Este minúsculo implante poderá prevenir o HIV durante um ano

19 Comentários

A ciência criou um medicamento que pode prevenir a infeção pelo HIV durante um ano. No entanto, esse medicamento tem um sucesso que depende de alguns fatores. Agora, investigadores mudaram o conceito de “usar” essa medicação. Conforme é explicado, o novo aplicador, que tem um tamanho de um palito, será colocado no braço. A dose será gradualmente libertada, funcionando como um escudo com o vírus da SIDA.

Estamos perante mais que uma droga para combate. Neste caso é o modo como o medicamento é “implantado” no braço dos utilizadores.

Imagem de aplicador de medicação para prevenir o HIV


Implante de braço pode prevenir a infeção pelo HIV durante um ano

Hoje, as pessoas com alto risco de contrair o HIV podem optar por tomar uma medicação diária. O método chama-se Profilaxia de Pré-exposição da Infeção por VIH (PrEP) e tem como propósito impedir que contraiam o vírus. Assim, este método funciona de forma similar à pílula anticoncecional diária.

Contudo, assim como algumas pessoas têm dificuldade em lembrar-se de tomar a pílula anticoncecional todos os dias, há sempre a hipótese de uma pessoa se esquecer de tomar a PrEP de forma consistente, o que a torna muito menos eficaz.

Agora, a empresa global biofarmacêutica Merck acredita que encontrou uma solução para esse problema. Segundo a empresa, pode ser usado um implante que fornece gradualmente medicação para prevenção do HIV durante um ano. Desta forma, acaba a necessidade de se tomar a medicação diária.

Imagem medicamentos para prevenção do HIV Sida

 

Manter simples para resultar no combate à SIDA

O implante de prevenção do HIV da Merck não é muito diferente do implante do dispositivo de controlo de natalidade usado muitas pessoas. Portanto, é fácil de colocar, tem um tamanho semelhante a um palito de fósforo e fica logo por baixo da pele, no braço o utilizador.

Esta semana, a empresa anunciou na cidade do México os resultados da investigação de Fase 1 do implante, referindo que era “bem tolerado” e eficaz no fornecimento de medicamentos para prevenção do HIV.

 

Moderar as expectativas

Segundo a empresa, a investigação envolveu apenas 12 homens e durou apenas 12 semanas. A Merck explicou num comunicado de imprensa que os resultados são encorajadores. O diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, Anthony S. Fauci, que não esteve envolvido no teste, está cautelosamente otimista.

Se – e eu estou a enfatizar se – se for num teste maior que este sistema ofereça um nível de droga que protege durante um ano, isso seria uma mudança no jogo.

Explicou o responsável pelo instituto ao The New York Times.

Estes novos métodos de prevenção do HIV são desesperadamente necessários. Cerca de 75 milhões de pessoas contraíram o vírus letal desde o início da epidemia da SIDA. Mesmo agora, cerca de 1,7 milhão de pessoas são infetadas a cada ano – apesar de décadas de promoção de preservativos e abstinência, e anos de esforços para levar as pessoas a tomar uma pílula diária que previne a infeção.

Cura da SIDA? Cientistas conseguem eliminar o HIV do genoma de animais vivos

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Vejam lá é se o implante tb vai servir para vigiar e controlar as pessoas… até parece que o nosso corpo é propriedade do governo ou de algum cartel farmacêutico…

    1. Avatar de Darth
      Darth

      Mete quem quer. Além disso, deve ser fácil abrir e ver o que está no interior. Há sempre paranóicos ridículos como tu

      1. Avatar de carneiros
        carneiros

        Há sempre carneiros que fazem tudo o que lhes mandam sem questionar.

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim é importante questionar, mas para isso é necessário primeiro perceber o que está em causa. Até para sabermos sobre o que vamos questionar. Isto, claro, para não fazermos figuras de carneiros a dizer mal só porque sim, é o que mais há atualmente na sociedade. Seguramente um dos tais hábitos criados pelas redes sociais 😉

          Cump.

    2. Avatar de gui
      gui

      Segundo esse vídeo logo abaixo o vírus HIV que infecta humanos não existe em nenhum outro lugar na natureza nem nos macacos asiáticos como alguns dizem! Ele em seu estado natural só sobrevive em humanos!
      Tudo começou com os testes da vacinação da pólio e da Hep B na África, anos após começou a epidemia! Ou foi um erro grotesco (utilizaram enzimas das células do fígado de macacos nas vacinas com leves mutaçoes) ou foi tudo orquestrado para eliminar africanos e homosexuais.

      [youtube]3XjCI1XS6jM[/youtube]

      Livros escritos por médicos (um infetologista) que acreditam que o HIV foi sim criado em laboratório. Não existiria sem a ação direta do homem!
      http://www.amazon.com/Queer-Blood-Secret-AIDS-Genocide/dp/091721126X

      http://www.amazon.com/State-Origin-Evidence-Laboratory-Birth/dp/097077351X/ref=pd_sim_b_2

      http://www.amazon.com/AIDS-Doctors-Death-Inquiry-Epidemic/dp/0917211251/ref=pd_sim_b_7

      https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/hiv-foi-criado-em-laborat%C3%B3rio-alguns-cientistas-dizem-que-sim.59912/

    3. Avatar de Jorge
      Jorge

      compreendo, e a terra é plana. Os aviões libertam produtos tóxicos sobre nós, a industria farmacêutica só nos quer fazer doentes. Pplware este comentário do Ricardo é o tipo de comentários que deviam censurar.

