisas a aparecerem de cima para baixo? (obviamente longas distâncias).
          Explica-me a história de nos países nórdicos, oumais na islândia, salvo erro, existirem seis meses de quase escuridão e outros com sol? É o Sol que resolve não passar lá por cima nesses meses?

          1. Avatar de Anti Maneis..
            Anti Maneis..

            Pha, não gozem com o Tony. Ai Inácio. Bolas, Manel.. Vai que é doença, e o mais provável é ter só a quarta classe e ter sido obrigado a frequentar aulas de catequese.. depois dá nisto.
            Paz a sua inteligência, ou à ausência dela.

    2. Avatar de censo
      censo

      Ok, queres conversa… Eu não te a dou. E o meu verdadeiro nome é Bond, James Bond

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        A verdade incomoda te?

    3. Avatar de Feseca
      Feseca

      “Olhando para o seu servo prostrado a seus pés, disse-lhe o Senhor:
      – Desconfia do teu pastor que anda a comer a tua mulher e as tuas filhas enquanto escreves parvoíces na internet”. Batráquios, 15:21.

      1. Avatar de MadMax
        MadMax

        É a melhor passagem que podias transcrever. Nem eu me lembrava dessa. 🙂

    4. Avatar de Calmos
      Calmos

      Como diria um amigo meu: “É MUITA MACONHA!!!!”

    5. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Espero sinceramente que estejas a brincar, mas em todo caso vamos lá.
      Por que a Terra seria plana e todos os demais planetas seriam esféricos?
      Tenho um telescópio amador, o suficiente para ver com acuidade suficiente e acima de qualquer dúvida que Vênus, Marte, Júpiter e Saturno são esférico. Para não falar da Lua, que não é um planeta, mas é claramente esférica.
      Não é “fotoshop”, não é CGI, é REALIDADE.
      Não é admissível que alguém acredite em uma asneira como essa tal Terra plana nos dias atuais, em que a informação é tão disponível a todos.
      Por isso mesmo eu espero que seja brincadeira sua senão, meus pêsames.

      1. Avatar de thylux
        thylux

        Agora ele deve responder ou que os telescópios vêm com o Photoshop instalado pelos governos para nos enganar ou que por ‘coincidência’ todos os planetas são discos que estão virados para nós de maneira a parecerem esferas.
        Ou então que o céu é um ecrã gigante que os governos montaram para nos enganar.
        Mas acho que teria mais piada dizer que é tudo controlado pelos ETs ou que vivemos num globo de neve num episódio do Black Mirror.

        1. Avatar de Sierra
          Sierra

          Se calhar ele deve achar que a rainha Isabel II, salvo erro, é reptiliana
          Coitado! Mais um que acredita nas tretas do Youtube

      2. Avatar de Tecnical
        Tecnical

        Aparentemente ele anda a consumir a informação errada. A Internet tem destas coisas…
        Há cada maluco…

    6. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Já faltava o burro que acredita que a terra é plana. Burro este em que já lhe dei mais do que um facto para ele explicar na sua “terra plana”, mas o que obtive foi silêncio. Citando o nosso burro de estimação: “Só os incautos e muitos burros acreditam nessas fantochadas”

    7. Avatar de JHVS
      JHVS

      cura-te moço!…

    8. Avatar de maxim
      maxim

      manel, deixa de ser zé

  2. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Ainda à pouco li um artigo em que falava que o cérebro está a ficar mais pequeno… Acredito perfeitamente.

  3. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    A descoberta de planetas na região habitável de sistemas com estrelas anãs vermelhas foi em um primeiro momento bastante auspiciosa porque esse é o tipo de estrela mais numeroso e também porque essas estrelas são mais duráveis, com um período de atividade que pode chegar a bilhões de anos (considerando bilhão como um milhão de milhões – em comparação o período de atividade do Sol é previsto em dez mil milhões de anos). Tudo isso aumenta a probabilidade do desenvolvimento de vida em outros planetas.
    Mas por serem mais frias a zona habitável dessas estrelas fica muito perto da própria estrela. Isso aliado ao fato dessas estrelas serem muito ativas, o que equivale dizer que emitem muita radiação, tornam muito improvável o surgimento e o desenvolvimento de vida nesses planetas e mesmo uma possível futura colonização humana.
    Seja como for essa descoberta é auspiciosa porque cada exoplaneta descoberto aponta para a existência de um número incontável de planetas no Universo e isso certamente aponta para uma grande probabilidade de desenvolvimento independente da vida em outros mundos.

    1. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Também existe uma alta probabilidade de o planeta na zona habitacional estar acopolado gravitacionalmente com a estrela.

  4. Avatar de maxim
    maxim

    super terra sem vida… parece que os aliens não gostaram assim tanto desse planeta pq só por estes lados é que vieram mandar os espermatozóides da origem das especies