EUA querem que 45% da eletricidade provenha de energia solar em 2050

26 Comentários

Não só as fabricantes têm dado cartas no sentido de contribuir para a minimização das emissões de gases de efeito de estufa. De forma a atingir os objetivos estabelecidos, os países estão também a trabalhar nesse sentido. Os EUA, por exemplo, querem que 45% da eletricidade consumida no país provenha de fontes de energia solar.

Com o horizonte temporal estabelecido para 2050, esta meta poderá fazê-lo poupar cerca de 1,7 biliões de dólares.

Energia solar

Recentemente, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que, até 2050, o país terá como objetivo produzir 45% da sua eletricidade a partir de fontes de energia solar.

Os dados foram apresentados num relatório do Department of Energy (DOE) que foi divulgado aquando do anúncio de Joe Biden. Conforme refere esse relatório, o DOE pretende, até 2035, aumentar para 40% a percentagem de eletricidade produzida a partir de fontes de energia solar, sendo que esse valor está, atualmente, nos 3%. Depois, até 2050, o DOE prevê que a percentagem suba até aos 45%.

Consciente do objetivo ambicioso, o DOE explicou que, para que a concretização deste seja possível, será necessário que os EUA quadrupliquem as suas construções anuais de capacidade solar. Além disso, vai requerer um investimento federal de milhares de milhões de dólares, por forma a adaptar a rede elétrica do país à mudança de fornecimento.

Numa declaração, Jennifer Granholm, secretária da energia, disse que o novo relatório desenvolvido pelo DOE “esclarece que a energia solar, a nossa fonte de energia limpa mais barata e de mais rápido crescimento, poderia produzir eletricidade suficiente para alimentar todas as casas nos EUA, até 2035, e empregar até 1,5 milhões de pessoas no processo”.

Presidente dos EUA, Joe Biden, cumprimenta funcionários na pista do Louis Armstrong New Orleans International Airport, em Kenner
Presidente dos EUA, Joe Biden, cumprimenta funcionários na pista, depois de chegar ao Louis Armstrong New Orleans International Airport, em Kenner, no início da sua visita às áreas afetadas pelos furacões no Louisiana.

O relatório apresentado estima aproximadamente 562 mil milhões de dólares em custos adicionais destinados à construção de infraestruturas solares, até 2050. Contudo, grande parte deste valor depende dos avanços tecnológicos contínuos para a recolha e armazenamento da energia solar.

Além disso, refere que o investimento poderá ter elevado retorno, uma vez que as estimativas sugerem que os EUA poupariam cerca de 1,7 biliões de dólares, bem como evitariam danos climáticos e melhorariam a qualidade do ar.

Numa altura em que as alterações climáticas são sistematicamente abordadas, a proposta do DOE procura reformular o setor energético dos EUA – um país altamente afetado pelas catástrofes que advêm das alterações climáticas –, combatendo o seu agravamento e limitando os seus efeitos.

Afinal, numa visita recente aos bairros afetados pelo furacão Ida, Joe Biden referiu-se às alterações climáticas como uma “crise de todos”, que precisa de ser combatida por todos.

 

Redução de emissões: Estudo diz que a Europa está 21 anos atrasada

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AlexS
    AlexS

    “Planear” o futuro a 30 anos. Hilariante! isto é tudo o jogo para quem fica com o dinheiro dos impostos.

    1. Avatar de R
      R

      Pensei que era 01 de Abril. E o pessoal acredita-se nestas tretas. Já nem volto a dizer qual a solução energética – não tenho paciência para o chorrilho de ignorância do costume.

      1. Avatar de Mig21
        Mig21

        Pois . Devia era fazer um ITER 2 nos US

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Claro que a solução é um reator de fusão. O único senão é que estão sempre a 30 anos de serem viáveis na produção energética…

          1. Avatar de Miguel Real
            Miguel Real

            negativo Reactor de Tório isso sim !!! mas é disruptivo para as irmãs do petróleo e as irmãs financeiras… tadinhos

    2. Avatar de HOS
      HOS

      Exatamente Alex.

