Desapareceu misteriosamente a amostra de rocha de Marte que o rover da NASA perfurou

39 Comentários

A NASA quer perceber o que se passou em Marte e uma das formas de recolher informação é estudar as rochas que estão depositadas em locais onde supostamente há milhões de anos havia água. A agência espacial anda a programar esta missão já há nove anos e já gastou mais de 2 mil milhões de dólares a preparar o momento para procurar, perfurar e armazenar amostras de rochas marcianas. O rover Perseverance finalmente iniciou os trabalhos na sexta-feira passada. O rover escolheu o alvo, apontou a broca e fez um furo para recolher o material.

Misteriosamente, o conteúdo do furo desapareceu. A amostra não está onde deveria estar e não há rasto dela.

Imagem furo na rocha de mmarte feito pelo Perseverance da NASA


Desapareceu misteriosamente a amostra de rocha de Marte

A missão pode parecer fácil, mas levou anos até se conseguir chegar ao local onde se suspeita poderem existir indícios que Marte já teve vida alienígena. Com milhões já investidos em tecnologia do mais avançado que há, foi iniciado o processo para perfurar uma rocha num antigo leito do lago de Marte. Depois do furo feito, ninguém sabe onde está o material extraído!

Embora esta não seja a ‘tacada certeira’ que esperávamos, há sempre o risco de se abrirem novos caminhos. Estou confiante de que temos a equipa certa a trabalhar nisto, e insistiremos numa solução que assegure o sucesso futuro.

Disse Thomas Zurbuchen, administrador da NASA, num comunicado de imprensa.

Após uma análise aos dados e várias tentativas de explicação sem sucesso, a NASA instruiu o Perseverance para tirar fotografias de perto do buraco de perfuração que fez na tentativa de conseguir uma pista. No entanto, os controladores da missão estão já a preparar a máquina para voltar a fazer nova tentativa de recolha de rocha marciana.

O pensamento inicial do tubo vazio é que provavelmente o resultado do alvo rochoso não reagiu da forma que esperávamos durante a perfuração, não será provável que seja um problema de hardware com o Sistema de Amostragem e Armazenamento. Nos próximos dias, a equipa vai passar mais tempo a analisar os dados que temos, e também a adquirir alguns dados de diagnóstico adicionais para apoiar a compreensão da causa raiz para o tubo vazio.

Explicou Jennifer Trosper, gestora de projeto do Perseverance.

Imagem do furo na rocha de Marte

 

A missão para descobrir vestígios de vida marciana

O principal objetivo deste rover da NASA em Marte é explorar uma região chamada Cratera Jezero e recolher amostras de rocha. O tubo que surgiu vazio é um dos 43 que o Perseverance está a transportar para este fim. O plano a longo prazo da NASA é enviar outra missão a Marte dentro de cerca de uma década para aceder às amostras recolhidas por esta máquina e trazê-las de volta à Terra.

Então, os futuros cientistas poderão investigar se a vida microbiana poderá ter vivido no lago que uma vez encheu a bacia.

Portanto, esta missão alocou uma grande quantidade de esforço e dinheiro para trazer para a Terra estas amostras que serão preciosas. Para isso, nesta tentativa de tirar a sua primeira amostra, o rover usou primeiro uma ferramenta de abrasão para limpar o pó e os revestimentos superficiais da rocha.

Em seguida, o rover estendeu o seu braço de 2 metros de comprimento, que tem uma ferramenta de recolha de amostras na extremidade. Esta utiliza uma broca percussiva para empurrar uma broca oca na rocha.

Claro que todo este esforço tem a ver com o facto de haver milhões de quilómetros de distância entre o centro de controlo da NASA na Terra e a máquina que está a executar a tarefa. Todo este processo é autónomo. Os controladores da missão simplesmente enviam um comando “ir” para o rover.

No entanto, depois da sua ação, o Perseverance enviou de volta à Terra a sua tentativa. Pelo que foi mostrado, a máquina executou todos os passos corretamente e os que foram planeados e testados.

 

Correu tudo bem na ação de perfuração, mas misteriosamente a rocha desapareceu

Este trabalho foi testado exaustivamente em Terra antes da NASA enviar o rover para o planeta vermelho e tudo correu sempre bem conseguindo cá os resultados pretendidos. Por isso, e porque não se sabe onde está a rocha em forma de tudo que foi cortada, existe um mistério a envolver esta primeira tentativa.

Imagem tudo de armazenamento da Perseverance da NASA
Imagem do tubo de recolha vazio que deveria estar carregado com o miolo de uma rocha.

A imagem em cima é reveladora do insucesso desta primeira tentativa.

A rocha que o rover estava a tentar recolher é típica da região por onde este robô tem vindo a passar. O chão da cratera de Jezero está coberto pelo que a NASA chama de “pedras de pavimentação”. Estas pedras porosas podem ser sedimentares (ou seja, feitas pela atividade fluvial e lacustre) ou vulcânicas.

A recolha de uma amostra ajudaria os cientistas a determinar o tipo de rochas que revestem o chão da cratera, melhorando assim a sua compreensão da história da área.

A NASA sabe que há esta dificuldade na perfuração. Aliás, outras missões a Marte também encontraram dificuldades inesperadas para perfurar rocha e solo. A agência espacial norte-americana abandonou recentemente a sua “toupeira” do InSight, uma ferramenta de sondagem que deveria escavar na crosta marciana e medir a sua temperatura. A toupeira viu-se a saltar no lugar sobre uma fundação de solo firme chamada “duracrust”.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Foi o Berardo, foi lá e gamou

  2. Avatar de atento
    atento

    Foram os marcianos que a fizeram desaparecer!!

