Erupções solares gigantes podem chegar à Terra e causar danos graves

34 Comentários

O Sol está no seu 25.º ciclo e quando começou, os investigadores deixaram logo o alerta que este novo período de 11 anos não seria tão calmo como o último que terminou em finais de 2019. Alguns eventos, como a explosão solar da classe M4.4, ou como explosão de classe X, ocorrida em 2021. Agora, os cientistas estão preocupados com uma mancha solar gigante e filamentos na superfície solar.

Os astrónomos sabem que este tipo de fenómenos pode desencadear possíveis erupções solares dirigidas à Terra e ejeções de massa coronal (EMCs) que poderão causar danos graves na Terra.

Ilustração erupção solar contra a Terra


Manchas gigantes no Sol podem desencadear tempestades solares destrutivas

Conforme mostrámos no mês passado, os astrónomos estavam interessados em ver os desenvolvimentos da mancha solar AR3038 que passou de ‘grande para enorme’ numa questão de horas e cresceu para um tamanho três vezes maior do que o da Terra.

Com o Sol agora numa fase ativa do seu ciclo de 11 anos, há muita atividade na sua superfície que mantém os astrónomos colados aos céus.

Para aumentar a preocupação, foi detetada agora uma nova mancha solar escura, a AR3055.

O que já se conhece na mancha solar AR3055?

De acordo com o New York Post, a mancha solar tem agora 9.816 km de largura e está diretamente virada para a Terra. Os astrónomos não estão realmente seguros se a mancha solar é o resultado de uma fusão de manchas solares ou se evoluiu rapidamente para este tamanho por si só.

Tanta tecnologia a “olhar” para o sol e não se pode perceber com mais precisão o que poderá acontecer? Não, mesmo com tantos observatórios baseados na Terra a olharem para o Sol. Isto porque uma tempestade geomagnética pode atingir a Terra a um milhão de quilómetros por hora sem que ninguém a apanhe.

Este fenómeno é causado por uma acumulação de plasma entre os fluxos de ventos solares lentos e rápidos e não devido à erupção de uma mancha solar. Portanto, é algo que não se consegue prever.

De acordo com as últimas atualizações do site SpaceWeather.com, a superfície solar está agora a mostrar grandes filamentos de magnetismo. Cada um destes filamentos é aproximadamente a distância entre a Terra e a Lua, ou seja, 384.400 km.

Tal como as manchas solares, estas regiões são também relativamente mais frescas do que a superfície solar e, por conseguinte, parecem mais escuras. No entanto, cada filamento, se retido no céu noturno, brilharia mais do que a Lua cheia.

Imagem manchas solares
A mancha solar AR3053 está a decompor-se rapidamente. Perdeu metade da sua área desde ontem. Mas a mancha AR3055 está muito instável: Imagem crédito: SDO/AIA

O que é que isso significa para nós?

Os filamentos solares são também conhecidos por serem altamente instáveis. No entanto, nesta ocasião, eles parecem ter-se mantido unidos há dias. Mais cedo ou mais tarde, espera-se que irrompam e disparem alguns detritos solares para a Terra.

Assim, segundo o site Spaceweather, prevê-ser uma pequena tempestade geomagnética de classe G1 a dirigir-se para a Terra na manhã de 13 de julho. Contudo, é provável que esta tempestade seja o resultado de duas manchas solares menores e não dos filamentos.

Enquanto a mancha solar AR3038 provocou uma erupção solar de classe C, espera-se que a AR3055 produza uma erupção relativamente poderosa de classe M que poderá resultar em apagões de rádio durante alguns minutos. Mas… ainda não sabemos do que os filamentos são capazes!

Na semana passada, um artigo publicado na revista Astronomia e Astrofísica sugeriu um novo modelo para prever a força do ciclo solar para nos ajudar a preparar para as piores consequências de tais eventos. Com o pico do ciclo solar a aproximar-se em 2023, só podemos esperar que este ciclo não seja pior do que os outros que já vimos antes.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de H2O
    H2O

    Como é obvio a culpa é das alterações climáticas…

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Ah, os maluquinhos das teorias das conspirações…vêm sempre parar a este tipo de artigos.

      1. Avatar de Vagueante
        Vagueante

        A moda de classificar as pessoas entrou na moda. Porque razão é teoria da conspiração? É do conhecimento comum que o Sol é o que mais influencia o clima na terra, não sei a percentagem correcta, mas é mais de 90%, logo toda a alteração sofrida pelo Sol, vai afectar a terra duma forma superior à interferência do homem. Mas sim são teorias da conspiração…. Se alguem fala da vacina, nem que seja para colocar questões é logo designado negacionista, alguem questiona as alterações climáticas, são teorias da conspiração. Que se saiba a ciência sempre evoluiu com a contradição e respectivas discussões e apuramento dos factos agora já não é assim. Para certos temas, questionar é proibido, Dogma mesmo.

        1. Avatar de MissPM
          MissPM

          Finalmentealguemq entende…é que parece que vivemos numa sociedade adormecida em que ninguém pode colocar questões, levantar dúvidas.
          Vivemos numa sociedade que se axomodou a não pensar. E que tal, abordar estas questões sem colocar rótulos?

