Descoberto um surto de atividade cerebral em pessoas no momento da sua morte

38 Comentários

A ciência não procura só melhorar a vida das pessoas. Existe uma área de investigação que procura as causas da morte, para perceber se há possibilidade de uma vida mais longa ou até eterna! Nesse sentido, foi descoberto um surto de atividade cerebral em pessoas no momento da morte.

Ilustração de atividade no cérebro no momento da morte


Cientistas da Universidade de Michigan, nos EUA, detetaram um pico de atividade no cérebro de duas pessoas quando estas entraram na fase de transição para a morte. O fenómeno é semelhante aos picos de atividade cerebral observados anteriormente em animais cujo coração parou de bater.

Estes momentos finais e fugazes são muito preciosos. Existe muito pouca informação sobre o que se passa no cérebro enquanto este se desvanece no silêncio.

Só no ano passado é que os cientistas registaram pela primeira vez, com um pormenor impressionante, as ondas cerebrais de uma pessoa que estava a morrer. Em circunstâncias trágicas, registaram um pico de um tipo particular de atividade cerebral, chamado ondas gama, com alterações noutras frequências.

Este novo estudo relata uma explosão semelhante de atividade gama efémera, em dois de quatro pacientes retirados do suporte de vida.

O pico de atividade cerebral registado num doente, após a retirada do suporte de vida (S2-S11). Fonte: PNAS.

 

O cérebro humano é um “universo desconhecido”

Desde 2013, o neurologista Jimo Borjigin e os seus colegas têm procurado paralelos entre o cérebro humano moribundo e o que encontraram em ratos após uma paragem cardíaca induzida. Os investigadores concluíram que os breves surtos de atividade cerebral que observaram, muito acima dos níveis do estado de vigília dos animais, podem ser os lampejos biológicos das experiências de quase-morte relatadas por muitos sobreviventes de paragens cardíacas.

A equipa analisou casos de doentes que morreram na unidade de cuidados neurointensivos centro médico académico da Universidade de Michigan desde 2014.

Em dois dos quatro pacientes em coma que identificaram, que faleceram enquanto os médicos ainda estavam a monitorizar o seu estado após uma paragem cardíaca ou hemorragia cerebral, os registos eletroencefalográficos (EEG) revelaram uma forte explosão de ondas gama numa parte do cérebro que se dispersou em ligações de longo alcance em ambos os hemisférios.

Um especialista em convulsões confirmou que não se tratava de um efeito secundário de uma convulsão. Como tal, a equipa de investigação cogitou que poderiam ter encontrado um possível marcador de consciência, o sentido de perceção do que nos rodeia que surge do emaranhado de células cerebrais na nossa cabeça.

A onda gama inicial estava localizada numa área do cérebro considerada uma “zona quente” para os chamados correlatos neuronais da consciência. Um padrão de atividade semelhante foi observado em pessoas que sonham e em pacientes com convulsões que relatam ter alucinações visuais e experiências fora do corpo.

 

Experiências de quase-morte podem de facto mostrar “o outro lado”

Uma revisão recente descreve como esta “zona quente” de potencial consciência inclui áreas sensoriais do cérebro, o que pode explicar o facto de as experiências de quase-morte que as pessoas relatam serem tão vívidas. Pensa-se também que a comunicação entre hemisférios do cérebro é importante para a recordação da memória.

No entanto, a mesma revisão reconhece os problemas persistentes na tentativa de determinar a consciência, salientando que alguns potenciais marcadores de consciência “provaram ser ilusórios”. Os cientistas chegaram perto, mas sejamos realistas: ninguém tem a certeza.

Nenhum dos pacientes sobreviveu para relatar o que poderia ter visto, sentido ou experimentado à beira da morte e, mesmo assim, relacionar faíscas de atividade cerebral com a experiência subjetiva de uma pessoa deixa muito espaço para a ambiguidade.

Nem todos estão convencidos de que as experiências fora-do-corpo estejam ligadas a um encontro transitório com a própria morte, podendo antes ser uma resposta neurológica ao stress dos acontecimentos cardíacos, que privam o cérebro de oxigénio.

A esperança é que com cada um destes casos registados possamos aprender um pouco mais sobre os últimos momentos da vida e da consciência.

 

Leia também:

Cérebro de porco ressuscitado parcialmente mais de quatro horas após a morte

 

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tecnico Meo
    Tecnico Meo

    Artigo muito curioso, dá que pensar

  2. Avatar de Ricardo Fontes
    Ricardo Fontes

    Epa grande tema. Boa postagem.

  3. Avatar de ze
    ze

    Só agora ?!?!?! Mas isto é falado à Tanto , mas tanto tempo….