    3. Avatar de Milhais
      Milhais

      Opa is Chineses planeio o futuro a 10 e 20 anos e acho que todos podemos ver os resultados do crescimento. Enquanto que em Portugal faz me planos para vencer eleicoes e o resultado esta a vista.

    4. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1 o senil corrupto vai destruir os states antes disso,…
      Trump won save America & the World from commies!

  2. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Quem disse isso, sabe que daqui a 30 anos ninguém lhe vai pedir contas

  3. Avatar de jota
    jota

    Atirou muito lá para a frente, como quem diz “ainda temos muito petróleo para vender”

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Desde que coloquem na factura dos clientes de electricidade os custos da energia solar, está tudo bem.

    Se for o estado a financiar, dos impostos, terão de cortar o quê? Dois anos de dinheiro à NSA? Ou uma parte do orçamento anual dos militares? (Talvez menos um qualquer daqueles projectos de aeronaves secretas que nunca chega mesmo a voar).

    1. Avatar de Miguel Real
      Miguel Real

      recordo que o preco de uma fortaleza voadora americana mais uma sovietica dava ara acabar com a lera no mundo e a saga continua…

  5. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Basta cortar 1% do dinheiro dado aos terroristas de Israel e fazem isso num ano.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Mas és maluco? Queres cortar-lhes uma das maiores fontes de rendimento? Para quem não sabe: venda de armas para países contra os quais vão combater num futuro próximo. “Brilhante” estratégia.

    2. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      Terroristas de Israel!?

      1. Avatar de Miguel Real
        Miguel Real

        Terroristas Sionistas será mais apropriado.

    3. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Tendo em conta que em caso de guerra generalizada o único país estrangeiros que os EUA fazem questão de proteger é precisamente Israel, é pouco provável que cortem qualquer financiamento… mais provável é aumentarem, se acharem que o país está em risco de ser invadido, só para não terem de mandar pessoal dos EUA para lá que seria ainda mais dispendioso e perigoso.

      Mais facilmente cortam o financiamento do desenvolvimento de algum daqueles aviões ultra-secretos.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        O amigo João tem de ler mais sobre “o que são piadas”

  6. Avatar de Luís
    Luís

    E andamos nós aqui em Portugal feitos ricos a pagar da eletricidade mais cara em nome de um pretexto que os países mais desenvolvidos que nós estão se completamente a cag***.. somos mesmo uns tansos

    1. Avatar de Mitra
      Mitra

      Andas porque queres eu já meti paineis, cortei a factura da EDP em 80% retorno em 2 anos e meio.

    2. Avatar de Miguel Real
      Miguel Real

      a agua está muito pior e ninguém diz nada !!!

  7. Avatar de Redin
    Redin

    Falta explicar como vão fazer nos períodos noturnos. Qual a estratégia de armazenamento para manter a rede a funcionar?

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Baterias TESLA? ah ah
      Fora de brincadeira, há algum tempo que uma instituição pública qualquer de lá desafiou o “mercado” (basicamente qualquer um), a desenvolver baterias que tivessem mais capacidade e fossem mais duráveis se não me engano, seria interessante saber em que estado está tal desafio. Não me lembro se havia alguma premissa de apoio ao desenvolvimento ou pós invenção.

    2. Avatar de Pedro L
      Pedro L

      E também e houver um supervulcão ou se um cometa minorca nos fizer uma visita esse fonte de energia fica inoperativa por uns anitos. A longo prazo não convém por todos os ovos no mesmo cesto.

      1. Avatar de Miguel Real
        Miguel Real

        Olha ara o que aconteceu no Texas não é preciso vulcão nem meteoro e a cila não foi das renováveis. Memoria tão curta…

    3. Avatar de Mitra
      Mitra

      Energia eólica, Energia hídrica, Hidráulica ou Hidrelétrica, Energia geotérmica, Energia maremotriz,Energia ondomotriz… e por ai fora não faltam soluções!