Estação Espacial Internacional ativa manobra de emergência para escapar à colisão com detritos

22 Comentários

O lixo espacial é um problema que se tem agravado com os avanços na exploração do espaço. Segundo a NASA, a órbita da Terra está cheia de lixo espacial. Mais de 130 milhões de peças individuais de detritos orbitam o planeta. Desses, cerca de 34 mil são tão grandes que têm de ser vigiados por entidades dedicadas. Como resultado, a Estação Espacial Internacional (ISS) teve de acionar uma manobra de emergência para evitar a potencial colisão com um fragmento de entulho espacial.

Já no passado recente, um destes fragmentos atingiu a ISS provocando fuga de ar.

Imagem Estação Espacial Internacional a fugir do lixo espacial


Colisão que poderia ter risco catastrófico

O lixo espacial é um problema grave. Segundo os dados registados em fevereiro de 2020, nas órbitas da Terra existem mais de 128 milhões de pedaços de detritos menores de 1 cm. Além disso, existem cerca de 900.000 pedaços de detritos de 1 a 10 cm e estima-se que existam cerca de 34.000 peças maiores do que 10 cm.

A Estação Espacial Internacional (ISS), o laboratório de 420 toneladas que orbita a Terra a 408 quilómetros de altura, teve de fazer uma manobra de emergência pelas 22h19 desta terça-feira para evitar uma possível colisão com um pedaço de lixo espacial.

Atualmente, a ISS (expedição 63) tem 5 tripulantes a bordo da estação. O plano de emergência obrigou o astronauta Chris Cassidy e os cosmonautas Anatoli Ivanishin e Ivan Vagner a refugiarem-se no módulo russo. Assim, em caso de colisão e dano catastrófico, estes iriam acionar o plano de evacuação para a Terra através da nave Soyuz MS-16.

Simultaneamente, os controladores da NASA e da Roscosmos ligaram os motores da nave de carga Progress 75, ancorada noutro dos módulos da estação, para afastar a ISS da trajetória de impacto. Apesar de tudo, a ISS teve de aguentar uma ignição de 150 segundos.

Manobra de ignição completada. Os astronautas estão a sair do abrigo de segurança.

Disse Jim Bridenstine, administrador da NASA, no Twitter, seis minutos depois dos motores da Progress terem desligado.

https://twitter.com/JimBridenstine/status/1308517691175645184

 

NASA: em nenhum momento a tripulação da ISS esteve em perigo

Conforme pode ser lido num dos blogs da NASA, a manobra foi feita “por precaução” e “em nenhum momento a tripulação esteva em perigo”. No entanto, e após a rede de vigilância ter detetado o lixo espacial, a manobra era obrigatório, apesar do pouco tempo que dispunham.

Os restos mortais, de tamanho que não transcendeu, passaram posteriormente a uma distância de 1.390 metros, na quarta-feira. Após completar estas manobras, a tripulação abriu as comportas para juntar todos os tripulantes e voltaram às suas atividades habituais. Estão programados para regressar à Terra no próximo mês a bordo do Soyuz.

 

 

Lixo espacial é um grave problema que apenas tem aumentado

Esta foi a terceira vez, em 2020, que a Estação Espacial Internacional teve de ajustar a sua trajetória para evitar uma colisão com lixo espacial. A este propósito, Bridenstine comentou no Twitter que o problema do lixo “vai ser mais”.

Na altitude a que a estação se encontra, estes fragmentos de lixo viajam a velocidades superiores a 28.000 quilómetros por hora, pelo que são verdadeiros projéteis capazes de produzir danos graves à estação espacial e a outras naves e satélites.

57 000 satélites lutarão pelo espaço na órbita da Terra até 2029 (vídeo)

 

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de tiago
    tiago

    A fazer lixo somos mesmo os maiores….

    1. Avatar de Rei David
      Rei David

      A comentar es o maior, e solucoes apresentas ou não tens essa capacidade? E que mandar bitaites desses contribuis zero.

