Estrelas estranhas estão a deixar os astrónomos confusos

32 Comentários

O telescópio espacial Kepler, pouco antes de terminar atividade, descobriu duas estrelas conhecidas como HD 139139. Após alguns meses de análise, os astrónomos ficaram bastante intrigados com o seu comportamento. Segundo as informações, estas estrelas deixaram os astrónomos completamente perplexos.

Este tipo de comportamento indicia algo que, a ser comprovado, abre um novo mundo de descobertas.

Imagem ilustrativa das estrelas HD 139139


Estrelas que poderão ser centro de 28 novos planetas

Conforme percebemos nas palavras dos astrónomos, estas podem ser as estrelas mais estranhas alguma vez vistas. Este par de astros está a cerca de 360 ​​anos-luz de distância. A observação do seu comportamento mostrou que a sua luz, por 28 vezes num espaço de 87 dias, diminuiu substancialmente. Estas medições normalmente indicam um sistema orbital de planetas. No entanto, os timings das quedas parecem ser totalmente aleatórios.

 

Os astrónomos estão completamente perplexos

As estrelas, coletivamente chamadas de HD 139139, foram vistas de forma estranha pelo telescópio espacial Kepler antes de ficar sem combustível e interromper as observações. O Kepler perseguia exoplanetas observando diminuições regulares na luz das estrelas, causadas por um planeta a passar entre a estrela e o telescópio na sua órbita. Estas passagens são chamadas de trânsitos.

Observamos estrelas com este tipo de precisão há cerca de dez anos, mas esta é a primeira vez que encontramos algo que parece um planeta em trânsito, mas não tem periodicidade aparente. Algo estranho está a acontecer.

Explicou Hugh Osborn, do Laboratório de Astrofísica de Marselha, França.

Se os trânsitos são causados ​​por planetas, os investigadores calcularam que teriam de existir muitos deles, muito mais do que qualquer outro sistema planetário que já vimos.

Eu poderia construir um sistema de planetas que explicaria estas quedas, mas seria realmente inventado. Simplesmente não parece correto.

Referiu Vanderburg.

Na verdade, embora não haja uma explicação, não foi avançada qualquer outra para o fenómeno.

 

Detritos de uma desintegração de um planeta poderá explicar?

Atualmente, os astrónomos equacionam alguns cenários. Por exemplo, uma explicação potencial era um planeta em desintegração ou um asteroide a espalhar poeira à medida que passavam na frente das estrelas. Pese o facto de bloquear alguma luz, a verdade é que depois dissipava-se. No entanto, um planeta em desintegração ainda produziria padrões durante os tempos de trânsito, os asteroides teriam que estar todos a propagar nuvens de poeira do mesmo tamanho e densidade, o que é improvável.

Entretanto, poderiam ser manchas solares e variações internas na luz da estrela. Uma hipótese que também não funciona. Isto porque elas teriam que aparecer e desaparecer em questão de horas. As manchas escuras que vimos no nosso próprio Sol duram de dias a meses, então isso exigiria um novo tipo de mancha solar.

 

Poderão ser extraterrestres?

Com todas as explicações simples descartadas, é tentador considerar que as variações de luz podem ser causadas por uma enorme estrutura alienígena que foi construída em torno das estrelas. Não podemos descartar isso definitivamente, mas tanto Osborn quanto Vanderburg consideram altamente improvável.

Na astronomia, temos uma longa história de não entender alguma coisa, pensar que é alienígena e, mais tarde, descobrir que é outra coisa. As chances são muito boas para voltar a acontecer.

Concluiu Vanderburg.

Seja como for, estas estrelas darão muitas outras pistas num futuro próximo.

 

NASA quer transformar o Sol num super telescópio

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    99% de certeza que são simplesmente múltiplos planetas…

    1. Avatar de dqdd
      dqdd

      ainda bem que temos os especialistas nos comentários 🙂

      1. Avatar de joao
        joao

        A serio? Você vem aqui para gozar com os outros. Qual é o problema de um sistema planetário com muitos planetas? É impossível ? Não.

        1. Avatar de FAR
          FAR

          De “impossível” a “99% de certeza” ainda vai um pouco… e tendo em conta que a comunidade de especialistas alegadamente não tem ainda uma teoria sólida, vir para aqui mandar bitaites de 99% de certeza é um bocado pateta não acha?

