Formiga-de-fogo chega à Europa! Especialistas querem exterminá-la “custe o que custar”

32 Comentários

88 ninhos perto da cidade italiana de Siracusa acabam de pôr metade da Europa em alerta: a formiga-de-fogo vermelha, uma das espécies mais invasivas do mundo, já está no continente e parece ser apenas uma questão de tempo até se espalhar para Portugal.



Originária da América do Sul e famosa pela sua picada dolorosa, a formiga-de-fogo vermelha é “uma ameaça à ordem mundial”. Não só porque tem um enorme impacto nos ecossistemas locais, na agricultura e na saúde humana, mas também porque:

As experiências [de controlo] realizadas nos EUA e na Austrália não impediram a sua propagação

Salientou Joaquin L. Reyes-López, Professor de Ecologia da Universidade de Córdoba.

Esta é uma péssima notícia ecológica, económica e sanitária. O artigo da Current Biology fornece “dados claros e convincentes, apoiados por material audiovisual”, segundo os quais a formiga se tornou forte em cinco hectares nos arredores de Siracusa. Trata-se de uma péssima notícia, tendo em conta a facilidade com que se desloca por toda a UE e que, nos Estados Unidos, se calcula que perca cerca de 6 mil milhões de euros por ano devido ao seu impacto ambiental.

tem um ferrão muito forte, que pode provocar reações alérgicas importantes nas pessoas e até levar à morte.

Explica Elena Angulo, investigadora da Estação Biológica de Doñana. Não se trata de uma anedota, é problema muito sério.

O quanto a formiga-de-fogo nos afeta realmente?

Um facto importante é que, ao contrário da grande maioria das formigas europeias, as formigas-de-fogo vermelhas têm um ferrão no abdómen, e picam. No entanto, não é esse o problema. O problema é que, ao contrário de outras espécies, esta gosta de se instalar perto da atividade humana. São difíceis de erradicar, são extremamente incómodas e, ainda por cima, estão muito perto de nós.

O mesmo trabalho afirma que as formigas-de-fogo vermelhas podem estabelecer-se em 7% do território europeu sem qualquer problema. Estes 7% incluem metade das zonas urbanas do continente. No entanto, dá especial ênfase às cidades costeiras mediterrânicas como sendo as que correm maior risco. Se os modelos climáticos estiverem corretos, a situação irá agravar-se cada vez mais.

 

Exterminá-las “custe o que custar”

Nos países que receiam a sua chegada, como o Japão ou outros países do Pacífico, são gastos milhões de euros na sua prevenção.

Por isso, é prioritário para a Itália (e para a Europa) levar a cabo uma erradicação precoce da espécie na zona de Siracusa, custe o que custar; porque, se for bem sucedida, poupará ao país graves problemas sanitários e económicos.

Salientou Angulo.

 

Leia também…

Gráfico mostra como as energias renováveis são cada vez mais baratas

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lopes
    Lopes

    Elas só procuram melhorar a sua vida. Portugal deve abraçar o mundo.

    1. Avatar de Zebra
      Zebra

      Não te trates não…

    2. Avatar de Warhammer
      Warhammer

      Isso no p@rlamento dava comichão a muita gente

    3. Avatar de tkp
      tkp

      O Tonito e o Celito ja estao de bracos abertos a sua espera

  2. Avatar de SergioA
    SergioA

    MacGyver vibes

    1. Avatar de Zebra
      Zebra

      Vê o filme Phase IV (1974) para a melhor experiencia de formigas do cinema.

  3. Avatar de V
    V

    Agora é a parte em que a proteção dos animais se vai manifestar.

  4. Avatar de Captn Obvious
    Captn Obvious

    Portugal se quer ter as portas abertas ao mundo, não pode escolher quem acolhe.

    1. Avatar de CaptianObvious
      CaptianObvious

      Já participei ao MP o uso indevido deste nome!

