Elon Musk: Provavelmente morrerá muita gente nas viagens a Marte

57 Comentários

Tem ideias de ir a Marte? Como sabemos Elon Musk é muito ambicioso. O visionário tem conseguido levar a cabo as suas ideias “futuristas” e a sociedade já começa a conhecer bem a sua personalidade. O homem forte da SpaceX considera que em 2026 começarão a ser realizadas viagens comerciais ao planeta vermelho.

No entanto, Musk referiu recentemente que provavelmente muita gente morrerá inicialmente nas viagens a Marte.

Elon Musk: Provavelmente morrerá muita gente nas viagens a Marte


Viagem a Marte será uma aventura gloriosa…

O fundador da SpaceX e CEO da Tesla, considera que poderão morrer muitas pessoas quando as missões começarem para  Marte. Tais declarações foram proferidas durante uma conversa com Peter Diamantidis, criador da Fundación XPrize.

De referir que esta empresa criou uma iniciativa para projetos que sejam capazes de captar o dióxido de carbono da atmosfera e, dessa forma, contribuir para desacelerar as mudanças climáticas.

Apesar da afirmação assustadora, Musk considera que será “uma aventura gloriosa”.

É uma aventura árdua e perigosa em que as pessoas podem perder a vidas, mas é uma aventura gloriosa […] dito com franqueza, muita gente provavelmente morrerá no começo.

Elon Musk: Provavelmente morrerá muita gente nas viagens a Marte

De acordo com as previsões de Musk, que recentemente recebeu ajuda da NASA para voltar  à Lua pela primeira vez em 50 anos, os humanos serão capazes de chegar a Marte em 2026. No entanto, a própria NASA é mais cautelosa e não acredita que só apenas em 2033 tal acontecerá. Por agora são apenas previsões, e só com base no conhecimento e nas experiências que se vão fazendo é que tais datas poderão ser confirmadas.

Outra informação importante que foi revelada no final de 2020 é relativa a uma viagem inicial não tripulada. Esta está planeada e deverá realizar-se já em 2022. Nesse momento será transportado algum equipamento inicial essencial para as restantes viagens.  A Terra e Marte estão alinhadas de forma favorável a cada 26 meses, o que é ideal para as viagens interplanetárias.

Leia também..

Elon Musk: primeira viagem da SpaceX a Marte já tem data marcada

 

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Ainda bem que não tenho dinheiro suficiente para sonhar em viajar para Marte. Ainda há umas semanas explicou um foguetão da SpaceX, ainda não conseguiram um lançamento com sucesso, e querem mandar pessoal para Marte daqui a 5 anos…

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Raio do corrector… Ainda há semanas explodiu um foguetão…

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        Engraçado como perdemos todo o nosso ADN de descobridores…. quantas Naus não afundaram? Quantas pessoas não morreram afogadas?! O ir até Marte parece-nos tão complicado como parecia descobrir o continente Americano na altura dos descobrimentos…. Tenham visão, a tecnologia avança cada vez mais rápido a cada ano que passa!

        1. Avatar de José Bacalhau
          José Bacalhau

          Simples: no século XV e XVI os portugueses queriam ir para longe para obter fama e riqueza e, no caso dos clérigos, converter almas. Em Marte só se for um túmulo em terra vermelha e a alma de algum marciano que ainda reste. Penso que se deve apostar em viagens não tripuladas. Se o Musk ou outro empresário quiser lá ir, muito bem. Quando for preciso sacrificar hospitais, universidades e vias de comunicação públicas para lá ir, é preciso consultar o povo. Penso eu de que.

    2. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Ainda não conseguiram um lançamento com sucesso? Pesquisa um bocadinho e depois diz alguma coisa.

      1. Avatar de GM
        GM

        A Asdrúbal tem razão, em parte. Conseguiram o lançamento e vôo de altitude, mas até agora não conseguiram que o protótipo aterrasse sem que explodisse. O último aterrou bem (SN11), mas explodiu ao fim de uns minutos. Ainda têm de afinar alguns procedimentos. No final da semana pretendem lançar o SN15, a ver como corre. Não houve SN12, SN13 e SN14 https://space.stackexchange.com/questions/51141/why-have-spacex-skipped-the-spacex-starship-sn12-sn13-and-sn14

        1. Avatar de eu2
          eu2

          O que aterrou bem e explodiu ao fim de uns minutos foi o SN10. O SN11 foi o do nevoeiro.

