COVID-19: Será que o vírus se pode transmitir pelos olhos?

29 Comentários

Um dos objetivos, desde o início da pandemia, é arranjar métodos que possam prevenir, conter ou erradicar a doença COVID-19. Além disso, como esforço no presente, a ciência tem de perceber as formas como a doença se pode transmitir, resultando esse entendimento num significativo avanço a nosso favor. Assim sendo, investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins descobriram um comportamento do SARS-CoV-2, quando entra em contacto com os olhos das pessoas.

Usar máscara é importante, reforçar com o distanciamento social é fundamental. Eventualmente, a viseira poderá acrescentar uma proteção também aos nossos olhos e há uma forte razão para isso!

Imagem olhos, a porta de entrada para a COVID-19


 

Os olhos como uma porta para a COVID-19

O estudo mostra que a superfície ocular pode ser uma porta de entrada para o novo coronavírus. Além disso, pode servir como reservatório para a transmissão de pessoa para a pessoa. Por isso, os investigadores denominaram as células epiteliais conjuntivais e da córnea “local secundário de infeção”.

Por essa razão, os profissionais de saúde precisam de usar óculos de proteção ou viseiras, a fim de proteger os seus olhos. Além disso, é importante a população evitar o contacto com os olhos.

Os autores salientam a necessidade das práticas de segurança, junto da sociedade, de modo a prevenir infeções e a propagação. Acrescentam ainda que os oftalmologistas devem garantir um cuidado acrescido.

A superfície ocular pode potencialmente servir de porta de entrada pela exposição a gotas de aerossol ou pelo contacto de superfícies infetadas (como as mãos) com os olhos.

Explicou a equipa de investigadores, liderada por Lingli Zhou, do Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore.

 

Como foi realizado e o que concluiu o estudo?

Para o estudo, a equipa examinou dez amostras de olhos inteiros, de pessoas falecidas, e amostras de conjuntivas recolhidas após cirurgia. Nenhuma dessas amostras pertencia a alguém com a COVID-19. Nelas procuraram o recetor ACE2, que é o fator-chave que permite a ligação ao vírus e a entrada dele na célula hospedeira.

A presença do recetor ACE2 e da enzima protéase da superfície celular, a enzima TMPRSS2, pode permitir a entrada do vírus nos olhos. O recetor ACE2, de acordo com os investigadores, liga-se à proteína do vírus e permite a sua entrada na célula hospedeira.

Além disso, os investigadores escreveram que alguns pacientes com a infeção COVID-19 tinham sinais ou sintomas dela na sua conjuntiva (conjuntivite). Estando então nos olhos, os investigadores explicaram que as pessoas infetadas podem transportar e transmitir o vírus nas suas secreções oculares.

No fundo, o objetivo do estudo passou por perceber se as células da superfície ocular possuem os fatores-chave necessários para estarem suscetíveis a serem uma porta, a ponto de permitir a entrada do SARS-CoV-2.

Este estudo, intitulado “ACE2 e TMPRSS2 manifestam-se na superfície ocular humana, sugerindo suscetibilidade à infeção pelo SARS-CoV-2”, foi publicado aqui.

 

Leia também:

As viseiras de proteção facial serão eficazes para prevenir a COVID-19?

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rikardo pereira
    rikardo pereira

    ja ha muito tempo se sabia que se pode transmitir pelos olhos, boca e nariz.

  2. Avatar de Sardinha enlatada
    Sardinha enlatada

    So ainda nao estou convencido da capacidade de replicacao desse virus, nas superficies nos plasticos, etc. Mas pronto alguem falou que é assim, entao todos temos de acreditar, como nao percebemos nada de virologia. E aceitar e calar

    1. Avatar de Renato
      Renato

      O mesmo para o tempo que se mantém no ar.. acho que se tudo for como eles pintam para nos, havia 100% da população infetada.. bastava uma pessoa contaminada dar o seu giro num supermercado para que centenas de pessoas sejam infetadas.. mas pronto. Pelo sim pelo não temos que nos proteger e ter cuidados de higiene.. cuidem se e que tudo corra bem.

      1. Avatar de Vítor M.

        Há muitas dúvidas realmente. Há igualmente muita informação de laboratório que carece de confirmação no dia a dia e há muita coisa que se desconhece. Por isso dizem que iremos ter de viver com esse vírus por muito tempo, anos mesmo! Isso é preocupante.

        1. Avatar de saldoso
          saldoso

          Não me parece que seja uma questão de confirmação no dia a dia, mas de interpretação daquilo que é dito!
          O que é falado são as possíveis de vias de contágio, não é afirmado que por o virus existir num sítio as pessoas são inevitavelmente infectadas. A infecção depende de vários factores.
          Há um risco associado, e cada possível via de contágio implica riscos diferentes!

        2. Avatar de Robin
          Robin

          Existem estudos…
          Numa superficie de plastico o SARS-CoV-2 sobrevive 3 dias ou 72 horas em papel 1 dia.
          The New England Journal of Medicine
          https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMc2004973

      2. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        É tudo uma questão de probabilidades. O vírus pode se manter ar muito tempo, mas vai-se espalhando e diminuindo a carga virar. Se for em pequenas quantidades, a probabilidade de chegar a ti é menor, o teu organismo até o pode combater, etc. Isto não é preto no branco.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Exceto que não pode. Virus mal sobrevivem ao contacto com o exterior mal saem do corpo.

