COVID-19: Vacina de Oxford é “segura” e ativa resposta imunitária

25 Comentários

A sociedade espera e desespera por uma vacina contra a COVID-19. Os esforços científicos são à escala global, mas as investigações da Universidade de Oxford são das mais avançadas.

Segundo informações recentes, a vacina que está a ser produzida é segura e ativa resposta imunitária.

COVID-19: Vacina de Oxford é "segura" e ativa resposta imunitária


É verdade que os números do novo coronavírus, em alguns países, mostram que tem havido um ligeiro abrandamento ao nível de contágios. Portugal tem visto os números a decrescer, mas estamos ainda longe de estar bem. Para superar tal situação é necessária uma vacina ou então a tão falada imunidade de grupo.

Vacina para a COVID-19 tem poucos efeitos secundários…

Foi em abril que a vacina que está a ser produzida por investigadores da Universidade de Oxford começou a ser testada em cerca de 1000 pessoas. Segundo foi revelado recentemente pelos investigadores, os resultados são muito prometedores tendo em conta resposta imunitária alcançada.

Os resultados revelam que a vacina experimental é “segura” e tem poucos efeitos secundários que podem até ser aliviados com a toma de paracetamol. A vacina produz uma resposta imunitária em pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos.

Segundo o que é explicado, os efeitos da vacina fez com que o organismo produzisse anticorpos e linfócitos T até 56 dias depois de terem recebido.

As investigações da Universidade de Oxford acontecem em colaboração com a  farmacêntica AstraZenec. De relembrar que esta equipa de investigação referiu que havia uma probabilidade de 80% de produzir uma vacina eficaz até setembro deste ano.

Leia também…

Coronavírus está a desaparecer “demasiado rápido”? Oxford diz que sim…

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel
    miguel

    Depois da Russia afirmar que tambem já tem a vacina, Oxford tambem confirma que já vai na parte de testes avançados.

    Uma coisa que me deixa dúvidas é isto:
    “fez com que o organismo produzisse anticorpos e linfócitos T até 56 dias depois de terem recebido”

    Quer dizer que só temos protecção para 56 dias?

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Sem ler o artigo, não.
      Quer dizer que ao fim de 56 dias “ainda” há resposta imune. Provavelmente foi o último dia de recolha de amostras para quantificar.
      Agora podem (e certamente vão fazer), continuar a quantificar durante os próximos meses para verificar a duração da imunidade.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não houve tempo para mais.

    3. Avatar de Dener Fernandes
      Dener Fernandes

      Pelo que pude entender, em até 56 dias é criado no organismo a resposta imunológica e provavelmente isso se mantém, não deve se saber por quanto tempo.

      1. Avatar de Flavio Ribeiro
        Flavio Ribeiro

        percebi o mesmo

    4. Avatar de oeuropeu
      oeuropeu

      Há uma diferença, há desinformação na vacina da Rússia ainda só terminaram os testes fase 1 em humanos, a vacina de oxford esta a finalizar os testes fase 2 em humanos e a iniciar os testes fase 3 em humanos.

      1. Avatar de Oscar
        Oscar

        Os hackers da Rússia só conseguem aceder ao passado, a informação registada.

        1. Avatar de Robin
          Robin

          Os hackers da Russia querem saber é que tipos de veneno contem,

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Ainda bem, e só espero que o SNS não se lembre de comprar vacinas chinesas da SinoVac, que eu não tomaria de modo algum. Ou esta ou da Moderna, são aquelas em que acredito mais.

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      Tu tomas o que te derem, senão pagas uns milhares do teu bolso.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Uma vacina não custa milhares. Há vacinas não comparticipadas pelo SNS, sugeridas por pediatras e não custam nenhuma fortuna.

        1. Avatar de lelito
          lelito

          Não custa milhares mas custa centenas. Busca pela Gardasil e pagas 136€ x3

    2. Avatar de Vivas
      Vivas

      iço e uma fesada?

  3. Avatar de greego
    greego

    Para já, apenas a capitalização bolsista está a funcionar… Até lá, ainda um longo caminho…

  4. Avatar de Jota
    Jota

    Segura, até pode ser mas também ineficaz! Se cura apenas 1 em cada 8, não é isso que o mundo procura!

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Uma vacina não é um medicamento curativo, nem sintomático… É profilático!

  5. Avatar de ZéBoss
    ZéBoss

    vacina das alergias sao 256€ x 3 ou 5 a da gripe sao 12 paus é o que faço de momento

  6. Avatar de Fiu
    Fiu

    Então quer dizer que teremos de ter cuidado por ser insegura e ineficaz.

  7. Avatar de Robin
    Robin

    vacina……………………………………………………………………………………… LONGE DISSO

  8. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    A esta hora já deveríamos ter retrovirais e ainda não apareceram.
    Os números à escala global não param de subir. A Índia todos os dias não pára de subir e o potencial de descalabro lá é enorme. Felizmente a população é jovem. África do Sul idem. A Austrália mostra que aquilo que parece controlado de repente vai pelo cano.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Anti-retrovíricos – ou algum dos que já existe funciona ou então é preciso esperar anos até haver um eficaz e seguro! Bem diferente é desenvolver uma vacina. No caso de um anti-retrovírico primeiro é preciso desenvolver um fármaco e depois formular um medicamento.

  9. Avatar de Jorge
    Jorge

    Uma pequena critica construtiva…
    Já não é o primeiro artigo que leio com erros ortográficos. Imagino que não sejam de propósito, carregar na tecla ao lado da tecla certa, mas são erros na mesma. “farmacêntica”??? Não custa nada usar um corretor ortográfico. Usar o word por exemplo. Ou apenas o browser.
    Fica a sugestão! 😉

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Só tomo vacinas para doenças com grande indice de mortalidade ou sequelas graves.
    Covids e gripes deixo para os outros, os mais debilitados.

    1. Avatar de adbu
      adbu

      o covid deixa sequelas graves em algumas pessoas.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Tens medo então toma a vacina.
        Eu sendo saudável não receio uma doença com taxa de mortalidade minina e em que esta recai quase na totalidade em idosos e pessoas já debilitadas.