Energia: Marinha dos EUA teletransportou 1,6 kW de potência através de microondas

19 Comentários

Será que é possível enviar energia do ponto A até ao ponto B sem usar fios? É uma ideia que não é nova, já em 2019 os EUA apresentaram um projeto para enviar energia solar do espaço para a Terra. Agora, uma equipa de investigadores do Naval Research Laboratory dos EUA (NRL) demonstrou com sucesso a transmissão de energia sem fio a uma distância de um quilómetro.

Esta tecnologia pode ser muito importante para fornecer energia a locais onde não existe qualquer infraestrutura. Ou até na frente de batalha, para abastecer os carros de combate.

Imagem transmissor de antena de microondas apontado para uma antena rectificadora em parte da demonstração SCOPE-M


Energia wireless? Sim, existe!

A ideia de irradiar energia sem fio existe há décadas, mas ganha força novamente à medida que a humanidade procura mudar as suas formas de aproveitar a energia.

Embora o conceito de estabelecer parques solares noutros planetas e enviar energia de volta para a Terra ainda esteja longe da realidade, os militares dos EUA podem garantir a segurança energética das suas tropas, pois procuram reduzir a sua dependência de combustíveis fósseis.

Projeto SCOPE-M

Tendo em mente o interesse dos militares americanos, o Gabinete do Subsecretário da Defesa para a Investigação e Engenharia financiou um projeto na NRL para testar uma transferência ponto-a-ponto de energia elétrica utilizando microondas, e chamou-lhe “Safe and COntinuous Power bEaming – Microwave (SCOPE-M)”.

Dentro de 12 meses após o início do projeto, a equipa de investigadores do NRL demonstrou uma aplicação terrestre da tecnologia, irradiando energia não só em um, mas em dois locais. Um no Campo de Investigação do Exército dos EUA em Maryland, e o outro no transmissor de radar de imagem por satélite Haystack Ultrawideband (HUSIR) no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Ambas as instalações utilizaram o feixe de microondas 10 GigaHertz, uma vez que a tecnologia é bem conhecida por ser segura para humanos, animais, incluindo aves e, no entanto, pouco dispendiosa de operar.

Segundo Paul Jaffe, da Power Beaming e Space Solar Lead, durante experiências anteriores com alimentação por laser, os engenheiros tiveram de construir sistemas que impediriam os feixes de transmitir se algo se cruzasse no seu caminho. Contudo, dado que a densidade de potência na frequência de 10 GHz era intrinsecamente segura, tais sistemas não eram necessários no projeto SCOPE-M.

 

Como foi possível esta transmissão de energia?

O princípio utilizado para transmitir eletricidade é simples. A eletricidade é primeiro convertida em microondas e depois transmitida como um feixe apertado na direção do recetor, que está equipado com uma “rectena” ou antena retificadora. Nos sistemas de transmissão de energia sem fios, uma rectena é uma antena com um díodo retificador que pode converter energia eletromagnética em corrente contínua.

Ao instalar estes sistemas, a equipa da NRL foi bem sucedida na transmissão de energia sem fios em ambos os locais. Em Maryland, os investigadores conseguiram transmitir 1,6 kW de energia, bem acima do seu objetivo de 60%. No MIT, embora a equipa não tenha conseguido gerir a mesma potência de pico, a potência média transmitida foi superior, resultando na entrega de mais energia.

Embora o SCOPE-M fosse uma ligação de teletransmissão de energia terrestre, foi uma boa prova de conceito para uma ligação de teletransmissão de energia espacial. O principal benefício do teletransporte de energia espacial para a Terra para o DOD, é mitigar a dependência do fornecimento de combustível às tropas, que podem ser vulneráveis a ataques.

Disse Brian Tierney, engenheiro de eletrónica do projeto.

Em resumo, este projeto poderá ajudar a enviar energia para a frente de combate por forma a não serem necessárias outras formas de reabastecer. Num futuro longínquo, a técnica irá permitir captar energia solar nos vários planetas do sistema solar e enviar essa energia para a Terra. Pode parecer ficção, certo? Mas o princípio está encontrado.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Nikola Tesla também já o tinha proposto só que teve um entrave da indústria que foi a de que não de podia instalar contadores de energia e assim seria energia livre.

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Certamente o facto de apenas poder transmitir potências minúsculas de energia, e ainda ter uma eficiência irrisória não teve nada a ver com a ideia ser um falhanço.

      Mas sim, foi a indústria que não quiz.

    2. Avatar de eu22222
      eu22222

      Como assim seria energia livre? Continuaria a custar produzir a energia.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Seria de distribuição livre por não ser possível mensurar e cobrar individualmente.

  2. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    “Será que é possível enviar energia do ponto A até ao ponto B sem usar fios?”
    Realmente nao é uma ideia nova, não havera ninguem por aqui que tenha tido um radio de cristal por exemplo?

  3. Avatar de Grunho
    Grunho

    Uma aplicação do tal envio de energia através de micro ondas é o carregamento de baterias por indução. E tem perdas catastróficas. Se for uma mini ou micro bateria de smartphone, vá que não vá. Para carros, nem pensar, é cabos e não adianta inventar.

