Em poucos anos começará a exploração de minério na Lua

44 Comentários

Provavelmente nunca pensou que estivéssemos a poucos anos de abrir várias explorações mineiras na Lua. Nesse sentido, cientistas europeus anunciaram recentemente os seus planos para iniciar a exploração mineira da Lua já em 2025.

Pese o facto de não irem com a intenção de extrair ouro nem diamantes, vão para minerar um material que pode valer milhões de dólares, o regolito.


O que é o Regolito Lunar?

Regolito é uma camada solta de material heterogéneo e superficial que cobre uma rocha sólida. Trata-se, portanto, de material não consolidado, residual ou transportado, que recobre a rocha fresca. O regolito é dito residual, quando formado por material originário da rocha fresca imediatamente subjacente.

A superfície da Lua é coberta com um material fino em pó que os cientistas chamam de “regolito lunar”. Quase toda a superfície lunar é coberta por regolito, e o leito rochoso só é visível nas paredes de crateras muito íngremes.

 

O que pode ser obtido através do regolito?

A exploração do regolito permite obter elementos como água, oxigénio, diversos metais e um isótopo chamado hélio-3. Assim, este último material é o que está na mira dos investidores, nesta multimilionária aventura. Isto porque o hélio-3 pode abastecer reatores de fusão nuclear, com o ganho de gerar energia livre de resíduos.

O regolito é um material semelhante ao pó que cobre a Lua. Por outras palavras, este pó é o resultado de muitos milhões de anos de impactos dos meteoritos e de outros corpos celestes na superfície do nosso satélite natural.

Além da utilização do regolito na produção de energia nuclear, este material também pode ser aplicado na construção de estruturas um dia levadas a cabo na Lua.

 

Já há projetos em fase de arranque para explorar o minério lunar

A Europa foi das primeiras impulsionadoras desta epopeia espacial. Contudo, já se percebeu que não é a única a embarcar no comboio da exploração mineira lunar. Assim, tanto a Índia quanto a China divulgaram já ideias sobre a extração de hélio-3 do satélite natural da Terra.

Segundo informações, a missão em preparação estará a cargo da Agência Espacial Europeia. No entanto, esta entidade fará o salto numa parceria com o ArianeGroup. Contará também com a participação do Part-Time Scientists, um grupo alemão e ex-concorrentes do Google Lunar XPrize.

Pequim já pousou na Lua duas vezes no século 21, e prepara já mais missões.

 

Regolito poderá tornar-se o novo “ouro negro”, mas da Lua

As informações sustentadas no conhecimento de várias décadas de estudo da Lua estimam que existam um milhão de toneladas de hélio-3 na Lua. Contudo, apenas 25% pode ser trazido para a Terra. Estas são conclusões veiculadas por Gerald Kulcinski, diretor do Instituto de Tecnologia de Fusão da Universidade de Wisconsin-Madison e ex-membro da NASA.

Portanto, existe quantidade suficiente para atender à procura atual de energia do mundo por pelo menos dois séculos. Para além do mais, há mesmo quem defenda que talvez haja material suficiente até cinco séculos, como referiu o especialista. Assim, estima-se que hélio-3 possa valer 5 mil milhões de dólares por tonelada.

 

Da ficção científica à realidade… dentro de poucos anos

Quando esta ideia começou a fazer eco, tudo pairava como um conto de ficção científica. Agora, depois de avanços no transporte espacial, como temos visto com a SpaceX, os governos estão a correr atrás de projetos para implementar programas e legislações que lhes permitam participar da corrida pela mineração no espaço.

Em 2015, o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, assinou uma lei que concede aos cidadãos dos EUA o direito de possuir recursos extraídos no espaço. A regra inovadora foi apontada como um grande impulso para a mineração de asteroides porque encoraja a exploração comercial e a utilização de recursos de asteroides obtidos por empresas americanas.

Conforme as informação facultadas pelos geólogos, os asteroides são embalados com minério de ferro, níquel e metais preciosos. Todas estas riquezas encontram-se em concentrações muito mais altas do que as encontradas na Terra. Desta forma, podemos pensar num mercado avaliado em biliões de dólares.

 

Mais países acordaram para a nova realidade

Há já outros países a acordar. Um exemplo disso é o Luxemburgo, que lançou uma iniciativa oficial para promover a mineração de asteroides para minerais. Embora seja um pequeno país europeu, este tem já trabalho feito que viabiliza a sua participação no setor desde 2013. O Luxemburgo pretende tornar-se o centro europeu de mineração espacial.

