Estranhos clarões de luz vindos da Lua deixam astrónomos intrigados

17 Comentários

O nosso satélite natural sempre foi vigiado como nenhum outro astro. Contudo, nestes últimos anos o interesse parece ter aumentado significativamente. Há mais olhos atentos à Lua e, recentemente, foram detetados flashes de luz misteriosos, breves “clarões” que podem ser vistos várias vezes por semana.

Os cientistas não sabem exatamente o que está a causar o aparecimento destas misteriosas luzes na Lua. Uma das hipóteses é que elas são causadas por impactos de meteoritos.


Flashes de luz na Lua que ainda estão por explicar

Há relatos que estas luzes aparecem várias vezes por semana. Às vezes, são apenas breves lampejos de luz percetíveis na superfície da Lua. Outras vezes, estes fenómenos duram mais e noutros momentos há lugares que são temporariamente escurecidos.

Há algumas hipóteses levantadas pelos astrónomos. Pese o facto de não terem a certeza, os investigadores dizem que podem ser clarões causados por impactos de meteoritos ou partículas de vento solar eletricamente carregadas que reagem com o pó da Lua.

As atividades sísmicas também foram observadas na Lua. Quando a superfície se move, os gases que refletem a luz do sol podem escapar de dentro da Lua. Isso explicaria os fenómenos da luz, alguns dos quais duram horas.

Explicou Hakan Kayal, professor de tecnologia espacial na Universidade Julius-Maximilians-Universität Würzburg (JMU), na Alemanha.

https://videos.sapo.pt/C1qKa29zoFdcq2iRgtZl

 

Astrónomos falam nos fenómenos lunares transitórios

Os fenómenos lunares transitórios são brilhos e obscurecimentos locais da superfície do nosso satélite. Estes são produzidos por pequenos distúrbios e abalos sísmicos que libertam gases do interior da Lua. Contudo, o fenómeno é conhecido desde a década de 1950, mas não são observados sistematicamente e a longo prazo.

Para perceber como este cenário está a mudar, o professor e a sua equipa construíram um telescópio lunar e colocaram-no em operação em abril passado. Está localizado num observatório particular em Espanha, a cerca de 100 quilómetros ao norte de Sevilha, numa área rural.

Mas qual a razão de Espanha ser escolhida? “Há simplesmente melhores condições climatéricas para observar a Lua do que na Alemanha”, diz Kayal.

O telescópio é controlado remotamente a partir do campus da JMU. Consiste em duas câmaras que monitorizam a Lua, noite após noite. Somente se ambas as câmaras registarem um fenómeno de luz ao mesmo tempo, o telescópio ativará outras ações. Em seguida, armazena as fotos e sequências de vídeo do evento e envia um e-mail para a equipa do Kayal.

https://videos.sapo.pt/CbUqLHLqfcjNuMJ5cHSR

 

Rede com inteligência artificial de monitorização Lunar

O sistema ainda não está completamente terminado: o software, que deteta automaticamente flashes e outros fenómenos de luz, está a ser aperfeiçoado. Kayal planeia usar métodos de inteligência artificial, entre outras coisas. Redes neuronais garantem, por exemplo, que o sistema aprenda gradualmente a distinguir um flash da Lua de falhas técnicas ou de pássaros e aviões passando na frente da câmara.

Estima-se que ainda será necessário mais um ano de trabalho para que tudo fique terminado. Há ainda muitos falsos positivos a determinar e eliminar das “vigilância”.

 

O que acontece quando o telescópio documenta um fenómeno luminoso?

Segundo o que foi descrito, a equipa de Kayal ao ser confrontada com o alerta, compara o resultado com a Agência Espacial Europeia (ESA), que também observa a Lua.

Se a mesma coisa foi vista lá, o evento pode ser considerado confirmado.

Explicou Kayal que, quando isto acontecer, poderá haver uma investigação conjunta.

 

A ida à Lua é a nova corrida ao ouro

A nova “corrida à lua” aumentou o interesse em fenómenos de luz no nosso satélite. A China iniciou um abrangente programa lunar e, no início de janeiro, enviou uma sonda para o outro lado da Lua. A Índia está planear uma missão semelhante. Em reação a essas iniciativas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, referiu em maio que os EUA vão voltar ao satélite natural.

Por trás de todas estas atividades, há razões de prestígio e um esforço para a tecnologia… e algo mais! A China e empresas privadas como a SpaceX também estão a considerar a Lua como um “habitat” para humanos a longo prazo. Além disso, existem matérias-primas lá em cima, por exemplo, metais raros, que são necessárias para a criação de smartphones e outros dispositivos.

NASA: A Lua da Terra está a encolher e a tremer

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Somebody
    Somebody

    Sou o único a achar algumas imagens/vídeos um bocado “computorizadas”?

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Ya e a terra é plana.
      Não acreditas?
      Pergunta ao fundador do Terra Plana Portugal Evidencias no Facebook (sarcasmo)

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Sarcasmo e desconversação desnecessária.

  2. Avatar de jorge antonio
    jorge antonio

    eles andem ai

  3. Avatar de Shout
    Shout

    Isso são os ponteiros lasers que andam a vender pelas feiras…alguns dizem eles que chegam à lua 🙂

  4. Avatar de PauloM
    PauloM

    São os ET’s …. 😀

    1. Avatar de El macho
      El macho

      Corre são eles

  5. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Estranhamente, o nosso satélite já desperta interesse aos EUA (obrigado, China).
    Nova corrida espacial…isto vai ser interessante 😀

    1. Avatar de Pedro MSousa
      Pedro MSousa

      é mesmo…muita coincidência!!!

  6. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Todos nós sabemos que são weather balloons…

  7. Avatar de R41M31
    R41M31

    Então…são os Transformers. Vi isso num filme… 😛

  8. Avatar de QueArtistas
    QueArtistas

    Raios partam à moda das selfies!

  9. Avatar de Eu
    Eu

    Uma pessoa já nem pode fazer turismo lunar e usar a camara com Flash.

  10. Avatar de Samuel
    Samuel

    +10 a todos os comentários. Fartei me de rir.

  11. Avatar de Ruiplay
    Ruiplay

    Sinceramente, foi na terça feira? deve ter sido aquele remate do João Félix que entrou em orbita.

  12. Avatar de Pedro MSousa
    Pedro MSousa

    são os americanos a fazerem testes balísticos 🙂 …na década de 70, quiseram fazer testes nucleares na Lua, segundo o que li algures e daí a Apollo 13 não ter conseguido chegar à Lua e foram mandados embora por E.Ts(in Teoria da Conspiração)