  4. Avatar de José Bonifácio Boni.
    José Bonifácio Boni.

    Sendo o que chamam equivocadamente de UNIVERSO MATERIAL, um MACRO SISTEMA ENERGÉTICO ATÔMICO PI, interligado não por primitivos sistemas fios e sim através de pulsos eletromagnéticos emitidos, mais avançados do que se conhece como WI-FI:

    Ideal seria que já soubessem CAPTAR TRANSFORMAR e APROVEITAR a POTENTE ENERGIA CÓSMICA, que move GALÁXIAS… ESTRELAS… PLANETAS…

    Digo isso mostro e provo, no meu blogger.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      É este ano que concorres ao prémio Nobel?

      1. Avatar de José Bonifácio Boni.
        José Bonifácio Boni.

        Quantos Nobel o genialíssimo físico e inventor Nikola Tesla ganhou?

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          Zero, mas ele simplemente recusou o premio, ou nao sabias isso?

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            A arrogancia dele pode terlhe custado o premio, qual a tua desculpa?

      2. Avatar de José Bonifácio Boni.
        José Bonifácio Boni.

        Eu não preciso desculpar-me de nada, já que prêmio algum desse subdesenvolvido planeta, desejo.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          o teu planeta ou tambem es extraterrestre?

          1. Avatar de José Bonifácio Boni
            José Bonifácio Boni

            Extraterrestre não, porque sendo TERRA apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, e não PLANETA…

            Considerando também que tudo apenas é:

            1°: ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA que chamam indevidamente de D’US ou DEUS…

            2°: Energias Criadas.

            3°: energias procriadas.

            Descobri que o que chamam primitivamente de ALMA ou ESPÍRITO, inquestionavelmente é um COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS composto por 3 Energias Médias Diferenciadas, EM = Energia Motriz… EI.D. = ENERGIA INTELIGENTE DIFERENCIADA e ED.D. = ENERGIA DIFERENCIADA DE DISCERNIMENTO, que nos diferem de subespécies.

            COMBOS ENERGÉTICOS DE EV = ENERGIAS VITAIS e não primitivamente espíritos, que movem nossos corpos compostos não por inexistente matéria… E sim, por 7 OCTILHÕES de micros-unidades-energéticas-atômicas-termonucleares, que chamam de átomos.

            Considerando também o que afirma corretamente a física “Que energia uma vez existindo, pode até ser transformada e aproveitada, mas nunca deixa de existir”:

            TODOS PERGUNTAM, DE ONDE VIEMOS?

            Correto seria perguntar:

            DE ONDE NOSSOS ANTEPASSADOS PRIMÓRDIOS VIERAM?

            Como em nosso PLANETA, existem apenas 2 GRUPOS SANGUÍNEOS predominantes,

            RH NEGATIVO, COMPONDO 15% DA POPULAÇÃO…

            E RH POSITIVO, COMPONDO 85%:

            Teus antepassados primórdios na 2° MACRO (DES)PROJEÇÃO E RÉ-PROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 2° MACRO VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, 2° MACRO PROCESSO FISIOQUÍMICO TRANSMUTATIVO NECESSÁRIO devido ganância excessiva maldade e caos, ocorrido numa época muito antiga de quase total desconhecimento científico e total desconhecimento do micro átomo, registrado por vários povos não somente os hebreus, primitivamente e equivocadamente como DILÚVIO:

            Ou foram ELEVADOS do 2° MACRO ELEMENTO ORBITAL PLANETA-H2 (INDEVIDAMENTE VÊNUS) para o 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL PLANETA-H3 INDEVIDAMENTE TERRA) que tu ainda habitas:

            Ou DECAÍDOS do 4° MACRO ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H4 (INDEVIDAMENTE MARTE), para o 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H3 (INDEVIDAMENTE TERRA), que tu ainda habitas.

            Como tu és um cara inteligente, visita meu blogger citado por mim em comentários de postagens anteriores feitas por este conceituado PPLWARE, e contesta-me.

          2. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            “Teus antepassados primórdios… ”

            Como te atreves a assumir a minha origem?

            Isto vindo de um pedaço de energia que se diz inteligente é vergonhoso.

            Não fales comigo ou com a minha raça nunca mais.

  5. Avatar de JJ_
    JJ_

    Agora é só inverter o conceito e começar a captar a energia do Sol, de forma mais eficiente que os painéis solares, que chega a Terra todos os dias.

  6. Avatar de Jose Antonio
    Jose Antonio

    Isso está relacionado com o Tesla de 1900, tesla coil… e com o aproximar da 3g, foram ao bau, buscar os planos das armas…

  7. Avatar de CaptianObvious
    CaptianObvious

    Claro que é possível, um fio de cobre apenas é um guia de onda para corrente alternada (onda eletromagnética) com perdas muito baixas. O problema sempre foi e continua a ser a eficiência do sistema. Aqui falasse em 1600w, algo que um fio de 2,5mm faz sem problema algum e com perdas de <10%/km. Já este sistema não deve ter uma eficiência superior a 30% (70% de perdas) além do custo de toda a aparelhagem. O conceito não é novo, mas óbvio que continua a ser muito válido em centenas de cenários :).

  8. Avatar de Davi
    Davi

    Kkkkkkk o mais incrível e que ninguém desconfia que isso e engenharia reversa ufologica …AFF a NASA sempre dá um jeito ho para parecer descoberta científica e tirar o foco de onde essa informação realmente vem…..