  5. Avatar de João
    João

    Especialistas?

    1. Avatar de papagaio
      papagaio

      …por sinal as formigas ,que se adaptaram bem.

      E fritas alimentam 🙂

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Podem ser úteis na Assembleia da República especialmente nos lados do PS e BE

        1. Avatar de DJ
          DJ

          Acho que ficavam melhor nas cadeiras do C e IL

    2. Avatar de Zé

      Muito simples, mata-las todas com drones suicída.

  6. Avatar de mikado
    mikado

    Agora é que quem faz lança-chamas vai lucrar bastante.

  7. Avatar de AlexX
    AlexX

    Pobre da formiga que só está a fazer pela vida. Se uma única delas picou um milenial mi mi mi que saiu correndo a ganir em busca de auxílio da polícia e dos bombeiros todos juntos, isso foi suficiente para que agora se instale o pânico. Isto deviam era ser bilhões e bilhões de formigas Tocandira, isso é que era! E ficavam bem melhor a saber o que é dor.
    É comerem à colherada a formiguita de fogo, se não aguentam com o calor do picante é juntar 0,5 lts de óleo de fígado de bacalhau.

    1. Avatar de .
      .

      Quem é este Pokémon!?

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        São os pókamones invasores que chegaram da América Latina em asa delta e aterraram em Siracusa. Não se deixam capturar com o telemóvel mas talvez alguém consiga tirar uma selfie fazendo o beicinho com uma tribo de pókamones invasores medonhos ao lado.

  8. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Se vierem de barco é só pedir asilo e tem logo papéis para irem para a Europa.

  9. Avatar de André
    André

    Entra tudo na Europa… é formigas é vespas… isto está cada vez pior…

  10. Avatar de mikado
    mikado

    Gozem com elas até que uma delas vos meta primeiro ferrão e depois é fugir ou morrer.

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      Só se por algum motivo crescerem e passarem a ter metro e meio de comprimento 😀
      Até lá podemos comprar umas espadas de samurai porque se crescerem não haverá muito para onde fugir.

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      Essa formiga é conhecida como a Marabunta. Comem tudo. A dor da picada tem alguma semelhança com a da formiga de fogo contudo são espécies diferentes.

      1. Avatar de Warhammer
        Warhammer

        Devia-se chamar: Socialite… come tudo e não deixa nada…

  11. Avatar de Jorge
    Jorge

    A sério que há gente aqui a comparar imigrantes a formigas?
    Portugal, um pais de emigrantes?
    Que fizeram de tão incrível para merecer o estatuto especial de português que lhes dá direitos sobre as demais pessoas? Nascer? wau…

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Jorge, não leve as coisas tão a sério.
      Bom humor faz falta tb senão entra em depressão.

      Quer comparar os emigrantes portugueses que foram para França, por exemplo, com os emigrantes magrebinos?
      A sério que quer comparar?
      Não tenho conhecimento de portugueses a fazerem atentados em França, mas sei lá, posso andar distraído..
      França, Alemanha, Suécia… os tugas são danados… poupe me.

    2. Avatar de Warhammer
      Warhammer

      Quando morrer pergunte ao D. Afonso Henriques ou a outro qualquer que mandou em metade do planeta…

  12. Avatar de JL
    JL

    Agora, também por causa disto, vão já aumentar as rendas, a prestação da casa ao banco, o gasóleo, a gasolina, o gás e a eletricidade, e também a alimentação.

  13. Avatar de Ao sul
    Ao sul

    É só introduzir umas quantas estéreis na comunidade delas e já não se reproduzem.

  14. Avatar de Grunho
    Grunho

    Deve haver uma maneira de tirar proveito disto, por exemplo transformá-las em farinha para ração de peixe. Até a execrada vespa asiática dá aos japoneses um pitéu cobiçado, feito de larvas delas. É trazê-los cá para procurar e destruir ninhos, ficando com as larvas para a cozinha gourmet.