Há quem queira colocar servidores na Lua e os testes começam já este ano

21 Comentários

Já se colocaram servidores de armazenamento de dados no fundo do mar, enterrados no gelo e até dentro de uma mina de carvão abandonada. No entanto, a ideia de instalar servidores na Lua está agora a arrecadar muita atenção. Ao contrário dos demais instalados na Terra, estes que poderão já este ano seguir até ao nosso satélite natural têm um objetivo diferente.

A ideia de colocar uma espécie de “datacenter” na Lua seria para preservar os dados da nossa civilização, caso a humanidade desapareça de cima do planeta.

Ilustração de um datacenter com os servidores instalados na Lua


Datacenter da Lua

A ideia de proteger dados que mostrem a outras civilizações que na Terra existiram um dia humanos, animais, plantas e tanta outra informação relevante, ganha cada vez mais relevância. Proteger a história da humanidade, deixar no universo dados digitais de vida, que um dia pode simplesmente desaparecer.

Este conjunto de ideias poderia ter tido origem num livro de ficção científica, mas resulta apenas de um projeto pensado pela empresa Lonestar Data. O seu objetivo é construir centros de dados nos tubos de lava da Lua, cavernas que teriam sido criadas pela atividade vulcânica numa época muito distante.

Segundo o que a empresa partilhou num comunicado de imprensa, a Lua é o lugar mais seguro para armazenar os nossos dados, ainda mais do que a “biosfera terrestre cada vez mais frágil”. Neste sentido, afirmam que o seu serviço será útil para clientes que vivem na Terra, bem como para astronautas em futuras missões lunares.

 

Mas há vantagens para instalar servidores no nosso satélite natural?

Pela conjuntura de factos, cenários futuristas com base em indícios da vida passada e atual e com base nas projeções da evolução da humanidade no espaço… há!

Uma das vantagens de armazenar dados na Lua, segundo a empresa, é que o nosso satélite mostra-nos sempre a mesma face, porque demora o mesmo tempo a rodar à sua volta que demora a dar a volta à Terra. Este movimento sincronizado poderia ser benéfico para o estabelecimento de ligações de comunicação direta.

A Lonestar, que atualmente gere “o primeiro servidor web do mundo na Estação Espacial Internacional” está confiante de que a sua tecnologia também chegará à Lua. Para este fim, no âmbito do programa Comercial Lunar Payload Services da NASA, enviará um módulo Nova-C concebido por Intuitive Machines ao nosso satélite no final deste ano. Levará a cabo os primeiros testes da sua tecnologia.

Seguir-se-á um segundo lançamento. Em 2023, um módulo Nova-C irá partir a bordo de um foguetão SpaceX Falcon 9 com vários equipamentos, incluindo o primeiro protótipo de centro de dados Lonestar. Não há muita informação técnica, mas a empresa diz que terá uma arquitetura RISC-V multi-core e 16 TB de capacidade de armazenamento.

Os ambiciosos planos da empresa incluem a construção de centros de dados capazes de armazenar cinco petabytes de dados até 2024 e 50 petabytes de dados até 2026. Antes disso, no entanto, enfrentarão uma série de desafios, tais como aterrar suavemente na superfície lunar de modo a não danificar o equipamento e encontrar uma forma de lidar com temperaturas extremas.

Ilustração de tubos de lava no solo da Lua
Ilustração de tubos de lava no solo da Lua

Tubos de lava… serão a casa e o datacenter dos humanos na Lua

Como mencionado acima, a empresa planeia instalar os seus centros de dados em tubos de lava lunar, mas pouco se sabe sobre eles. Há anos que os cientistas teorizam estes túneis, sendo as maiores pistas detetadas até agora os pequenos sulcos na superfície do satélite.

Conforme refere a NASA, acredita-se que os tubos de lava poderiam ser ideais para bases lunares e proteger os astronautas da radiação, micrometeoritos e alterações de temperatura. Isto poderia também aplicar-se a um centro de dados. Por enquanto, as próximas missões lunares permitirão testar se estes túneis têm as propriedades estruturais a serem utilizadas para os fins acima mencionados.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de skyline
    skyline

    compreende se há que atrair possiveis clientes extraterrestes 🙂

  2. Avatar de Micas
    Micas

    Eles que se despachem porque isto por cá está cada vez mais complicado.

  3. Avatar de Zoomano
    Zoomano

    Digam logo a verdade!! É para os ET’s virem recolher informação mais discretamente. Indo a Lua não precisam entrar na terra correndo o risco de serem avistados.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      O medo deles não é serem avistados, o problema deles é a covid e agora a macacada, não sei se os ET`S estão vacinados ou não

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    vai passar a aparecer nos anúncios de trabalho para a área informatica :
    ”os candidatos terão de ter disponibilidade para viagens lunares “

  5. Avatar de Memória
    Memória

    Mais palha. Nunca fomos e nunca iremos à Lua. Mais um produto de Hollywood.

    1. Avatar de skyline
      skyline

      velâ não faças tanta força a não acreditar , porque os aviões podem cair todos ao chão 🙂

    2. Avatar de aaa
      aaa

      o primeiro já apareceu. venham os próximos!

    3. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Quanto é que o Pplware te paga para andares aqui a animar a malta?

    4. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Nunca iremos porque os açorianos não querem concorrência no mercado do queijo

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        😀
        claro que vamos, as duas plataformas de lançamento no Cabo Carnaval dos Açores estão quase prontas, os americanos enviaram a miss Piggy e nós vamos enviar não só o queijo mas a Cornélia, a Mimosa, e a correr bem nuestros hermanos pagam para que vá também o Osborne…

  6. Avatar de c4s1
    c4s1

    Isto é redundância geográfica à séria… 🙂

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Pensando bem, é verdade

  7. Avatar de luis nascimento
    luis nascimento

    e se a humanidade a levar o diabo que nos interessa ter os servidores na lua. preservar o que?

  8. Avatar de Profeta
    Profeta

    Why Mr Anderson Why ? Ja nao ha espaco aqui na terra para montar servidores novos ? Isto cheira-me a publicidade enganosa e a palavra Lua tem de estar presente. Tal como a palavra Marte que as vezes aparece por aqui.

  9. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    Estou qualificado!
    Já trabalhei durante meio ano numa sala de 5m2, sem janelas, com AC @19º e um bastidor com o barulho de 4 servidores. Às vezes trabalhava de das 6AM da manhã até às 11PM.
    Nos tempos livres pratico saltos de kanguru nos treinos de kickboxing alienígena e apneia quando se faz feijoada lá em casa.

  10. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Muito bom !

    Talvez por ser 6•feira, o humor esta em alta !!

    Já ouvi falar nessa lonestar ….

    Talvez já saibam quais são os próximos virus e pandemias e à que arranjar um sitio mais longe dos demais.

  11. Avatar de skyline
    skyline

    acredito que os extraterrestes sejam tão avançados que a rede de internet seja da ordem 100Yeota hz por isso não entenda nada da nossa internet , a nossa internet deve de ser da idade da pedra 🙂 além disso os extraterrestes podem metodos de compressão avançados como nos videos ou som

    1. Avatar de skyline
      skyline

      acho muito boa ideia ,sò tenho pena que a ideia não tenha sido minha

      1. Avatar de skyline
        skyline

        começam a existir soluções muito boas para a falta de espaço ,aqui na terra

  12. Avatar de skyline
    skyline

    primeiro começa por ir os servidores, depois vai o homem ,é muito bom irmos ocupar espaço na lua , na terra esta tudo apertado