ESA deteta novo asteroide com grandes hipóteses de atingir a Terra

21 Comentários

A Agência Espacial Europeia (ESA) acrescentou recentemente um novo asteroide à sua Lista de Riscos devido às hipóteses da rocha espacial atingir a Terra no futuro. Com base nos dados recolhidos pela ESA, o perigoso asteroide poderá colidir com o planeta em menos de 70 anos.

São vários os fatores que podem empurrar esta rocha para cima do nosso planeta. Contudo, este tem caraterísticas que nos são favoráveis!

ESA deteta novo asteroide com grandes hipóteses de atingir a Terra


Asteroide tem fortes hipóteses de colidir com a Terra

De acordo com a ESA, o asteroide foi identificado como 2019 SU3. Está atualmente classificado como a quarta rocha espacial mais perigosa da Lista de Riscos da agência, que cataloga todas as rochas espaciais com probabilidades de impacto na Terra não nulas.

Além da Lista de Riscos, o 2019 SU3 também está na Lista Prioritária da agência, o que significa que a ESA está de olho na trajetória deste “corpo celeste”. Até este momento, o 2019 SU3 só está nesta Lista de Riscos da ESA há 12 dias. De acordo com a agência, as hipóteses do astro atingir a Terra são de uma em 152.

 

Ano de 2084 poderá testemunhar a colisão do asteroide contra o nosso planeta

A ESA observou que o impacto potencial do asteroide na Terra pode ocorrer em 16 de setembro de 2084. Durante este tempo, espera-se que se aproxime da Terra a uma distância de apenas 0,00079 unidades astronómicas ou a cerca de 118 182 km de distância.

Dada esta curta distância, um leve empurrão no asteroide poderia facilmente enviá-lo para a Terra. Isto pode acontecer se o astro for afetado pela atração gravitacional de planetas próximos. De acordo com a ESA, o 2019 SU3 é um asteroide Apollo com uma órbita muito larga à volta da Terra e do Sol. Ocasionalmente, a órbita da rocha intersecta-se com a da Terra.

 

Ameaça da classe Apollo

Quando 2019 SU3 completa a sua órbita, por vezes passa perto de outros planetas, incluindo Vénus, Mercúrio e Marte. A força gravitacional de qualquer um desses planetas pode facilmente alterar a trajetória da rocha. No momento em que chega às proximidades da Terra, pode já estar em rota de colisão direta com o planeta.

Felizmente, a rocha não é grande o suficiente para causar um grande evento de impacto no caso de colidir com o planeta. Como indicado na base de dados da ESA, 2019 SU3 tem um diâmetro estimado de cerca de 12 metros. Devido ao seu pequeno tamanho, o asteroide irá provavelmente arder na atmosfera terrestre em vez de atingir o solo.

 

Asteroide aproximou-se da Terra de surpresa e deixa astrónomos “preocupados”

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    Já marquei a data na agenda…

    1. Avatar de Frederico
      Frederico

      Eu também e o meu periquito já construiu o bunker na gaiola

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    “Devido ao seu pequeno tamanho, o asteroide irá provavelmente arder na atmosfera terrestre em vez de atingir o solo”.

    Porquê então o alarmismo?

    1. Avatar de Vítor M.

      Bom dia Miguel.

      Alarmismo? Não, o artigo e a informação não tem nada de alarmismo, tem sim informação muito relevante sobre um aspeto que, se calhar, não viste: os empurrões gravitacionais. Este asteroide não terá, segundo o seu tamanho, um impacto destrutivo no planeta, contudo, se a sua rota for alterada – dado que interceta várias órbitas de outro planetas, poderá chocar contra a Terra, isso mostra que alguns que já chocaram e não se deu conta com tempo, também poderiam ter sido “vítimas” dessas forças. Além disso, os destrutivos que estão “à espreita” por trás de Júpiter, por exemplo, podem igualmente sofrer essas alterações de rota e aparecer-nos “ali à porta” e nem damos conta. Essa é a magia que está implícita no artigo e na informação revelada pela ESA 😉 e sim, está lá tudo muito bem explicadinho.

