Flórida quer eliminar todas as vacinas obrigatórias. Seria o primeiro estado a fazê-lo

28 Comentários

No sentido de conceder às pessoas o direito de tomarem as suas próprias decisões, a Flórida poderá ser o primeiro estado norte-americano a eliminar todas as vacinas obrigatórias para crianças e adultos.

Vacina

O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse que pedirá à Assembleia Legislativa estadual que revogue uma lei que exige que as crianças recebam vacinas contra poliomielite, difteria, sarampo e papeira antes de entrarem na escola.

Caso seja aprovada, a Flórida será o primeiro estado dos Estados Unidos a eliminar todas as vacinas obrigatórias para crianças e adultos, segundo a rede de rádio pública norte-americana NPR.

Outras vacinas, incluindo as contra varicela, hepatite B e infeções estreptocócicas, são obrigatórias pelo departamento de saúde estadual, e não pela Assembleia Legislativa da Flórida.

Contudo, o cirurgião-geral do estado, Joseph Ladapo, disse que o seu departamento emitirá regras, em breve, para eliminar, também, essas exigências.

As pessoas têm o direito de tomar as suas próprias decisões. Se não querem colocar vacinas no vosso corpo, que Deus vos abençoe. E espero que tomem uma decisão informada. É assim que deve ser.

Disse Ladapo, que se juntou ao governador Ron DeSantis para o anúncio, esta semana.

Joseph Ladapo, cirurgião-geral do estado da Flórida.
Joseph Ladapo, cirurgião-geral do estado da Flórida.

O cirurgião-geral do estado, Joseph Ladapo, é há muito tempo um dos principais críticos das vacinas, especialmente das baseadas no mRNA, desenvolvidas para combater a pandemia da COVID-19.

Na sua perspetiva, aquando do anúncio dos trabalhos para a eliminação das vacinas, na Flórida, “todas elas são erradas e transbordam desdém e escravidão”.

Reações apontam que eliminação das vacinas causará problemas

Profissionais de saúde pública e saúde infantil têm, desde o anúncio, condenado a medida.

A especialista em doenças infeciosas da Florida International University, Aileen Marty, por exemplo, disse que isto “causará estragos”.

Isto causará problemas no financiamento de vacinas gratuitas para os mais pobres e problemas com vacinas para o resto de nós devido a questões relacionadas com seguros. É claramente contra as evidências empíricas do que é mais seguro para cada criança.

Por sua vez, a presidente da Academia Americana de Pediatria, Susan Kressly, admitiu que estão preocupados “que o anúncio do governador DeSantis coloque as crianças das escolas públicas da Flórida em maior risco de adoecer e tenha efeitos em cascata em toda a sua comunidade”.

Esta semana, também, o governador DeSantis anunciou que está a formar uma nova comissão estadual chamada “Make America Healthy Again” (em português, “Tornar a América Saudável Novamente”), inspirada na comissão federal criada pelo secretário de Saúde e Serviços Humanos, Robert F. Kennedy Jr.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Casper
  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Lá vão voltar os EUA a ter surtos de doenças já erradicadas. Vão parecer um país do 3º mundo

    1. Avatar de Patinhas
      Patinhas

      É por isso que s inteligência artificial tem o sucesso que tem. Já não há inteligência natural.

    2. Avatar de Sérgio V.
      Sérgio V.

      Já costumam ter casos de peste negra.

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        E prontos temos os comentários esperados..
        Não há vacina para a peste negra…

        Em Portugal há só duas vacinas obrigatórias: Tétano e Difteria para se poder entrar na escola.

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Sabe que a peste negra é causada por uma bactéria não sabe? E que as vacinas são contra vírus…

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          Não tinha presente se a peste negra era consequência de um virus ou uma bacteria.

        2. Avatar de AlexS
          AlexS

          Já agora uma correcção as vacinas do tétano e difteria não são obrigatórias, Por isso Portugal não tem vacinas obrigatórias embora como a do tétano e difteria são necessárias para entrar na escola acaba por funcionar quase como obrigatória.

        3. Avatar de Amilcar
          Amilcar

          Tétano
          Cólera
          Difteria


          Causadas por bactérias

        4. Avatar de Max
          Max

          Há vacinas contra bactérias (como as da difteria e do tétano) e contra vírus (como as da hepatite B e do sarampo.
          As vacinas contra contra bactérias não diretamente contra essas bactérias mas contra as toxinas que produzem e são responsáveis pelas doenças.
          E há vacina contra a peste negra (peste bubónica), embora o habitual seja usar antibióticos.
          Quanto à questão mais geral:
          O problema nos EUA, com seguidores noutros países, é que os anti-vacinas tendem a posicionar-se contra todas as vacinas, mesmo as que são absolutamente indispensáveis.
          Pegue-se na frase do cirurgião da Florida:
          “As pessoas têm o direito de tomar as suas próprias decisões. Se não querem colocar vacinas no vosso corpo, que Deus vos abençoe. E espero que tomem uma decisão informada.” Leio-a como uma clara posição anti-vacinas, disfarçada de defesa da liberdade individual.
          Mas não é o Estado que tem que estabelecer regras obrigatórias e recomendações para a vacinação? O cidadão comum é que se tem de se orientar no meio do caos da desinformação dos anti-vacinas e dos preconceitos religiosos?

