Elon Musk reuniu “secretamente” com cientistas para falar da colonização de Marte

36 Comentários

Elon Musk é um fervoroso impulsionador da corrida à colonização de Marte. Nesse sentido, quer ao nível tecnológico, quer nas relações com cientistas, o filantropo não tem poupado esforços para desenvolver o necessário para chegar ao planeta vermelho.

Numa das mais recentes iniciativas, os participantes do ‘Mars Workshop’, organizado pela empresa SpaceX, foram convidados a não tornar a reunião pública ou participar dela. Mas o que terá sido dito nesse evento?

Elon Musk reuniu-se secretamente para falar na colonização de Marte


O fundador e proprietário da SpaceX, Elon Musk, realizou uma reunião privada com altos funcionários científicos e especialistas para discutir os seus planos de colonização para Marte.

 

Mars Workshop – Elon Musk prepara a colonização de Marte

Conforme foi relatado – com referência a participantes não identificados – a reunião foi organizada pela empresa de Musk sob o nome de ‘Mars Workshop. Foram apresentados nessa reunião planos dedicados para colonizar o planeta vermelho.

No encontro, que se realizou nos dias 7 e 8 de agosto na Universidade do Colorado em Boulder (Colorado, EUA), apareceram cerca de 60 cientistas, académicos, engenheiros e funcionários públicos, além de representantes da NASA.

A questão-chave na agenda girava em torno de possíveis formas de manter os humanos em Marte, particularmente o acesso aos recursos naturais. Além disso, foram abordadas as capacidades de voo do foguete Big Falcon, uma nave espacial que transportará colonos para Marte. Aos participantes foi solicitado que não tornassem público o assunto da reunião ou a participação de cada um na mesma.

No entanto, um representante da SpaceX confirmou o evento e disse à imprensa que a empresa reúne regularmente com diferentes especialistas para tratar de futuras missões a Marte.

 

Está em marcha a partida até Marte

Em setembro de 2016, Elon Musk anunciou os seus ambiciosos planos para colonizar o planeta. O projeto envolve o desenvolvimento de foguetes super pesados ​​e uma frota de milhares de naves espaciais reutilizáveis ​​que levarão quase um milhão de pessoas a Marte até o final do século.

O objetivo principal é criar em Marte uma cidade independente e autónoma em relação à Terra, que tem tudo o que é necessário para os seres humanos, para que viver lá seja como fazê-lo no nosso planeta.

Em 2017 o fundador da SpaceX apresentou o ‘foguete do futuro’ Big Falcon Foguete (BFR) que, de acordo com Elon, irá permitir que os seres humanos viajem para Marte e possam mesmo usar o foguete para voar ao redor do mundo em tempo recorde e com preços semelhantes aos de uma passagem de avião.

 

Leia também:

SpaceX – A corrida a Marte deverá começar já em 2019

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Danny
    Danny

    Poderias fazer uma sondagem sobre a ida do homem a Marte, se as pessoas concordam com a ideia ou não.

  2. Avatar de Alex
    Alex

    Eu pensava que houve planos por parte do Elon Musk de colonizar a Lua e Europa (lua de Júpiter).
    Vi algumas pasletras deles no YouTube – hoje algumas estão disponíveis no TED Talks.
    De uma coisa eu tenho certeza, vamos para Marte. Mas será que é mesmo inteligente ir para tão longe sem nem mesmo termos uma coloniza ou base em nosso satélite natural (Lua)?
    Nas palestra que vi, Elon Musk falou da colonização lunar e até mostrou a seguinte imagem na paletras: imgur.com/a/ynP5Npe
    Também mostrou uma imagem com planos de pousar o BFR em Europa. Ou seja, ir além de Marte.
    A pergunta que fica é? Será verdade ou apenas está tentando enganar o público? Parece que atualmente ele só tem olhos pra Marte. Esquece que existem outros corpos no sistema solar até muito mais interessantes como as luas dos planetas gasoso e os planetas anões com Ceres e Plutão.
    Não estou falando que ele deva ir pros lugares acima citados, mas creio que ele tem que ser mais realista e colocar um foco e também mostrá-lo a público.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Não me parece que ir até à lua Europa seja plausível! Além da distância com a cintura de astroides pelo meio, que obriga a anos de isolamento da tripulação, temos que ter em conta as radiações de Jupiter, que são imensas e nada recomendáveis à vida humana. Já seria óptimo colonizar de vez a nossa Lua e Marte com meios seguros e fiáveis.

    2. Avatar de anon
      anon

      E qual é a vantagem de colonizar a nossa lua?

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Está mais próximo, assim se der m*rda poderemos ainda ter uma chande volta.
        É mais fácil e rápido de ir a Lua, vVênus, Mercúrio e até mesmo o Sol do que Marte.
        É nosso satélite natural, nada mais digno que primeiro fazermos uma colonia nele antes de querer ir pra além sem conhecimento.
        A Lua tem água, titânio, helio-3 (raro na Terra), material orgânico e também há tubos de lavas antigos que poderia servir como morada.