          1. Avatar de saldoso
            saldoso

            Vários estudos já demonstraram que o virus mantém a capacidade para infectar células mesmo depois de várias horas no exterior.

    2. Avatar de Not the last comment
      Not the last comment

      O vírus não se replica nesses materiais, apenas no corpo humano. O vírus simplesmente se aguenta “vivo” se se pode dizer isso visto que vírus não são propriamente seres vivos, nesses materiais. No ar é relativo, pelo que leio é complicado se for uma zona cheia de infectados, porque com todos a tossir e espirrar o vírus fica no ar mais tempo, agora em sítios com poucos infectados o vírus eventualmente desaparece também.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Não são propriamente seres vivos, nem são de todos seres vivos. Não são vivos de todos.

  3. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    O espectáculo tem de continuar.

    Entretanto na Alemanha médicos alemães denunciam a falsa pandemia da doença do coronavírus covid-19:

    – Coronavirus: a revolta dos médicos alemães

    http://informacaoincorrecta.com/2020/05/12/coronavirus-a-revolta-dos-medicos-alemaes/

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Agora mostra isso numa fonte confiável.

    2. Avatar de J.C.Lopes
      J.C.Lopes

      E entretanto, os factos não contam para nada…

    3. Avatar de LR
      LR

      Ok, já vi que continuas a fumar da mesma marca de sempre. Continua, é da boa!

    4. Avatar de Felipe
      Felipe

      Figueiredo ao mais alto nível! E com fontes confiáveis, muito bem!

    5. Avatar de xoninhas
      xoninhas

      Claro que é tudo falso. Tal como os hospitais lotados, a escolha de quem deve viver ou a criação de valas comuns para enterrar os mortos. É tudo falso.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Valas comuns? Meu deus, papaste mesmo tudo o que as fake news do media já desmentidos te deram de colherada.

  4. Avatar de Sardinha enlatada
    Sardinha enlatada

    O problema deste virus e que quem toma decisoes contra as pessoas sao o governo, e se nos decidirmos nao usar mascaras e afins, estamos a ir contra a lei nao e ? Como e que se pode lutar contra isto ? Estamos a ficar como caes amestrados. Governo diz , salta, corre, pula. E quem nao obedecer sofre represalias. E tambem me faz confusao porque a DGS nao ouve os especialistas na materia e so segue as recomendacoes da OMS. Isto esta mais do que claro que e um atentado contra a humanidade. Se alguma ciosa nao for feita a partir de agora nao sei o quao mais longe isto chegara.

    1. Avatar de saldoso
      saldoso

      Faz-te tanta confusão teres que usar máscara em certos sítios?
      Não será que faz sentido todas as pessoas seguirem um conjunto de regras para mitigar a propagação do virus?

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        A tua referência a máscaras não tem nada a ver com a questão levantada pelo Sardinha enlatada.

        1. Avatar de saldoso
          saldoso

          “se nos decidirmos nao usar MASCARAS e afins, estamos a ir contra a lei nao e ?”

  5. Avatar de Tim
    Tim

    EstaMos quase em Junho e ainda havia duvidas sobre isto?
    Nossa

  6. Avatar de Sardinha enlatada
    Sardinha enlatada

    Nao me estava a referir a mascara em si mas em todo um conjunto de pretextos para os governos decretarem tudo e mais alguma coisa em nome deste virus.

    1. Avatar de saldoso
      saldoso

      referiste-te à máscara em si, está lá bem claro!
      Não sei em que país vives, mas se há coisa que não se viu em Portugal foram medidas desproporcionais para a situação de saúde pública, aliás houve várias medidas que não foram aplicadas, como a quarentena obrigatória para pessoas que chegassem ao país… Até o uso de máscara é só obrigatório para algumas situações.

      1. Avatar de Ana
        Ana

        > se há coisa que não se viu em Portugal foram medidas desproporcionais para a situação de saúde pública,

        Não?

        – Negócios de subsistência serem obrigados a fechar
        – Competidores on-line (e.g.) e grandes cadeias comerciais (Continente, Mercadona, Lidl) continuam a operar e a vender os produtos que as lojas “não essenciais” vendiam
        – Confinamento forçado SEM TELEMÓVEL em alguns hospitais nacionais
        – crianças e idosos hospitalizados em estado terminal a morrerem sozinhas por interdição hospitalar
        – funerais com caixão fechado e ausência de autopsias para verificar se não houve negligência médica criminal
        – medidas severas instituidas do dia para a noite por não se ter tomado medidas ligeiras (uso de máscaras e fecho de fronteiras) atempadamente
        – acusação por vizinhos, auto criminal e detenções de pessoas que prosseguiram o seu negócio à porta fechada, apenas para clientes que aceitam os termos do serviço (cabeleireiras, massagistas, pedicures, etc.)

        Eu não sei onde estás habituado a viver, mas para mim que sou europeia, tudo isto parece bastante abusivo.

  7. Avatar de Luís max
    Luís max

    Eu só não entendo é Que em 2020 sabendo se que o adn é como se fosse uma chave de cada ser humano ainda não inventaram uma forma de bloquear acesso ao código por hospedeiros sabendo que o ADN é corrompido facilmente.