CoviVac: A terceira vacina para a COVID-19 da Rússia chegou…

27 Comentários

São vários os países que têm neste momento o plano de vacinação contra a COVID-19 a decorrer. No entanto, face às quebras de produção, o número de vacinas não tem chegado para cumprir tais planos. Da Rússia chega agora a notícia de uma terceira vacina para a COVID-19, a CoviVac.

De acordo com informações do primeiro-ministro russo, em meados de março entrarão em circulação as primeiras 120 mil doses da nova vacina.


Depois da Sputnik V e EpiVacCorona chegou agora a vacina CoviVac

A Rússia começou a testar em  novembro a EpiVacCorona, que está a ser desenvolvida pelo Instituto de Vetores da Sibéria. A primeira vacina registada pela Rússia, a Sputnik V, oferece 92% de eficácia na proteção de pessoas contra a COVID-19 com base em resultados provisórios.

O Ministério da Saúde russo registou agora uma nova vacina contra a COVID-19, a CoviVac, a terceira desenvolvida no país, anunciou este sábado o primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin.

Quero começar com uma notícia muito boa. Verificámos hoje que a terceira vacina, a CoviVac, produzida pelo Centro Chumakov, foi registada. Já produzimos mais de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V e cerca de 80 mil doses da EpiVacCorona e, em breve, avançaremos com a terceira linha de produção da CoviVac

A vice-primeira-ministra Tatiana Golíkova adiantou que a Rússia pretende produzir 88 milhões de doses de vacinas durante o primeiro semestre deste ano, sendo 83 milhões da Sputnik V. No que diz respeito ao processo de vacinação no país, Golíkova indicou que 45% das pessoas com mais de 60 anos foram vacinadas, percentagem que considerou “insuficiente”, tendo apelado às autoridades regionais para que intensifiquem esforços.

Leia também…

COVID-19: Vacina portuguesa em 2022? (e será por inalação)

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Acho caricato que a Rússia tenha desenvolvido tanta vacina e tem das mais baixas taxas de vacinação, além de que continua com muitos caos.

    1. Avatar de Robin Hood
      Robin Hood

      Os dois casos não têm nenhuma correlação, uma questão é o país investir em pesquisa (tanto público quanto privado), outra questão é a população se conscientizar e se prevenir.
      (A própria população se nega a se vacinar)

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Devem saber a “qualidade” das vacinas do país…

        1. Avatar de miguel
          miguel

          A qualidade foi validade pelos estudos publicados na The Lancet, como outras vacinas reconhecidas pela comunidade centifica.

          Quanto a questão de andarem a vender em vez de dar aos Russos, o mesmo se passa na Europa as farmaceuticas europeias venderam 3x mais caras a outros países fora da UE e isso fez com que o plano de vacinação fosse alterado para a Europa.

          Infelizmente é assim que as coisas funcionam no Mundo Real, quem tem $$$ passa a frente de todos!

        2. Avatar de Pirata das cabernas
          Pirata das cabernas

          Possivelmente bem melhores que Oxford por exemplo…. Estar a falar sem saber

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Vacinas aprovadas sem testes clínicos terminados, ou com testes reduzidos dão cá uma confiança…

          2. Avatar de Joao Frango
            Joao Frango

            os Russos nao concordam contigo…mas tu la sabes.

        3. Avatar de João Lemos
          João Lemos

          as vacinas russas são dadas atrás da orelha da mesma maneira como eles matavam os velhinhos e injetam nano martelinhos e foicezinhas no sangue e daqui a um ano estamos todos na festa do Avante a cantar a internacional Socialista e a comer criancinhas ao pequeno almoço, convertidos a comunas

    2. Avatar de João Lemos
      João Lemos

      Rússia é o país com maior área do planeta. É também o nono país mais populoso, com 142 milhões de habitantes.

    3. Avatar de AlexAlex
      AlexAlex

      No posto da GUM (centror comercial) em Moscow estão a vacinar literalmente qualquer um que lá apareça e ainda ganha um gelado. Ironicamente várias das pessoas que estão aplicando as vacinas não foram vacinadas pois, como disseram, acreditam que tem o sistema imune forte o suficiente…

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Isso é que é fé. Parece aqueles vendedores da Mercedes que andam aí de BMW…

  2. Avatar de mojorisin
    mojorisin

    Há sempre aquela estória dos americanos que gastaram milhões de dólares a desenvolver uma caneta que escrevesse num ambiente sem gravidade para poder levar para o espaço, os russos, levaram um lápis.
    Já no que diz respeito à vacina, quando os russos a lançaram em primeiro lugar, ninguém ligou e ninguém acreditou neles, o que é certo é que entretanto ela já foi aprovada para uso na Europa.
    Já no que diz respeito aos números, aquilo por lá não será muito fácil, território imenso, bastante disperso e questões políticas muito complicadas.
    Tendemos sempre a não receber com muita confiança aquilo que vem da russia, mas eles já provaram diversas vezes que são inteligentes e muito capazes.
    Após o colapso da URSS e o fim do programa espacial, os motores deles eram já tão avançados e superiores aos dos americanos, que até lhe passaram eles a vender os motores aos concorrentes.
    Resumo, nem tudo o que eles é bom, nem tudo é mau. Não sei se a vacina é boa ou má, o que é certo é que eles já vão numa terceira versão, melhorias deve ter, digo eu.