  2. Avatar de Pedro Ramos
    Pedro Ramos

    Curar que é bom nada. Já devem ter a cura mas como deixam de fazer dinheiro, fazem estes medicamentos para chular as pessoas.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Até doi ler estes disparates, o combate contra a sida tem sido um combate da humanidade e não de x ou y empresa, nestes últimos anos tivemos avanços fantasticos.

      1. Avatar de Mf3rRo
        Mf3rRo

        Segundo as teorias da conspiração e acredito nesta, quanto foi feito o vírus foi feita a cura também, mas não é para todos… 😛

      2. Avatar de jose
        jose

        Aí é que te enganas, sabem-se de alguns casos de pessoas influentes e com dinheiro que já foram curadas.
        A cura já anda por aí há mais de uma década, simplesmente faz-se muito mais dinheiro com retrovirais e profilaxia.

  3. Avatar de Pedro Ramos
    Pedro Ramos

    Curar que é bom nada. Já devem ter a cura mas como deixam de fazer dinheiro, fazem estes medicamentos para chular as pessoas.

    1. Avatar de Nuno Monteiro
      Nuno Monteiro

      A cura daria Milhões, repara na quantidade de pessoas infetadas com o virus, agr faz a 100€ cada. voala biliões de dolares. Tens altas patentes como baixas patentes infetadas, um dos cientistas mais famosos na luta contra o HIV está infetado com o vírus, tudo isso que disseste pode aplicar-se na farmacêutica em geral mas neste caso especifico não acredito

      1. Avatar de Vítor M.

        Se dúvida quer é um grande negócio, e sem dúvida que se coloca em causa a seriedade do mercado farmacêutico. Como é referido, é mais lucrativo ter uma doença crónica que uma doença curada.

        1. Avatar de RM
          RM

          Sem dúvida que é um mercado muito lucrativo e não é por serem boas pessoas que investem milhões em investigação, mas sim (principalmente) pelo grande retorno desse investimento. Infelizmente é assim!

      2. Avatar de José Martins
        José Martins

        A cura daria 100€ uma vez apenas… Mas agora 100€ por ano, vá nem que fosse 50€ por ano…

      3. Avatar de Jorge
        Jorge

        mas acham que isto é chegar e arrancar o vírus e está tudo bem. O vírus da sida é extremamente agressivo, infecta os glóbulos brancos que é os que o devia combater, por causa disso é imune há única coisa que os pode matar, o que o torna diferente de todos os outros vírus que existem. Depois se alguém conseguisse produzir algo que curasse a sida ou uma vacina que prevenisse a sida, não ia custar 100 euros mas sim alguns milhares ou mais, os laboratórios tentam criar algo do género faz 40 anos gastaram-se milhares de milhões de euros a tentar descobrir como é que o vírus funcionava e como combater-lo, a apesar de hoje em dia a investigação sobre a sida perder relevo para o cancro continua a haver milhares de projectos no mundo inteiro que tentam descobrir novas coisas sobre isso. Não são industrias farmacêuticas, são estudantes, estudantes de mestrado, estudantes de doutoramento, projectos de pós doutoramento, pessoas que andam a pedir esmolas (porque um bolseiro é alguém que trabalha a esmolas), que caso descubram algo fazem a patente e daí a industria farmacêutica faz os testes para ver se a substancia tem acção curativa (porque lá porque em cultura provoca a morte do agente infectante não significa que no corpo humano cure, já para não falar dos efeitos secundários que têm que ser estudados, um estudo desse tipo demora 15 anos até um medicamento ser aprovado). Por isso não me venham com teorias da conspiração a ciência não é a má da fita e os cientistas estão cá a esforçar-se para que nós tenhamos melhor qualidade de vida, e para resolver problemas que podem levar à morte e ao sofrimento de nos próprios das pessoas que amamos e das pessoas que irão nascer.

  4. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Eu já nem diria que lançassem uma cura, mas tipo uma vacina que tivéssemos que a tomar todos os anos, claro que para quem já tem a doença esta vacina nada faria, mas esta notícia não fala de nenhuma cura, mas sim duma prevenção. Por isso julgo que seria mais fácil de administrar se fosse uma vacina (como a da gripe), e que pudesse ser tomada todos os anos. E visto que isto é um negócio para a farmacêutica, então julgo que este negócio de manteria, visto que as pessoas tinham (quem quisesse), tomar todos os anos, mas ao menos andariam protegidas e a doença não se propagava cada vez mais.

    1. Avatar de jose
      jose

      A doença mal se propaga, só mesmo no 3º mundo, e mesmo que propague, já ninguém morre de sida. Retrovirais dão muito dinheiro, mais do que a cura.