Estirpe do novo coronavírus do ocidente é mais perigosa do que a original

21 Comentários

Os números não dão margem para dúvidas e as mais de 500 mil mortes pela COVID-19 mostram que a luta está longe de abrandar. Aliás, as análises revelam agora que o vírus SARS-CoV-2 passou por mutações em relação ao primeiro identificado em Wuhan, na China, em dezembro do ano passado. Segundo o que foi descoberto, as novas estirpes dão conta que o vírus ganhou força e está mais eficiente.

O artigo publicado por grupo de investigadores do Scripps Research Institute, descreve que a mutação sofrida pelo SARS-CoV-2, a estirpe dominante no Ocidente (G614), é 10 vezes mais infecciosa do que a original.

Ilustração mutação novo coronavírus


Ocidente tem estirpe do coronavírus muito mais agressiva

Os números nesta parte do globo não estão a melhorar. Se há países, como a Itália, Espanha ou França, a controlar com muita dificuldade os contágios e as mortes, há no continente americano (e não só) situações totalmente fora de controlo.

Conforme foi dado a conhecer em abril, um estudo encontrou 33 mutações no agente patogénico SARS-Cov-2, sugerindo que estava a sofrer mutações rapidamente. Acreditava-se que o vírus poderia aumentar a sua infecciosidade, dada a mutação correta.

Agora, uma investigação publicada na BioRxiv sugere que a estirpe com que estamos atualmente a lidar não só está fortemente mutada, como muito mais infecciosa.

Imagem infeção COVID-19

 

Nova estirpe do coronavírus pode ser 10 vezes mais infecciosa

As mutações de vírus, semelhantes a qualquer outro organismo, acontecem através de eventos aleatórios que podem ter vários efeitos. Na maioria das vezes, as mutações passam despercebidas ou são mesmo más para a sobrevivência do organismo.

Uma equipa do Scripps Research Institute descobriu que as mutações na estirpe SRA-Cov-2 que é dominante no Ocidente, chamada G614, permitiu-lhe multiplicar-se mais e transmitir de forma mais eficiente a outros hospedeiros. Estas mutações parecem compensar uma fraqueza anterior que a estirpe original (D614) tinha, na qual a estrutura no exterior do vírus, chamada “proteína da espícula” (ou spike), partiria-se quando se ligasse às células das vias respiratórias humanas, impedindo-a de continuar a ser infecciosa.

A proteína spike do novo cornavírus está envolvida na ligação da célula do vírus às células do hospedeiro. Então, neste processo o vírus pode desenvolver a atividade de infetar e multiplicar-se, para depois contagiar um novo hospedeiro. Se a nova estirpe tiver uma mutação que a ajude a reter a proteína spike, ela pode multiplicar-se e infetar novos hospedeiros a uma taxa aumentada. Os investigadores acreditam que a estirpe da mutação G614 tem uma “proteína da espícula” (spike) mais estável do que a D614, o que pode explicar porque é tão dominante.

Como resultado, os investigadores acreditam que a nova estirpe é cerca de 10 vezes mais infecciosa do que antes. Surpreendentemente, o aumento da infecciosidade não quer dizer que há um aumento da gravidade da doença. Apesar de um aumento da transmissão, os doentes infetados com a estirpe G614 não foram infetados mais severamente do que aqueles com a estirpe D614.

 

Não há razões para pânico

Todos estes estudos ainda são preliminares e carecem de muito mais investigação. Aliás, ainda se sabe muito pouco de um vírus que apareceu há pouco mais de meio ano e de uma doença que tem já muitos tratamento e vacinas em testes.

No entanto, alguns acreditam que as mutações do coronavírus podem acrescentar vários desafios à criação de uma vacina. Isto porque as mutações podem mudar a eficácia com que as nossas células imunitárias podem reconhecer a infeção. No entanto, como se sabe, este é o problema das vacinas contra a gripe sazonal (gripe), uma vez que a hipermutação das proteínas de superfície do vírus permite-lhe escapar aos anticorpos da vacina.

Contudo, os cientistas não acreditam que este seja o caso do coronavírus. Aliás, os resultados positivos provenientes de ensaios em fase inicial da vacina Pfizer e de outros, parece confirmar isso mesmo.

 

Leia também:

Vacina COVID-19 da Pfizer mostra potencial nos testes com humanos

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel
    miguel

    A China tem muito que contar sobre isto…

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Ou talvez apenas os milhões e milhões de anos de existência de Virus no nosso planeta, continue como sempre… e de vez em quando, vem uma pandemia.

    2. Avatar de FAR
      FAR

      E no entanto nada vai contar, tirando o $ que está a fazer com a venda de máscaras e afins.

    3. Avatar de ze
      ze

      Já tenho duvidas que tenha nascido na china, acredito apenas que se tenha dessiminado lá.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Então e o pessoal aí da Guarda, do IPG (Pedro e Vítor) que andam a fazer festas do …….”COVID”?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Eheh estes jovens só sabem importar as coisas más dos States

  3. Avatar de oeuropeu
    oeuropeu

    É mais infecciosa, ou a China como é normal mentiu nos números oficias!

