Desenvolvida tecnologia para reciclar baterias de veículos elétricos de forma limpa

71 Comentários

Durante anos, a reciclagem de baterias de iões de lítio tem sido um processo complexo, dispendioso e fortemente poluente, muitas vezes baseado em métodos intensivos em energia que geram resíduos e emissões nocivas. Contudo, um grupo de investigadores desenvolveu uma tecnologia inovadora que permite reciclar baterias de iões de lítio de forma ecológica, eficiente e com desempenho comparável ao de materiais novos.


Reciclagem hidrometalúrgica traz benefícios ambientais

Num avanço significativo para a tecnologia de energia sustentável, uma equipa do Worcester Polytechnic Institute (WPI), liderada pelo Professor Yan Wang, desenvolveu um novo método escalável para reciclar baterias de iões de lítio, combinando eficiência com respeito pelo ambiente.

O estudo, intitulado “Upcycling Mixed Spent Ni-Lean Cathodes into Ni-Rich Polycrystalline Cathodes”, foi publicado na revista Energy Storage Materials e descreve uma abordagem inovadora de reciclagem hidrometalúrgica com benefícios ambientais e de desempenho face aos métodos tradicionais.

Menos um problema ambiental para os carros elétricos

O processo incide sobre materiais catódicos mistos com baixo teor de níquel (Ni-lean), comuns em baterias usadas, que os métodos convencionais têm dificuldade em recuperar eficazmente e que geralmente dependem de técnicas intensivas em energia, gerando produtos de menor valor.

Ao contrário disso, a abordagem desenvolvida por Wang recupera mais de 92% dos metais críticos, níquel, cobalto e manganês, transformando-os em pós-catódicos de alto desempenho.

Yan Wang, criador de um processo versátil para reciclar baterias de iões de lítio, num laboratório onde podem ser produzidos novos pós de cátodo a partir de materiais recuperados de baterias recicladas.

Os testes demonstraram que as baterias produzidas com estes materiais reciclados mantêm um desempenho equivalente ao de materiais virgens, conservando 88% da sua capacidade após 500 ciclos de carga e mais de 85% após 900 ciclos, em células tipo “pouch” à escala comercial.

Além disso, o novo processo consome menos 8,6% de energia do que os métodos hidrometalúrgicos convencionais e reduz as emissões de carbono em 13,9%, ultrapassando ligeiramente os benefícios da reciclagem direta.

Este trabalho não só responde aos desafios ambientais associados aos resíduos de baterias, como também contribui para reduzir a dependência da mineração de materiais crítico.

Mostrámos que é possível produzir baterias de alto desempenho a partir de materiais reciclados em larga escala, algo essencial para um sistema de fornecimento de baterias mais sustentável e resiliente.

Afirmou o investigador Yan Wang.

Na reciclagem é que está o ganho

Esta inovação enfrenta diretamente dois grandes desafios globais: o aumento dos resíduos de baterias e a crescente procura de materiais essenciais usados em veículos elétricos e outras tecnologias de energia limpa.

Com a indústria e os decisores políticos centrados em soluções sustentáveis, este avanço poderá ter um papel crucial na construção de uma economia de baterias mais circular e consciente do clima.

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    vai ser como tudo na vida, vai ser mais cara a reciclagem que a troca por novo por isso nunca se vai reciclar

    1. Avatar de Contador
      Contador

      O zé é que sabe. Mais vale não fazer nada e poluir tudo. Porque poluir é que é bom.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Tiram a carcaça de alumínio e já não é nada mau. Dá para fazer perfis para portas e janelas.

        1. Avatar de JL
          JL

          Tiram a carcaça, cobre, ferro, e da massa cinzenta tiram o carbonato de lítio e todos os outros elementos.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            JL eu acho uma piada quando a malta quando se fala de carro elétrico fica tão preocupada com o ambiente, se são assim tão preocupados com o ambiente que passem a andar de bicicleta em vez de carro e passem também a viver um estilo de vida hippie porque é o que está em causa quando se fala em ambiente quando não tem moral para falar 🙂

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Isso vai tudo para o lixo, aterros ou para os contentores que todos os anos caem acidentalmente ao mar.

