Há 120 mil anos, a temperatura da Terra era semelhante à atual e o Ártico ficou sem gelo

53 Comentários

Um novo estudo analisou o último período em que a Terra atingiu uma temperatura semelhante à atual, de modo a compreender o que poderá acontecer, agora, ao gelo do Ártico.

Ártico

De um lado, a Antártida, que parece estar a ser poupada ao degelo provocado pelo aumento progressivo da temperatura média global. Do outro, o Ártico, que tem sido visivelmente afetado.

Agora, um novo estudo, liderado por investigadores da Universidade de Estocolmo, analisou o último período interglaciar – entre 129.000 e 115.000 anos atrás -, por forma a entender o que poderá acontecer, desta vez, ao gelo do Ártico.

Gelo derretido, no Ártico, pelas temperaturas

O estudo baseou-se na análise de restos fósseis de plâncton dessa época, especificamente foraminíferos planctónicos, um tipo de organismo unicelular. Nesses fósseis, os investigadores encontraram largas quantidades da espécie Turborotalita quinqueloba, um tipo de plâncton que tende a habitar regiões subpolares e que pode ser encontrado em abundância no Atlântico.

A análise da ocorrência destes microrganismos permitiu concluir que, durante o último período interglaciar, os verões boreais deixaram o Oceano Ártico completamente sem gelo. Os autores referem-se a este fenómeno como “Atlantificação”, isto é, a adoção pelo Oceano Ártico de características do Atlântico.

Foraminíferos planctónicos

Normalmente, os especialistas em clima recorrem à última era glaciar, usando-a como referência para compreender o que se passa, hoje em dia, com o nosso clima. Principalmente, para estimar o seu comportamento no futuro.

O último período interglaciar, entre 129.000 e 115.000 anos antes do presente, é um período interessante para estudar, porque é a última vez na história da Terra em que as temperaturas médias globais foram semelhantes, ou talvez superiores, às atuais, e o nível do mar foi consideravelmente mais elevado, até 6 a 9 metros mais alto.

Explicou Flor Vermassen, coautor do estudo, num comunicado de imprensa.

Gelo derretido, no Ártico, pelas temperaturas

Além disso, importa considerar alguns fatores, aquando das comparações entre o último período interglaciar e o presente, nomeadamente, o cumprimento do Acordo de Paris, assinado em 2015, que pressupõe a não ultrapassagem do limite de 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais.

A dimensão da camada de gelo do Ártico não está diretamente relacionada com a subida do nível da água do mar. Contudo, existe uma relação indireta, que pode ter acontecido no último período interglaciar: a modificação do albedo, que faz com que os oceanos convencionais absorvam o calor, enquanto as áreas congeladas o refletem.

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fusion
    Fusion

    Raios partam os Flintstones, que era só poluir o ambiente na altura

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Flinstons eram do jurássico

  2. Avatar de Hugo Ribeiro
    Hugo Ribeiro

    Artur Albarran, quando tiver disponibilidade, venha cá dizer a sua famosa tirada, por favor.
    Obrigado.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Já morreu

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Arranja-se o José Rodrigues dos Santos:

        “Morreram Todos!”

  3. Avatar de 0º0
    0º0

    E como resolveram o problema do aquecimento global?
    Será que foi com carros elétricos?

    1. Avatar de luisa
      luisa

      Resolver? Como diz a noticia o problema resolveu se por ele próprio e hoje estamos nos a passar pelo mesmo! Não quer dizer que concorde com a poluição feita no planeta! Mas há coisas que estão fora do nosso controlo! Se calhar seria mais prudente taxar paises como a china india e africa onde a poluição é feita á descarada e com grandes consequências para a população mundial, do que taxar o zé que vive de salário a salário

      1. Avatar de KaPutnixZ
        KaPutnixZ

        Só 2 ou 3 apontamntos..

        – Resolveu-se há 120 mil anos mas não havia a “carga” humana que há hoje. Talvez ele não consiga resolver-se sózinho hoje em dia porque já não está assim tão sozinho..