    1. Avatar de ocidental
      ocidental

      Ok, aparecem já a dizer que todos mentem e são todos iguais.
      Outro tema como exemplo, a América e outros países Europeus por exemplo também fazem espionagem, mas por exemplo na Europa podemos estas aqui a na internet a fazer comentários contra o governo, e não somos presos por isso.
      Agora vão viver na China e façam comentários contra o regime comunista, vão presos, e até se virem que você faz parte de algum grupo que faz campanha contra o regime comunistas o mais certo é desaparecer para sempre.

    2. Avatar de ze
      ze

      Neste momento todos andam a mentir, até nós, está tudo com medo do impacto no turismo e no que isso vai significar para as economias.
      Deviam ter confinado menos e criado menos alarmismo, deixar mais pessoas morrrer por um bem maior.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    E esta?

    https ://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2020-07-06-china-tem-um-virus-semelhante-ao-sars-cov-2-armazenado-em-wuhan-desde-2012/

  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    Ele também voa 🙂 🙂 🙂 :>

    https: //www.noticiasaominuto.com/mundo/1523762/centenas-de-cientistas-defendem-que-covid-tambem-se-transmite-pelo-ar?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed&fbclid=IwAR2G2mKlLIRNEAS6KE-xzXtCntWwF8aIMKDWdFq6l4tOly3SOj_ZOxp5cjM

    1. Avatar de oeuropeu
      oeuropeu

      Esta a ser irónico ou não entendeu mesmo?
      Pensava-se que o virus só estava presentes nas partículas explicadas de maior dimensão, sendo que estas caiem quase de imediato no solo. Mesmo que alguém passe no mesmo lugar passado 5 segundos já não seria infectado.
      Acontece que agora dizem que esta mesmo nas partículas mais pequenas que podem ficar a pairar no ar durante mais tempo, imagine há a possibilidade de passado 5min você passar num local onde não esta ninguém, mas esteve ali um infectado que deixou esses partículas no ar que vão infectar vocês, por isso dizem que OMS deve recomendar uso de mascara permanente.

      1. Avatar de ze
        ze

        Isso só acontece em espaços confinados e sem circulação de ar.

  6. Avatar de eu2
    eu2

    Mais perigosa não, mais infeciosa!

  7. Avatar de Luis Rosalino
    Luis Rosalino

    Nos 3 locais diferentes onde vi esta notícia este é o unico que colocou um título sensacionalista…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      E mesmo assim as pessoas continuam a infectar-se e nem ligam!!!!
      Até fazem festas em homenagem ao vírus!!!!! E depois ficam todos internados (várias semanas certamente).

  8. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Os Chineses agora apanharam o jeito, é vírus atrás de vírus.
    Arame farpado ao longo da fronteira, já… Bom, esperemos que não roubem o arame farpado, porque anda bem caro.

  9. Avatar de Fiu
    Fiu

    E aposto que Portugal é o pior e tem os piores virus do mundo. Têm que exagerar ainda mais no título para que talvez para o ano passado leia o texto.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      A realidade não anda muito longe do que afirma a brincar! Na Europa, só a Suécia tem mais infectados do que Portugal em cada 100 000 pessoas!!!!!!
      Notícia fresquinha que deu na RTP, temos mais de 430 infectados por 100 000 habitantes, pior só a Suécia com mais de 700 casos! Note-se que a Suécia nunca parou!!!!!!

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Em vez de um link para um estudo que encontrou 33 mutações neste vírus, ponham este link sobre uma Instituição Portuguesa que já encontrou mais de 600 mutações:

    https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/06/04/covid-19-sequenciacao-do-genoma-2/

    Falam muito da china, mas parece que não vem notícias, devem entreter-se com os programas do Goucha:

    https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-06-27-Coronavirus-detetado-em-Espanha-em-marco-de-2019

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Sim, sim.
      A China já tem surtos do COVID desde à muitos anos atrás!
      Qual é a justificação chinesa para ter surtos do COVID? Lavavam os animais com águas sanitárias de Barcelona?
      O vírus já circulava na China pelo menos em Outubro de 2019: https ://observador.pt/2020/05/18/novo-coronavirus-ja-circulava-na-china-em-outubro-revela-estudo/
      E já agora, onde surgiu o SARS? E em que ano?
      https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_respirat%C3%B3ria_aguda_grave

      Filtre todas as notícias que lhe metem à frente e vai perceber que quase todas as pandemias surgem na China. Agora até a Peste Negra!!!! E sabe-se lá que mais terá nascido por lá.

      Não deixa de ser relevante o facto do COVID-19 ter surgido na cidade onde há um dos maiores laboratórios de estudo……. de vírus relacionados com o COVID………
      Investigue lá: Instituto de Virologia de Wuhan (https://observador.pt/2020/04/19/laboratorio-de-wuhan-nega-qualquer-responsabilidade-pela-pandemia/)
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_de_Virologia_de_Wuhan