          3. Avatar de JL
            JL

            Onde está esse lixo ? a DST anda à procura de matéria prima.

        2. Avatar de Filipe
          Filipe

          96% de uma bateria não é o aluminio de certeza

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ninguém recicla 96%. Isso é história(95%) q já dura há mais de 2anos. A realidade é que só retiram o alumínio.
            Aliás, a última promessa seria vinha da Hidrovolt que tratava alumínio e guardará a massa negra para enviar para uma futura fábrica tratar:
            -A Northvolt
            Entretanto a Northvolt faliu, nunca fabricou nada e muito menos reciclou e tudo o que vendeu comprou já feito aos chinos.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não vejo aí nada a trabalhar nem com potencial para o trabalho. Só vejo uma maquete e mais uma tentativa velada de sacar mais umas centenas de milhar aos contribuintes.

          3. Avatar de JL
            JL

            Então está a ver, aquilo é uma foto das instalações.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não estou nada. Até a IA gera imagens mais convincentes em 5s.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            LOL, venha mais guita.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Olha para os painéis solares e para as turbinas eólicas, pode tudo ser reciclado, mas como fica mais barato trocar por algo novo e mais eficiente vão parar a aterros e ficam a libertar químicos para os solos e atmosferas.. o renovável é o verde poluem muito mais do que na simples extração e fabrico

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde estão esses aterros ?

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            AU e NZ, por enquanto são os primeiros países com esses problemas, já há legislação e tudo

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os painéis do telhado do CC Colombo arderam, não ouviu? E agora ainda quer ir ao lixo buscar painéis em fim de vida?
            Ganhe juízo!

          3. Avatar de JL
            JL

            Vidro e silício não ardem, o material está lá todo.

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Diz me lá onde andam esses aterros que eu vou lá buscar alguns e já agora tens de me dizer que químicos é que um painel solar e uma eólica têm

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os painéis solares contêm metais pesados e substâncias tóxicas, que podem ser prejudiciais ao solo, à água e à vida selvagem se forem deixados a degradar-se em aterros que é o que acontece na maioria dos casos. Fora os que se partem e são arrancados pelo vento e partidos pelo granizo ao longo da sua suposta vida útil e são deitados fora onde calha.
            Entre os principais poluentes está o chumbo, o cádmio selénio gálio plásticos e muitos microplásticos e vidro e alumínio contaminados.

            Já as turbinas eólicas (ver o lado negro das energias verdes) não são facilmente recicláveis e, após o desmantelamento, ocupam grandes volumes em aterros. Durante esse tempo libertam microplásticos, partículas finas PM’s que matam as pessoas e fibras sintéticas no solo e na água, COVs derivados das resinas, óleos e lubrificantes, metais pesados e betão.

          2. Avatar de JL
            JL

            Sim, metais pesados como prata e ouro.

            Onde estão eles “onde calha ” ?

            Os painéis já não usam chumbo há muitos anos.

            Cádmio também não.

            Gálio é um metal pesado ? Loooool

            As coisas que este homem inventa.

            O alumínio contaminado ? Então o motor do seu carro está contaminado com o quê? Óleo e mais quantas coisas ?

        3. Avatar de Todos
          Todos

          Ele não vai responder porque sabe que está a dizer mentiras. Deve ter ido às compras ou coçar a perna. Não vai ter tempo para responder mais aqui. Tem que ir espalhar outra mentira mais abaixo.