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Sabes o que também se fala há muito? Deus.

  4. Avatar de Sabe-se lá
    Sabe-se lá

    É o chamado “passar a vida á frente dos olhos”. A questão é mesmo saber o porquê de acontecer….
    Será que é uma “carta de despedida” do corpo (cérebro) para a consciência? Ou é a reação que notamos no momento da sua separação?…
    Realmente, um tema bastante intrigante.

    1. Avatar de Tiago andre
      Tiago andre

      esta a fazer upload para a cloud

  5. Avatar de Repara
    Repara

    Dizem que quando se está a morrer a vida passa diante dos olhos. Deve ser isso, a ver o filme. Ainda ninguém voltou para contar 🙂

    1. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      Claro que já contaram……o que não falta são relatos e factos disso, o problema é a maioria das pessoas não pesquisam e estudam…….

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        LOL factos ahah

      2. Avatar de Paulo Silva
        Paulo Silva

        já contaram? quem? Dá lá então os links de pesquisa do que afirmas.

  6. Avatar de Vasco
    Vasco

    É simplesmente o último upload.

  7. Avatar de Condutor do Meio
    Condutor do Meio

    É o upload para a cloud

    1. Avatar de PeFerreira
      PeFerreira

      Fudge, cheguei demasiado tarde. +1

    2. Avatar de PeterOak
      PeterOak

      Melhor comentário!

  8. Avatar de José Bonifácio Boni
    José Bonifácio Boni

    A fórmula para se viver em média 700 anos ao invés de só 70: é bastante simples.

    1. Avatar de Rafa
      Rafa

      Fiquei curioso. Explique lá essa fórmula?

      1. Avatar de José Bonifácio Boni
        José Bonifácio Boni

        Nobre Rafa;

        Aqui não posso, pois inestimáveis conhecimentos, sendo de domínio de homens maus, que mesmo vivendo inexpressivos só 70, já transformam tudo num caos…

        Como tu és uma pessoa inteligente, já entendestes o que eu quis dizer.

        1. Avatar de José Bonifácio Boni
          José Bonifácio Boni

          Rafa;

          Leia meu comentário resposta abaixo, que deixei para o nobre Nuno V.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Fazes copy paste para o outro comentário e obrigas o homem a ir à procura porquê? Cola novamente aqui LOL Ao que chega a insanidade desta malta.

  9. Avatar de Nuno V
    Nuno V

    Para já não existe qualquer indício, quanto mais evidência que suporte a existência de o “outro lado”. Até porque o fenómeno de experiências de quase-morte não acontece apenas nos seres humanos, mas sim na maioria dos mamíferos. Ainda não sabemos se noutras espécies de outras classes tal acontece, mas o mais provável é que aconteça na vasta maioria destas. Isto porque vários estudos demonstram que experiências quase-morte são de origem evolucionária, e não milagrosa, mística ou mágica. Ou será que vai tudo para o outro lado, de escherichia coli a homo sapiens?

    1. Avatar de António II
      António II

      O outro lado é a atividade cerebral involuntária, mas puramente biológica, é uma espécie de consciencialização do cérebro perante o que está a acontecer, é os neurónios fazerem o que sempre fizeram, mas agora de forma descontrolada e confusa, é a atividade neuronal do desligar….

    2. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      Relatos do outro lado da vida é o que não falta, é preciso é pesquisar e estudar……

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Também existem relatos de sequestros por parte de extraterrestres e toneladas de outros eventos igualmente estapafúrdios. Será que temos que dar credibilidade a todas estas só porque existem relatos? E tal como disse, existem evidências que os NDE são de origem evolucionária, sendo uma destas que uma multitude de outros animais experienciam o mesmo tipo de fenómeno. Bem como o “conteúdo” dos NDE diverge de crença para crença, ou falta de crença, indicando que a cultura influência esta. Concluindo, o plural de anedótico não é evidências.

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não há. Desiste. Aliás, numa experiência em que um individuo submetido a uma cirurgia esteve tecnicamente morto durante algum tempo, ao acordar os relatos revelaram-se COMPLETAMENTE inconclusivos. Não conseguiram espremer nada que pudesse sequer deixar a dúvida no ar.

    3. Avatar de José Bonifácio Boni
      José Bonifácio Boni

      Nuno V;

      Tu como entendedor de ciências, sabes que até mesmo energias simples não criada pelo homem e sim transformada ou procriada como é o caso da eletricidade… Uma vez existindo, nunca deixa de existir.

      Tu também sabes que nossos corpos, formados são por diversas micros unidades energéticas atômicas que chamam de átomos, que por ser em sua maioria átomos de hidrogênio com pouquíssimos elementos atômicos… Energia baixa é, por isso também chamado equivocadamente, de matéria.

