COVID-19: Tem mais de 40 anos? Pode ter de levar vacina de reforço

69 Comentários

A Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 recomenda “fortemente” o reforço da vacinação dos maiores de 40 anos. De referir que a maioria das pessoas hospitalizadas (cerca de 94%), segundo um parecer divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), pertencem a esta faixa etária.

Os dados sobre a COVID-19 indicam que a 15 de dezembro de 2021, os maiores de 40 anos representavam 94,5% dos doentes internados em enfermaria e 93,4% dos internados em cuidados intensivos.

COVID-19: Tem mais de 40 anos? Pode ter de levar vacina de reforço


COVID-19: Maiores de 40 anos representam 93,4% dos internados em UCI

Segundo o parecer da Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 (CTVC) sobre o alargamento do reforço da vacina…

É expectável que a administração de uma dose de reforço às pessoas com 40 ou mais anos de idade, priorizando os mais velhos, às pessoas com comorbilidades e aos profissionais de saúde (…) diminua a previsível pressão sobre os serviços de saúde associada à antecipada propagação da variante de preocupação Ómicron

Para a CTVC, o cenário de crescimento epidémico antecipado com o surgimento da Ómicron justifica a adaptação da dose de reforço, “com prioridade para as pessoas mais vulneráveis, também em linha com as recomendações do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC)”.

Os estudos publicados sobre a COVID-19 demonstram, segundo a CVTC, “um claro benefício da vacinação contra a covid-19 com dose de reforço para as pessoas com 40 ou mais anos de idade e das pessoas dos 18 aos 39 anos com comorbilidades, pelo que a vacinação destas pessoas é fortemente recomendada, no atual contexto epidemiológico”.

COVID-19: Tem mais de 40 anos? Pode ter de levar vacina de reforço

Com a vacinação contra a COVID-19 destes grupos estima-se a redução de mais de 90% do número de pessoas hospitalizadas por COVID-19, assumindo-se uma adesão elevada à vacinação com dose de reforço.

Nas últimas semanas tem-se verificado um agravamento da situação epidemiológica, que reflete um aumento do número de novos casos em crianças dos 6-11 anos e de adultos até aos 70 anos, não sendo verificado acima desta idade, provavelmente, pelo reforço vacinal.

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Andrade
    Paulo Andrade

    Pode ter que levar?!??!! Vai ter que levar.

    Ainda ninguém reparou que a faixa etaria que querem vacinar é sempre a que está pior?, daqui a umas semanas vai ser as dos 30, depois as dos 20, depois as dos adolescentes, crianças… depois mais uma moeda e mais uma volta….

    As vacinas foram compradas, há acordos de fornecimento até 2023, logo têm que ser aplicadas a todo o custo.

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Sei de um homem com 37 que já levou a vacina de reforço.

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Conheço muita gente abaixo dos 30 que ja levou a 3a dose. É pessoal médico.

        1. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          Mas ele não é medico 😛

          1. Avatar de domdiego
            domdiego

            Conheço um caso igual… Só que levou com a vacina de dose única. Logo agora estão a levar o reforço. Nada de novo, e tudo correcto.

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      realmente.. podem??? gozar co

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Na maioria dos países ocidentais, é a partir dos 5 anos de idade. É perfeitamente compreensível, tendo em conta as centenas de milhares de crianças nos cuidados intensivos. Quando houver suficientemente de vacinas, é a primeira coisa que se deve fazer a um recém-nascido!

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Põe aqui factos e não um número apenas porque te parece verdade.

    4. Avatar de Infinity
      Infinity

      Vai ter que levar? Facismo a esta hora do dia?