        2. Avatar de Manuel da Costa
          Manuel da Costa

          O SN10 (com a referência 772288339953) explodiu 7 minutos e 46 segundos após a aterragem.
          O SN11 (com a referência 772298337244) explodiu quando desligou os 2 motores no voo. O próximo será o SN15, pois o 12 e o 13 foram destruídos em testes para permitir a construção mais rápida e preparar a montagem do lançador com 450 metros de altura.

        3. Avatar de Marte
          Marte

          Há ainda o pormenor que a gravidade em Marte é um terço da Terra. Menos esforço para aterrar. Se lá chegar, é claro.

          1. Avatar de MR
            MR

            Para além desse pormenor, há a questão da atmosfera ser mais rarefeira, o que anula pelo menos em parte a vantagem de ter menos gravidade

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Então compara com o SLS e todos os outros que não são reutilizáveis. Logo o Starship foi um sucesso em todos os lançamentos, nenhuma agência ou companhia aterrou um primeiro estágio para além do new shepard da Blue Origin.

    3. Avatar de TSLAbull
      TSLAbull

      São chamados “voos de teste”. É expectável que não aterrem nos prrimeiros testes, para recolher o maior número de dados possível para serem capazes de efectuar diversos voos sem falhas….

      1. Avatar de jorge
        jorge

        Exactamente, tratam-se voos de teste para perceber a dinâmica do foguetão. Como é algo que nunca foi desenvolvido, eles tem que testar, testar e testar até resolverem os problemas…

        1. Avatar de kolas tarik
          kolas tarik

          kkkk é como o covid19… testar, testar, testar…

    4. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Ainda não conseguiram um lançamento com sucesso do foguetão que vai para marte os outros 2 (F9 e F heavy) sao dos melhores do mercado, a starship ainda está em fase de prototiopo portanto ainda vao rebentar muitos mais

      1. Avatar de Manuel da Costa
        Manuel da Costa

        O “foguetão” será o Super Heavy, ainda não passou do desenho e já terá tido mais de 700000 milhões de desenhos, pois ou precisava de 2000 milhões de dólares em combustível, ou não seria autorizado a ser lançado, pois se existissem uma explosão, até 45 segundos de voo, poderia destruir tudo até 10 milhas de distância da base de lançamento. A Starship é o payload, aka, passageiro. A primeira versão deverá ser lançada ou pelo SLS ou pelo Delta V Heavy, sendo o módulo de aterragem na Lua para a Artemis 2.

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Porra é que nao acertaste em nada, primeiro o foguetao é tudo dps o 1º estagio é o superheavy o 2º estaio é a starship, segundo estão os dois já em construção o super heavy devrá fazer o primeiro o teste já em maio e terceiro nem seuqer é possivel lançar uma starship nem no SLS nem no delta V heavy nunca seria possível a starship tem sempre de ser lançada pelo superheavy.
          Quarto para que comentar se estas completamente fora do assunto?

    5. Avatar de traveller
      traveller

      Ainda não conseguiram um lançamento com sucesso? quem levou nas ultimas 2 viagens astronautas para a estação espacial? estão a testar um Protótipo novo logo esse ainda está em testes. mas posso referir as próprias palavra do Elon Musk “Como se o teste não tivesse sido suficientemente empolgante, o SN10 ‘experimentou uma desmontagem’ rápida e não planeada logo após a aterragem”

  2. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    “ainda não conseguiram um lançamento com sucesso”?!