        – Africa é um Continente e não um país..

        – Na grande maioria dos países de África, nem salário têm para vivier.

        Chutar para os outros um problema que é de todos não o vai resolver certamente..

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          África tem as maiores riquezas mundiais, é tudo uma questão de má gestão e corrupção

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Muito antes dessas ainda vêm as questões históricas e culturais.

        2. Avatar de José
          José

          África, entende-se no seu todo, no seu conjunto de países. claro! Eu percebi bem o que a Luísa quis dizer e tem razão. Se formos honestos verificamos que muitos dos problemas actuais vêm daí, mas qual é a solução sempre apontada? Ser o Ocidente a retrair-se e a culpar-se! Não se esqueça que fui um dos que em muitas conferências sobre o clima afirmavam que: nós teremos de empobrecer para dar a vez a outros”! Afinal aonde estava a preocupação com o clima se se referiam a locais sobrepovoados? Num canto da Ásia entre a tem quase 2/3 da Humanidade em África reproduzem-se como se não houvesse limites e sujam tudo sem qualquer preocupação ambiental – todos sabemos que é assim -, mas a culpa é daqui do Zé português que vive num país com 10 milhões de pessoas e onde, por sinal hoje até se vive muito mais limo que há umas décadas atrás! Como sei disso? Por que sempre viajei imenso, inclusive a nível interno, passei por locais onde era impossível respirar e actualmente são locais bem recuperados. Os incêndios e os criminosos que os causam, são a maior pecha actual, pois ainda há pouco ouvi uma estatística que aponta para apenas 8% dos incêndios causados de forma considerada como natural.

      2. Avatar de José
      3. Avatar de ATENTO
        ATENTO

        O maior poluidor mundial per capita, sao ..os estados unidos!!! Embora a china, pela sua dimensao. seja o maior poluidor total.

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          “O maior poluidor mundial per capita, sao ..os estados unidos!”

          Falso, o maior poiluidor mundial é aquele que poluí e produz muito pouco.
          É preciso olhar para a eficência da poluição.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Não é falso nem verdadeiro porque cão contagens diferentes

    2. Avatar de Vasco
      Vasco

      O planeta não precisava de ter condições ambientais para suportar o consumo de perto de nove mil milhões de seres humanos, e não possuia sociedades organizadas que precisam de ter como factores principais de sobrevivência a previsibilidade e a estabilidade climatéricas.

      1. Avatar de José
        José

        Tem um ritmo próprio e em relação ao isso pouco ou nada poderemos fazer. Mesmo no actual estado da nossa ciência.

    3. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      Carros elétricos agravam a situação.

    4. Avatar de Art
      Art

      Resolveram o problema com uma era glaciar e extinção de muitas espécies

    5. Avatar de Joao
      Joao

      Desculpe mas o Sr. nao sabe o que diz….. o aquecimento global ja passou agora estamos na EBULIÇÃO MUNDIALALALALAL…….
      Suponho que á 120.000 anos nao deveria existir muita poluição porque.razão existiam temperaturas iguais as de hoje??? A razao desta ebulição não sokos nós?????

  4. Avatar de Ruizinho Relvas
    Ruizinho Relvas

    E nessa altura as pessoas eram felizes e foi gracas a isso que evoluiram ate hoje. Tanto drama para nos venderem tretas mais caras. O meu range rover com 25 anos a gasoleo queima 20L aos 100 e vai continuar por muitos anos. Os pingucas dos eletricos podem ir dar uma volta ao c…

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      Depois és daqueles que diz… Os sumos do.governo só aumentam impostos.
      Quem tem um carro desses tem muito bem dinheiro para o sustentar

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      O verdadeiro macho alfa lol

    3. Avatar de Someone
      Someone

      Os elétricos também chegam do ponto A ao ponto B, sem pesar na carteira…

      1. Avatar de EEQTR911
        EEQTR911

        A carteira pesou no momento da compra. Os elétricos são 50% mais caros…e poluem o mesmo.

