Governo vai aumentar o número de testes COVID-19 gratuitos por pessoa

20 Comentários

O Governo português tem estado desde a primeira hora presente no combate à pandemia por COVID-19. Se nos primeiros momentos foi necessário investir em ventiladores, agora, passados dois anos, as prioridades têm sido outras.

De acordo com informações recentes, o Governo vai aumentar o número de testes COVID-19 gratuitos por pessoa que está neste momento fixado em quatro por mês.


A revelação foi feita pela Ministra da Saúde, na conferência de imprensa sobre a situação epidemiológica da COVID-19 em Portugal, que decorreu na passada sexta-feira, dia 17 de dezembro.

Marta Temido apelou aos portugueses para que façam “mais uso de máscara, mais testes, mais vacinação”, reforçando que “todos temos de estar preparados para fazer mais” no que se refere às medidas de prevenção e controlo da pandemia.

Os próximos dias serão decisivos para perceber o impacto da nova variante e a resposta proporcional com que estamos comprometidos. O que já sabemos leva-nos a dizer que, se a variante se transmite mais, cada um de nós tem de fazer mais

Segundo a Ministra da Saúde, a variante Ómicron tinha 69 casos identificados em Portugal, até dia 14 de dezembro. “Sabemos que a prevalência desta variante ronda já os 20%, sabendo-se que poderá ter uma prevalência de 50% na semana do Natal” e de 80% na semana do final do ano, adiantou.

Ainda segundo a ministra…

Sabe-se já que a variante é mais transmissível do que a variante Delta, que é a variante predominante até à data, com uma duplicação de casos de um a dois dias na África do Sul, de dois a três dias na Dinamarca e no Reino Unido. Aqui, em Portugal, o INSA está a estimar agora um tempo de duplicação de dois dias

No que diz respeito à vacinação, a Ministra afirmou que foi intensificada, tendo sido administradas mais de 2,2 milhões de doses de reforço. Mais de 80% dos cidadãos com mais de 80 anos já levaram a terceira dose, e 70% dos cidadãos com idade compreendida entre 75 e 79 anos também já receberam a dose de reforço.

Partilhar:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rambo
    Rambo

    Quais ventiladores?
    Os chineses que nunca apareceram. Ou melhor, não na totalidade e com botões em mandarim?

    Se não há testes disponíveis para quê aumentar o seu número?

    blablablabla…

  2. Avatar de Str
    Str

    “O Governo português tem estado desde a primeira hora presente no combate à pandemia por COVID-19” Nem o Costa diria melhor eheheheh

    1. Avatar de Zed
      Zed

      Desde a hora em que a outra disse que o vírus nunca ia cá chegar 😀

      1. Avatar de nameez@ez.con
        nameez@ez.con

        Eu não estou a favor de ninguém. Mas essa “outra” não foi a única a dizer o mesmo.
        Acredito que tenha sido para não causar alarmismo inicial.

        P.ex. Se tiveres um acidente e telefonares à tua mãe (ou alguém) a primeira coisa que provavelmente dizes é “estou bem” e não “estou todo partido é só sangue por todo o lado”.

  3. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    “De acordo com informações recentes, o Governo vai aumentar o número de testes COVID-19 gratuitos por pessoa que está neste momento fixado em quatro por mês”… O Governo vai aumentar, mas vai aumentar para quantos testes por mês? Publicações como esta que não nos deixam esclarecidos, sinceramente não entendo o objetivo do seu conteúdo.

    1. Avatar de Ze Nandoooo
      Ze Nandoooo

      Não procures essa informação num site de tecnologia 😉

      “A ministra da Saúde, Marta Temido, adiantou na sexta-feira que o Governo tenciona aumentar o número de testes covid-19 gratuitos por pessoa e que a medida “poderá avançar” na próxima semana. No dia seguinte, o secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, acrescentou que esta é uma decisão que está em estudo mas que “depende da evolução do próprio mercado”, e assegurou que está a ser feito “um esforço para repor todas as faltas” de testes.”

      https://www.publico.pt/2021/12/20/sociedade/noticia/covid19-farmacias-vao-abrir-vagas-testes-gratuitos-proxima-semana-1989223/amp

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Amigo, não se sabe! Se soubesse…estava escrito.

