É o fim da Estação Espacial Internacional da NASA? Sim!

16 Comentários

A Estação Espacial Internacional (EEI) da NASA tem a dimensão média de quase dois campos de futebol e orbita a Terra cerca de uma vez a cada 90 minutos. No entanto, a NASA revelou que tal só vai acontecer por mais oito anos.

A NASA comunicou recentemente que a EEI estará em funções até 2030 e, posteriormente, ficará fora de órbita.

É o fim da Estação Espacial Internacional da NASA? Sim, já há data e local


Estação Espacial Internacional da NASA irá cair no Oceano Pacífico

A NASA divulgou recentemente os planos para o laboratório que orbita a Terra desde 1998. No fim de 2030, a Estação Espacial Internacional será desativada. Fará a última viagem para o fundo do Oceano Pacífico, em Point Nemo, onde já repousam outras maquinarias espaciais. Entretanto, a agência espacial norte-americana apresentou um conjunto de parcerias com privados para rentabilizar recursos em novas investigações espaciais.

De relembrar que a estrutura foi lançada em 1998 e tem vindo a ser ocupada por astronautas desde novembro de 2000. Planeada para operar no espaço durante 15 anos, o laboratório internacional viu o prazo de validade estendido.

É o fim da Estação Espacial Internacional da NASA? Sim, já há data e local

Num comunicado à imprensa, o diretor da EEI informou que a estação está a entrar na “década mais produtiva” no que concerne a desbravar caminho científico no tema da microgravidade: “Esta terceira década tem como resultado principal a construção da nossa parceria global, com vista à investigação tecnológica para dar suporte à exploração do espaço.”

O que restar da entrada na atmosfera será conduzido para Point Nemo, no Oceano Pacífico, local onde jazem muitos outros satélites e detritos espaciais produzidos pelo Homem. Point Nemo fica a cerca de 2.700 quilómetros de qualquer território e é descrito como cemitério espacial.

A área em torno do espaço funerário espacial é conhecida pela total falta de atividade humana. Este “Pólo Oceânico de Inacessibilidade” ou “Área Desabitada do Oceano Pacífico Sul” é “praticamente o lugar mais distante de qualquer civilização humana que se pode encontrar”, declarou a NASA.

Desde 1971, pelo menos cinco objetos espaciais de origem russa e norte-americana foram mergulhados em Point Nemo, ao abrigo da lei sobre o impacto ambiental do cemitério espacial.

Espera-se que a EEI se incendeie quando cruzar a atmosfera terrestre, à semelhança da Mir, a estação espacial russa retirada do espaço em março de 2001.

A NASA assegura a continuidade nos investimentos na pesquisa e investigação e que deve ser dado apoio a cientistas e astronautas.

A NASA estima ainda que a transição do espaço de investigação para uma realidade mais comercial signifique uma poupança de mais de 1.3 mil milhões de dólares só em 2031.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    ISS 109x73m

    “dois campos de futebol”… Que tipo de futebol?

    Recomendação da FIFA seria 105x68m

    Para a próxima usem unidades que a malta reconheça tipo UMMs, chouriços ou filas de espera dos hospitais e ou centro de emprego.

    1. Avatar de cat
      cat

      “QUASE dois campos de futebol”

      Estás preocupado com os jogos lá em cima não serem regulamentares ? lol ! Talvez joguem com equipas de 22 jogares cada, ou quase … XD

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        TIL 103~107% de um campo de futebol é QUASE dois campos.

    2. Avatar de André R.
      André R.

      Subuteo…

    3. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Esqueceste que no espaço não existe cima e baixo, logo podes ter um campo de futebol de cada lado 😛

  2. Avatar de secaya
    secaya

    Espero que não caia como os satélites roscofe da Starlink.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Claro que vai cair…

      É suposto cair, são desenhados para cair, pior se não forem desenhados e o preparados e planeados para “cair” nem podem ser lançados…

      1. Avatar de cat
        cat

        Creio que a diferença é que os da Starlink caem sem estar planeado. XD

        Por outro lado, existem objectos em que tal não é possível e acabam por se despenhar noutros lados ou então ficam em órbitas afastadas. Lixo espacial é o que não falta lá em cima. Mas sim, são todos desenhados para reentrar na Terra e desfazerem-se durante o processo.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          “Creio que a diferença é que os da Starlink caem sem estar planeado. XD”
          Nem por isso, simplesmente são muitos, estão em LEO e a vasta maioria da malta não sabe o nome de qualquer outro…

          Já foram postos em orbita uns bons 12mil satelites, desses 60% ainda lá estão, mas só funciona 30%, a malta devia estar mais priocupada

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            12 mil satélites? Starlink está autorizada a colocar pouco mais de 4 mil, mas pelos vistos já colocou 12 mil?

          2. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            Total, não dá starlink…

  3. Avatar de Nuno V
    Nuno V

    A ISS não é da NASA, nem foi a NASA que unilateralmente decidiu desorbitar esta, contrariamente do que é dito múltiplas vezes no artigo. A NASA é uma das cinco agências que participam na ISS.

    1. Avatar de Vítor M.

      Foi e é a NASA a decidir os desígnios da ISS. Aliás, como maior agência investidora, é a NASA que mantém a estação espacial funcional, de outro modo… já não existia, sequer.

    2. Avatar de adbu
      adbu

      +1
      A ISS é um projeto conjunto da Agência Espacial Canadense (CSA/ASC), Agência Espacial Europeia (ESA), Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (宇宙航空研究 ou JAXA), Agência Espacial Federal Russa (ROSKOSMOS) e Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) dos Estados Unidos.

  4. Avatar de JT
    JT

    Os EUA só andam à procura de investidores privados para prolongar o tempo de vida da EEI, tentando manter o controlo pleno a baixo custo.
    Se a Russia quiser assume o controlo perante o consorcio de países participantes da EEI e os EUA não querem isso.

  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    Dimensão média?
    Ah sim, ao sol dilata e na sombra encolhe!