    5. Avatar de xyr
      xyr

      Ainda ninguém reparou que não há um estudo sério e rigoroso do ponto de vista cientifico sobre o que se passa em Portugal ? De vez enquanto aparecem-nos uns ignorantes a dizerem : nós temos aqui X internados e bla bla bla bla …Um estudo cientifico e rigoroso faz-se escolhendo uns milhares de pessoas , divididos por idades , estado vacinal e depois analisando de y em y semanas o que acontece a estas pessoas ….nunca escolhendo pessoas internadas , de forma a viciarem os dados . A mediocridade das pessoas que falam nas TVs é notória , e depois atiram-nos sempre com a tanga de que estão do lado da ciência , como se eles soubessem o que é pensamento cientifico .

  2. Avatar de João
    João

    “Maiores de 40 anos representam 93,4% dos internados”, desses quantos têm mais de 70 anos?

    1. Avatar de airtup
      airtup

      Valia mais dizer maiores de 0 anos são 100% dos internados.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Os laboratórios ainda não publicaram esses dados

    3. Avatar de PML
      PML

      Precisamente… Realmente estatísticas destas…

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Qualquer dia parte-se o braço pelo picotado 🙂
    Assim que for confirmada esta noticia vou levar a 3ª dose, estive em contacto com um colega de trabalho de acusou positivo na 4ª da semana passada, já fiz dois teste PCR e deu negativo.
    Que estranho mundo que vivemos hoje, agora “festejamos” os testes negativos, longe vão os tempos que era mais uns dias de castigo 🙂

    1. Avatar de Paulo Andrade
      Paulo Andrade

      Espetacular! “Qualquer dia parte-se o braço pelo picotado”… ahaahahaa

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      festejas por teres estado com colega que acusou positivo e o teu teste dar negativo??? por teres vacinas?? sabes que podias não ter nenhuma e ter acusado negativo na mesma
      que lavagem cerebral tens tu

      que estranho mundo vivemos mesmo

    3. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      acusar positivo já sabes que podes acusar, tanto é o medo que tens e com tanta dose..

      sabes que com ou sem vacina podes ter positivo e nem se passar nada como pode ser grave, quer tenhas esse braço picotado ou não…

  4. Avatar de Str
    Str

    Bem que vos avisei eheheheh

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Qual o tempo mínimo de espera para quem já tem completa para se poder tomar esta de reforço?

    1. Avatar de GM
      GM

      Não é vacinação completa. Se fosse, não era preciso este reforço, bem como os próximos que irão ser anunciados. A ver vamos se num dos próximos reforços não recebemos um brinde: https://pplware.sitedev.pt/high-tech/covid-19-novo-implante-pretende-servir-como-certificado-de-vacinacao/

    2. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Neste jogo da roleta russa, na próxima podes não ter a sorte do placebo e receberes a poção mágica

      1. Avatar de Zed
        Zed

        Ahahahaha! “Placebo…” 😀

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Qual o tempo entre elas?

  7. Avatar de Jonny
    Jonny

    Eu não levo mais nenhuma vacina até ao início do Verão que é quando vou viajar. Se levo a terceira vão querer a quarta quinta e sexta

    1. Avatar de Koala
      Koala

      Concordo, para mim o mesmo. Só quando tiver planos é que vou tomar. Lá em casa também xarope só mesmo quando a criançada se porta bem, quem faz birra não prova o doce nectár anti-tosse. Outra coisa que costumo fazer é sempre pedir à vizinha os meus benurons…poupo muito dinheiro e ela ganha bem mais que eu. Em resumo quem não tem agenda vá para a fila da vacina, eu só para lá vou com coisas programadas.

  8. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    Venha ela!
    Está mais que provado que é benéfica caso haja infeção
    (já vou buscar as pipocas!)

  9. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Vacinas a toda a hora dass.

  10. Avatar de Hugo
    Hugo

    Que estupidez! Obviamente que a maioria têm mais que 40 anos. Têm quase todos 70 ou 80 anos!

  11. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Tenho memória. Não me esqueci da encenação da gripe A. O ensaio que falhou.