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            não é pateta quando és astrónomo amador, tens dois dedos de testa, e mais importante, quando daste ao trabalho de ler a fonte.

            Sabes como se detecta um exoplaneta ? eu sei, até ja fiz isso em casa, como milhares de outros amadores, óbvio que dizer 99% de certeza é uma expressão apenas, mas lê as fontes, estuda um pouco, e vais fazer como o tempo de observação é tao baixo que não chega para um estudo como deve de ser sobre o que pode ser, neste momento como a fonte original sita, o mais provável é ser isso mesmo.

            Vai la ver o paper primeiro porque o resto é jornalismo…
            https://arxiv.org/pdf/1906.11268.pdf

          2. Avatar de censo
            censo

            …até porque à escala cósmica ( supondo que assim se pode dizer), 1 % de incerteza é demasiado. Portanto…

        2. Avatar de ......
          ……

          O problema é que se no caso tiver muitos planetas ao redor da estrela, é muito fascinante porque mostra qu e o sistema solar não é o único com 8 planetas.

    2. Avatar de Jpmendes
      Jpmendes

      O que é que você está fazendo em Portugal? Emigre, pois você é um achado para a ciência. Não desperperdice a sua vida neste país de atrasados. 🙂

  2. Avatar de Sandro
    Sandro

    Os Cientistas, ficam perplexos? Porque nós os Humanos, julgamos ser o Centro do Universo, e assim o Universo, rege-se pelas nossas leis. Nada mais errado! O Universo, quer lá saber das nossas leis, e erradas ideias sobre esse mesmo Universo. Somos tão ínfimos, mas sim, também somos um dos principais objetos deste Universo não pelo tamanho, mas sim por fervilhar de vida, por todos os cantos. Negam DEUS. DEUS, é mais uma ideia nossa. Eu direi: DEUSUNIVERSO.
    Mais perplexos irão ficando, quando a evidencia lhes mostrar, que este Universo, não permite, intrusos.
    Não é como querem fazer crer, que começou, há uns quantos milhares de milhões de anos.
    Não teve começo, assim como jamais terá fim. SEMPRE EXISTIU.
    SEJAMOS HUMILDES E RESIGNEMO-NOS. Cuidemos desta nossa casa, e se houver outros objetos habitáveis, assim, como eles nunca cá chegarão, também nós nunca chegaremos a lado algum. Contentemo-nos com o nosso objeto, a que chamamos Lua, e mesmo assim já morreram bastantes, a tentarem lá ir. Com foguetões, continuarão a haver desastres. Não lembra nem ao diabo, colocarem pessoas numa bomba, para tentarem sair da nossa Atmosfera.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      O que me ri com isto tudo…

      Todo o texto grita sermos o centro do universo…

      1. Avatar de Sandro
        Sandro

        Errado.
        Todo o texto grita: NÃO sermos o centro do Universo.
        Não comente, sem ler tudo.

        1. Avatar de Bruh
          Bruh

          Se queres que as pessoas leiam até ao fim, não comeces logo por dizer tanta asneira na primeira linha de texto…

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            não seria por isso que não ia ler.

            Mas achar que “isto” é tudo o que temos, que nos foi dado, isso é pensar que somes o centro do universo.

    2. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Acusas os cientistas de pensarem que somos o centro do universo, no entanto afirmas que somo “um dos principais objetos deste Universo” . Ou seja és um desonesto que gosta de fazer uso de projecção. Tu é que julgas que o universo gira à nossa volta. Descreves-te como humilde, mas na realidade és arrogante.

      Desde quando é que os cientistas negam Deus? Tens noção que existem toneladas de cientistas de variadas religiões. Mas já sei, eles não são representantes da tua religião, porque são moderados, enquanto tu és um fundamentalista.

      Tens razão quando dizes que as leis são nossas e não algo inerente do universo. A única coisa que dizemos sobre o universo é que existe uma ordem natural, e usamos as leis que nós derivamos para descrever o universo. Mas tu pensas que o universo é mágico, e que vemos em toda a parte as leis naturais a serem violadas. Pena que a realidade discorde de ti.

      Só porque neste momento apenas fomos até à lua significa para ti que nunca iremos mais além. À uns séculos atrás muita gente também tinha o mesmo tipo de atitude arrogante como a tua que nunca conquistariamos os céus, olha agora que somos, de longe, o ser vivo que consegue voar mais rápido na terra.

