Detetado um aumento das erupções no Sol. Estará a Terra em perigo?

15 Comentários

As erupções solares são explosões na superfície do Sol causadas por mudanças repentinas no seu campo magnético. Como resultado, a atividade na superfície solar pode causar altos níveis de radiação no espaço sideral. Assim, esta radiação pode vir como partículas (plasma) ou radiação eletromagnética (luz). Caso acontecesse uma avassaladora tempestade solar, poderia haver um resultado trágico para o Planeta Terra.

Os cientistas têm verificado que há um aumento significativo da atividade solar. O Sol está a queimar “combustível” do ciclo anterior, conforme deu a conhecer o Laboratório de Astronomia Radiológica da Academia de Ciências da Rússia.

Imagem do sol a queimar com erupções solares que poderá por a Terra em perigo


Cientistas registam aumento de erupções no Sol

Segundo informações da instituição científica russa, há um crescimento brusco da atividade solar. Este comportamento está a ser observado desde o dia 20 de março. Desta forma, os dados recebidos mostram alguma anormalidade relacionada com o fluxo de radiação de raios-X do Sol.

Entre 20 e 21 de março, foram avistadas três erupções de classe C sem consequências significativas para a Terra. É a primeira vez em meses que o “índice da atividade de erupções” ultrapassa o nível amarelo, ou seja, ultrapassou 3,5 pontos numa escala de 10 pontos.

Referiu o Laboratório de Astronomia Radiológica da Academia de Ciências da Rússia.

Nos passados dias 20 e 21  de março, os cientistas registaram uma erupção solar de classe C de 4,8 pontos. Segundo os especialistas, o 25.º ciclo da atividade solar ainda não começou. Assim, o Sol continua a queimar “combustível” do ciclo anterior — formam-se campo magnéticos em cima da superfície da estrela e são lançados para fora pelos fluxos de plasma com a energia excedente.

Conforme é notado pelos cientistas, é justamente esta energia que é queimada na forma de erupções (flashes). Há efetivamente um aumento visível da atividade solar nas imagens.

 

25.º ciclo da atividade solar pode ser mais fraco que o 24.º?

Os astrónomos esperam que o início do 25.º ciclo da atividade solar venha a acontecer nos polos solares, e acrescentam que ainda não houve sinais do surgimento de novo ciclo.

É um mistério, porque os campos magnéticos do 24.º ciclo continuam no Sol, sete anos depois do ciclo ter atingido o seu máximo em 2012.

Referiram os cientistas russos.

Segundo alguns especialistas, o 24.º ciclo da atividade solar foi o mais fraco em 100 anos.

 

Poderá haver perigo para a Terra?

Tal como várias vezes já aconteceu, estas erupções solares intensas podem causar danos nos equipamentos espaciais. Contudo, estes danos podem ser mais extensos, desde danos nas naves, nos instrumentos dos satélites até às redes de energia no nosso planeta.

Durante os períodos de enfraquecimento do escudo magnético, que normalmente protege a Terra da radiação solar e cósmica, estes danos podem ser efetivamente mais sentidos.

Em 2011, a Academia Nacional de Ciências dos EUA calculou que a repetição de uma grande tempestade solar como a que atingiu o planeta em 1859 poderia levar a danos na ordem dos dois biliões de dólares, só em danos iniciais. Além disso, poderia levar uma década à recuperação das estruturas afetadas.

 

NASA descobre “girinos” no Sol que podem desvendar mistério da astrofísica (vídeo)

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DrFrankenDerpen
    DrFrankenDerpen

    Por um lado…venham daí mais auroras!

  2. Avatar de César Boaventura
    César Boaventura

    o melhor ainda esta para vir

  3. Avatar de Jeton
    Jeton

    Mas o maior perigo para a terra não são os homens?

    1. Avatar de pauloj
      pauloj

      Não é do Trump, aquele gajo malvado!
      Tambem gostava de saber pq excluiste as mulheres, os lgbt e os transexuais na tua pergunta?!

      1. Avatar de Z/OS
        Z/OS

        Está tudo doido. Venha daí o fim deste “império”, qual romanos, quando começaram a inventar…

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Os humanos não são o maior perigo para a Terra, são sim o maior perigo para si mesmos e para as restantes espécies!!! Uma espécie que coloca em risco a sua própria sobrevivência deve ser algo único na natureza! Depois de desaparecerem do planeta, este vai continuar a rodar em torno do Sol por muito mais tempo!! Aliás, a nossa presença é, em termos temporais, uma gota de água no oceano na vida do Planeta e pelos visto, se tudo continuar na mesma senda, não irá prolongar-se por muitos mais séculos!
      Portanto, tirando o embate de um meteorito com massa suficiente para destruir o Planeta ou o fim do nosso Sol que possivelmente irá “engolir” a Terra não haverá grande perigo para o planeta!

    3. Avatar de Luis Gil
      Luis Gil

      Sim, somos muitos milhões e o planeta não tem capacidade para os recursos que extraímos e consumimos

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Suspicious Observers – Youtube

  5. Avatar de Nelson Cabral
    Nelson Cabral

    Era sol que me faltava.

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Tendo em conta que o Sol vai ser substituído nas próximas décadas por um novo Sol, existem realmente razões para preocupações, tendo em conta a “logística” de que tal necessita para acontecer, incluindo um enorme cometa/ planeta que irá ajudar a manter a estabilidade da Terra durante tal processo… mas a estabilidade não vai parecer estabilidade nenhuma tendo em conta o quanto isto irá abanar por todo o lado durante uns dias! Mas a alternativa seria bem… deixar de existir vida humana na Terra.
    Vamos lá ver se desta vez seremos humanos de verdade e não estas amostras ridículas em que nos tornamos.

  7. Avatar de Japones
    Japones

    Ta tudo lindo unica coisa errada e esse …DETETADO .. na titulo da materia o restante eu concordo

    1. Avatar de Vítor M.

      detetado
      forma do verbo detetar
      detetar
      de.te.tardətɛˈtar
      verbo transitivo
      1. revelar a existência de (aquilo que se encontra oculto)
      2. tornar percetível
      3. encontrar

  8. Avatar de Fabricio costa
    Fabricio costa

    Detetado?? Que agonia ..

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim foi detetado pelo russos.

  9. Avatar de Jorge Santos
    Jorge Santos

    Incrível que todas as galaxias que existem no universo foram concebidas somente para a existência de vida no planeta terra. Todos os planetas desempenham um papel no universo para que existisse um um cantinho estável para a existência de seres. Estranho. Ainda bem que não somos gigantes, o dano seria maior, tínhamos que ser deste tamanho para que o dano não fosse muito. Somos pequenos , implica menos lixo e menos quantidade saindo do nosso corpo. Imagina somos anões e ainda conseguimos destruir tanto, ainda bem que os seres humanos não são gigantes. Talvez foram e se percebeu que a quantidade de lixo e outras coisas que saem do nosso corpo seriam maiores. Poderíamos ser maiores que as vacas e os elefantes? Quem projetou isto tudo parece que já sabia que este o nosso tamanho certo. Ainda Bem!! So nao ve quem nao quer!!!!