Ainda que a reboque, o Canadá também está de olho na Lua. No ano passado, a Deltion Innovations, sediada no norte de Ontário, formou uma parceria com a Moon Express, a primeira empresa privada de exploração espacial a ter permissão do governo para viajar além da órbita da Terra, em futuras oportunidades no espaço sideral.

 

Elon Musk também faz contas à vida

Há vários trabalhos relacionados com empreendimentos espaciais com planos para minar asteroides. Além disso, tem-se falado noutros investimentos igualmente lucrativos. Como, por exemplo, a procura e recolha de detritos espaciais, a construção da primeira estrutura humana em Marte e o plano do multimilionário Elon Musk para uma missão não tripulada ao planeta vermelho.

São milhões em riquezas que podem ser exploradas nos asteroides, no solo da Lua e, mais longe um pouco, no ambicionado Planeta Marte. Já não é ficção, os humanos estão a investir nos produtos extraterrestres.

 

Empresa japonesa quer investigar a exploração de minério na Lua

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze
    Ze

    Espero que não…

  2. Avatar de the oneee
    the oneee

    E que impactos terá na lua e planeta ao fazerem tal exploração? Não irá a lua diminuir de tamanho lentamente à medida que vão removendo tal material? Não iremos notar (penso eu) nos primeiros anos ou decadas mas deverá afetar alguma coisa penso eu.

    1. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      A sério que pensas isso? Só podes estar a brincar.
      A Lua tem um raio de cerca de 1700 Km e uma massa de cerca de 700.000.000.000.000.000.000 toneladas (acho que não errei nos cálculos). Não irias notar rigorosamente nada.

      1. Avatar de JM
        JM

        A terra é bem maior do que a lua e vê no estado em que estamos a deixa-la! Dá que pensar.

        1. Avatar de the oneee
          the oneee

          Pois, daí a minha preocupação… se fosse eu, não tocaria na lua, ela faz muita falta.

        2. Avatar de Paulo Santos
          Paulo Santos

          Estamos a falar da diminuição de tamanho, não do resto. Também achas o mesmo que o “the oneee”?

  3. Avatar de Luis
    Luis

    E o dinheiro que conseguirão será suficiente pra manter a mão de obra de ter que levar todas essas coisas até a lua?

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    Não vejo a hora que comecem a explorar todos esses planetas e luas mortos…

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    Espero ainda poder cá andar anos suficientes para ver, quiçá fazer uma viagem para fora do nosso planeta, nem que seja até á lua ou assim. E se calhar já me estou a esticar…

  6. Avatar de William
    William

    Precisamos ser uma espécie multi-planetária se quisermos salvar a civilização. Se ficarmos presos a Terra iremos ser extintos, seja por nós mesmos ou por motivos de força exterior (meteoro, desastre natural, epidemia). Seria bom, além de “explorar”, morar e tentar estabelecer uma colônia permanente nesses corpos, tais como Marte, Lua, Titã, Ganímedes e até mesmo Plutão.
    Precisamos de um backup da humanidade. A Terra é como um ninho, nele estamos protegidos (isso se uma presa não resolver atacar o ninho), mas temos que saber voar para sair do ninho. Ninguém fica no ninho/berço pra sempre. E ficar na Terra pra sempre é andar pra trás.

    1. Avatar de William
      William

      corrigindo: predador, não presa.

  7. Avatar de Sonhador
    Sonhador

    E que tal rebocarem pra cá a Lua?

  8. Avatar de Foster
    Foster

    Só me fez lembrar daquele filme ‘A Máquina do Tempo (2002)’.
    Entretanto, a mineração na lua demonstrada no filme não saiu… digamos… como esperado.

    1. Avatar de tUfFaS
      tUfFaS

      Estava a pensar nisso, lixaram a Lua toda e depois Oops…
      A Lua é muito importante, não é para andar a mexer nela…depois não se queixem

  9. Avatar de Dani
    Dani

    Acredito eu que eles só estão pensando nos lucros e não estão nem aí para as consequencias. Como sempre
    A humanidade só faz merda.
    Depois reclamam das catástrofes ambientais. Com esta exploração com certeza afetará as estações do ano, mar enfim TD o que está relacionado com a lua.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      A maior parte da força de maré vem do Sol e não dá lua… A lua tem muita massa, acham mesmo que a exploração irá afetar a terra? pff

      1. Avatar de Alfie
        Alfie

        É exactamente ao contrário. É a massa da Lua que tem maior peso na origem das marés.
        Um bocadinho mais de leitura é muito bom.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          A lua é inútil, poderia facilmente ser descartada.

