Enzima produzida pelos pirilampos poderá ser usada para detetar SARS-CoV-2

16 Comentários

O SARS-CoV-2 e a doença COVID-19 serão, provavelmente, alvo do maior e mais sofisticado processo de investigação alguma vez elaborado. Em tão pouco tempo as vacinas estão a conseguir conter os estados de doença grave, a travar mortes e os vários estudos podem levar a que haja medicação e forma de deteção revolucionárias, do ponto de vista do consumo global. Depois da vacina em spray, chega agora uma inovação que conta com uma enzima produzida pelos pirilampos.

Segundo os investigadores da UFSCar, é possível acoplar a molécula a uma proteína que se conseguirá ligar ao novo coronavírus. Assim, a presença de anticorpos contra o microrganismo seria confirmada pela emissão de luz.

Imagem pirilampo que tem enzina capaz de detetar a COVID-19


Pirilampo pode ser importante para detetar a COVID-19

Ao combinar uma enzima encontrada nos pirilampos com uma proteína capaz de se ligar ao novo coronavírus, os investigadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram uma nova estratégia para detetar o vírus.

A enzima usada na investigação pertence à classe das luciferases, cujo papel é catalisar reações que transformam energia química em energia luminosa – fenómeno que recebe genericamente o nome de bioluminescência. Dentro de todas as luciferases conhecidas, aquela produzida pelo pirilampos Amydetes vivianii é uma das que geram bioluminescência mais brilhante e estável.

O inseto foi encontrado no campus de Sorocaba da UFSCar e recebeu esse nome em homenagem ao professor Vadim Viviani, que descobriu a espécie e clonou em bactérias o ADN que codifica a luciferase deste pirilampo. O investigador também estudou a estrutura molecular e as funções da enzima.

Agarramos a nossa luciferase mais brilhante e acoplamo-la, por engenharia genética, a uma proteína capaz de se ligar aos anticorpos. Se os anticorpos contra o SARS-CoV-2 estiverem presentes na amostra, a ligação ocorrerá e isso poderá ser detetado através da emissão de luz.

Disse Viviani à Agência FAPESP.

De forma semelhante, a presença de proteínas específicas do SARS-CoV-2, que indicam a infeção, pode ser detetada pela molécula bioluminescente na presença de anticorpos específicos.

Imagem vacina contra o SARS-CoV-2

 

Investigação já com a patente solicitada

O investigador Vadim Viviani conta que já depositou um pedido de patente para o novo sistema bioluminescente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). E diz que o estudo é tão recente que o artigo que o descreve ainda está em fase de redação.

Testamos com sucesso o método para diversos anticorpos, que podem ser detetados por técnicas como imunoblotes e Western Blot.

Concluiu Viviani.

 

Leia também:

Vacina portuguesa precisa de 20 milhões de euros para avançar

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fusion
    Fusion

    RIP pirilampos

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    Já estou a ver os infetados na rua a brilharem que nem pirilampos ! DDDAAHHHH ! :)))

  3. Avatar de Ana
    Ana

    Está dada a resposta à questão que preocupava tanta gente: “Pirilampo, pirilampo, pirilampo, porque brilhas tanto assim?”!

  4. Avatar de C.S.
    C.S.

    Ora aqui está uma evolução. Os outros andavam com uma estrela ao peito, estes vão brilhar de noite.

    1. Avatar de LR
      LR

      Eu tinha dito que não comentava o que escrevesses, mas realmente tens que ser muito idiota e acéfalo para fazer uma comparação destas. Um conselho: gasta algum dinheiro, sai da tua aldeia, e vai visitar o campo de Dachau, e de seguida, deixa-te ficar por lá, não fazes mesmo falta nenhuma.
      E agora sim, termino, não mereces nem sequer comentários à verborreia que destilas desse (pseudo) cérebro, antes falar com uma pedra, tem mais discernimento que tu.

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Não era preciso ir ao campo de Darchau se tivesses ido a Mafra vias os vacinados a cair para o lado. Mas como tu deves ter umas palas se calhar nem vias nada.

        1. Avatar de rui
          rui

          E estavam a suar?

        2. Avatar de Mata-Ratos
          Mata-Ratos

          Isso de cair para o lado não é nada comparado com outros medicamentos, Eu por exemplo já caí para a frente com aquele azul da Pfizer, e o que importa é a força com que a seguir levantas!

          1. Avatar de Mata-Ratos
            Mata-Ratos

            Votos CCM

        3. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          pois, é no que dá a desinformação e histeria colectiva…

      2. Avatar de AlexX
        AlexX

        Que falta de sentido de humor… Aqui achámos 5☆ o comentário dele. Se o tivesse dito num stand-up de comédia toda a gente ria mas porventura alguns nem percebiam e só riam porque os outros já estavam rindo e o riso é contagioso.
        Se não reconheces humor em nada ficas mais vulnerável a que vírus se manifestem.

    2. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      enfim… mais ignorância… a tantos níveis!

  5. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    O pessoal anda muito nervoso. Relaxem, as esplanadas ja estao abertas.

    1. Avatar de C.S.
      C.S.

      É pena é fecharem à noite. Com um infectado a brilhar em cada mesa devia ser um espectáculo.

      1. Avatar de rui
        rui

        E estavam a suar?

  6. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Eu acho que o pplware devia dar uma pausa sobre noticias covid que acham ? Ja sabemos tudo o que ha para saber sobre o virus, e mais do mesmo, depois alguns estudos pelo meio, que se pode concordar ou nao. Eu acho que algum pessoal aqui ate agradecia. A nao ser que queiram manter o virus vivo, que e isso que acho que estao a fazer, pessoalmente.