          1. Avatar de Joao Ptt
            Joao Ptt

            As pessoas devem ter o direito a não meter dentro dos seus corpos algo que não queiram, desde que possam continuar a colocar caso o queiram, e no caso das vacinas o Estado pode continuar a oferecer a quem quiser tomar.

            O problema de muitas pessoas como eu não é a vacina em si, mas a pressa de a querer meter no mercado e forçar toda a gente a levar com ela mesmo sem se saber muito bem o que irá acontecer. No passado cada vacina demorava uns 10 anos desde o desenvolvimento inicial até chegar de forma generalizada a toda a população, para dar tempo de ver os efeitos secundários, agora mais recentemente quiseram encurtar o tempo para poucos meses e não obrigaram mas quase que parecia que era obrigatório.

    3. Avatar de Ifm
      Ifm

      Já são…a vacina da hepatite nos EUA é 82k dólares!

      Querem ser tão evoluído e com tantas teorias wooks que aquilo é um país de 3 mundo!

      Agora não sendo obrigatórias… Quem tem dinheiro para pagar… Paga quem não tem vai morrer a porta do hospital!

      EUA é o único país do mundo que medicamentos na farmácia com seguro são mais caros do que sem seguro!!

      Não são todos os medicamentos mas mesmo assim… Não faz sentido…
      País onde vais a uma supermercado e tem armas e munições a venda, mas não tem álcool.

      País onde se pode ir para a guerra morrer pelo país, mas não tem maturidade para beber álcool!!

  3. Avatar de 1 palmo na testa
    1 palmo na testa

    O surto de estupidificação continua nos EUA, e semntravoes

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Liberdade.

      A questão é saber se o Estado financiará a quem quiser tomar, ou se têm de pagar do bolso. Se tiverem de pagar do bolso pode ser problemático, dependendo do preço, que nos EUA tendem a cobrar tudo de forma super inflacionada.

  4. Avatar de Tó

    Quando o Idiocracy se torna realidade.

  5. Avatar de X
    X

    Ainda há quem não acredite que os U.S.A. é uma experiencia falhada por tambem negar a ciência mas não só. O declínio é obvio e os ricos querem sair a ganhar.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Negar a ciência não tem mal nenhum por si mesmo, porque só é realmente ciência se for verdade, e muitas vezes não é verdade apesar do aparente “consenso” científico.

      Na questão das vacinas deve ser uma decisão individual (ou pelo menos dos pais, quando se tratarem de crianças) que assim pode levar em conta historial familiar, informação científica disponível, etc. para avaliarem se decidem ou não pela toma das vacinas.

      E não se enganem, as vacinas já salvaram inúmeras pessoas de grandes problemas ou até da morte prematura, e tais pessoas que as desenvolveram estão de parabéns! Agora, uma coisa é uma vacina testada por 10 anos ou mais onde se tem uma elevada certeza da qualidade da mesma e efeitos secundários, outra coisa é desenvolver algo novo e esperar que vá dá certo… e isto é que é preocupante.

      1. Avatar de X
        X

        O teu ultimo paragrafo é desinformação, as vacinas de hoje são desenvolvidas mais depressa porque a tecnologia evoluiu.

  6. Avatar de V
    V

    Quando não se percebe que as vacinas não têm apenas uma função individual mas sim comunitária…

  7. Avatar de Mais um
    Mais um

    Quem tem crianças pequenas ,deve saber que o Estado que eles alimentam com os impostos, lhes proibiu serem vacinadas contra a tuberculose (BCG). Eles (bill gate$$$$ & Cia, lá saberão porquê, eles e um mafioso de gravata de laço por cá).

  8. Avatar de EDPRR
    EDPRR

    Estou à espera que já a partir de segunda feira o Ventura venha defender o fim da vacinação das crianças portuguesas. Segundo o Ventura as doenças não são provocadas por vírus ou bactérias mas por imigrantes. Há alguma coisa que ele não culpe os imigrantes ?

  9. Avatar de TiagoC
    TiagoC

    “Bonito serviço!!!” Com o sarampo a matar crianças no Texas e a Flórida faz isto.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Há mais mortes por sarampo na Europa…

  10. Avatar de PJA
    PJA

    É o que dá ter um país governado por um ditador, um responsável pela saúde doido, vários governadores completamente lunáticos, este então DeSantis é um dos melhores. Alguém que defende o fim das vacinas obrigatórias e gratuitas para as crianças é um assassino.

  11. Avatar de Grunho
    Grunho

    É preciso dar oportunidades de negócio aos hospitais privados, aos laboratórios de antibióticos e às agências funerárias. Nos USA cuidam bem disso.

  12. Avatar de arquimedes
    arquimedes

    Boa, já devia a muito essa lei ter surgido.
    E mais vacinas laboratório faz , é de borla, farmaceuticas NUNCA deviam ser PRIVADAS a saude é um direito , farmaceuticas tudo estatal nisto defendo que é o estado que tem de ter o controle a doença não é para dar lucro.

    1. Avatar de EDPRR
      EDPRR

      E o que impede o Estado de ter os seus laboratórios, fazer investigação e criar medicamentos ? A questão é que raros são os países que o fazem portanto tens duas escolhas. Ou os laboratórios privados fazem investigação e criam vacinas ou não há vacinas. O que escolhes ?