Garantir que as pessoas mais velhas tenham acesso à Internet pode ajudar a saúde pública

11 Comentários

De acordo com um novo estudo, a utilização da Internet pode resultar em menor depressão e num melhor bem-estar das pessoas com mais de 50 anos.

Pessoas mais velhas a aceder à Internet

Investigadores da Universidade de Hong Kong estudaram mais de 87.500 pessoas, em 23 países, e concluíram que aquelas que utilizavam a Internet para procurar informações, enviar e receber e-mails e fazer compras apresentavam menos sintomas de depressão, melhores níveis de satisfação com a vida e melhor saúde auto-relatada.

Além disso, nos Estados Unidos, em Inglaterra e na China, os participantes que utilizavam a Internet apresentavam menos sintomas depressivos do que os que não utilizavam a Internet.

Homem a aceder à Internet pelo smartphone

Segundo os investigadores, os resultados devem-se ao facto de as pessoas utilizarem a Internet para investigarem elas próprias sobre os seus problemas de saúde. Desta forma, conseguem ser mais auto-suficientes e, também, ser mais sociais, pelas interações online.

Ao superar as barreiras sociais e espaciais, o uso da Internet pode facilitar as conexões com a família e amigos e expandir as redes sociais entre adultos de meia-idade e idosos.

A promoção dessa interação social pode reduzir a solidão e o isolamento social, bem como aumentar o sentimento de pertença e a autoestima, o que pode contribuir para uma melhor saúde mental.

Escreveram os autores de um relatório britânico, publicado no ano passado, no âmbito do qual cerca de um quarto das pessoas com 50 anos ou mais, no Reino Unido, disseram que estavam “frequentemente ou sempre sozinhas”.

Os resultados do novo estudo, publicados na revista Nature Human Behavior, podem ter implicações na forma como a solidão é tratada.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pulito
    Pulito

    Eu dou aulas de de apoio informatico a varios idosos aqui da zona e eles ficam a saber mexer no office e web browser por apenas 80 euros por aula /45min. Por enquanto tenho 21 mas estou disponivel ate 30 pessoas

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Assim mesmo piloto tens que dar bom uso ao curso das novas oportunidades…

  2. Avatar de FernandoS
    FernandoS

    Fonix…80 € em 45 minutos? Eu não ganho isso num dia…está bem está…

    1. Avatar de écomo
      écomo

      E é para idosos!
      Se não for em cascais ou outra zona semelhante é um roubo!! Cobrar mais que um médico? Haja coragem e velhinhos para burlar!

    2. Avatar de Pulito
      Pulito

      Amigo ha canalizadores que ganham mais que isso, muda de emprego e não fiques a espera que as oportunidades não chovem. Eu comecei por brincadeira e agora podia viver so disso

      1. Avatar de FernandoS
        FernandoS

        É pá tem mas é vergonha na cara. Se for preciso eu deu o curso de graça.

        1. Avatar de Pulito
          Pulito

          Vergonha de trabalhar? E um servico pago e o feedback tem sido excelente. Dor de cotovrlo tem o senhor que deve ser mais um falhado a receber rsi

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Só se fores dealer a andares aí a disttribuir pó por atacado, pra fazeres essa pasta toda tão rápido.

  3. Avatar de Grunho
    Grunho

    Maior ajuda ainda à saúde pública é se as pessoas encostarem os carros e seguirem de bici para o trabalho. Os crápulas do lobby petrolífero e automóvel é que não vão achar graça nenhuma: “tens de gastar, tens de consumir, tens de desperdiçar, tens de poluir, que é para manter a economia a andar e os capitalistas a facturar!”

  4. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Idosos na internet? Burlas a centuplicar.
    Depois a culpa é do Passos…

    1. Avatar de P
      P

      Tem razão os idosos devem estar no jardim a olhar para os dias a passar. Há cada um por aqui. A culpa também é do Passos.