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Está correcto. StarShip NÃO É NENHUM FOGUETÃO!!! É o payload, é a versão superior à Dragon.
      O foguetão é o Super Heavy que ainda nem foi construída a versão protótipo.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        a dragon é uma capsula a starship é um 2º estagio de um foguetao, e sim já foi acabado um prototipo do superheavy que entretanto ja foi desmantelado e já está a ser construido o 2º e 3º prototipo

  3. Avatar de Vasco
    Vasco

    Serão, no estado da arte actual, necessários demasiados meses de uma viagem que deve ser horrível e desconfortável, para depois chegar apenas a um rochedo, ver umas dunas de areia onde não existe actualmente vida, e como corolário (admitindo uma viagem de regresso à Terra) ter ficar lá no deserto ou na caverna a aguardar mais uma valente temporada, confinado em instalações exíguas.
    Eu irei a Marte, mas é quando desenvolverem o teletransporte. Até lá penso que me contento com um bom sistema de realidade virtual.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Quando desenvolverem o teletransporte quem chegará a Marte não será a própria pessoa, mas sim uma cópia: https://en.wikipedia.org/wiki/Teletransportation_paradox

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        A wikipedia é uma fonte fidedigna de informação

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          E não é que é mesmo? Pesquisa estudos feitos sobre isso e surpreende-te. Nem deves fazer ideia do que a Wikipedia é.

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Não estava ciente desse facto, Vasco. Obrigado.

      2. Avatar de eu2
        eu2

        A mesma coisa acontece com o upload da mente.

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Pode não ser o tele-transporte mas sim um “gate”!! Uma ligação entre a Terra e Marte ao estilo de Stargate mas instantâneo!! Seria mais viável e seguro que o tele-transporte

      1. Avatar de José Bacalhau
        José Bacalhau

        Pois seria. Terá é que existir. Se calhar não existe.

  4. Avatar de Sandro
    Sandro

    Cuidado, pois quem sair com intenções de ir viver para Marte, Jamais conseguirá voltar, pois ficará flutuando pelo espaço. até que se extinga o oxigénio, depois já se sabe, o que acontecerá, qualquer coisa simplesmente horrível.
    O Senhor Musk que se divirta, e ele que vá sozinho.
    Pode ter muito dinheiro, para brincar aos astronautas, Que ninguém se deixe levar, pelas loucuras dele.

    1. Avatar de maroisergio
      maroisergio

      com esse pensamento ainda seriamos animais recolectores…

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Graças a deus, nos descobrimentos os grandes homens deste país não tinham esse pensamento, graças a deus que foram e descobriram meio mundo e muitos deles morreram, aqui vai ser exatamente igual as viagens vao ser duras e vai morrer muita gente mas se tivermos sucesso daqui a 100 anos os nossos netos ja vão ter a oportunidade de não morrer com a destruição da terra

      1. Avatar de José Bacalhau
        José Bacalhau

        Sim. O problema é que Marte já está destruído: quase não tem atmosfera, não tem vida, tem um terço da gravidade terrestre, etc. É preciso a coisa estar mesmo, mesmo preta aqui na Terra para alguém achar que Marte é a solução. Até pode ser.. daqui a 1000 anos.

        1. Avatar de maroisergio
          maroisergio

          Esta preta aqui em portugal que em vez de criar riqueza andamos preocupados é com a vida e o dinheiro dos outros….. sabe la voçe o que espera a humanidade em Marte. Essa mentalidade não tinhamos deixado de ser animais recolectores… Nem passar um rio!

  5. Avatar de maroisergio
    maroisergio

    So um grande homem de fortes ideais é capaz de dizer estas coisas! Ficara gravado para historia! Um que o dinheiro não é poder mas um meio de atingir sonhos!

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Por isso é que usa as empresas para aniquilar a concorrência, perdendo 830000 milhões de dólares, aproveitando a sua veia faladora e a fama obtida a partir dos seus discursos.

      1. Avatar de maroisergio
        maroisergio

        É por isso que a marca tesla, não so domina o mercado que criou mas esta a levar a que outras marcas centenárias tenham que seguir os seus passos. É por isso que ganhou contratos dos governos dos Estados Unidos concorrendo com a NASA com toda a historia e fundos do governo e imensa mão de obra qualificada. E mesmo assim esta a levar astronautas e futuramente Marte. Starlink que futuramente sera a maior operadora de telecomunicações e de acesso mundial a banda larga. The boaring company que vai competir com empressa de transporte terrestre em varios locais como texas, las vegas, Nevada, florida e orlando com as companhias aereas. Neurolink, o que não vai sair dai. Solar city futura maior empressa no ramos das renovais, UVAC e armazenamento de energia. Senhor! O sr. esta completamente perdido no que a realidade das coisas são!

