COVID-19: Rússia já anunciou a produção do primeiro lote de vacina

7 Comentários

Enquanto vários países continuam as suas investigações no que diz respeito à vacina da COVID-19, a Rússia diz já ter uma eficaz. No entanto, o mundo tem desconfiado da vacina que foi batizada com o nome “Sputnik V” (V de vacina), até porque a vacina só foi testada em 38 pessoas.

Mesmo assim, a Rússia anunciou hoje que já produziu o primeiro lote de vacinas contra o novo coronavírus.

COVID-19: Rússia já anunciou a produção do primeiro lote de vacina


Rússia foi o primeiro país a anunciar a vacina para a COVID-19

O nome da vacina para “combate” à COVID-19 é uma referência ao satélite soviético, o primeiro aparelho espacial colocado em órbita em 1957, durante a Guerra Fria. De acordo com o Ministério da Saúde russo, em comunicado citado por agências de notícias russas…

O primeiro lote da nova vacina contra o coronavírus do Centro de Pesquisa Gamaleïa foi produzido

De acordo com o Presidente Russo, a primeira vacina para o coronavírus é “bastante eficaz” e foi registada na Rússia pelo Centro de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Nikolai Gamaleïa, em Moscovo, em parceria com o Ministério da Defesa russo.

Alexander Guintsbourg, diretor do Centro Gamaleïa referiu que os voluntários que participaram da última fase do teste receberão duas vacinas.

COVID-19: Rússia já anunciou a produção do primeiro lote de vacina

Apesar da boa notícia da vacina, o Instituto Gamaleïa tem sido acusado de violar os protocolos habituais para acelerar o processo científico.

O ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko, referiu esta semana que a vacina estaria disponível inicialmente para os profissionais de saúde e só depois para todos os voluntários russos.

De referir que a Rússia é atualmente o quarto país mais afetado pela epidemia no mundo. No TOP 3, estão os Estados Unidos, Brasil e Índia. Atualmente o mundo regista quase 21 milhões e 500 mil infetados tendo já morrido mais de 766 mil. O número de recuperados já ultrapassou os 14 milhões.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Monte Gordo
    Monte Gordo

    Um não-russo tem que ser maluco para aceitar uma vacina desenvolvida pela Rússia com zero testes na Europa ou EUA.

    1. Avatar de Cristiano
      Cristiano

      Nem sabes da melhor. https://www.reuters.com/article/us-astrazeneca-results-vaccine-liability-idUSKCN24V2EN

      ““This is a unique situation where we as a company simply cannot take the risk if in … four years the vaccine is showing side effects,” Ruud Dobber, a member of Astra’s senior executive team, told Reuters.”

      4 anos. Gostei da especificidade.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Quem quer levar com o Sputnik?

  3. Avatar de Algo
    Algo

    Sputnik? Como o primeiro satélite artificial lançado no mundo pela união soviética?

    ETA: Eu sabia que algo não estava bem com essa vacina e esse nome. SputnikV equivale ao número 33, lol.

  4. Avatar de cK
    cK

    Passados 2 anos andam a brilhar no escuro…

  5. Avatar de Fulano
    Fulano

    Vamos esperar pelos resultados.
    Só de saber a opinião que os fantásticos cientistas e investigadores formados no YouTube que aqui comentam, fico com a certeza de que esta vacina funciona.

  6. Avatar de Piotr
    Piotr

    Confio mais na russia que no António Costa