      Corpos formados por energias atômicas baixas… Movidos por COMBOS ENERGÉTICOS DE EV = ENERGIAS VITAIS contendo 3 Energias Médias, EM = Energia Motriz… EI.D = Energia Inteligente Diferenciada… E ED.D = Energia Diferenciada De Discernimento, que nos diferem de subespécies.

      Portanto essa coisa de dizer que morreu acabou, nem cientificamente, correto está.

      Se energia baixa, se transforma, mas nunca deixa de existir:

      Imagine as 3 Energias Médias citadas por mim acima, que compõem o maravilhoso COMBO ENERGÍETICO DE EV = ENERGIAS VITAIS que move nosso corpo, e que chamam primitivamente de espírito?

      No próximo livro a ser publicado por mim, direi para onde vai cada COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS que chamam primitivamente de ESPÍRITO, após deixar nosso corpo.

      Muitos ficarão surpresos!

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        O que eu fico surpreso é servires esta salada de palavras sem tempero.

        1. Avatar de José Bonifácio Boni.
          José Bonifácio Boni.

          Tu que dizes entender de química e física:

          O átomo de Hidrogénio maioria na molécula H²O Água predominante em nossos corpos:

          Contém pouquíssimos elementos atômicos, ou não?

          Consequentemente também Nuno, baixíssima energia, chamado equivocadamente de matéria.

          As saladas por mim servidas, de tão ricas e nutritivas, devem ser degustadas, sem necessidade alguma, de serem temperadas.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não pah. Esse paleio é só ridículo.

          2. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Depende o que queres dizer com maioria, em termos de moles, o hidrogénio representa 67%, em termos de gramas por mole, o hidrogénio representa 11%. H2O contém 2 elementos químicos, hidrogénio e oxigénio e cada molécula, normalmente, contém 28 quark up, 26 quark down e 10 electrões.

            Se pegasse numa sopa de letras e misturasse aleatoriamente as letras teria mais probabilidades de obter algo mais inteligível que um comentário teu. Como tal as tua saladas são uma autêntica porcaria.

          3. Avatar de Profeta
            Profeta

            E por isso que muitas pessoas tem uma visao muito redutora espiritualmente sobre o assunto. So porque nao entendem os outros nao quer dizer que o mesmo esteja errado. E a experiencia dele, nunca ira ser igual a vossa ou a minha. Eu confesso que tambem nao entendo mas isso nao me da o direito de dizer que os outros sao maluqinhos.

          4. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Ou seja, achas que tenho que dar credibilidade a qualquer ignorante que fala do que claramente não sabe. Ok.

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Sim, quando morremos acabou. Como pessoas acabou. Como animal com consciência acabou. Até nos podemos transformar noutras coisas (“nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”) mas isso de pouco nos serve. Aquilo que eramos está morto, sem seguimento, sem consciência ou memória do que foi. Não há progressão consciente para nenhum outro nível. Isso da “alma” é conversa da religião para recrutar crentes. Morremos, acabamos.

  10. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Pode ser o último upload, mas os que apanharem um tiro no stack não têm nada. Quem perceber está referência ganha um prémio

  11. Avatar de Filipe
    Filipe

    A neurociência de facto é um Mundo de conhecimento infinito. É fascinante mas tremendamente complexo de se compreender. Há quem presuma que durante este período temos uma espécie de “flashback” muito breve da nossa vida.

  12. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    É a perceção de que chegou o momento final.

  13. Avatar de jack
    jack

    Gosto demais dos comentários do SR HUGO, muito eloquentes. Até me deu sono, Boa Noite

  14. Avatar de ECG
    ECG

    Qdo alguem que se apagou e foi inumado, voltar ca, ressuscitado ou afins, eu pago-lhe o jantar! Vem “jeremias” estou a espera…uiii que medo do alem…do belzebu….deuses…dos zombies…dos higlanders, vampiros e hematofagos…ca vos espero….aiaaiiaaiai, queres ver que ainda vou a falencia, com tanto jantar para pagar!!! Outras civilizaçoes que tenham passado por ca, tp aquela serie “extraterrestres”, ate tem piada ver, mas na pratica ate hoje, vale o mesmo. Venham ca outra vez, eheheheh. Mas ok, pode ser que um dia. alguem chegue la…ou ca!

  15. Avatar de AlexX
    AlexX

    A única certeza é mesmo que não existem certezas. Concordo no entanto também com quem diz ser o último upload, o avatar, surrogate, ou dreaming time como dizem os aborígenes, fica para trás mas a energia que até então nos movia segue o seu caminho seja ele qual for.