  4. Avatar de Filipe
    Filipe

    Ainda não fiz nenhum teste, e apenas levei 1 vacina da Johnsson. Tenho dado a menor despesa ao estado, nem tenho contribuído para adquirir nem espalhar o vírus.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Exatamente na mesma situação que tu, vivo sozinho logo não vejo a necessidade

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Já tive de fazer 3, neste mês. Como tem validade de 2 dias, quando há alguma situação que me obrigam a apresentar teste, mesmo tendo as 2 doses, tenho de o fazer.
      Sei de pessoas que todas as semanas vão fazer, aproveitando ser gratuitos, para poderem ir ás discotecas e bares, todas as noites. Aquela tenda do Cais do Sodré, mais de metade dos lá testados são os que não falham 1 noite nas docas.

  5. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    Tenho tido sorte, até agora a COVID não andou pela minha família (três toques na madeira).
    Os que deviam vacinar-se, vacinaram-se.
    Mas não me tinha apercebido da importância dos auto-testes, até há pouco tempo, quando disseram que para visitar familiares em lares era preciso auto-teste – levando-o para fazer lá, ou feito e atestado por um profissional de saúde (válido por 24H).
    Por causa disso comprou-de uns quantos (são difíceis de encontrar). Quando alguém apresenta sintomas, que se diria de constipação – faz logo o teste. Tem dado negativo.
    P.S. No lar, onde está o meu familiar, já acabaram com os auto-testes feitos lá. Não têm pessoal para os fazer. Quem quer visitar, pedem atestado de vacinação e chega.

  6. Avatar de Alguém
    Alguém

    Só é pena não haver testes. Hoje fui a 4 farmácias, os testes estavam esgotados em todo o lado e disseram que estavam retidas na alfândega e nos raros sítios onde há os preços praticados são ridículos (quase 6€ por teste quando normalmente compro por volta dos 2,50€)

  7. Avatar de José Bacalhau
    José Bacalhau

    Hoje quis comprar testes na farmácia da minha aldeia, que pertence a uma farmácia da cidade de Évora, e disseram-me “só lá para a semana”. Ou seja, se nem testes a pagar existem, como haverá gratuitos? Bem, haver até haverá, só que para se beneficiar deles tem que se ir para o tradicional indicador de escassez: bichas de dezenas de pessoas. Por isso esta conversa cheira a mais propaganda da Martinha e da Gracinha.

  8. Avatar de Zed
    Zed

    Testes gratuitos… Que não há.

  9. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    E disto que eles gostam, de criar necessidades e as pessoas pensam que e bom. Fazer testes para que ? Nesta altura do campeonato ainda ninguem percebeu que o virus mata pouco ? De facto tristes Portugueses que sao tao bem enganados com este conto do vigario.

    1. Avatar de Ru
      Ru

      Até hoje, zero testes feitos. E tenciono continuar assim.
      O vírus existe e anda por aí, tal como muitos outros.
      Mas o que estão a fazer à cabeça do povinho….. Bem mais perigoso do que o covid.

  10. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Agora é que há menino que mal dá um espirro vai a correr fazer um teste

  11. Avatar de lino
    lino

    O povo português é maioritariamente acéfalo.
    Uma pena…

    Só faço teste se tiver sintomas fortes. Nunca fiz nenhum.
    Duas vacinas pfizer e na rua mascara zero.

  12. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    O Governo vai aumentar o número de testes COVID-19 gratuitos por pessoa. Pagos por todos nós…… a forma de dizer a verdade sobre as coisas, é que é diferente….. O Governo somos todos nós, que contribuímos para este planeta. Não somos de Marte.