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      Penso que Marte será sem dúvida o destino mais viável, pois a lua e Europa poderão não ter os recursos naturais que Teem Marte.

  3. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Eu sou apologista para criarmos pelo menos uma ou duas bases lunares, sendo uma delas dedicada a transporte espacial Marte – Lua – Terra e outra dedicada a colonizar ou a experimentação de colonização. Se nos sairmos bem nessa primeira experiência então podemos começar a pensar em arranjar veículos mais velozes e a desenvolver processos de construção visando Marte. Contudo, é melhor irmos preparando logo a independência de Marte da Terra, para se evitar futuros conflitos 😐

  4. Avatar de jebas
    jebas

    e depois de Marte? é que Jupiter é gasoso

    1. Avatar de Alex
      Alex

      As luas de Júpiter são terrestres… Ou seja, tem uma superfície sólida.

    2. Avatar de Jose
      Jose

      De Jupiter a Neptuno são todos gasosos, mas as suas luas não são. Há contudo quer ter em conta o factor radiações e os diferentes acidentes geológicos de cada uma, pois não são todas iguais. mesmo que venhamos ater tecnologia para lá chegar com humanos, será necessário adoptar uma abordagem diferente em cada uma delas. Temos o exemplo bam característico de Titã em Saturno com o de Io ou Europa em Júpiter, só para citar os exemplos mais conhecidos e extremos.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Melhor lua pra se visitar no sistema de Júpiter é Calisto. Calisto está longe do cinturão radioativo de Júpiter e também tem um oceano em subsuperfície, pena que só dão olhos a Europa.

  5. Avatar de pesg
    pesg

    Não há nenhuma necessidade real para se ir para Marte e muito menos coloniza-lo. O que se deveria fazer enquanto é tempo é reduzir a população humana para niveis razoaveis para os recursos que consome e que há disponiveis sem se destruir o planeta e só depois disso, só pela aventura ir para marte porque razões concretas e palpaveis não existem.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Tocou num problema muito sensível, a sobrepopulação humana! Quem vai dizer isso aos países gigantes e grandes? Como convencer a China ou a India a reduzir as suas populações gigantescas? Como convencer os africanos a terem menos filhos? E mesmo os europeus e os americanos? Quem quer atribuir quotas para a dimensão humana no planeta? Ninguém tem coragem para tal, entretanto todos falam da falta de sustentabilidade e no esgotamento dos recursos anuais cada vez mais cedo.

      1. Avatar de anon
        anon

        Países grandes??? Olha a Nigéria.

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eu quero ver é como é que resolvem o problema da radiação em Marte… Vamos para um planeta sem qualquer defesa contra radiação cósmica, estando constantemente a ser bombardeado pelas mais diversas radiações, algumas bem ionizantes. E custa-me a crer que seja assim tão simples levar pessoas num BFR durante meses até Marte.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Radiação em Marte, apenas se fizerem uma base abaixo da superfície, havia planos de encontrar antigos leitos de lava para isso. Acredito que não temos tecnologia pra ficar na superfície em domos fechados por muito tempo, ainda receberia muita radiação. Sem contar na radiação cósmica recebida dentro do BFR à caminho de Marte.

  7. Avatar de Sandro
    Sandro

    Nem dá para acreditar!? As limitações dos Humanos, são enormes. Começa logo, por algo bem simples. Como viver sem árvores “VERDE” como viver sem rios, mares, como viver sem aves, sem vida selvagem? e de mais animais nossos amigos. Depois virá a nostalgia, saudades de tudo, da Terra. Saudades dos passeios ao campo, da ida à praia? Etc., Etc., Etc. ” vezes sem fim” Nenhum ser Humano, sobreviverá a tudo isto, e, claro está se lá conseguirem alguma vez chegar. Se querem viver como em Marte? Porque não vão para qualquer deserto aqui na Terra? Pelo menos têm Oxigénio, se quiserem viver sem o oxigénio da Terra, podem construir casas “casulos eremíticos” Etc., Etc., Etc., e fazerem tudo o mesmo que iriam fazer em Marte. Não será bem melhor, e uma grande ajuda ao Planeta Terra? Isolam-se por completo, e quem não quiser ir, certamente também muito agradecerá. É uma dor de alma, ler estas noticias, que para mim, não têm pés nem cabeça. Enfim, são as loucuras das tecnologias de apenas há 70, ou 80 anos para cá, ou seja: nada, em relação aos milhões de anos da Terra.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Há formas para terraformar planetas. A adaptação irá certamente exigir muito aos primeiros, não tenhamos dúvidas, mas também não tenhamos dúvidas que acontecerá, basta a ideia entrar na cabeça das pessoas, que acaba por se concretizar, tal como Fernando Pessoa diz nos seus poemas.

  8. Avatar de M Santos
    M Santos

    Se um ser humano um dia conseguir chegar em Marte, ele vai invejar os presos condenados à prisão perpétua que cumprem pena na pior cadeia de segurança máxima aqui na Terra.