          1. Avatar de deeppurple
            deeppurple

            Se houver um rótulo para eles, só me ocorre um: mehhhh

  2. Avatar de João
    João

    Primeiro o Covid, e agora isto…. Enfim.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Isto sempre cá esteve. A nossa dependência da electricidade é que não

      Pesquisa sobre o Carrington vent de 1859

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Carrington event

  3. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    A espécie humana só existe por que a vida aproveitou um periodo de relativa acalmia cósmica. e que é só um breve momento da história geológica do planeta e uma fração de segundos à escala do tempo de existência do universo. Isso acabará depressa.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Um profeta da desgraca. Oh amigo nada vai acabar connosco, somos a especie mais evoluida do universo e nem Deus tem poder para acabar com a nossa civilizacao. Proximo passo sera a conquista do universo, nada nos abalara

      1. Avatar de RicM
        RicM

        Um profeta da fortuna. 😛
        Se somos os únicos seres vivos evoluídos conhecidos então o universo já é nosso. Só falta começar a ocupá-lo.

      2. Avatar de iDroid
        iDroid

        É só iluminados a escrever aqui. Como é que sabes que somos a espécie mais evoluida do universo se nem sequer sabemos se estamos sozinhos ou não, para começar? Depois falas de Deus, e todos sabem que quando se refere religião a conversa degenera rapidamente…

      3. Avatar de Honorato
        Honorato

        Deus se quisesse já no tinha matado a todos num estalar de dedos. O outro também disse que nem Deus conseguia pôr o Titanic ao fundo e foi ao fundo. O mundo vai acabar.

        1. Avatar de Honorato
          Honorato

          *O mundo não vai acabar

        2. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Não vai acabar ? Tudo acaba. Tudo. Tudo tem um principio e tudo tem um fim. Aproveita o que está no meio.

      4. Avatar de gambuzino
        gambuzino

        “somos a especie mais evoluida do universo” … Mete mais tabaco, que isso tá a ficar muito forte

      5. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Temos comediante…

    2. Avatar de JS
      JS

      Podes ir à frente

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Porquê ? Achas-te superior ? Vais ter o mesmo fim que todos. Larga as fantasias.

    3. Avatar de João Luís
      João Luís

      É uma forte hipótese

    4. Avatar de RicM
      RicM

      Eu diria mais que a vida (no geral) existe porque o sistema solar está num período de relativa calma e que a espécie humana prospera porque o planeta também está num estado estável e porque os grandes predadores se foram.
      De acordo com a comoslogia atual, no início de “vida” do universo a energia (e a matéria) estava mais concentrada e a temperatura era mais alta mas à medida que este se expande também a energia se dissipa e o que antes era um universo agitado será no futuro um local frio e “morto”.
      Lawrence Krauss deixou um pensamento interessante sobre o facto de durante muitos milénios os seres humanos acharem que o sistema solar era tudo o que constituía o universo pois não conseguiam ver para além dele e que no futuro, com o afastamento das galáxias, a distância será tão grande que a luz destas não chegará até cá pelo que é como se voltássemos ao passado e sentíssemos que nada mais há no universo.

      E para concluir, logicamente que o título do artigo é alarmista para atrair visitas à página porque o que poderá atingir a terra não são as explosões em si mas os ventos solares com toda a radiação associada.

    5. Avatar de deeppurple
      deeppurple

      Primeiro tens que explicar o que é a vida.

  4. Avatar de João Francisco Duarte
    João Francisco Duarte

    …mas que assusta, assusta !!!

  5. Avatar de JR×
    JR×

    E quando é que são as eleições para presidente do universo e respectivo parlamento ?

    1. Avatar de Stanley
  6. Avatar de Margarida de Andrade
    Margarida de Andrade

    Boa! Deus pode tudo fazer… é mesmo, somos insignificantes nas Suas Maos e somos muito ignorantes! É isso mesmo vaidade das vaidades com a barriga vazia. O titanic também o seu construtor disse que nem Deus o poderia afundar! Bumba… no mesmo dia Deus provou quem pode tudo fazer! É melhor ajoelhar e pedir perdao e ser humildes diante do Criador Omnipotente!

    1. Avatar de papagaio
      papagaio

      Foi ele que te confidenciou?
      Conheces esse deus ?Ou é só fé mesmo?

      1. Avatar de deeppurple
        deeppurple

        Se não tiveres fé, então aí é que não O irás conhecer. Agora pensa…

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Sendo a definição de fé acreditar naquilo que se quer considerar verdadeiro, não admira que quem não tenha fé não o conheça…
          É um argumento bem ridículo por sinal.
          É como dizer que só quem acredita que a cor preta é mais clara que a cor branca o poderá comprovar…

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    O sol está no 25⁰ ciclo de 11 anos?

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, cada ciclo dura 11 anos e este é o 25º.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Ok. Dá cerca de 260 anos para o sol… Pensei que fosse mais antigo.

  8. Avatar de JC
    JC

    Daí o calor abrasador que esteve esta semana…