          1. Avatar de Rafael
            Rafael

            Odeio a lua tbm

      2. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Errado, o maior causador das forças de maré vem da lua. As forças de maré são causadas pela direrenças de gravidade de um ponto para outro ponto antipodal, não pela força da gravidade no geral. Embora a força da gravidade do sol seja superior à da lua, a lua encontra-se substancialmente mais próxima.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Mas ninguém reclama da força que a Terra faz sobre a lua causando até lunamotos.
          Por mim poderia explodir a lua.

        2. Avatar de Luis
          Luis

          Lua está mais próxima, porém o Sol é mais massivo e maior em raio. Há pesquisas que dizem que sem a lua continuaremos a ter força de maré e nada seria tão afetado além do dia e noite.

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Eu acho que não leste bem o que eu disse. Eu disse que a lua era o maior causador das marés, não disse que era o único. Se perdêssemos a lua continuaríamos a ter marés, mas bem mais fracas. A força de maré do sol é por volta de 1/3 quando comparado com a da lua. A maneira como os campos diferenciais da gravidade do sol e da lua interagem é que quando a lua se encontra em lua cheia ou nova, a soma destes faz com que as marés sejam maiores (chamamos a estas marés vivas); quando a lua se encontra em quarto minguante ou crescente, a soma destes faz com que as marés sejam menores (chamamos a estas marés mortas). Mas em qualquer situação, a protuberância de maré está sempre direcionada mais ou menos para a Lua (digo mais ou menos, porque na realidade a protuberância segue um bocado à frente da lua devido à rotação do planeta, e é isto que causa o aumento de velocidade orbital da lua que, por sua vez, causa a recessão desta, bem como a diminuição da velocidade rotacional da terra. E as forças de maré num objeto não têm nada a ver com o tamanho dos objetos causadores desta, mas sim com as suas massas, a sua distância, e sim o raio do objeto que observamos as forças de maré, neste caso, o raio da terra.

  10. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Toda a gente que sabe o que se passa nos bastidores políticos (ouvir, por exemplo, os webcasts do movimento LaRouche) há uns bons anos que sabe que existe uma (muito discreta) corrida para extrair o precioso hélio-3 da Lua, para ser usado na Fusão Nuclear, que se espera que seja desenvolvida dentro de duas décadas. Razão pela qual até já a “pobre” Índia tem missões lunares – https://en.wikipedia.org/wiki/Chandrayaan-2 – e Fusão Nuclear essa, que (a longo prazo) será necessária para que se possa ter energia suficiente para viagens para fora do Sistema Solar.

    (Aliás, há até pelo menos um filme de “ficção científica”, daqueles que aparentam ser feitos para mentalizar as pessoas para o que aí vem, chamado “Moon – O Outro Lado da Lua”, que retrata exactamente este tipo de operações na Lua.)

    Agora, no que toca ao Ocidente e falando das perspectivas a *longo prazo*, o que fica em aberto é: Que tipo de desenvolvimento espacial teremos?

    1) Um regresso ao uso de agências estatais, como a NASA, em que a exploração e o desenvolvimento espaciais sejam feitos de modo colectivo?

    2) Ou, como começa a ser o modelo adoptado – e é referido neste artigo – um desenvolvimento feito por empresas privadas (i.e. elites económicas) que dê origem ao que se chama uma “Breakaway Civilization” por parte das elites, em que partirão estas para o Espaço, acompanhadas dos seus robots e andróides, enquanto a restante população humana fica apenas a olhar – e para trás, na Terra – tal como é retratado no filme “Elysium”?

    (Vejam também, por exemplo, o filme “Blade Runner 2049” – feito também pelas grandes interesses económicos ocidentais. O projecto ocidental é ficar a restante Humanidade para trás, enquanto o Espaço fica reservado para as elites.)

  11. Avatar de LG
    LG

    E o Brasil ! mico ou mito! Pois não estamos fazendo nada. Nosso astronauta nada fala. Brasil não tem projeto para o espaço infelizmente vamos lamber só dos gringos como sempre.

  12. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    “Em poucos anos começará a exploração de minério na Lua” Certo.Mas e por quem ?? Por homens ou por robots ?? Só pergunto isso. 🙂

  13. Avatar de Fulano
    Fulano

    Já deviam ter começado nos anos 70 do século passado.
    A esta hora os custos seriam muito mais baixos

  14. Avatar de Filipe
    Filipe

    Hoje é este minério amanhã é aquele, não vão parar simplesmente… é sempre assim.

