Hoje é o dia da Terra! Conheçam os números preocupantes

20 Comentários

O Dia da Terra celebra-se hoje e procura chamar a atenção para a necessidade da Humanidade viver em harmonia com o Planeta, visto que dele provêm todos os recursos que sustentam as sociedades e a economia.

A água, o ar, o solo, os recursos minerais e todos os elementos da natureza, são dádivas que, enquanto Humanidade, temos estado a desperdiçar e desrespeitar, na procura de obter ganhos de curto prazo, cada vez mais concentrados num conjunto ínfimo de pessoas. Conheçam alguns números preocupantes.

Hoje é o dia da Terra! Conheçam os números preocupantes


Um exemplo claro é o de no presente necessitarmos de cerca de 1,5 planetas para suportar o nosso modelo de produção e consumo, isto quando apenas uma parte da Humanidade faz uso dos recursos naturais.

 Infelizmente, os seres humanos irrevogavelmente perturbaram o equilíbrio da natureza e, como resultado, o mundo está enfrentando a maior taxa de extinção desde que perdemos os dinossauros há mais de 60 milhões de anos. Mas ao contrário do destino dos dinossauros, a rápida extinção de espécies no nosso mundo hoje é o resultado da atividade humana, releva a Associação Zero.

Alguns números preocupantes

  • O número de animais que vivem na Terra caiu 40% desde 1970.
  • As populações de animais marinhos também caíram 40% no total.
  • 40% das 11000 espécies de aves do mundo estão em declínio.
  • As populações animais nos ecossistemas de água doce reduziram-se 75% desde 1970.
  • As populações de insetos diminuíram em 75% em alguns lugares do mundo.
  • Cerca de um quarto dos recifes de coral do mundo já sofreram danos irreversíveis e 75% dos recifes de corais do mundo estão em risco de stress às escalas local e global.
  • Estima-se que os seres humanos tenham impactado 83% da superfície terrestre, o que em muito afetou os ecossistemas, bem como as áreas em que espécies específicas de animais selvagens existiam.

A ZERO defende em linha com todas as outras associações de defesa do ambiente neste Dia da Terra de 2019 que é preciso:

  • Educar e sensibilizar para a taxa acelerada de extinção de milhões de espécies, bem como as causas e consequências desse fenómeno.
  • Alcançar grandes vitórias políticas que protejam grandes grupos de espécies, bem como espécies individuais e os seus habitats.
  • Construir e participar num movimento global que abrace a natureza e os seus valores.
  • Incentivar ações individuais, como a adoção de dieta baseada em vegetais e a interrupção do uso de pesticidas e herbicidas.

Associação Zero

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RM
    RM

    E que tal um casal não ter mais do que 2 filhos, ou será que ninguém pensa nisso. Porque a este ritmo (população) estamos f*****s!

    1. Avatar de Bruh
      Bruh

      Mais tarde ou mais cedo, a solução terá que ser bem mais radical que isso. Dois filhos já me parece bem para lá do sustentável. Um, deveria ser mesmo o limite. Pelo menos até que a população voltasse a níveis mais decentes.

    2. Avatar de J. C. Lopes
      J. C. Lopes

      O ministro Siza Vieira é capaz de não concordar.

  2. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    deixo-vos um link para um documentário no youtube, já dispoonivel no netflix: Cowspiracy
    https://www.youtube.com/watch?v=dSjE8xw_-Dg

    1. Avatar de RM
      RM

      A maioria das pessoas não faz a nimina ideia de como as coisas são!

    2. Avatar de blablabla
      blablabla

      Se é mesmo para ir por ai…
      Earthlings – (Full Movie Documentary) – https://www.youtube.com/watch?v=BrlBSuuy50Y

  3. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Como espécie devíamos ser muito mais cautelosos, reciclar tudo e sendo bruto mas realista reduzir a população humana para metade, o problema disto tudo… mais de 80% da população não faz ideia do poço em que se enfiou.

    1. Avatar de RM
      RM

      Somos egoistas!

    2. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Realisticamente, de que forma ética é que se iria reduzir a população para metade? E com base em que pressupostos?

      Sendo que mais desses 80% da população têm zero interesse, zelo, preocupação ou consciência de tantas coisas. Não acredito que haja propriamente uma “salvação”, e havendo, poucos mereceriam…

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        passo 1 na redução de população passaria pelo controlo de natalidade em todos os países, especial atenção a países sobrepovoados.
        Sim estou a olhar directamente para a china e para a India, ambos os países têm uma densidade populacional enorme e um grau de poluição que mostra bem a ganância e desrespeito pela natureza.
        Sim infelizmente concordo plenamente com o seu ultimo parágrafo, a ganância e natureza destrutiva do ser humano não têm limites.

  4. Avatar de censo
    censo

    O ser humano é um vírus à escala planetária. Faça-se o que se fizer, apenas atrasará (ou não!) o processo de autodestruição.

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Thanos, we need you
    Snap your fingers please.

  6. Avatar de gonsa
    gonsa

    E num artigo com tantas palavras não mencionam uma única vez a causa #1 do aquecimento global no planeta e o que nós humanos podemos fazer sobre isso..

    1. Avatar de censo
      censo

      O aquecimento global não é consequência da presença humana. O planeta já viveu muitos períodos de aquecimento e arrefecimento. Que a sua acção pode acelerar o processo, isso já é outra questão. Mas o aquecimento é irreversível até ao momento em que voltará a arrefecer. São ciclos cuja dimensão temporal tolda a capacidade de entendimento dos mais leigos.

  7. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Eu tenho um dado ainda mais preocupante…

    Daqui a cerca de 5 mil milhões de anos, o combustível do Sol (hidrogénio) irá acabar – e, consequentemente, também *toda a vida* na Terra que não tenha migrado para outro sítio.

    Como pretende a associação “Zero crescimento económico, Zero progresso não controlado pelas elites e Zero qualidade de vida” resolver isto?

    1. Avatar de Z/OS
      Z/OS

      Quando a esmola é muita, o pobre deve desconfiar.

  8. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    Serão os números apresentados de fiar?

    Uma das pessoas que aparece no centro da fotografia de grupo desta “Associação Zero” é um mesmo suposto ecologista que já foi desmascarado, há uns anos, num debate da RTP como um mentiroso: https://vimeo.com/6727986

  9. Avatar de Z/OS
    Z/OS

    Cada vez que vejo este tipo de notícias fico com vontade de rir. Este tipo de associações normalmente são constituídas por algumas pessoas bem intencionadas e a as restantes estão a pensar em ganhar a vida sem trabalhar muito. Veja-se o Al Gore que enriqueceu a fazer palestras sobre o “aquecimento global”, viajava num avião privado e a sua mansão tinha sempre todas as luzes ligadas. Os sacrifícios são sempre bons mas para os outros…

  10. Avatar de VALDEMAR
    VALDEMAR

    A Terra está no lugar certinho, nem muito perto do sol, nem muito longe. Era para ter vida longa, mas alguém teve a infeliz idéia de colocar o homem aqui……………agora não tem mais jeito………………..é ladeira abaixo.