    4. Avatar de Zé Tuga
      Zé Tuga

      Ó Ruizinho… se meteres a boca no tubo de escape quando estiver a trabalhar aprendes de graça a 1ª lição sobre poluição; E essa de mandares os elétricos pró não sei onde, vou começar a rir-me quando começares a pagar tipo portagem como em Londres para entrares dentro de uma cidade e os outros a curtir sem pagar nada; PS: 20 litros aos 100?? Está desafinado e nem isso sabes ver…

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Exacto, ja o ze tuga devia morder uma pilha para ter a ultima licao sobre poluicao. Mas aí nao sei como irías afinar bomba pós consumos xD Fora que o ze tuga costuma ir de aveiro a londres no seu carro electrico e fica muito contente por lhe deixarem passar com o seu renault zoe que vale 10x mais que o carro “luxuoso” do outro.

  5. Avatar de Anibal
    Anibal

    Não perceberam a parte que importa “nível do mar 6 a 9 metros mais altos”

    1. Avatar de Américo Mendes
      Américo Mendes

      Dado que o Ártico já descongelou mesmo muito, quanto é que a água do mar subiu? Algo está a falhar nessa teoria, diria.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Waterworld nao é ficção

    3. Avatar de nuno a
      nuno a

      finalmente vou ter casa junto á praia

  6. Avatar de Grunho
    Grunho

    Medidas tiradas pelos actuais negacionistas e comprovadas diante de notário de há 120 mil anos.

  7. Avatar de Tiago
    Tiago

    E quem foi o responsável pela poluição há 120 mil anos atrás? Lol

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Aposto que antes de ires tomar banho fazes o nr2 e barras-te todo já que no fim…vais tomar banho certo?
      O facto de o planeta já ter passado por várias eras é do conhecimento de qualquer miúdo…
      Às vezes pensamos que estamos em primeiro na corrida mas na verdade, não vemos ninguém porque estamos demasiado atrasados.

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        “O facto de o planeta já ter passado por várias eras é do conhecimento de qualquer miúdo…”

        Mas tu e os “cientistas” não parecem tirar consequências desses factos.
        Para começar quais os factores mecanismos que fizeram acontecer.

    2. Avatar de José
      José

      Ninguém se “lembra” das extinções do período entre o Plistoceno e Holoceno de há uns 13.000 a 9.000 anos no fim da última glaciação,com o desaparecimento de imensa fauna. Inclusive por territórios como o da Península Ibérica, onde podemos verifica o desaparecimento do Mamute Peninsular -no caso português, há um achado de maxilar de Mamute descoberto numa ribeira perto em Oeiras, em Laveiras – , do rinoceronte ou ainda do crocodilo. Nem se fala do que aconteceu nas Américas onde muita da fauna desapareceu com o recuo das calotes árticas e que deram origem aos actuais Grande Lagos.

    3. Avatar de EEQTR911
      EEQTR911

      Adão e Eva.

  8. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Será que à 120 mil anos o Homem destruíu o planeta,? Este foi recuperando sozinho e agora está a acontecer o mesmo?

  9. Avatar de Ema
    Ema

    A Antártida está a sofrer degelo sim senhor, ao contrário do que é dito. São blocos enormes, do tamanho de países, que se separam do continente. Não está em questão o aquecimento natural,mas sim o artificial. E sim ambos são capazes de nós enviarem para Marte.

    1. Avatar de José
      José

      Claro, já foi um “paraíso” tropical. A Crosta Terrestre é dinâmica, tal como o clima muda. Supõe-se que terão existido 26 glaciações desde que o Planeta se estabilizou após os períodos conturbados da sua formação.

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Quais foram os factores que fizeram a Gronelandia( =Terra Verde) ficar gelada?

      Como os cientistas não sabem sequer responder á questão que raio de nível de conhecimento sobre o clima existe?

  10. Avatar de ICE
    ICE

    “E morreram TODOS!”

  11. Avatar de Equilíbrio
    Equilíbrio

    Tudo é uma questão de equilíbrio. A natureza simplesmente vai buscar o equilíbrio novamente eliminando o fator que está a acarretar esse desequilíbrio que no atual momento é a raça humana. Pronto, falei.