    2. Avatar de JL
      JL

      Então quanto pagou pela reciclagem da ultima bateria de 12v do seu carro ?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Nunca tive de trocar nenhuma, marcas boas protegem as baterias dos elementos, duram a vida toda de um carro

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Acredito que durem a vida toda do carro, se for da stellantis com motor pure tech. Esses carros são descartáveis.

        2. Avatar de JL
          JL

          Não diga disparates, nunca trocou uma bateria de 12 v num carro ? Trocar trocou, ou seja, pagou a alguém para o fazer.

          E não viu as parcelas na fatura ?

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Já ninguém liga ao que ele diz, dev ser um puto de 18 anos para ter uma afirmação destas.
            Todas as pessoas que tem carro sabem que as baterias 12v duram em média de 3 a 5 anos.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            nunca troquei uma bateria de 12v, nem nunca paguei para me trocarem.. também nunca vi baterias de 12v morrerem em carros com menos de 15 anos, talvez em zonas frias e carros baratos, alemães têm bateria na bagageira, bem protegida e isolada dos elementos

          3. Avatar de JL
            JL

            15 anos ? se chegarem a 7 – 8 já é demais.

            Diga antes que nunca trocou mas pagou para trocar.

        3. Avatar de Mário
          Mário

          Lol que comentário mais sem noção, todos os carros levam varias baterias 12v durante a sua vida útil.

        4. Avatar de Sail
          Sail

          Então também comes comida fora do prazo.

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Vai reciclar depois de a bateria fazer meio milhão de kms no carro e depois uma dúzia de anos numa instalação doméstica. Só não recicla se ficar mais barato extrair novo que recuperar os materiais usados. Tenho muitas dúvidas que fique. Agora, o petróleo queimado que sai pelos escapes, esse é que não dá para reciclar, nem com um milagre bíblico.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ainda assim dos escapes + de 90% é vapor de água que volta ao ciclo da água.

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde é que foi buscar tanta água ? Tem alguma nascente ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc é meio esquecido. Isso ja está mais q explicado.
            Mais de 93% da mistura que entra no motor é ar. Só cerca de 6-7% é combustível. Portanto, o motor respira essencialmente ar.

            Exemplo de gasolina resultado é por cada 2 moléculas de gasolina, saem 18 de água!
            O restante é basicamente CO2 (cerca de 8%)
            O diesel ate dá resultados melhores pq a mistura é mais pobre.

            Estes (H2O e CO2) são os produtos resultantes da combustão por força do oxigénio presente no ar e do carbono e hidrogénio presente no combustível.
            O Nitrogénio presente no ar a mais de 70% não entra na equação porque não reage. O que entra no motor é exactamente igual áquele que sai.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Acresce que os motores a combustão têm ainda a particularidade de limpar partículas nocivas presentes no ar.

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Ele agora anda a afirmar que os escapes ajudam a reduzir a poluicao 😀

          4. Avatar de JL
            JL

            Portanto não sabe como explicar e começa a inventar ? é isso ?

            Ui, os motores a combustão até limpam o ar, ena, que tecnologia.

            LOOOL

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É só ver o filtro de ar de admissão ao motor ao fim de 15000 kms.
            Mas vcs vivem em q mundo?

          6. Avatar de JL
            JL

            Sim, tem lá muito pó, que é toxico para os humanos. LOOOOOOOOOL

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Então o segredo para acabar com a seca é ter mais carrosna rua.
          Por isso é que temos o deserto do Sahara, são km de perder de vista sem carros

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            As tantas…

        3. Avatar de Rui
          Rui

          Afinal os meninos em África precisam é de um v12, estava eu a dizer para te fechares num quarto com um motor ligado afinal o quarto só fica mesmo é com humidade ahahah

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Dá-me uma árvore.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Já acontece com painéis solares e turbinas eólicas, não será diferente com as baterias

  2. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Mais um milagreiro. Os milagreiros das reciclagens ainda são piores que os milagreiros do estado sólido!