      1. Avatar de Justino, o Justo
        Justino, o Justo

        Esperas que a malta venha para aqui com soluções para este problema ? És muito cómico. Aliás, como classificas o teu comentário face ao comentário que fazes do tiago ? Extraordinário…

      2. Avatar de Abreu
        Abreu

        A solução e limpar sua majestade

  2. Avatar de Paulo
    Paulo

    A ISS tem 3 membros a bordo. E é a expedição 63 (Expedition 63)…
    Era bom ter lá 63 pessoas, mas ainda estamos longe disso.

    1. Avatar de Vítor M.

      Obrigado Paulo. De facto faltava a informação da expedição para a info estar correta. Contudo, penso que atualmente estão lá 5 e não três.

  3. Avatar de Tretas
    Tretas

    Ainda a malta dizia há tempos que não havia problema em o Musk lançar mais uma catrefada de satélites para o espaço…

    1. Avatar de Luis
      Luis

      satelites ativos nao sao lixo, e esses satelites quando chegarem ao fim de vida sao dsorbitados e ardem completamente na reentrada ao contrario do que acontecia antigamente que era lançados satelites e quando chegam ao fim de vida ficam la

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        É verdade, mas os foguetões que os lançam deixam sempre resíduos que ficam em órbita…

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Não é verdade. A SpaceX e as outras empresas são obrigadas a deixar combustível a bordo dos últimos estágios para fazer uma de-orbit burn controlada. Normalmente fazem na de modo a cair no Pacifico sul.

          Um exemplo: https://spaceflight101.com/dragon-spx10/falcon-9-deorbit-burn-seen-over-iran-kuwait/

          1. Avatar de Luis
            Luis

            na verdade o falcon 9 aterra na vertical para serem reutilizados mas sim os restantes é isso que acontece, estamos numa fase em que ja temos muito cuidado com o lixo o problema agr é tirar o que la esta

          2. Avatar de IonFan
            IonFan

            @Luis, nestas altitudes o lixo é um problema temporário. Ainda existe atmosfera suficiente na altitude da ISS para fazer os detritos abrandar até ao ponto em que reentram. Um exemplo disso é a estação espacial chinesa que reentrou porque os chineses perderam a possibilidade de a controlar e, com isso, de repor a velocidade periodicamente.

            Quanto mais se sobe, menos acentuado é o efeito, mas nunca deixando de haver um átomo/molécula ou outra mesmo no espaço profundo, é difícil haver uma altitude em que é absolutamente zero. Segundo a Wikipédia: “Depending on solar activity, satellites can experience noticeable atmospheric drag at altitudes as high as 700–800 km”.

            Por aqui dá para ver que a ISS vai perdendo altitude com o tempo, mas é reposta constantemente: https://www.heavens-above.com/IssHeight.aspx

    2. Avatar de Infetado
      Infetado

      Quando aqui vens tens de ter muito cuidado com comentários acerca do Musk. Há muita suscetibilidade latente…

      1. Avatar de IonFan
        IonFan

        E com os infectados também. Aparecem em todos os artigos sobre o Musk. Nunca acrescentam nada à discussão a não ser o seu “haterismo”.

        1. Avatar de Infetado
          Infetado

          Olha! Cá está uma virgem ofendida. Não sei porquê, mas aparecem. E fazem estas figuras…

          1. Avatar de IonFan
            IonFan

            Olha! Cá está um infetado. Não sei porquê, mas aparecem. E fazem estas figuras…

          2. Avatar de Infetado
            Infetado

            Divertido ?

          3. Avatar de IonFan
            IonFan

            Como não dá para te levar a sério, ao menos divirto me 😀

          4. Avatar de Infetado
            Infetado

            Não era o objetivo. Mas se não tens mais nada. Boa sorte.

          5. Avatar de IonFan
            IonFan

            Obrigado 😉

  4. Avatar de Ci
    Ci

    – Captain! We have a large group of very hight speed objects coming to us.
    – Activate teleportation to Delta Quadrant.

    Done.

  5. Avatar de Vou Tánilha
    Vou Tánilha

    Mais um polícia da sensatez….