  12. Avatar de Aindanaoseitudo
    Aindanaoseitudo

    Para os cientistas comentadores do PPLW.
    Já tinha dito uma vez e repito, basta ser humano para poder dar erro ou estar errado por muitos estudos que façamos, com isto não quero dizer que não possamos ter influência no clima, mas não nas proporções que querem tanto que acreditemos.

    1. Avatar de Zé Tuga
      Zé Tuga

      Não sabes mesmo tudo, mas explico apenas factos: Estão 3 transatlanticos agora em Santa Apolónia e nem todos estão estão ligados à central eletrica, estão 3 dias cada um com os seus motores a trabalhar; cada um neses 3 dia polui mais que todos os carros em Lisboa durante uma ano (é facto); Um avião Airbus de 2 motores mas de travessia ao levantar ao 1º andar de voo deixa em cima de Lisboa 8 tonelas de combustivel e oxigénio queimado e deixa o lixo que não se queima em cima de nós (é facto de novo); as industrias pesadas consomem carvão e India, China, Eua e Russia têm-nas a trabalhar a sério (outro facto); uma porcaria de um porta contentores que traz tudo o que precisamos consome 70 toneladas ao dia de nafta que tem de ser pré-aquecida antes de entrar na câmra de combustão (facto!) e para variar esta sujidade, se num local houver um derrame petrolifero de dimensões de poço de petróleo sem queima, essa zona durante 10 será a maior zona de pesca do mundo (facto em que produtos naturais não transformados, agem bem com a natureza); se não acreditares, vais ao Dr. Google e está lá tudo…. Agor a pergunta-se de forma simples; Não influenciamos o ambiente????

      1. Avatar de Zé Tuga
        Zé Tuga

        esqueci-me de mencionar que o porta contentore consome 70 toneladas de nafta ao dia!!

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          Já pensaste na evaporação da água do mar durante 24 horas por dia todos os dias de 2/3 da superficie da terra que são cobertos por mares e oceanos?

          Diverte-te com o aquecimento global proporcionado pela redução da poluição:

          Science.org
          Regulations imposed in 2020 by the United Nations’s International Maritime Organization (IMO) have cut ships’ sulfur pollution by more than 80% and improved air quality worldwide. The reduction has also lessened the effect of sulfate particles in seeding and brightening the distinctive low-lying, reflective clouds that follow in the wake of ships and help cool the planet (…)
          By dramatically reducing the number of ship tracks, the planet has warmed up faster, several new studies have found. That trend is magnified in the Atlantic, where maritime traffic is particularly dense. In the shipping corridors, the increased light represents a 50% boost to the warming effect of human carbon emissions.

          1. Avatar de Zé Tuga
            Zé Tuga

            Eu escrevi factos, não opiniões; Se não entendes, lamento!

  13. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Naquela altura havia muitas fogueiras, não havia fogões.
    Fogo produz muito calor, aquece tudo… até aqui tudo certo.
    É o planeta ebulição, by Pantanoso.

    Bem, não sei se será possível, mas acham que dá para culpar o Passos do que aconteceu há 100 mil anos?
    Com um pouco de jeito até dá…

  14. Avatar de Trolha
    Trolha

    Não se preocupem que o sr Bill Gates (and Friends) tem uma nova proposta para escurecer os céus semelhante á historia do Matrix para reflectir a luz solar – sim parece ridiculo mas existem “cientistas” a apoiar esta medidas. Acho que se esqueceram como funciona a fotossintese…

    1. Avatar de papagaio
      papagaio

      Vão bloquear toda a luz?o planeta vai ficar ás escuras?relax…acho que eles tão por dentro de como funciona a fotossíntese.pitch black

    2. Avatar de Zé Tuga
      Zé Tuga

      Conheces uma coisa denominada luminosidade fora do espetro visual?

  15. Avatar de Joaquim Afonso
    Joaquim Afonso

    Métodos de datação falíveis… next!!>>>