Empresa de energia nuclear de Bill Gates no combate às alterações climáticas

18 Comentários

Em 2006, Bill Gates fundou uma empresa de energia nuclear, em Bellevue, Washington, nos Estados Unidos. Agora, o espaço de nome TerraPower espera construir pequenas centrais nucleares avançadas, para armazenar eletricidade.

O objetivo é complementar as centrais que são atualmente abastecidas por fontes de energia intermitentes, como a solar e a eólica.



Natrium: uma versão sustentável das centrais convencionais

A empresa de energia nuclear fundada há 14 anos por Bill Gates pretende construir pequenas centrais nucleares avançadas. Isto, porque quer armazenar eletricidade e auxiliar as centrais abastecidas por fontes de energia eólica e solar.

Conforme foi explicado, esta iniciativa faz parte da tentativa do cofundador da Microsoft em ajudar no combate às alterações climáticas. Assim, pretende auxiliar os serviços públicos a reduzir as suas emissões de gases de efeito de estufa.

De acordo com o presidente e chefe executivo da empresa de energia nuclear, Chris Levesque, ele e uma parceira da TerraPower, GE Hitachi Nuclear Energy, pretendem comercializar as centrais. Estas chamar-se-ão Natrium e serão instaladas nos Estados Unidos, até ao final da década.

Agora, a TerraPower está à procura de financiamento de parceiros, tendo em vista o PacifiCorp e o U.S. Energy Department. Se for bem-sucedido, o plano é expandir essas pequenas centrais para o estrangeiro, incluindo países onde não exista ainda energia nuclear.

[Até 2050] veríamos centenas destes reatores em todo o mundo, resolvendo múltiplas necessidade energéticas diferentes.

Disse Levesque.

 

Empresa de energia nuclear no combate às alterações climáticas

De acordo com os responsáveis, as centrais seriam arrefecidas por sódio líquido e custariam cerca de mil milhões de dólares cada uma. Aliás, os críticos das centrais nucleares avançadas alertaram para o facto de o nuclear pretendido ser mais caro que o convencional.

Ademais, apesar de a energia nuclear ser uma fonte de eletricidade praticamente livre de emissões, há muitas centrais americanas a ser encerradas. Isto, porque os custos são muito elevados e têm de lidar com a concorrência da energia eólica e solar.

Assim, as novas centrais servirão como complemento às centrais de energia renovável. Ou seja, a energia do reator será armazenada em tanques de sal fundido, nos dias em que a rede estiver bem abastecida. Quando as energias solar e eólica estiverem em baixo, pelas condições meteorológicas, a energia nuclear poderá ser utilizada.

Segundo Levesque, o design das Natrium proporciona temperaturas mais consistentes do que uma central solar, resultando em menos desgaste. Ademais, acrescentou que reduzirão os riscos de proliferação, porque reduzem os resíduos nucleares em geral.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Apesar de achar que a energia nuclear é realmente o futuro, ainda não estou convencido que a tecnologia esteja realmente aprimorada ao ponto de ser desejável a sua utilização.
    Falam no meio ambiente e tal, contudo os resíduos produzidos continuam a ser um problema para o qual não existe tratamento que torne tais realmente inócuos, a segurança continua a ser um problema, e estão a ocorrer cada vez mais e mais catástrofes naturais de toda a espécie, e as previsões é para se agravarem não é para diminuírem nos próximos anos, logo a construção destas e outras centrais nucleares continua a ser uma péssima ideia, porque em última análise não dá para ignorar as constantes catástrofes naturais e até que as coisas voltem a estabilizar é melhor apostar em outras soluções que não impliquem a morte e desertificação de toda uma área só porque algo correu mal com a dita central de produção de energia.
    Na realidade a aposta deveria ser em desactivar e desmantelar todas as centrais nucleares nesta altura, até que as condições do planeta estejam novamente reunidas para ser seguro implementar as mesmas, e espero que seguras e com o problema dos resíduos já solucionado.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Um míssil balístico com os resíduos a apontar para o Sol e adeus resíduos!!!!!!

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Excelente ideia partindo do princípio que o lançamento corre bem e que o foguete não explode na atmosfera. E se o calor for um problema pode-se sempre fazer o lançamento de noite…

      2. Avatar de Abreu
        Abreu

        E os custos desse míssil… Não e opção

        As renováveis apostem nelas!

      3. Avatar de someone
    2. Avatar de Falamfalammas
      Falamfalammas

      As centrais do Bill já reaproveitamentam os resíduos. Vê o documentário sobre Bill Gates que está disponível na Netflix…

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Esse Bill está ao nível do steve6, só que e mais tímido…

        Ou será que esconde algo??????

        Nada falta a este espécime humano!

        1. Avatar de Redin
          Redin

          Este espécime humano erradicou a poliomielite de África.
          O que tem ele a esconder?

          1. Avatar de Pérolas
            Pérolas

            Acho que o facto do windows ser código fechado (leia-se escondido) diz tudo!!!

    3. Avatar de Redin
      Redin

      No artigo não explica mas posso confirmar que é precisamente o contrário do que pensas.
      O objetivo primário é o de reaproveitar os atuais resíduos nucleares que perigosamente “descansam” em locais com escudos especiais de betão e nesse contexto seriam gastos sem a necessidade de criar urânio como fonte de matéria prima.
      O @Falamfalammas ja referiu onde o podes ver.
      Tal não foi já colocado em funcionamento porque os financiamentos para o fazer, foram travados logo assim que o presidente Trump iniciou o poder.

  2. Avatar de Valter Pinho
    Valter Pinho

    E Viva Chernobyl…

      1. Avatar de eu2
  3. Avatar de wave
    wave

    Acho um desperdicio de R&D, o qual deveria ser investido em energia gravitacional por exemplo.
    Modelos de pequena escala funcionam, e a energia produzida pela eolica e fotovoltaica é mais que suficiente para fazer uma bateria gravitacional.
    É só colocar meia duzia de grandes cabeças a fazer investigação para escala maior e teremos um bom ponto de partida para armazenamento.
    Claro que uma ou outra central será bem vinda até porque nao podemos colocar os ovos todos no mesmo saco, e porque a investigação neste tipo de energia deve continuar, nunca saberemos “de mais” de um assunto como este.

  4. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Conceito interessante mas que apresenta desafios técnicos difíceis de resolver atendendo as dimensões da central e depósito de água.
    Ainda ninguém avançou com uma prova de conceito? Porque será?

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Ele que meta uma no quintal e os residuos resultantes que os coloque, também, no jardim dele!

  5. Avatar de Xavier Castro
    Xavier Castro

    Um facto é que as centrais nucleares convencionais têm muitos inconvenientes sérios, não há dúvida que a tecnologia apresentada é muito promissora e poderá ajudar a complementar as alternativas. E nessa luta energética talvez seja interessante perceber que quem perde com as centrais nucleares e das energias alternativas são os dos combustíveis fósseis…