COVID-19: Vacina da chinesa da Sinopharm tem 86% de eficácia

22 Comentários

Um pouco menos de um mês têm sido várias as notícias sobre as vacinas cujo objetivo é acabar com a pandemia por COVID-19. A Pfizer, em parceria com a BioNTech, foram as primeiras a anunciar uma vacina que garantia uma eficácia de 90%. Seguiu-se a Farmacêutica Moderna e mais recentemente foi também revelada a vacina chinesa Coronavace a russa Sputnik.

Sabe-se agora que a vacina chinesa da Sinopharm garante uma eficácia de 86%.


Vacina da Sinopharm já testada pelos Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos revelaram hoje que uma vacina contra o coronavírus, desenvolvida por uma farmacêutica chinesa e testada no país revelou ter uma eficácia de 86%. O comunicado emitido pelos Emirados Árabes Unidos fornece, no entanto, poucos detalhes.

O teste da vacina chinesa teve início em setembro, em 31.000 voluntários de 125 países diferentes e idades entre 18 e 60 anos. De acordo com os resultados, “A análise não revelou nada que suscite uma preocupação séria com a segurança”.

No comunicado não é claro se os resultados incluíam apenas participantes dos testes nos Emirados Árabes Unidos ou se também incluíam resultados da China e de outros países. O comunicado refere também que a vacina recebeu “registo oficial”, sem detalhar o que isso significa.

De relembrar que a vacina da Sinopharm foi aprovada para uso de emergência em alguns países e a empresa ainda está a realizar testes clínicos realizados em 10 países. Marrocos está a preparar um ambicioso programa de vacinação, com o objetivo de vacinar 80% da sua população adulta, em colaboração com a Sinopharm, revela a RTP.

A vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa consiste numa injeção do vírus ou bactéria no corpo para que o sistema imunológico identifique a ameaça e crie defesas, um método usado em várias outras vacinas. A vacina da Pfizer/BioNTech usa tecnologia mais avançada. Ao contrário da vacina chinesa, o objetivo da vacina da Pfizer/BioNTech é “obrigar” o corpo produzir a proteína do vírus. 

Os cientistas identificam a parte do código genético viral que carrega as instruções para a fabricação dessa proteína e injetam-na no corpo. Uma vez absorvidas pelas células, esta funciona como um manual de instruções para a produção da proteína do vírus.

Os coronavírus, como o SARS-CoV-2, que provoca a COVID-19, são do tipo RNA, que podem ter mutações de três formas: por erros de cópia durante a replicação do vírus, por interações com outros vírus que estão a infetar a mesma célula ou podem decorrer da ação do sistema imunitário do anfitrião.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antonio
    Antonio

    Dizem que na compra de 20 dozes oferecem um P40!

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Daqui a 1 ano é que vamos saber melhor quem anda a mentir…

  3. Avatar de ze
    ze

    Os chinos que a comam

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Dados muito fiáveis, vindos da China ou Arábia Saudita…

    1. Avatar de Bianca
      Bianca

      Onde está escrito Arábia Saudita?

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Para o caso vai dar ao mesmo, ambos os países aplicam lei sharia. Nos Emirados Árabes Unidos há penas de apedrejamento e chicotadas por coisas como sexo antes do casamento ou consumir álcool.

        1. Avatar de Eduardo Dias Nunes
          Eduardo Dias Nunes

          Faz o seguinte! Eu você não tomaria essa vacina! Eu adianto que se me for ofertada eu tomo sem maiores problemas!

          1. Avatar de Woot!
            Woot!

            Não se percebe nada do que disseste.

  5. Avatar de Hidelberto
    Hidelberto

    Muito boa esta vacina, ainda bem que vai ser a vacina de Portugal! Caso contrario os chineses retiravam e com razao o capital da EDP; REN; CP; EPAL e Sporting.

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    Já era de esperar, os produtos da China são sempre mais baratos e tem menos eficiência

  7. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    A propaganda do CCP aqui e forte! hehehe,…
    O querido lider do CCP Winnie-the-Pooh deve pagar bem!

    1. Avatar de UnExpert
      UnExpert

      Tens uma panca engraçada. Não te vi nos 3 ou 4 posts que houve da Pfizer a comentar que a propaganda do laranjinha era forte. Ah espera ainda estás a deprimir com a derrota, é complicado mas olha que ainda vais a tempo de assinar uns abaixo assinados para se repetir as contagens todas. Há quarta ou quinta vez o Trumpete deve ganhar por desistência do pessoal é só insistirem

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        Anda por aqui um operativo do ccp and a fazer delete aos meus comentarios!
        quem sera?!

        1. Avatar de SSD
          SSD

          Bem que podia que não se aprende nada com os seus comentários mas não, continuamos a ver a sua retardadice

          1. Avatar de jorgeg
            jorgeg

            Mongolismo de que o sr sofre, sinto muito!
            Deve ser dificil para os teus pais!

  8. Avatar de greego
    greego

    A EU não tem política própria ,como tal tudo o vier do tio sam é bom…
    Até compramos remdesivir que está demonstrado nada fazer no cov2….
    O mercado bolsista tem sido mais eficaz que as próprias vcacinas.

  9. Avatar de Woot!
    Woot!

    Estou à espera do artigo sobre a vacina Pfizer ter causado reacções alérgicas. Vamos no segundo dia de vacinação e já há casos de reacções alérgicas graves. Giro.

    1. Avatar de UnExpert
      UnExpert

      Tão graves que sairam no próprio dia do hospital. Sendo que ambas as pessoas têm histórico de alergias, estando até com adrenalina com elas.
      Mas aconteceram isso é certo e o uso em pessoas com alergias severas foi desaconselhado para já enquanto estudam os 2 casos

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Não é isso que está em questão, o que estava em questão é que estas vacinas eram seguras para quem tinha alergias por usar mRNA! Era uma das supostas vantagens!

        1. Avatar de UnExpert
          UnExpert

          Então explica as situações como deve ser, para desinformação já chega.
          Mas sim é algo que tem de ser estudado e verificado antes sequer de chegarem ao resto dos países.

          1. Avatar de Woot!
            Woot!

            Estou a comentar num sitio aberto, se não estás por dentro dos temas e achas que é desinformação, informa-te primeiro.