    1. Avatar de j
      j

      E para terminar foram eles os causadores do vírus e ninguém sabe.

    2. Avatar de Jomi
      Jomi

      A da caneta é uma grande estória, atenção que escrevi com e, não com h. Os lápis poderiam causar problemas de incêndio caso o grafite fosse parar ao lugar errado.

      1. Avatar de João Lemos
        João Lemos

        yep, 99,8 % das naves russas incendiaram devido aos lápis
        por isso eles mais tarde começaram a utilizar língua gestual

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não é verdade que a vacina Sputnik V tenha sido aprovada para uso na Europa. Ainda nem foi submetido à Agência Europeia do Medicamento nenhum pedido de aprovação (https://www.ema.europa.eu/en/news/clarification-sputnik-v-vaccine-eu-approval-process)

      O problema das coisas russas é que é tudo feito às 3 pancadas, com muito secretismo, e essa vacina até saltou a fase 3 de ensaios clínicos. Para que uma vacina seja aprovada na UE e EUA necessita de rigor científico.

      1. Avatar de ...

        Caro @david,a Hungria é Europa,a Sérvia idem,e aprovaram o uso da Sputnik V,a Europa resume-se à EMA?

        1. Avatar de mojorisin
          mojorisin

          Hoje em dia parece que a Europa resume-se à UE, até a Russia é Europa.
          @Jomi, a diferença entre historia e estória é bem simples. Quer um conselho? não saia do seu concelho, não saia do seu concelho 🙂

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Belo exemplo, a Sérvia.. Um país que é uma sombra da Rep Popular da China. Ruas de Belgrado com milhares de câmeras da Huawei, inclusive polícias chineses nas ruas em conjunto com os sérvios. A Hungria infelizmente é uma nação rebelde, que também se tem virado para a China e a Rússia. Viktor Orban com todas as suas virtudes, também tem defeitos e anda a brincar com o fogo.

          1. Avatar de ...

            Caro @david,ambos os países são EUROPEUS,independentemente do seu preconceito!Tudo o que escreveu não demonstra que ambos sejam párias nem que a Europa se resume à EMA.Nem a Europa se resume à UE,como bem disse o @mojorisin,a Rússia ainda é Europa,além de outros,como a Suíça.

      2. Avatar de AlexAlex
        AlexAlex

        O continente Europeu tem ~10.180.000 km² sendo que ~3.995.315 km² ficam na Rússia… Assim, somente a parte Europeia da Rússia já a coloca como o maior país da Europa.

    4. Avatar de João Lemos
      João Lemos

      Não é muito divulgado mas os motores russos RD-180 são usados nos lançadores americanos Atlas V e Atlas-III e o RD-181 no Antares. Chegou se a pensar fazer los sob licença nos USA.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Porque não se quiseram dar ao trabalho de desenvolver os próprios motores como fez a SpaceX. Os motores do Delta IV Heavy são americanos ( RS-68)

        1. Avatar de João Lemos
          João Lemos

          se “não se quiseram dar ao trabalho”, não sei, mas se os utilizaram durante dezenas de anos é porque tinham qualidade
          acho piada a esse “não se quiseram dar ao trabalho”…. eu por acaso também não

    5. Avatar de ruben
      ruben

      Claro que sim, e depois afiavam os lápis de x em x minutos pra dentro de um saquinho e partiam os bicos dos lapis, já para não falar na grafite a flutuar e a ir para onde não deve…
      Essa historia é engraçada para contar só que está mal contada!
      Falar de borla nunca foi boa solução.

      1. Avatar de João Lemos
        João Lemos

        Os russos usaram um lápis simples. Até 1967, os astronautas americanos usavam canetas hidrográficas ou lapiseiras para escrever, a ponta foi tirada de um lápis comum, e o corpo de metal leve. Os cosmonautas soviéticos usaram lápis de cera já que os lápis eram uma fonte de detritos finos e poeira condutora. A NASA não subsidiou a Fischer para produção caneta espacial AG7. A Fisher a desenvolve ás suas custas e a deu para testes à NASA que acabou por comprar 400 por $6. Quanto aos gastos da Fisher no seu desenvolvimento, há muitos mitos urbanos mas não deve ter sido pouco. Mas eles continuam a vender la e a ganhar dinheiro com o projeto ao fim destes anos todos
        https://www.spacepen.com/