Hoje é dia de Eclipse Lunar! Lua vai ficar na zona de sombra da Terra

16 Comentários

Hoje é dia de Eclipse parcial da Lua que vai ser visível a partir de Portugal. Em vários locais de Portugal vão existir sessões abertas ao público de observação do eclipse com recurso a telescópios.

Este fenómeno vai ser visível, a partir das 21:01 (hora de Lisboa).

Hoje é dia de Eclipse Lunar! Lua vai ficar na zona de sombra da Terra


Em declarações à Lusa, Rui Agostinho, astrónomo e professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, revelou que às 22:31 “o eclipse estará no máximo da sua parcialidade” (ou seja, cerca de 66% do satélite natural ficar escondido pela sombra da Terra), terminando à 01:20 de quarta-feira, momento em que a Terra vai deixar de fazer sombra no seu satélite natural.

Na prática hoje a Lua vai ficar parcialmente na zona de sombra da Terra e vai poder ver-se “uma sombra com uma superfície arredondada a entrar pela Lua e a Lua a ficar escura”.

O astrónomo referiu ainda que “Duas vezes por ano, a Lua passa nessa zona de sombra”, perdendo a iluminação do Sol.

Em Portugal, a Lua irá nascer às 20h55 quando já estiver a decorrer o eclipse

Às 19h42, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) ao Público, a Lua entrará na penumbra da Terra (sombra muito ténue), mas ainda não será visível porque a Lua está abaixo do horizonte. “Em Portugal, a Lua irá nascer [às 20h55] quando já estiver a decorrer o eclipse, pelo que não será possível observar todo o fenómeno desde o início”, refere-se num comunicado do Núcleo Interactivo de Astronomia.

No CIAPS — Centro de Interpretação Ambiental da Pedra e do Sal, no Estoril, concelho de Cascais, vai haver uma sessão aberta ao público de observação do eclipse com recurso a telescópios.

Também no Planetário do Porto, o Centro de Ciência Viva e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço vão organizar uma sessão de observação. Máximo Ferreira, astrónomo e diretor do Centro Ciência Viva de Constância, aconselha quem quiser apreciar o eclipse a olhar para o lado oposto onde o Sol se põe a partir das 21h e a ficar atento à coloração da parte do satélite natural que não ficar tapado.

De referir também que esta semana celebra-se os 50 anos da exploração espacial.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Não deviam publicar estas notícias. Ainda aparece algum terraplanista a berrar que sã truques da NASA para enganar papalvos.:)

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Se aparecerem vai ser só para negar que eclipses existem.
      Ainda hoje vi um a negar que as marés existem

      1. Avatar de ZeVitor
        ZeVitor

        A terra é plana e quê?

        1. Avatar de José Moreira
          José Moreira

          Se a Terra for plana os eclipses nunca poderão ocorrer. Mas os terraplanistas nunca apresentaram justificação – que eu visse – para o fenómeno.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          A terra é plana. O espaço não existe . A gravidade não existe. Satélites não existem. Sol da meia-noite não existe.
          É uma lista infindável de coisas que não existem

      2. Avatar de José Moreira
        José Moreira

        Espera aí, estás a falar a sério? A pessoa nunca passou umas horas à beira-mar?

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Dizem que são as correntes….

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            E essa pessoa sabe explicar porque razão quando a lua se encontra em fase de lua cheia ou nova as marés são vivas, e quando a fase da lua é quarto minguante ou quarto crescente temos marés mortas? Eu cá imagino que não. Mas eu também imagino idiotas desse calibre a colocarem as mão nos ouvidos e gritarem: “Não existe gravidade, lá, lá, lá, lá, lá…..”

    2. Avatar de gui
      gui

      Qual o esperto que vai explicar essa sombra da Lua se o Sol está alinhado com a Lua.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Isso perguntarmos nós, porque sabemos muito bem a causa de um eclipse.
        Os terra planistas é que não conseguem explicar este fenómeno

      2. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Tens dois pontos. Diz-me uma coisa? Achas que tem lógica dizer que estes pontos estão alinhados sem um terceiro? Achas que faz sentido dizer que a terra está alinhada com o sol sem usar um terceiro corpo celeste como referência? É que dois pontos, estão sempre alinhados.

        O eclipse lunar acontece quando o sol, a terra a a lua encontram-se alinhados, o termo técnico é em sizígia. É a sombra da terra que tu vez aquando o eclipse lunar, não a sombra da lua. Para a próxima, quando não souberes sobre o assunto, não fales como se fosses uma autoridade sobre a matéria.

  2. Avatar de OBS
    OBS

    Experiências sociais para ver qual a percentagem de parvos e idiotas que vão nessas conversas.
    Mas isto não impede que haja uma abordagem científica e filosófica aos argumentos das partes para desmentir ou explicar cada um desses argumentos.

  3. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    Impressionante. Voces é que estão todos a alimentar este assunto sem ninguém ter vindo aqui falar-vos de nada a ver com isso. Parecem políticos, a lamberem as botas uns aos outros.

    1. Avatar de José Pedro
      José Pedro

      O povo gosta de dar umas gargalhadas.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Podera, a gente gosta é de rir com palhaços e com aquele individuo super burro que tinhamos na escola, quem é que nunca gozou ?
      Aqui é igual, neste caso os burros são os terraplanistas.

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    Passei cá só para deixar aqui estes links uma vez que só acreditam no que vêm, então vim provar que a burrice e estupidez existe mesmo e é infinita.
    Divirtam-se:

    https://m.facebook.com/terraplanaportugal/

    E aproveito para deixar esta página de humor sobre terraplanistas burros.

    https://m.facebook.com/burricedoterraplanista/?refid=52&__tn__=%7E-R