      1. Avatar de Paulo Moreira
        Paulo Moreira

        Bom dia , cai quando tiver de cair, e salve se quem poder, o que é preciso é clma…

      2. Avatar de Elton Muscate
        Elton Muscate

        Referir-se a 1/358 (0.26%) como fortes Hipoteses de facto nao tem nada de alarmismo… /s

        1. Avatar de Vítor M.

          Muitas vezes o alarmismo está na cabeça das pessoas porque desconhecem os conceitos, mas é natural. Contudo, o factual diz-nos, tal como está no texto, que em causa estão forças do universo, as gavitacionais, os normais impactos dos astros e a dinâmica dos elementos. Portanto, o que as pessoas, algumas poucas claro, sentem como alarmismo, muitas outras interpretam como a fascinante atividade de um Universo a pulsar de vida.

  3. Avatar de FilipeOS
    FilipeOS

    XD

    Mas não diziam que por causa do aquecimento global morria-mos todos antes?

    1. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      morria-mos to-dos n-um ins-tante

  4. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    e eu pensava que o A.O. era bem claro…
    facto é um facto, não um fato, certo?
    então porque escrevem fatores
    “São vários os fatores que podem” decidam-se, escrevam em pt ou em br. mas mantenham-se coerentes.

    1. Avatar de Tony
      Tony

      Acho que não te compreendo. A palavra fator escreve-se tanto no Brasil como em Portugal.

  5. Avatar de Tony
    Tony

    Acho que não te compreendo. A palavra fator escreve-se tanto no Brasil como em Portugal.

    1. Avatar de Kolas T.
      Kolas T.

      deves ser brasileiro…

      “factor | s. m.

      fac·tor |àtô|
      (latim factor, -oris, autor, criador, fabricante)
      substantivo masculino
      1. Agente.

      2. Aquele que faz ou executa uma coisa.

      3. Causador.

      4. Elemento que concorre para um resultado.

      5. [Termo ferroviário] Empregado de caminho-de-ferro, encarregado da manutenção das mercadorias e das bagagens.

      6. [Aritmética] Cada um dos termos da multiplicação.
      “factor”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/factor [consultado em 12-10-2019].”

      1. Avatar de Tony
        Tony

        Não, não sou. Se falaste no AO, deves saber que os sons mudos foram cortados. A razão pela qual o “c” de “fa(c)torial” foi cortado é porque o “c” não se lê.
        Nós dizemos “facto”, porque lemos o “c”, simples.
        Os brasileiros dizem “fato”, porque não pronunciam nenhum “c” pelo meio.

        1. Avatar de Tony
          Tony

          O mesmo acontece com “fa(c(tor”.

  6. Avatar de Luis Cunha
  7. Avatar de Luís Martins
    Luís Martins

    Há sempre a possibilidade de não arder totalmente e pelo que sei não gosto de probabilidades nem de gentes que quando há problemas que metem a cabeça na areia estilo avestruzes.

  8. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    O que não é normal é que á coisa de ano e meio para cá a NASA está farta de avisar a população de avistamentos e possiveis colisões, tudo bem que muitas delas são daqui a centenas de anos… mas… quem me diz a mim que não existe por aí algum, mais pequeno, e que possa fazer estragos e a NASA não querer divulgar? Hum…

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      A mesma NASA veio “garantir” que não irá haver nenhum evento do género por muito muito muito tempo.

      A mesma NASA pediu um aumento desmesurado de orçamento porque só olham para qualquer coisa como 10% do céu.

      Tens aí todas as informações que precisas para estabelecer a credibilidade duma agência “científica”.

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        E achas mesmo que a NASA vai dar todas as respostas ao mundo? Acorda rapaz… se a NASA dissesse tudo o que sabe, o mundo já tinha “acabado” … não tens noção do que dizes…

  9. Avatar de paulo s
    paulo s

    Andam a chamar idiota ao Trump e ás políticas dele…. e pasme-se, toda a gente o segue cegamente.
    Há que alarmar as hostes para não se deixar raciocinar. Há que embrutecer o povo com estas, e estas é que são mesmo, “fake news”.
    Há quantos milhões de anos(veja-se quando foi o último que colidiu com o planeta) passam asteróides, cometas e todo o tipo de lixo espacial perto do nosso planeta?
    e qual é a real probabilidade de fazerem estragos? ou então é moda assustar as pessoas….