      Todo o teu argumento não passa de um discurso sem fundamento racional de um cego arrogante e fundamentalista religioso.

    3. Avatar de Louro
      Louro

      Nem sei bem o que haverei de dizer relativamente ao teu comentário… Claro que já houveram mortes e haverao muitas mais, mas essas mortes serao por um bem comum, para podermos nao só ter mais tecnologia como também para podermos viver por mais tempo e perceber aquilo que nos rodeia.

      Pela tua ordem de ideias, deveriamos de nos restringir a estarmos aqui e a nao fazer mais nada que nao fosse viver aqui, mesmo que nao consigamos perceber o que está a nossa volta.
      Pela tua ideia nunca deveriamos de ter feito testes para medicamentos pois muitos acabaram por matar pessoas e animais, deveriamos de ter aceitado que as doencas existem e que nos vao matar.

  3. Avatar de censo
    censo

    Quanto mais se descobre maior se torna a nossa ignorância.

  4. Avatar de Samuel
    Samuel

    Não somos mais do que grãos de areia na imensidão do espaço que não se rege pelas nossas leis da física.

    1. Avatar de Sandro
      Sandro

      Isso mesmo. O Universo quer lá saber das leis da física, que nós temos vindo a inventar.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        O Universo quer saber das leis da física e de todas as outras.

        Nós os seres humanos é que preferimos tentar ignorar e até irmos contra as leis da física e todas as outras… sempre com maus resultados… quando é sequer possível.

        O Universo não existiu sempre, o que existiu sempre foi o Criador: Deus.

        Só quando o Criador determinou “Faça-se luz!” é que a mesma foi estendida para criar uma nova “área”, neste caso destinada a permitir que nós humanos pudesse-mos sair da imediata proximidade da própria Luz e com tal maior distância poder-mos tornar-nos auto-conscientes, pela menor pressão que nos mantinha inconscientes.

        Contudo inicialmente foi criado o paraíso eterno espiritual, eterno porque é uma promessa do Criador que existirá permanentemente, e que o mesmo continuará a enviar a força/ energia necessária para manter esta Criação toda.

        O Universo (na realidade são 7 os Universos, este é apenas um deles) só veio a formar-se mais tarde… para permitir o desenvolvimento dos seres humanos que mesmo à maior distância da Luz possível no paraíso espiritual eterno mesmo assim não eram capazes de despertar para a auto-consciência, assim como das almas dos animais que estão ainda abaixo dos seres humanos em termos de posicionamento… e assim aqui na materialidade (da qual este planeta está na categoria de um dos mais densos) estes seres humanos (nós incluídos) desenvolvem-se para se fortalecerem e conhecerem o domínio sobre o qual mais tarde ajudarão a desenvolver para que outros seres humanos possam também eles um dia tomarem auto-consciência.

        Os seres humanos obviamente não inventam leis da física, quanto muito podem descobri-las… porque elas já existiam! Quando os seres humanos se sujeitam às mesmas podem descobrir efeitos que por vezes são muito benéficos e úteis… na realidade sempre que os seres humanos descobrem uma qualquer minúscula particularidade decorrente dessas leis e querem ser vistos como os maiores e dominadores da Natureza, na verdade só se mostram como ridículos, porque apenas descobriram algo que sempre existiu e por tanto tiveram de se curvar a algo já existente decorrente das verdadeiras leis existentes… do contrário não teria sido obter algo de útil.

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          A única coisa que consigo proferir depois de ter ligo a tua diarreia mental é: kids, don’t do drugs.

      2. Avatar de Mateus Pinto
        Mateus Pinto

        Que ignorância tudo o que dizes… pena é haverem tantas pessoas que estudam e leem pouco em Portugal e dá nisso. Os seres humanos não inventam leis da física, os seres humanos descobrem leis da física e tentam matematicamente compreender melhor a que se devem, como progridem, etc.

        Colega, se o ser humano “não inventasse” as leis da física, a probabilidade de teres um carro, dispositivos eletrônicos era zero, ainda viajavas de burro e ao passar numa ponte a probabilidade de cair era gigante. Portanto dá- te por muito contente que os físicos e engenheiros “inventam” tais leis.