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      Chama-se evolução em Português…
      Se a nossa espécie não evoluir e expandir-se primeiro no nosso sistema solar e quiçá galáxia, extinção em poucos séculos será uma realidade.

  15. Avatar de crackonthemoon
    crackonthemoon

    unobtanium
    exoplanetary moon
    Of interest to the humans is Pandora’s reserves of unobtanium, a valuable room-temperature superconductor mineral valued at “20 million a kilo”. The name is a reference to mythical materials used in engineering which have better properties than real materials.

  16. Avatar de Ramon
    Ramon

    Consegue-se ir à Lua extrair Hélio-3 mas não se consegue tirar os gajos no Rossio a vender haxixe falsificado.

    1. Avatar de Alc
      Alc

      Foste enganado, foi?

  17. Avatar de Saraiva
    Saraiva

    Acabar com a fome e a miséria no nosso planeta com 1/4 desse dinheiro é que era.
    Mas pronto uma vez mais o homem egocêntrico como fosse dono do Universo.

    1. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Concordo plenamente.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Mas somos o dono do universo mesmo. Não tem mais ninguém lá fora a fazer melhor que a gente.
      O universo está morto até onde podemos ver.
      Se existir vida tão inteligente quanto a nossa, está tão longe que sua existência torna-se irrelevante à nossa.

  18. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    Quem tem a mais vaga ideia do custo que representaria tal tipo de mineração não pode levar a sério o texto deste artigo. Mesmo que já houvesse reatores de fusão comerciais a demandar o Hélio 3, o que ainda está longe de acontecer, o custo dessa mineração lunar dificilmente seria comercialmente viável. Por mais raro que esse isótopo seja na Terra, o custo de cada grama do elemento vindo da Lua seria com certeza maior que o custo de obtê-lo aqui mesmo.

    1. Avatar de João gabriel
      João gabriel

      Pense um pouco, A próxima crise que está para ocorrer não será como as anteriores que aconteceram. Ela irá vir para fazer um grande reset no nosso sistema financeiro. Isso porque a maioria dos nossos produtos ou estão muito baratos para produzir, construir e vender, ou estão muito caros para construir e vender, simples. E o grande problema dessa crise é que quem engodou e produziu essa façanha foram os grandes bancos e bancos centrais, que estão a todo vapor para impedir e empurrar o máximo possível essa crise para o mais longe possível.
      Ai vem a minha opinião. Acredito que a maioria das estatais privadas e públicas, pessoas jurídicas estão de saco cheio com os bancos atrapalhando o progresso e também o desenvolvimento e lucros que se poderia gerar se eles não ficassem no caminho. Pelo meus cálculos, essa crise iria estourar por volta de 2021+, mas próprios poderosos, já estão cansados, e estão procurando estourar de uma forma controlada no final de 2019 para o início de 2020.
      Se essa crise não vier cedo ou tarde, nenhum tipo de tecnologia, ou avanço será dado primeiro.

  19. Avatar de Navi itub
    Navi itub

    Livrar a massa da lua, vai provocar mudanças reais na terra, tais como chuva, marés, terremotos, etc

    1. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Não, a Lua possui uma massa de 7.342*10^22 kg, isto significa que retirássemos 0,00001% da sua massa teríamos que minerar 7.342*10^15 kg.

  20. Avatar de Bruh
    Bruh

    Opá não. Tudo errado. Deixem a Lua em paz, faz-nos tanto jeito….

  21. Avatar de Alex
    Alex

    A imagem principal desta postagem parece que foi tirada do jogo destiny (1), quando os guardiões vão a lua e tem uma estrutura com as mesma plataformas, muito igual mesmo.

    1. Avatar de Diogo Martins
      Diogo Martins

      Alex, é imagem do Jogo Destiny. Estás mais do que certo. “Heads Up Guardian”

  22. Avatar de Planeta Verde
    Planeta Verde

    Só tenho uma coisa a acrescentar:
    E se juntassem esse dinheiro todo e investissem no nosso planeta na promoção da paz e bem estar mundial?
    Combate á fome, á miseria, ás doenças, á poluição, á degradação da flora e fauna…
    E se esses cientistas todos transformassem as tecnologias mais poluidoras, mais agressivas ao planeta, em tecnologias mais limpas e eficazes?
    Bora lá?