ESA suspende missão de mil milhões de euros com a Rússia

12 Comentários

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia já conheceu repercussões a vários níveis e, conforme já vimos, o espaço não foi exceção. Afinal, a Agência Espacial Europeia (em inglês, ESA) suspendeu uma missão a Marte a ser realizada em conjunto com a Rússia e cujo valor ronda os mil milhões de euros.

A decisão foi considerada inevitável.

Missão da ESA em conjunto com a Rússia

A ESA suspendeu a sua missão, ExoMars, de mil milhões de euros. Este projeto estava a ser desenvolvido em parceria com a Rússia e deveria ver o seu rover robótico lançado em setembro. Recentemente, os estados-membros da ESA votaram para cancelar o seu lançamento devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Foi tomada a decisão de que este lançamento não pode acontecer, dadas as circunstâncias atuais e especialmente as sanções que são impostas pelos nossos estados-membros. Isto torna praticamente impossível, mas também politicamente impossível, ter um lançamento [do rover] em setembro.

Disse Josef Aschbacher, diretor executivo da ESA.

Josef Aschbacher, diretor executivo da ESA
Josef Aschbacher, diretor executivo da ESA

De acordo com o The Guardian, o rover, ao qual foi dado o nome de Rosalind Franklin, foi montado no Reino Unido e deveria ser lançado por um foguetão russo. Além disso, depois da viagem até Marte numa nave alemã, teria sido pilotado até à superfície por um lander russo. Contrariamente ao que estava planeado, o rover será guardado num armazém.

Tendo em conta a situação atual, a ESA solicitou um estudo de viabilidade, por forma a perceber como executar a ExoMars sem o envolvimento da Roscosmos, a agência espacial da Rússia. Em cima da mesa está a NASA que, conforme revelado por Josef Aschbacher, manifestou uma “forte vontade de apoiar” a missão.

O Rosalind Franklin é a segunda fase da missão da ESA em conjunto com a Rússia. A primeira, um satélite chamado Trace Gas Orbiter, foi lançada em 2016 e está a estudar a atmosfera de Marte. Além disso, caso a missão que a ESA suspendeu se concretizasse, este satélite deveria funcionar como retransmissor de telecomunicações.

 

Leia também:

Mercúrio poderá estar coberto de diamantes

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de samuel
    samuel

    sem problema para os Russos, vão fazer com os chineses 🙂

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      Possivelment a India tb se ira juntar,… O ocidente esta em decadencia acentuada!
      O nivel de “diplomacia” do ocidente e assustador!

      1. Avatar de João
        João

        No oriente esse tipo de diplomacia chama-se ditadura, algumas delas com falsas eleições, ditaduras essas que são e foram toleradas por um ocidente cheio de defeitos, erros e muitas contradições, mas com eleições.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          É igual no Ocidente caso ainda não tenhas reparado.

      2. Avatar de aj
        aj

        achar que isso é que é assustador, é que é assustador. já tudo é possível

      3. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Estou mesmo a ver a Índia e a China a juntarem se para alguma coisa sabendo que são “inimigos” desde que são países.. nem para jogar ao peão vão colaborar XD.. dá te por contente em viveres nesta diplomacia

      4. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Assustador é ver a decadência Russa!! Para se salvar vai para a guerra!? Que mentalidade tão anos 60!! Resultado desta tentativa é a falência da Rússia 🙂 Temos pena pessoas pro-Rússia (nomeadamente os brasileiros pró-Rússia) mas a falência é inevitável 😛

        1. Avatar de Manso
          Manso

          Falência? Acreditas no Pai Natal?

          1. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Sim falência.. não é pela Rússia ter baixa dívida estrangeira que queira dizer alguma coisa, se não tiveres dinheiro para pagar o que deves entras em default, é o que está a acontecer á Rússia.. a Venezuela também tem as maiores reservas de petróleo do mundo e mesmo assim é o que é

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Bela lógica essa. Como achas que que se entra em falência num estado soberano que imprime a própria moeda?

  2. Avatar de C
    C

    Como se a India e China tivessem uma boa relação…
    Assustador é a quantidade de nazis incubados por aqui…. 😉 abc

    1. Avatar de Quark
      Quark

      Finalmente vejo alguém que se informa!