    1. Avatar de JL
      JL

      São tipo a malta milagreira que gasta 2.9 litros num diesel.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        A fazer 3600km por dia convém ser bem poupado. Só tem que abastecer 3x por dia

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Exactamente. 3x’s bate certo desde que o consumo ronde os 5.8 aos 100

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            5.8 a andar sempre acima dos 180km/h é bem economico

          2. Avatar de JL
            JL

            5.8 ? então mas não era 2.9 ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nem são 180 nem se trata de bater o record de 2010

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Mas não é num Diesel qualquer!

        É um Audi A4 1.9 tdi num carro que pesa 1500kg.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Que segundo o Yamahia um Audi TDI faz na boa 5.500km por dia convem ser poupado

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          *2,0 realista. Os 1.9 ainda eram melhores. Motores de guerra.
          P.s não chega a,1500 kgs, apesar de ser Avant.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Mas existem versões do A4 a pesarem +1700kg…

            Aliás a versão 2.0 do A4 de 2025 pesa 1650kg o que significa que existem versões a combustão mais pesadas que carros elétricos dentro do mesmo segmento, já que um Tesla Model 3 2025 pode pesar 1600kg.

            Eu cá começava a repensar em querer taxar os carros pelo peso.

            https://www.capilanoaudi.com/showroom/2025/Audi/A4/Sedan.htm

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            2025 é a B10 mHEV e não pesa só 1700 kgs, a Avant vai para 1900 kgs, Consome mais 1.5lts aos 100 mas já pode entrar em Madrid. Ao contrário da B9 de 2015 que não entra.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      O futuro é usar gasóleo reciclado, isso sim

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Sempre quando penso em reciclagem, imagino o alumínio das latinhas de Coca-Cola. Sempre vem alguém pegar e tem algum valor, mas quando levo essa ideia para outras coisas, como a das baterrias (essa ideia aí), não vejo a “reciclagem” e sim um retrabalho.

  4. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Falta saber se é rentável.
    Pelo que li, uma fábrica custará 8000 milhões, para reciclar 300 baterias, por dia. E irá gastar 100000 biliões de metros cúbicos, de água, potável, por ano. O que necessitará de uma ETAR, de 1400 milhões.
    Portanto, 10000 milhões, de euros, o que é um valor gigantesco. Talvez, lá para 2300, possa ser rentável.

    1. Avatar de JL
      JL

      Ena já sabe o custo da fabrica e tudo, isto é eficiência.

      Pode mostrar a planta aqui a malta ?

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Já existem varia e nenhuma custou esse preço, 300 por dia isso é um absurdo ahah e ainda tens de me dizer onde é que se gasta a agua numa reciclagem de uma bateria.
      Oh manelinho pára de inventar números que assim ninguém te leva a sério

  5. Avatar de Mapril
    Mapril

    A única forma comprovada de reciclar e poupar o meio ambiente é gastar menos. Os carros em geral (electricos e convencionais) têm engordado de ano para ano. Muitos, de tão grandes e tão feios, fazem lembrar cachalotes. E no entanto as famílias são cada vez mais pequenas, para que é necessário transportarem-se em tais monstros?

    1. Avatar de JL
      JL

      Da mesma forma que se fazem casas enormes para morarem 3 ou 4 no máximo.

  6. Avatar de Morty
    Morty

    Mas afinal e preciso reciclar as baterias? então isto não era mega saudável e zero poluente? não era só atirar para o lixo orgânico? xD

    1. Avatar de JL
      JL

      Onde disseram isso ?

      A reciclagem permite aproveitar recursos.

      1. Avatar de Morty
        Morty

        ganha algum sentido de humor JL, não vês que e ironia

        1. Avatar de JL
          JL

          No meio de tanta informação e contra-informação, por vezes passa. 😀

  7. Avatar de 9WaInJo11
    9WaInJo11

    É tudo limpo no papel mas depois na realidade não é bem assim. Mais areia para os olhos do consumidor.