    1. Avatar de Silva
      Silva

      o nome “gripe A” não resultou, tiveram que arranjar um nome melhor (“covid) lol

  12. Avatar de CRP
    CRP

    A economia é que precisa de reforço não é esta palermia. O que é que o “ppl” já contribuiu para melhorar a economia?

  13. Avatar de jack
    jack

    Já tenho mais de 80, já cá cantam 5 doses vou levar a sexta e já posso vender o certificado a quem der mais.

  14. Avatar de HB76
    HB76

    São esses depois de terem sido vacinados. Antes não eram. Não é curioso?

  15. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    Assim como assim, a COVID dá forte e feio é nos não vacinados … não se querem vacinar, não se vacinem. Obrigá-los para quê? Aprendam à sua custa.

    1. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Ó car**ho, por esta não esperava. Pessoal a infetar-se de propósito, para obter certificado de recuperação, para não ter de se vacinar!
      Há uns anti-vacinas piores que outros!
      https://www.jn.pt/mundo/redes-sociais-promovem-infecoes-intencionais-para-obter-certificado-na-suica-14438192.html

      1. Avatar de CRP
        CRP

        Ora aqui esta um Povo inteligente, não são cobardes, enfrentam o touro pelo frente, coisa que os Tugas não têm, tintins no sitio.

        1. Avatar de Eu sei lá
          Eu sei lá

          Cretinos há em todo o lado. Dá-se o caso de transmitir, voluntariamente, uma doença infecciosa ser crime.
          Os ca%$#ões vão levar o vírus para casa, fiados em que no pessoal jovem geralmente a doença não é grave e ainda matam os pais ou os avós, deles ou de outros a quem transmitam o vírus,

      2. Avatar de (˵ ͡° ͜ʖ ͡°)
        (˵ ͡° ͜ʖ ͡°)

        Já que estamos numa de noticias, e para os cientistas cá do sitio que gostam tanto da ciência, defensores da vacinação covid das crianças, cof…,cof…, liquido imunizante experimental, deixo aqui um artigo para melhorarem os vossos argumentos.

        http s://theworldnews.net/pt-news/covid-19-o-motivo-pelo-qual-as-criancas-nao-ficam-gravemente-doentes

        Feliz Natal para Todos

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      quando isto deixar de ser assunto vão ver como fomos enganados, mas no teu caso é normal, tens orgasmos a ver notícias da treta.. já agora tens aqui outra

      https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-12-21-Mais-pessoas-mais-novas-e-com-a-vacinacao-completa-internadas-com-covid-19-ad7306cd

      curiosamente se pesquisares no google por palavras chave só encontras a noticia de há um mês em que diz exatamente o contrário

      1. Avatar de Eu sei lá
        Eu sei lá

        Ainda não percebeste que, dada a proporção entre vacinados e não vacinados (excluindo crianças) se as vacinas não tivessem efeito,
        – por cada não vacinado (infetado, internado ou morto) havia 28 vacinados (infetados, internados ou mortos)?

        Eu ajudo a fazer as contas:
        – Há cerca de 10 milhões de residentes em Portugal
        – Antes do começo da vacinação de crianças, 85% estavam vacinados: 8,5 milhões
        – 12% são crianças: 1,2 milhões
        – anti-vacinas e outros não vacinados 3%: 0,3 milhões
        – o que dá 8,5 milhões / 0,3 milhões = 28 vacinados por cada não vacinada.

        Ou seja, qualquer proporção menor que 28/1 mostra a eficácia das vacinas. Em mortos está atualmente em 4/1.
        São falácias os números apresentados pelos anti-vacinas que procuram iludir como se o número de vacinados fosse igual ao dos não vacinados.

        1. Avatar de Eu sei lá
          Eu sei lá

          Correção, em mortos a proporção está em 1 (vacinado) por 4 (não vacinados) o que demonstra a extraordinária eficácia das vacinas, em evitar as mortes e formas graves da doença.