        É cada um…

      3. Avatar de johndoe
        johndoe

        Dxi… Sandro, pls, tenta estudar um pouco mais.

        Nós não inventámos nada, apenas atribuímos nomes a fenómenos observados… os quais tentámos e tentamos conhecer/entender o melhor possível, daí retirando benefícios para todos (gps, internet, exames baseados em positrões, …)

        Todas as informações recolhidas e analisadas apontam para que não sejamos o “centro do universo” e que tudo tem de facto milhões de anos.

        A expressão “resignemo-nos” utilizada atrás elucida muitas das tuas opiniões.

        Recomendo um livro, “Breve história de quase tudo” do autor Bill Bryson para começar a conhecer alguns dos heróis, alguns dos quais se sacrificaram por todos nós, para que para o bem e para o mal, tenhamos as condições de vida que usufruímos atualmente, pelo menos em Portugal e maioria do mundo ocidental.

      4. Avatar de Vega
        Vega

        Inventar?KKKKKKKKKKKKK
        Não dá pra levar a sério alguém que diz que as leis que por anos foram ESTUDADAS, CALCULADAS E TESTADAS.
        Não existe leis inventadas, mas sim leis diferentes das que a humidade conhece.

  5. Avatar de Rosilda de Carvalho
    Rosilda de Carvalho

    Tudo na verdade, são os mistérios de Deus.

  6. Avatar de jorge figueiredo
    jorge figueiredo

    Será caso para dizer: tão grandes e afinal não somos nada, não sabemos nada. Quanto mais conhecimento obtemos, mais dúvidas criamos e o processo volta de novo a zero. No entanto os humanos vão tirando partido do conhecimento obtido, evolução.

  7. Avatar de Jf costa
    Jf costa

    Como é passível inventar Deus no seu imaginário para justificar o que não tem justificação.

  8. Avatar de Jf costa
    Jf costa

    Como é passível inventar Deus no seu imaginário para justificar o que não tem justificação.

  9. Avatar de Buckethead, o Grande
    Buckethead, o Grande

    Estrelas geringonceiras, é o que são.
    Pronto, está explicado. Next…

    1. Avatar de BC
      1. Avatar de Davide César Oliveira
        Davide César Oliveira

        Todos os comentários q li, todas as observações q s fizeram, todos os insultos q s proclamaram, resumem-se numa só coisa. As coisas existem. Nós humanos ” inteligentes” percebemos como funcionam e vamos aos poucos percebendo mais e mais, para conseguirmos explica-Las damos-lhe nomes, como leis ou carro para designar algo, para a sociedade perceber ao q nós referimos. Mas no final nós não inventamos, não criamos nada. Apenas descobrimos o q já existe e vamos descobrindo cada vez mais coisas e consequentemente alterando as nossas conclusões iniciais conforme vamos descobrindo mais. A “criação” d algo não vem do zero, mas sim do conhecimento adquirido durante a nossa passagem neste planeta do universo q é imenso e q parece não ter fim. Terá? Não terá? Só Deus sabe. Ou a nossa necessidade d inventar algo para explicar algo q não compreendemos dizendo q alguém ao

  10. Avatar de Davide César Oliveira
    Davide César Oliveira

    Todos os comentários q li, todas as observações q s fizeram, todos os insultos q s proclamaram, resumem-se numa só coisa. As coisas existem. Nós humanos ” inteligentes” percebemos como funcionam e vamos aos poucos percebendo mais e mais, para conseguirmos explica-Las damos-lhe nomes, como leis ou carro para designar algo, para a sociedade perceber ao q nós referimos. Mas no final nós não inventamos, não criamos nada. Apenas descobrimos o q já existe e vamos descobrindo cada vez mais coisas e consequentemente alterando as nossas conclusões iniciais conforme vamos descobrindo mais. A “criação” d algo não vem do zero, mas sim do conhecimento adquirido durante a nossa passagem neste planeta do universo q é imenso e q parece não ter fim. Terá? Não terá? Só Deus sabe. Ou a nossa necessidade d inventar algo para explicar algo q não compreendemos dizendo q alguém ao

  11. Avatar de Davide César Oliveira
    Davide César Oliveira

    Qual damos o nome d Deus( nome tb inventado por nós para saber ao q nós referimos) sabe.