        1. Avatar de José Bacalhau
          José Bacalhau

          Escreva sem erros, por favor. Agora mais a sério, o Musk até pode ser um génio (eu acho que é) mas é preciso ver quando é que a coisa degenera em delírio e cabotinice. Esta história de Marte é um bocado caprichosa. Condenar à morte uma série de pessoas para ir explorar um planeta estéril e sem qualquer viabilidade para sustentar vida senão por sistemas artificiais sem capacidade regenerativa usando grande quantidade de dinheiros públicos deveria no mínimo ser submetido a escrutínio público. Se calhar a maioria das pessoas prefere investir no desenvolvimento de tecnologias que solucionem o problema de alterações climáticas demasiado violentas aqui no nosso planeta. Ou se calhar querem mesmo é ter melhores hospitais. A escala deste projeto aconselharia isso.

          1. Avatar de maroisergio
            maroisergio

            não tive a oportunidade de ir para a escola como o senhor….Ir a marte é tão delírio como no passado se decidiu ir aos polos, ou ate cruzar os mares. Ninguém sabe com certeza o que nos espera la! O que voce fala não é so parvoíce como revela o pensamento general do portuguesinho pequenino que não conseguimos ver alem de 1 metro a nossa frente!… Melhores hospitais? Olhe vamos a eliminar o futebol também! todo esse dinheiro podia ser gasto em melhores hospitais… enfim! Senhor! SpaceX é uma empresa privada, e quem se vai candidatar a ir a Marte são VOLUNTARIOS! Que tem a ver “a maioria das pessoas” com o que o spaceX esta a fazer? E se existem dinheiros públicos são bem gastos! Tem noção dos materiais e tecnologia que foram criadas e irão a ser criadas que permitiram criar novas oportunidades de negocio e criação de riqueza por todo o Mundo? Para não falar de tecnologias que hoje não conseguimos viver sem elas? Isso de hospitais publicos é um problema de paises pobres e corruptos como portugal! Nos somos uns meros espectadores! Já fomos grande, já fomos chamados os maiores exploradores do mundo! Já a muito que perdemos isso… Agora andamos preocupados com o que fazem os outros com o dinheiro deles e a pedir esmolas….

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Como dizia o mão largas Gutteres….é a vida…..

    1. Avatar de Domdiego
      Domdiego

      Posso estar enganado, mas quem disse isso foi a Manuela Leite…

      1. Avatar de José Bacalhau
        José Bacalhau

        Foi o Centeno.

  7. Avatar de Helio
    Helio

    Muitos mais morrerão os que nunca forem a Marte, do que os que provavelmente irão. Ouvi dizer

  8. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Ha pessoas mesmo doentes. Ir a marte fazer o que ? Passar umas ferias paradisiacas ?

  9. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Ele que fale com Camilo Lourenço e fica resolvido. É que esse também diz que vão morrer pessoas da vacina Covid, mas que a vida é mesmo assim.

  10. Avatar de Tuga
    Tuga

    Mas o que querem ir fazer a Marte? Temos aqui o deserto do Sahara tão mais perto.

  11. Avatar de Infinity
    Infinity

    Ele devia dar o exemplo e ir na primeira viagem

  12. Avatar de Ben Hur
    Ben Hur

    Se já morre muita gente nas viagens em Teslas…

    1. Avatar de kolas tarik
      kolas tarik

      O Musk é o Mr. controle demográfico 😛

  13. Avatar de kolas tarik
    kolas tarik

    Acabem com as guerras, chamem o Elon Musk

  14. Avatar de Nx
    Nx

    Se penssassem todos assim ainda andavamos a cavalo, pelo menos agora sabem onde querem tentar chegar.
    No tempo dos descobrimentos nem sabiam para onde iam, tanto que descobriram as americas por engano

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Descobriram? Tens a certeza absoluta? Foram os primeiros europeus? Os Vikings chegaram à Gronelândia também podem ter muito bem ter chegado à América.

  15. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Vendo bem a coisa os primeiros a morrerem serão os que tem mais dinheiro, desta vez não calhou os pobres…boa
    Por outro lado, os com mais dinheiro se pensarem em viagens no espaço seja para onde for, é bem melhor do que pensarem em ir para savanas em africa matar os animais. This is the way