          1. Avatar de xyr
            xyr

            Não demonstra nada ….porque o que está em questão para quem recusa a vacina sabendo o que faz , é para que raio serve a vacina para uma pessoa saudável , que ainda por cima recuperou da infeção ? Sabendo que segundo o que li dum estudo Israelita a proteção adquirida por recuperação da infeção é superior à dada pela vacina …Além do mais , a vacina está provado não impede a infeção , nem contribui para a imunidade de grupo ….a omicron ultrapassa facilmente a proteção dada pela vacina , quando um dia surgir uma variante que além de ultrapassar a proteção da vacina for bastante letal , vai ser fácil de perceber que estas vacinas não servem para nada ….Para que diabo se vacinam pessoas que não precisam delas para nada ? E são uns largos milhões …para além disso , estas vacinas não são seguras , há uma investigadora a trabalhar nisso agora , e um dia ela vai conseguir provar isso. Depois não há um único estudo bem feito que prove a proteção contra doença grave ….porque não se pode simplesmente ir contar os casos de hospitalizados ..isso é maremática de merceeiro…Há tantos ses …Se esta gente que gasta tempo a promover as vacinas , quisesse realmente ajudar as pessoas , podiam explicar-lhes realmente como saber quem precisa de tomar as vacinas , ou , e , dizer-lhes que combinação de antivirais tomar preventivamente , para não ficarem doentes …Quem está a fazer esse serviço publico são estas pessoas : https://www.voiceforscienceandsolidarity.org/contributors admiro-lhes a coragem …Podiam estar simplesmente a ganharem milhares promovendo vacinas , são dos melhores especialistas do mundo , mas a consciência não os deixa mentir .

      2. Avatar de Eu sei lá
        Eu sei lá

        Então notícia de hoje ( e sem esquecer que por cada não vacinado há 28 vacinados):

        https: //expresso.pt/sociedade/2021-12-24-Covid-19.-Algarve-registou-um-crescimento-abrupto-do-numero-de-mortes.-Explicacao-90-dos-internados-em-UCI-nao-estao-vacinados-e80219b2

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Quando chamas cretinos por trazerem a doença para casa também estás a incluir os que estão vacinados? Porque também trazem a doença para casa.
          Cretinos..

          1. Avatar de Eu sei lá
            Eu sei lá

            Há uma – grande – diferença: os vacinados fizeram tudo o que lhes foi possível para não transmitir a doença. Os anti-vacinas não fizeram.

            E, embora as vacinas tenham sido concebidas essencialmente para proteger das formas graves de doença e da morte, também diminuem a carga viral e reduzem o período de transmissão do vírus.
            (Sim, conheço o artigo – que não tinha sido revisto pelos pares – que diz que a carga viral é igual nos vacinados e nos não vacinados. Os anti-vacinas gostam muito de o citar. Já foi mais que desmentido),

          2. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Não sei que estudos anda a ler o Fauci, talvez os do medo, mas até ele disse que a carga viral é exatamente igual

  16. Avatar de Costa
    Costa

    Em Portugal as pessoas podem escolher ficar longe de vacinas graças a Deus

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Deus não existe nesta equação.

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Espera!! Ele não estava a falar do treinador adjunto do Jesus?

  17. Avatar de Helio
    Helio

    No site do agendamento ainda continua os maiores de 55 (todos), e para os maiores de 40 que levaram a Jansen.
    Estou nos 40’s mas não sou elegivel

  18. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Porque razão num produto da indústria farmacêutica que não cumpriu todas as fases de testes se está a querer vacinar todos, mesmo misturando diferentes produtos. Deixando de haver grupo de controlo para se poder concluir quais os resultados entre grupos que foram sujeitos ao teste e que não foram. Será pela isenção de responsabilidade que lhes foi dada às farmacêuticas?

