Estávamos enganados, a Lua afinal é mais velha do que imaginávamos

13 Comentários

Com novas tecnologias, mais conhecimento e novas formas de estudar os elementos lunares, trazidos das missões Apollo, os cientistas analisarem antigas rochas lunares e perceberam que a Lua é milhões de anos mais velha do que pensávamos.

Ilustração Lua e as suas rochas que foram trazidas nas missões Apollo


Meio século depois de a última missão Apollo ter partido da Lua, em dezembro de 1972, os cientistas voltaram a olhar para os seus preciosos pacotes. Uma equipa afiou as rochas lunares que os astronautas trouxeram para a Terra e, depois, utilizando uma técnica de datação precisa que mede a decomposição de átomos de urânio e chumbo (chamados isótopos), os investigadores concluíram que a Lua tem pelo menos 4,46 mil milhões de anos.

A sua nova estimativa, publicada num novo estudo na revista Geochemical Perspectives Letters, sugere que a Lua é mais velha do que o estimado anteriormente em 40 milhões de anos.

É espantoso poder provar que a rocha que está a segurar é o pedaço mais antigo da Lua que encontrámos até agora.

Disse Jennika Greer, autora principal do novo estudo e antiga candidata a doutoramento no Museu Field de História Natural em Chicago, num comunicado.

Como se formou a Lua?

Os cristais que os investigadores examinaram são vestígios de um encontro violento entre a Terra antiga e um objeto do tamanho de Marte. É a chamada hipótese do Impacto Gigante.

Este choque é a hora zero no relógio para a existência da Lua tal como a conhecemos. O evento teria provocado um oceano de fusão em toda a superfície da Lua.

Philipp Heck, curador de meteorítica e estudos polares no Museu Field e autor sénior do estudo, explicou que:

Quando a superfície estava assim fundida, os cristais de zircão não se podiam formar e sobreviver. Quando o oceano de magma arrefeceu, os cristais de zircão começaram a formar-se. São, por isso, uma boa forma de estimar a idade mínima possível para a Lua.

Então como se consegue descobrir a idade do nosso satélite natural?

Jennika Greer referiu que a equipa utilizou um microscópio de feixe de iões focalizados como “um afiador de lápis muito sofisticado” para preparar a amostra lunar para observação. A equipa produziu cinco destas “nanotips”. Os lasers ultravioletas evaporaram os átomos da ponta, o que permitiu à equipa saber de que eram feitos.

O passo seguinte foi observar a proporção dos diferentes isótopos. A equipa pôde então discernir quantos átomos se tinham transformado durante a passagem do tempo, ao sofrerem decaimento radioativo. Esta técnica, que Heck descreveu como uma “ampulheta”, fornece uma forma fiável de conhecer a idade antiga de uma amostra.

Este novo estudo é a prova de que os astrónomos só precisam de olhar para o universo próximo para fazerem descobertas excecionais.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grunho
    Grunho

    Se a lua é uma senhora nunca se pergunta a idade.

    1. Avatar de Pedro António
      Pedro António

      Sobretudo quando sabemos que é tão velha!

  2. Avatar de Aves
    Aves

    Ao princípio fiquei preso aos números – o que era 40 milhões de anos a mais ou a menos em 4.460.000 milhões? Não é grande diferença.
    A questão não está na diferença. Está em haver tecnologia capaz de fazer a medição com esse grau de precisão.
    Diz a fonte, entusiasmada:
    É importante saber quando a Lua se formou, diz Heck, porque “a Lua é um parceiro importante em nosso sistema planetário – estabiliza o eixo de rotação da Terra, é a razão pela qual há 24 horas em um dia, é a razão pela qual temos marés. Sem a Lua, a vida na Terra seria diferente. É uma parte do nosso sistema natural que queremos entender melhor, e nosso estudo fornece uma pequena peça de quebra-cabeça em todo esse quadro.”

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Correção: 4,46 mil milhões ou 4.460 milhões (não 4.460.000 milhões).

      1. Avatar de José Bonifácio Boni.
        José Bonifácio Boni.

        Ainda chamando o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÓMICO TERMONUCLEAR que estabiliza a rotação e ciclos das marés do nosso PLANETA, primitivamente de LUA:

        Mais difícil fica saber , a idade do mesmo.

        Sabendo que inteligente tu és Aves, pergunto-te:

        Qual a idade que tem o COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS, composto por 3 Energias Médias, EM = Energia Motriz, EID = Energia Inteligente Diferenciada, e EDD = Energia Diferenciada De Discernimento… COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS que chamam primitivamente de ESPÍRITO… Que teu corpo composto por energia atómica baixa, move?

        Tu sabes que o ÁTOMO de HIDROGÉNIO predominante em tua constituição corpórea, contém apenas um ELÉTRON… Por isso tão baixo em energia, que confundido com matéria é…

        Quantos BILHÕES de anos tem, teu COMBO ENERGÉTICO DE EV?

        O meu: já sei.

        1. Avatar de jaquim
          jaquim

          o que é eletron? O eletrão Brasileiro?

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    E quem o dissesse antes era negacionista.

    1. Avatar de Stanley
      Stanley

      Pensam os lunáticos que a lua é plana?

  4. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    Não acredito!
    Perfeitamente possível ter apenas aprox. 6000 anos!

  5. Avatar de Camões
    Camões

    Como sempre digo é disse, por muitos estudos e experiência que tenhamos (cientistas), basta ser humano para estar errado nas afirmações antes e depois de proferidas, ainda querem fazer previsões sobre o futuro.
    Vacina Cov, tenho dúvidas da eficácia, etc.
    Alterações climáticas, tenho dúvidas em que seja tão grave como querem fazer parecer.
    Os idiotas têm sempre a certeza, os inteligentes têm dúvidas.
    Depois sou apelidado de negacionista, mas os verdadeiros negacionistas são os que têm certezas.

    1. Avatar de Zé

      Basta leres alguma coisa de história. Há fenómenos mais ou menos cíclicos no clima do planeta. Portugal já esteve debaixo de gelo. Já terá sido deserto e sei lá que mais.
      Negar é achar que nada muda e que quem fala de alterações climáticas é alarmista. Até aqui na minha terrinha antes havia praia. Agora já quase não há e o mar cada vez mais em cima das casas.

      1. Avatar de Aindanaoseitudo
        Aindanaoseitudo

        Ai Zé Zé, diz o roto para o nu, que vestes tu.

        Apesar do que o @Camoes argumentou só ser interpretado e fazer sentido aos inteligentes, parece que quem não estuda é vossa excelência

        Portugal passou por ciclos de glaciação e interglaciação, Pleistoceno, a cerca de 12.000 anos atrás, mas muito antes, durante o período do Paleozóico há centenas de milhões de anos Portugal estava sob o mar. (na minha terrinha antes havia praia)

        Agora não entendo a relação do seu comentário com a do Camões, porque ele não negou nada, apenas pôs e põe em dúvida todas as “profetizações” dos apelidados cientistas.

        A Mundo esta em constantes mudanças e não pára, com ou sem poluição, seres humanos, animais terrestres, etc. Não fica cá ninguém disso tenho certeza, por isso deixem-se de buas, buas, coitadinho de mim, e vivam a vida como fosse acabar amanha.