    1. Avatar de dinof
      dinof

      Já viram a barraca que era encontrar vida em Marte?
      E se ainda por cima tivesse a mesma estrutura de RNA/DNA que têm os organismos terrestres?

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        ter a mesma era menos interessante que ter outra.

        Ter a mesma significa que ou a sua origem é partilhada, ou a evolução torna mais provável o DNA.
        Se for outra, garante que encontraremos coisas muito estranhas no universo, gosto mais dessa.

      2. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Em principio não será encontrada vida em Marte, o planeta há muito que não tem boas condições para suster vida, nomeadamente água no estado liquido (pode ainda existir mas não é na zona que está a ser estudada). O objetivo desta missão é saber se nesta zona que se sabe que havia um lago (há muitos milhões de anos), se este lago tinha alguma forma de vida quando a água ainda era liquida. Se isso for provado, sabemos que em tempos houve vida em Marte quando o planeta era muito parecido com o nosso atualmente. Também prova e que é muito provável que haja vida em muitos sítios por esse universo fora. Mas ainda vamos ter de esperar muitos anos até que as amostras cá cheguem.

  3. Avatar de Eu
    Eu

    Não tarda nada, vão culpar os chineses. A sonda que lá chegou recentemente deve ter feito a recolha durante os longos minutos de falta de comunicações.

    1. Avatar de luis nascimento
      luis nascimento

      podes ter a certeza que já devem andar algumas metes com neurónios queimados a culpar os chineses.

  4. Avatar de VictorT
    VictorT

    Desapareceu ou faz crer que isso aconteceu? Estranho o buraco estar desfocado…

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      O Paint é bom mas não faz milagres 🙂

      1. Avatar de lapizazul
        lapizazul

        O CGI tá mau, não é?

  5. Avatar de cel
    cel

    É caso para dizer eles andem ai!!!! ehehehe…

  6. Avatar de Genadio
    Genadio

    Eu sei bem o que aconteceu pois estou por dentro do assunto mas nao posso revelar, apenas que desapareceu. Confirmo a noticia!

  7. Avatar de Tó Coelho
    Tó Coelho

    Foi o José Gomes Ferreira

  8. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Phoneix nem em Marte deixam de roubar. Isto esta uma podridao interplanetaria lol

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      diria mais, intergalática!!!!!!!!!! LOLOL

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Até em Marte o Salgado vai de férias

  10. Avatar de Vitor Tavares
    Vitor Tavares

    E quem garante que a “coisa” perfurada era uma rocha? Não digo que fosse um “ser vivo” mas estamos a falar de algo (o planeta) que apenas é “conhecido” por fotos…nada de palpável! Mas não sou negacionista e acredito piamente que a missão está mesmo em Marte…mas a missão é mesmo essa! CONHECER um pouco…do desconhecido!

    1. Avatar de Vítor M.

      Conhecer um pouco do desconhecido… disseste tudo.

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      não é só fotos, ja foram/estão 7 robos em marte (pelo menos inteiros), a maioria tinha muitos mais sensores que apenas fotográficos.

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Mas acham mesmo que se encontrarem ou se encontraram algo especial lá em cima que vão dizer ao Zé Povinho cá em baixo?
      Também está…

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Vão encontrar o quê? Nas melhores hipóteses e nos melhores sonhos apenas fosseis que provam que houve em tempos alguma forma de vida em Marte. Se conseguirem vai ser sem duvida noticia de primeira página. Homenzinhos de cabeça grande, só nos filmes.

  11. Avatar de R41M31
    R41M31

    Já há um banco aberto em Marte a levar o que é dos outros?

  12. Avatar de Luis
    Luis

    era pó, foi levada pelos ventos

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    Desapareceu as amostras de solo da lua,
    Desapareceu as filmagens originais da lua,

    É hora de começar a desaparecer coisas de Marte.

  14. Avatar de Anonuser
    Anonuser

    O primeiro “roubo” de Marte…

  15. Avatar de José
    José

    Na volta, está debaixo de um pneu da sonda 😉

  16. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    NASA sendo NASA .

  17. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    A esta velocidade quando tirarem a próxima foto está o rover em cima de 4 tijolos.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      ahah boa..

      não tinham foto melhor do buraco?

  18. Avatar de SP
    SP

    NASA = Not A Space Agency

  19. Avatar de dude
    dude

    Quem nunca que lhe aconteceu? A pensar que estava a colocar alguma coisa no bolso e afinal foi ao chão.

  20. Avatar de Carlos
    Carlos

    vejam lá se não anda nenhum politico português para aqueles lados…

  21. Avatar de Manoel Neto
    Manoel Neto

    De Marte? Se ninguém nunca foi e nunca vai a Marte! Isso também faz parte do maior engano para a humanidade. E também de ir a lua é outra grande mentira já criada pelos americanos e depois por outras nações, tudo em prol de furtar os impostos dos contribuintes.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Queremos ir á lua….impostos
      Queremos ir a marte….impostos
      Covid…..impostos
      CO2…..impostos
      aquecimento global….impostos
      sardinhas……impostos

      Deus não criou o mundo para o homem, criou sim o homem para pagar impostos.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Só há duas coisas certas na vida, morte e impostos e tenho dúvidas quanto à primeira

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Pelo menos a morte é só um vez sem hipotese de prestações!

      2. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Vais viver para o meio da floresta e não pagas impostos. Não tens é hospitais, médico escolas, agua, luz, esgotos, telemóvel, internet para escrever isto, etc. Basicamente estás por tua conta, se quiseres algo tens de fazer sozinho com os teus meios, se queres que alguém faça algo por ti e pela comunidade tens de pagar imposto, é assim que funciona porque ninguém trabalha de borla. Se não queres pagar impostos, mas queres as coisas, então queres que trabalhem de borla para ti.