    1. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Por que razão? Porque as vacinas diminuem drasticamente os casos de doença grave e de morte.
      E reduzem a carga viral e o tempo em que se transporta vírus transmissível.
      Tudo isto está comprovado.
      Quando, excluindo as crianças, por cada não vacinado (há 300 mil) há 28 vacinados (são 8,5 milhões) hoje, no Algarve, 90% dos internados – são não vacinados, o que mostra bem a eficácia das vacinas.
      Transmitir voluntariamente doença infecciosa é crime previsto no Código Penal.
      Os anti-vacinas que transmitem voluntariamente conceitos contra as vacinas, sem saber ao certo o que estão a dizer – deviam pôr a mão na consciência e pensar: “O que digo/escrevo pode levar à morte de alguém (incluindo eu próprio)?

  19. Avatar de CRP
    CRP

    OMS continua na luta, ou a palavra deles ja nao vale nada?

    https://tinyurl.com/c8knctwn

    1. Avatar de CRP
      CRP

      “INTERNAMENTOS E MORTES SÃO DE PESSOAS VACINADAS,” “NÃO DE PESSOAS QUE NÃO TÊM DOSES DE REFORÇO”

  20. Avatar de Rafael
    Rafael

    kkkk. Ovelhada

    1. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Se apanhares uma forma grave de COVID panda-te a vontade de rir. É garantido.

      1. Avatar de Eu sei lá
        Eu sei lá

        …Passa-te

        1. Avatar de Sardinha Enlatada
          Sardinha Enlatada

          Estas sempre a usar esse argumento. Ja olhaste bem para os numeros ? Ficas a imaginar coisas que nao existem. E so rir com este pessoal que usa argumentos da treta. Nem sequer tens a certeza de nada se aqueles numeros estao correctos ou nao, mas os teus argumentos continuam os mesmos. Feliz natal a todos e sejam mais humildes e verdadeiros com as pessoas a vossa volta.

          1. Avatar de Eu sei lá
            Eu sei lá

            Uma conta é fácil de fazer: sem contar com as crianças, por cada não vacinado há 28 vacinados.
            Se as vacinas não tiverem nenhum efeito por cada não vacinado ( infetado, internado ou morto) há 28 vacinados (infetados, internados ou mortos).
            Como não acontece nada disso, acontece o contrário – as vacinas são altamente eficientes.
            O resto é bréu-bréu dos anti-vacinas, que não sabem o que dizem. Não se vacinam arriscam-se às consequências. Escusavam era de tentar convencer os outros dos disparates em que acreditam.

          2. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Aconselho a verem o site da vigilância de mortalidade em portugal, tem mortes diárias ao longo dos anos e vejam este ano em relação ao ano passado se a diferença é assim tão grande..

      2. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        E porque qualquer evidência clínicas de tratamento é silenciada? Sim, há contratos de encomendas de vacinas que não se podem cancelar, conhecer componentes ou tornar de patente livre. Recordo a história do Tamiflu e das vacinas para a gripe A.

  21. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Mas que tempos estes em que é notícia a tentativa de suborno para não receber gratuitamente um produto.
    Já antes o mesmo foi notícia, para provar ser portador de um produto oferecido, que se diz para ser aceite de livre vontade.

    1. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      O sujeito de 70 anos que dava 200€ a um enfermeiro para lhe dar o atestado de vacinação – sem o vacinar?
      Mais surpreendente foi a notícia de alguns suíços que se infetam de propósito para tem o certificado de recuperação- sem se vacinar.
      O antes e o depois da Covid são tempos diferentes.

      1. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Que e que isso tem a ver com a pandemia em si ? Tem mais a ver com a vigarice de cada um que faz essas coisas, cada vez mais os vossos argumentos sao tao fraquinhos fraquinhos que ate da do, estar a defender essa linha de raciocinio.

  22. Avatar de Carla Farinha
    Carla Farinha

    Tenho 43 anos vou fazer 44 em Agosto/2022 já tive Covid em Janeiro de 2021 e levei a vacina da moderna, estou a tentar levar o reforço da vacina porque quero muito mas não estou a conseguir …
    O que devo fazer para conseguir levar o reforço ?