  9. Avatar de Xiba
    Xiba

    Querem pisar em marte e nem na lua que é logo aqui temos uma base sequer…….. é para rir mesmo.
    Pra mim esse Musk fala demais e faz de menos…
    Vamos ver se em 2024 realmente o homem vai está em marte… ou se quando chegar em 2024 vai dizer que será em 2030 e vai ficar adiando até chegar 2100…

  10. Avatar de pia
    pia

    Elon Musk é illuminati

  11. Avatar de jaquim
    jaquim

    Acho uma excelente ideia. Podiam começar por levar para Marte o pentágono, a casa Branca, a bolsa de bolores norte americana e as empresas que nela definham. O planeta Terra agradecia. 🙂

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Porquê? Não se “esqueça” que está a fazer esse comentário em invenções americanas! Sem eles metade do que usufruímos hoje seria ficção cientifica ou então para elites!

  12. Avatar de AP
    AP

    Ainda não chegaram por aqui aqueles dois ou três que dizem que a terra é plana, que a lua é de papelão e que tudo é um embuste da NASA! :))))

    1. Avatar de FESECA
      FESECA

      é fim de semana e a bola já arrancou!!

  13. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    Marte, que nada tem para sustentar Vida como a conhecemos, não fica ao virar da esquina. Pôr uma população de 1 Milhão de pessoas em Marte, mesmo por fases, nos primeiros tempos 100% dependente do que vai da Terra, parece um esforço gigantesco do qual não vejo retorno nem, de momento, capacidade para tal. Daqui a 100 anos talvez, daqui a 8 anos, nem pensar. Era capaz de ser mais prudente e sensato, construir uma base de operações permanente na Lua, e só depois pensar em outros planetas.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      O caminho deverá ser esse. Até que fica mais barato e menos “arriscado”. A sustentabilidade é uma questão de adaptação, pois inicialmente deverão ir os equipamentos e usar tudo em redundância. Mas dou-lhe razão, não será para breve um milhão habitar Marte. E caso isso acontecesse anos depois, conhecendo os homens como são, em breve teríamos um movimento independentista e a dizer que são explorados pelos colonialistas “terrestres”,

  14. Avatar de censo
    censo

    A espécie humana a comportar-se tal e qual um vírus… Mas quem quer colonizar Marte afinal? Eu quero lá saber de Marte. Ainda nem se sabe muito bem como é que o ser humano se vai comportar numa viagem espacial de duração superior a dois anos, quanto mais viver lá. Este senhor é um mega embuste, especialista em Marketing para atrair endinheirados e assim continuar a brincar com brinquedos grandes!!. A espécie humana terá o seu fim, será aqui na Terra. Ficção é nos livros e nos filmes. O homem continua a julgar arrogantemente que controla e domina o ambiente que o rodeia. Tudo falso. Fosse a humanidade humilde e não estaríamos como estamos.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      O senhor “esquece” que a Humanidade “humilde” era cruel e bárbara! Temos muitos, imensos defeitos mas não queria saber o que se evoluiu! Falar porque nunca teve que caçar o que come e depender apenas disso, trabalhar os campos com o esforço do seu corpo, nem fazer face às mais simples tempestades sem qualquer abrigo ou falta de protecção contra s piores doenças e acidentes. Há imensa gente voluntária para ir a Marte, se você não está interessado, está no seu direito, mas acredite que irá por acontecer, é um recuso disponível e como tal será usado, basta ter a tecnologia e vontade para tal.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      A viagem a a Marte dura uma media de 8 meses, elon musk é um visionário do futuro, criou a space x evoluiu muito no ramo dos foguetões tanto que a própria Nasa usufrui dos seus serviços regularmente, criou a tesla veículos 100% eléctricos que irão dominar o futuro… A terra vai ter um fim, quando o sol começar a gastar os seus recursos vai começar a expandir-se e vai engolir os planetas do nosso sistema solar, se não começarmos a levar a raça humana rumo a novos horizontes um dia poderemos não ter mais lugar no planeta terra

  15. Avatar de censo
    censo

    O teu conceito de humildade não me surpreende, daí vivermos no mundo em que vivemos. Evolução é uma coisa, humildade é outra completamente diferente e só ao alcance, infelizmente, de muito poucos. Resta fugir, não é? Resta destruir tudo à volta e fugir daqui para fora, certo? Fugias para Marte?

  16. Avatar de Jota
    Jota

    Porque não mandar para lá todos os criminosos condenados a prisão perpétua terroristas de todo o tipo

    1. Avatar de FESECA
      FESECA

      e capaz de ficar mais barato do que juntar os idiotas todos do planeta e mudá-los para lá!!
      enfim…

      1. Avatar de Xiba
        Xiba

        Se for pra começar uma colonia, que seja de pessoas que tenham algo de útil e não de criminosos.

    2. Avatar de Xiba
      Xiba

      Começando por vc